A raça Weimaraner é bastante antiga e, portanto, é difícil definir com muita certeza quando sua origem se deu. Porém, há evidências de sua existência já em pinturas do século XVI. Seu nome foi inspirado no duque alemão Karl August de Weimar, que foi quem fez a raça ficar popular. Muitos acreditam que ele próprio foi o responsável pelo cruzamento que gerou a raça, feito entre cães Pointer.
No início, devido ao seu porte grande e sua força, esse cachorro foi usado durante caçadas. Inclusive, foi para isso que foi criado. Até o fim do século XIX, existiam criações apenas na Alemanha e na Áustria. E os filhotes não eram vendidos, eram apenas trocados entre criadores, como uma forma de manter a raça pura e não misturá-la com outras.
Nos Estados Unidos, a raça chegou somente na década de 1940. Já no Brasil, o cachorro weimaraner chegou mais tarde ainda, apenas nos anos 1950. Já nos dias atuais, ele se tornou um cão de companhia, excelente para crianças, pois tem muita energia para acompanhar o pique delas. Além disso, em lugares onde a caça é legalizada, como na Europa, ele ainda é muito utilizado para esse fim.
Temperamento
Apesar de amedrontador à primeira vista devido ao seu porte grande e robusto, o Weimaraner se mostra extremamente dócil e amigável. Ele é muito agitado, gosta de pular, correr e estar sempre se movimentando. Não costuma ser agressivo e se dá muito bem com crianças, estando sempre pronto para todas as brincadeiras.
Outra característica que o Weimaraner adquiriu por conta de sua origem foi a de ser um animal extremamente curioso. Ele está sempre atento a tudo o que existe ao seu redor e é muito inteligente, tendo bastante facilidade em aprender truques e ensinamentos. Por isso, é uma raça que se dá muito bem em competições de agility, que exigem obediência, rapidez e inteligência.
Esse cão, por ter sido criado com a função de acompanhar os caçadores, também é extremamente apegado aos donos e não gosta de ficar sozinho. Ele é muito fiel e deseja sempre ter pessoas por perto. Por isso, não é uma raça recomendada para pessoas que trabalham ou viajam demais, já que a solidão pode acabar deixando o cão deprimido e atrapalhando o seu desenvolvimento.
Cuidados
O maior cuidado que se deve ter ao criar um cachorro da raça Weimaraner é o de dar a ele todo o espaço necessário para que consiga correr, brincar, explorar e gastar toda a energia que tem. A interação diária também é importante, pois esse cão é bastante afetuoso e gosta de ter humanos sempre por perto.
Outros cuidados que se deve ter são os de higiene. Banhos podem ser dados a cada 15 dias. Já a limpeza das orelhas deve ser semanal, bem como a escovação dos pelos. Quem deseja adquirir um cachorro dessa raça deve ainda ter em mente que ele é de porte grande, portanto pode dar um pouco mais de trabalho que cães pequenos. A altura do macho varia entre 59 e 70 cm, já a da fêmea pode ir de 57 a 65 cm. E o peso pode ir de 30 até 38 quilos.
Saúde
Um problema comum de aparecer nesses cães é a descamação da pele, que deixa a pelagem opaca e ocorre por conta de desequilíbrios nos hormônios ou uma alimentação inadequada. Se isso acontecer, é preciso que o animal seja consultado por um veterinário, que saberá identificar a causa do problema e prescrever o melhor tratamento.
A infecção nos ouvidos, conhecida como Otite, também é uma doença recorrente na raça de cachorro weimaraner por conta do formato caído de suas orelhas. Os sintomas incluem dor, inchaço, vermelhidão, coceira e secreções. Já o tratamento irá depender do que a causou, podendo ser carrapatos, sarna, fungos ou até mesmo um aumento na produção de cera.
Para prevenir que seu cão tenha otite, é necessário fazer a limpeza das orelhas dele com frequência. Existem produtos de uso veterinário próprios para isso. O correto é, pelo menos uma vez por semana, aplicar esse produto com a ajuda de um algodão macio em toda a orelha do animal, tirando toda a sujeira acumulada e tomando cuidado para não machucar o canal auditivo.
A expectativa de vida da raça weimaraner, apesar de seu porte grande, é bastante alta. Ele pode viver até 13 anos. Mas para ter sua companhia por muitos anos, é importante estar sempre levando o cão ao veterinário para consultas de rotina. A vacinação, assim como a vermifugação, também deve ser mantida sempre em dia. E o peso do animal deve ser controlado, principalmente quando mais velho, período em que se torna menos ativo e fica mais propenso ao ganho de gordura corporal.
Como cuidar
Para cuidar de um cão dessa raça, é necessário ter tempo livre e muita dedicação. Não que o weimaraner dog exija cuidados muito específicos ou dê muito trabalho, mas ele é bastante carente e apegado com o dono. Passeios diários, brincadeiras e banhos frequentes devem fazer parte da rotina.
O dono também precisa garantir que o cão tenha espaço suficiente para correr, brincar e explorar, coisas que adora fazer, já que foi criado para acompanhar caçadores. O ideal é que ele tenha a sua disposição um grande quintal. Essa raça não se adapta a apartamentos e nem a casas pequenas, pois a falta de espaço pode deixa-lo estressado e torna-lo destrutivo.
Filhote de Weimaraner como cuidar
O filhote weimaraner deve receber muita atenção dos donos. Porém, é preciso tomar cuidado com o excesso de mimos para que ele não acabe adquirindo um temperamento difícil, pois aliado ao tamanho que esse animal fica, isso pode ser muito difícil de ser controlado depois. É importante garantir a ele que tenha bastante espaço para correr, pular e brincar, pois eles possuem muita energia e precisam gastá-la de alguma forma.
Além disso, o ideal é deixar a sua disposição brinquedos como bolinhas e ossos, que estimulam a mastigação e evitam que o animal acabe destruindo tudo o que vê pela frente. E a alimentação também deve receber um cuidado especial. Deve-se oferecer ao cãozinho uma ração própria para filhotes, que lhe dará todos os nutrientes necessários para que ele se desenvolva.
Os adestramentos feitos por profissionais também podem ser uma boa opção para o weimaraner filhote, que tem bastante facilidade em aprender. Se for ensinado desde bem pequeno a respeitar ordens e comandos, ele ficará muito mais obediente e dará menos trabalho quando crescer.
Alimentação
O weinaraner cachorro deve ser alimentado somente com rações de qualidade e ricas em nutrientes. É importante tomar cuidado com as quantidades. Por ser um animal de porte grande, é comum que os donos acabem dando ração demais, o que acaba fazendo com que o cachorro engorde e contraia problemas de saúde relacionados ao excesso de peso.
Quanto um weimarener come
Por ser um animal grande e bastante ativo, é importante que esse cão esteja sempre bem alimentado e nutrido. Depois que completa o primeiro ano de vida e se torna adulto, a quantidade de ração oferecida diariamente ao cachorro deve corresponder a até 4% do peso dele. Por exemplo, se ele pesar 30kg, pode comer até 1,2kg de ração por dia.
Essa quantidade pode ser menor, dependendo da fome do animal. Porém nunca deverá ser ultrapassada, caso contrário ele poderá ficar com excesso de peso e ficar cansado e indisposto, além de ter sua saúde prejudicada. Além disso, não se deve oferecer petiscos que não sejam próprios para o consumo canino.
Preço
Um filhote de weimarener pode ser comprado por R$ 1.000,00 até R$ 4.000,00.
Cachorro weimaraner preço: variações
Algumas coisas podem interferir no preço do animal, como por exemplo os cães de sua linhagem. Se eles tiverem sido premiados em concursos, por exemplo, isso acaba valorizando-os e encarecendo os filhotes. Porém, isso também dá a garantia de uma boa genética.
Weimaraner venda
Mesmo sendo um cão dócil, obediente e forte, o essa não é uma raça que tem muita procura ou que seja muito conhecida no Brasil. Para comprar um filhote, o ideal é procurar um canil weimaraner que seja confiável e possua boas referências, para garantir que está comprando um cão legítimo.
Weimaraner canil
Há alguns canis que são exclusivamente voltados para a criação de cães dessa raça, mas a maioria deles cria raças variadas. Grande parte desses canis fica localizado no Estado de São Paulo, especialmente no interior. Porém, existem alguns em outros estados. Fazendo uma busca rápida na Internet é possível encontrar o canil mais perto de você.
Weimaraner doação
A doação de cachorros dessa raça não é comum, já que o custo de sua criação costuma ser bastante alto. Porém, o que pode acontecer com frequência são donos que precisam se mudar para apartamentos ou casas menores e acabam tendo que doar seus cães weimaraner, já que eles precisam de espaço.
Se você tem interesse em adotar um, é válido procurar em sites de doação de animais e também nas redes sociais. Quem adota um cão dessa raça se apaixona por seu jeito carinhoso e fiel e dificilmente se arrepende da escolha.