Whippet

Origem e história

Seria mais facilmente explicável o nome desta raça para falantes de inglês. Whip, em inglês, significa “chicote”. Whippet, portanto, provém de alguma variação de “whip it”, algo como “dê uma chicotada”. A própria aparência destes cães já define a proposição deste nome, com sua forma aerodinâmica, esbelta, expressão atenta. De fato estes cães são uns pequenos chicotes, pois se movem com assustadora agilidade, e estão prontos para saírem em disparada a qualquer momento.
Whippet correndo
Os Whippets são cães de corrida, aparentados dos Galgos e dos Greyhounds, porém menores do que a maioria. Raças com traços bastante similares foram encontradas até mesmo em registros do Egito antigo, com o formato da cabeça e tórax quase idênticos ao dos Whippets atuais e dos primeiros registros em pinturas e manuais descritivos. Dentre as raças que formaram os primeiros exemplares da raça, foram misturados Terriers, dos quais muitas características comportamentais foram herdadas. Sua passividade em relação aos donos e mesmo outras pessoas são provenientes dessas cruzas. Além disso, seu comportamento tranquilo permitia que convivesse em espaços fechados, algo muito importante devido à sua baixa resistência ao frio e pelagem curta. Como raça de cachorro de corrida, entretanto, só foi classificada de maneira contemporânea. Originalmente, o Whippet era considerado um cão de caça, pois sua velocidade explosiva era ideal para a captura de animais como lebres e pequenas pragas como raposas e ratazanas. Na Inglaterra medieval, os camponeses precisavam de cães menores que os Galgos italianos ou os próprios Greyhounds para a captura de animais pequenos, e iniciaram a selecionar os menores. Surgia dessa forma os protótipos de Whippets. Com o advento da revolução industrial, os mesmos camponeses que criavam a raça para a caça trouxeram seus companheiros para os grandes centros urbanos. Seu temperamento foi mudando levemente, pois não havia mais campos abertos para correr e perseguir outros animais. Dessa forma, o Whippet evoluiu para um exemplar cão de companhia, mas sem perder a sua agilidade e forma física. A partir daí, a população, insatisfeita com os baixos salários e pouco tempo livre, passou a buscar entretenimentos dentro dos meios disponíveis. Descobriram, então, que as nuances explosivas de seus cães seriam muito bem aproveitadas de forma diferente nos centros urbanos: nascia a corrida de cachorros.
Whippet
Todos, em algum momento de suas vidas, viram ao menos em algum meio, do cinema aos desenhos, a cena clássica de cães esbeltos em raias correndo atrás de um coelho. Os antigos camponeses organizavam-se e traziam seus cães para descobrir qual era o mais rápido, e realizavam apostas. A popularização do Whippet ocorreu de maneira massiva entre os séculos XIX e início do século XX. O reconhecimento da raça oficialmente, entretanto, é bastante recente. Os primeiros canis datam do final do século XIX, e sua oficialização pelos órgãos regulatórios Americanos, somente na segunda metade do século XX.

Temperamento

Os traços comportamentais do Whippet o tornam um dos cães mais indicados para crianças e idosos. São cães bastante passivos, e registros de ataques são raríssimos. Além disso, sua explosividade se restringe a momentos onde encontra algum animal a ele considerado uma presa (roedores e aves), não chegando a machucar seus donos nem de maneira acidental. Os cães da raça Whippet são extremamente versáteis como cães de companhia. Em qualquer meio e atividade em que sejam criados, serão felizes e saudáveis. Os cães desta raça estão dentre os únicos que se sentem tão confortáveis se estiverem dormindo no sofá o dia inteiro quanto se estiverem correndo em um campo. Extremamente leais ao dono, o único porém de seu temperamento decorre da possibilidade de uma ansiedade de separação, que ocorre quando passa longos períodos de tempo longe das pessoas de sua casa. Nesse sentido, o Whippet pode ser considerando um tanto “grudento” por algumas pessoas. Curiosamente, sua versatilidade se mostra novamente neste ponto, pois tal comportamento dificilmente é esperado de um cão que possa correr a 60 km/h.

Cuidados

Whippets são cachorros sensíveis ao frio. Sua pelagem curta e índice de gordura corporal baixíssimo são adaptados para ambientes internos. Caso não esteja correndo, não é ideal que o Whippet permaneça fora de casa (exceto em climas bastante quentes). No frio, é importante mantê-lo aquecido mesmo dentro de casa, sendo interessante presentear seu cão com uma roupa.
Whippet cão
Whippets não são adeptos de ficarem longe dos donos. Ainda que seja muito adaptável em apartamentos, não é indicado que passe longas horas sozinho. São cães bastante sensíveis e excitáveis, e pulam ao menor estímulo. Não são agressivos, mas tal traço comportamental poderá assustar pessoas que não estão acostumadas com isso. Para que mantenha boa saúde, Whippets devem passear todos os dias. A frequência pode varias, entretanto, sem grandes danos à sua integridade física. É comum que a falta de atividade seja danosa a esses cães, pois muitos donos não vêem necessidade. O Whippet não necessariamente pede por passeios e fica confortavelmente dentro de casa o dia inteiro. Para tanto, é importante atentar-se aos hábitos do cachorro: ele está realizando exercícios suficientemente?

Saúde

Os cães desta raça são notoriamente saudáveis. Ocasionalmente, como todo cachorro, poderão apresentar alguns problemas de saúde na visão e audição, mas são raros. Em caso de machucados, entretanto, podem surgir alguns problemas. Devido ao seu temperamento, pontos de cirurgia e Whippets não combinam nem um pouco bem, e são sensíveis a anestesia. Um canil especializado em Whippets é preferível a um criador independente, pois poderá evitar dificuldades relacionadas a uma criação inexperiente.

Como cuidar

Os cães da raça Whippet são relativamente fáceis de cuidar. Seu pelo curto, temperamento tranquilo e porte físico não requerem muitas atenções diferenciadas. Entretanto, como para todos os cães, alguns cuidados deverão ser tomados. Seu baixo índice de gordura corporal deixa o Whippet altamente sensível ao frio. Caso o cachorro esteja correndo em áreas abertas, seu metabolismo rápido mitiga este problema. Entretanto, é altamente contraindicado a sua permanência em locais frios ou com muito vento. Caso não seja possível a permanência do Whippet em um espaço aquecido o suficiente, seja ele interno ou mesmo externo em uma região de clima quente, a aquisição de um cão desta raça não é indicada.
Whippet
Como seus parentes caninos, os cachorros Galgos, o Whippet é incrivelmente explosivo quando encontra uma potencial presa. Esse traço comportamental pode trazer algumas complicações bastante sérias. Um dos animais comumente considerados “presa” pelos Whippets são gatos, animais extremamente comuns nos centros urbanos. Em uma perseguição podem ocorrer acidentes a ambos os animais, tornando necessário o uso de coleira em locais em que ele possa encontrar estes animais. Esse cuidado deve ser redobrado em locais em que haja tráfego intenso de veículos ou terreno acidentado onde o cachorro possa se machucar. Agrava-se a seriedade desde cuidado ao considerar o fato de que Whippets são especialmente sensíveis a intervenções cirúrgicas. Seu temperamento também requer alguma atenção. Whippets não gostam de ficar sozinhos, então é importante evitar ficar longo de casa por longos períodos de tempo para que ele não se estresse e desenvolva problemas com ansiedade. Ainda que não demandem tempo com cuidados estéticos, a companhia é vital para a boa saúde do cão. Alguma atividade física é necessária. Whippets podem correr por horas sem grande fadiga, e adoram tal atividade. Ainda que ele não precise de tal prática, passeios regulares são altamente salutares para que seu cão esteja tão saudável quanto possa. Lembre-se, entretanto, de uma roupa para os passeios em dias frios.

Alimentação

Devido à sua baixa manutenção estética (pelos curtos e pele normal), usualmente não requerem grandes cuidados com sua alimentação. A maioria dos donos de cães da raça simplesmente usam as tabelas dos pacotes de ração. É interessante conversar com um veterinário, entretanto, pois cada indivíduo pode variar em suas necessidades. Como em todas as espécies animais, entretanto, os pequenos têm necessidades diferenciadas. Os filhotes de Whippet, depois de desmamados, requerem rações específicas para filhote, e sua dosagem deve ser orientada por veterinário.
Whippet filhote

Preço

Um canil de Whippet geralmente requer alguns cuidados diferenciados como, por exemplo, espaços grandes para corridas. Em SP, encontram-se canis com variadas faixas de preço, de R$800,00 até acima dos R$3000,00. Assim como qualquer outro cão, uma boa genética é importante. Ainda que não esteja buscando um cachorro para competições, muitos problemas de saúde são evitados através da reprodução cuidadosa. A variação de preço visa nos canis de Whippet em SP se repetem por todo o Brasil, mas com menos intensidade. Fora das capitais, geralmente só se encontram canis focados em cães com pedigree e linhagens especiais. As variações de preço podem assustar, pois geram a dúvida quanto a idoneidade do criador. Quanto ao Whippet, entretanto, a variação pode ocorrer simplesmente devido à competitividade. Dessa forma, um cachorro com pais premiados em corridas certamente serão muito mais caros do que um cão de companhia. Responsabilidade do criador, entretanto, deve ser observada.