Setter Inglês

Origem e história

A história do cão Setter inglês remonta ao século XIV. Eles foram criados originalmente em propriedades de cavalheiros ingleses do campo, que cruzaram raças antigas de spaniel e ponteiro inglês para gerar cães de caça que se sentavam quietamente, ou “montavam”, quando localizavam aves de caça.

A raça surgiu de fato na Inglaterra do início de 1800, quando Sir Edward Laverack criou uma linhagem especial de caça do Setter inglês. Mais tarde, R. Purcell Llewellin desenvolveu ainda outra estirpe de caça. A influência desses dois criadores é tão grande que os ingleses são, às vezes, chamados de “laverack setters” ou “llewellin setters”.

setter inglês cão

A popularidade da raça cresceu na Grã-Bretanha e, mais tarde, na América, devido à sua utilidade e beleza, à medida que o desenvolvimento de rifles de caça se tornou confiável, ​​essas raças ficaram conhecidas como de “cães de caça”.

O Setter inglês é da mesma família do Setter irlandês, e estes podem variar na cor dos pelos que, apesar de sempre serem brancos, apresentam manchas pretas ou ruivas, qualificando-os como Setter inglês preto e Setter inglês ruivo.

A palavra “setter” refere-se à posição quase sentada que o cão assume quando está caçando.

Temperamento

Considerado um cão alerta e protetor da família, o cachorro da raça Setter inglês é bastante amigável, gentil e dócil, mas precisa de interação regular com as pessoas e de caminhadas diárias rápidas.

O Setter inglês tem personalidade plácida, sendo especialmente bom com crianças. Ele é agradável, sensível e gosta de dar e receber afeição.

Setters ingleses são cães muito sociáveis. Eles gostam de estar com outros cães, mas podem ser ligeiramente distantes das pessoas que não conhecem. Estes cães são conhecidos por desfrutarem de passeios, cavando e pulando. São muito ativos como filhotes, mas são conhecidos por amadurecer consideravelmente quando crescem por completo.

O Setter Inglês é menor que o Setter Irlandês Ruivo e Branco e o Setter Gordon. Ele é mais adequado para uma casa com quintal grande ou onde terá oportunidades de caçar, mas com um dono comprometido que pode dar-lhe bastante exercício, Setter inglês é um cão igualmente capaz de prosperar na cidade ou em uma casa sem quintal. Sua natureza alerta faz dele um bom cão de guarda, mas não é especialmente propenso a latir.

setter inglês

Cuidados

Para manter os pelos longos e sedosos lindos, os setter ingleses precisam ser escovados pelo menos uma vez por semana com uma escova de cerdas macias. Um pente de metal de dentes longos também pode ser útil para trabalhar suavemente em áreas onde os emaranhados podem estar começando a se formar.

Deixar os pelos embaraçados, emaranhados e desprotegidos é desconfortável ​​para o cão e podem causar problemas de pele para se desenvolver.

Aparar regularmente em torno do rosto, dos pés e de outras áreas pode manter o cachorro da raça setter inglês com uma aparência elegante. As unhas  devem ser aparadas uma vez por mês e um  banho de cada quatro a seis semanas mantém o pelo e a pele limpa e saudável.

Saúde

Setters ingleses são cães geralmente saudáveis. Criadores responsáveis ​​rastreiam seu plantel para problemas de saúde, como displasia do cotovelo e do  quadril. A raça pode experimentar inchaço, uma condição de estômago súbita, com risco de vida, e os proprietários devem aprender quais sinais devem ser observados e o que fazer caso isso ocorra. As orelhas devem ser verificadas regularmente em busca de sinais de  infecção.

Outros problemas que podem ser percebidos são o hipotireoidismo, alergias, surdez congênita e doença de armazenamento lisossomal.

São testes de saúde recomendáveis para esta raça: avaliação do quadril, análise do cotovelo, tireoide e teste de BAER (de natureza auditiva do tronco encefálico).

setter inglês cachorro

Um Setter inglês masculino adulto mede entre 63 e 65 centímetros de altura e pesa entre 29 e 36 quilos. As fêmeas têm de 58 a 60 centímetros de altura e pesam entre 20 e 25 kg. A vida média de um cão Setter inglês é de 12 anos, embora alguns sejam conhecidos por viver bem até a adolescência.

Como Cuidar

Esta raça pode ser um desafio para treinar, eles tendem a serem um tanto teimosos. Ao mesmo tempo, o Setter inglês é um cão para pessoas sensíveis. Pois respondem bem a técnicas de treinamento suaves, pacientes e consistentes, além do reforço positivo usando recompensas alimentares. Esta raça se destaca na caça e na recuperação.

Um Setter inglês precisa de exercício regular para ficar feliz e saudável. De maneira ideal, isso poderia ser uma corrida energética diária ou uma sessão de brincadeira numa área grande e segura.

No entanto, muitos donos não têm acesso a espaços como esse, então podem andar de bicicleta com o cão ao lado numa coleira, para correr ou levá-lo a longas caminhadas.

Como os ossos e articulações podem não alcançar a força madura até os dois anos de idade, é melhor evitar atividades muito exaustivas ou de alto impacto com filhotes.

Apesar de serem atletas enérgicos quando estão ao ar livre, Setters ingleses costumam se estabelecer como companheiros tranquilos em casa, depois de correr ou andar diariamente.

Filhotes de setter inglês: como cuidar

É importante socializar o filhote de Setter inglês logo cedo e frequentemente. Isso não deveria ser uma dificuldade, pois esses amigos peludos são bem extrovertidos. Eles tendem a ser bons companheiros caninos em parques de cães.

Seu nariz aguçado e a movimentação de presas podem levá-lo a seguir seus instintos, mas isso talvez o coloque em problemas, por isso é importante começar a treinar cedo e ser consistente. Como filhotes, eles são especialmente curiosos sobre tudo, então é necessário manter itens valiosos ou perigosos fora de alcance.

Alimentação

Filhotes de Setter inglês devem ser alimentados com pequenas quantidades três vezes ao dia. Uma vez que o cão atinja um ano de idade, a alimentação de uma boa comida de cachorro duas vezes por dia é o ideal.

É importante saber que os cachorros da raça Setter inglês podem facilmente comer em excesso e se tornarem obesos, então o dono precisará monitorar a dieta do cão durante toda a sua vida para se certificar de que ele mantenha um peso saudável.

cão setter inglês

E a raça gosta de “roubar comida”, sendo recomendável não deixar alimentos tentadores ao seu alcance e usar um treinamento positivo para desencorajar o comportamento. O nariz de um cão Setter inglês pode levá-lo a comer em qualquer lugar: alguns são conhecidos por entrarem na lava-louças seguindo o cheiro de um pedaço de comida deixado em um prato.

Preço

O preço de um filhote de setter inglês pode variar de R$ 2.000 a R$ 3.500.

Cão Setter inglês preço

O custo de um cão Setter inglês varia muito e depende de diversos fatores, como localização dos criadores, reputação, tamanho da ninhada, linhagem do filhote, popularidade da raça (oferta e demanda), treinamento, esforços de socialização, linhas de raça e muito mais.

Setter inglês venda

Apesar de ser conhecido como amigável, feliz e maduro, considerado o “cavalheiro do mundo dos cães”, no Brasil, a prática da caça é ilegal. Sendo assim, esses cachorros perdem sua função e a adaptação acaba ficando mais difícil. Ainda que sadio e resistente, os longos pelos precisam de cuidados básicos e diários que muitos não dispõem de tempo para dedicar. Mesmo assim, alguns Setters ingleses podem ser encontrados no país para criação. O ideal é comprar num canil com todas as certificações de legitimidade e saúde.

Setter inglês canil

Existem alguns canis responsáveis por raças mais difíceis de se conseguir no país, quase sempre com valores mais altos, que geralmente comprovam a origem do animal. Outras fontes na internet podem ser pesquisadas, porém todo o cuidado é pouco para adquirir um cão verdadeiro da raça, sem problemas futuros. É bom desconfiar de preços muito abaixo da maioria e desculpas sobre a criação.

Setter inglês doação

Dificilmente um Setter inglês, tão raro no Brasil, será doado. Se isso acontecer, desconfie da legitimidade da raça, de problemas de saúde ou ainda do alto custo de criação.

A doação de um cão dessa linhagem pode raramente acontecer, se esse for o caso, é preciso saber com pontualidade de toda a situação, para uma boa adaptação tanto do dono quanto do cachorro numa vida em conjunto.