O Mastim Inglês, também amplamente chamado de Mastiff Inglês, é uma raça canina cuja história não é fácil de ser traçada. Consiste em uma raça bastante antiga e que já teve muita influência. Nos tempos de César, ele foi usado como um cão de guerra e também em lutas contra leões, touros e até mesmo contra gladiadores.
A origem do cão Mastim Inglês está na Grã-Bretanha, onde há registros de que eles existiam no período da invasão romana. Seus antepassados são os Mastim Assírios, que descendem do Mastim Tibetiano. O cão da raça Mastiff Inglês moderno é descendente de nobres linhagens.
Durante os tempos medievais, o Mastiff teve uso como um animal de caça e de guarda, acabando por se tornar um cão muito comum durante essa época. Registros mostram que Mastim Inglês entrou na América de forma documentada ao final de 1800, apesar de haver evidências de que esse cão tenha vindo antes.
O Mastim inglês também foi usado para participar de rinhas, em lutas com outros cães em arenas. Essa prática acabou sendo proibida na Inglaterra no ano de 1835. Apesar disso, as rinhas continuaram sendo praticadas de forma ilegal e mantiveram sua popularidade.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os cães da raça Mastim Inglês foram quase dizimados por completo na Inglaterra. O que evitou que isso acontecesse foi o fato de que exemplares foram trazidos anteriormente para os EUA. Após essa época, o cão foi se tornando cada vez mais popular.
O Mastiff Inglês tamanho pode chegar a 80 cm de altura, o que o torna um dos maiores cães reconhecidos pela FCI. No Guinness Book, o Mastim Inglês aparece como a raça mais pesada do mundo, ao lado do cão São Bernardo. Ele pode chegar a pesar até mais de 110 kg.
Temperamento
O Mastiff Inglês temperamento é de um cão tranquilo, descontraído e que possui um ótimo humor. Trata-se de um animal muito leal, que se dedica à sua família e desempenha um papel dedicado como guardião. Apesar de o Mastim Inglês não ser afetivo de maneira excessiva, ele se dá muito bem no convívio com as crianças. Ele também se adapta muito bem vivendo dentro de casa, mas é necessário que tenha espaço suficiente para que possa esticar as pernas.
As Mastiff Inglês características são de um animal amoroso e dócil que, apesar de sua força e personalidade destemida, vive tranquilamente em meio à família. Na presença de estranhos, ele a princípio se mostra um pouco desconfiado e, quando se sente acuado, pode demonstrar a sua ferocidade. Consistem em animais muito espertos, que acabam sempre surpreendendo as pessoas à sua volta. Isso também pode torná-los bem teimosos, de forma a testar os seus donos.
Eles podem se envolver em travessuras como puxar roupas do varal para se deitar ou então abrir a tampa do vaso para beber água. Apesar de adorar estar na companhia de sua família, ele é um cão independente, que não se importa em ficar sozinho quando for necessário.
O Mastiff Inglês é muito paciente com as crianças, gostando de estar na companhia delas e de participar das suas brincadeiras, mesmo que essas brincadeiras sejam um pouco mais fortes. Ele geralmente acaba escolhendo entre os integrantes da família aquele que será o seu dono, a quem seguirá para todos os lados.
Por ser um cão de guarda, ele costuma mostrar certa reserva com pessoas que não são moradores da casa, sendo então recebidas com um ligeiro abano de rabo ou então outra demonstração sutil de apreço. Quando se trata de pessoas totalmente desconhecidas por ele, o melhor a se fazer é que estejam na companhia de algum membro da família. Gestos bruscos ou contato físico com os donos devem ser feitos com cautela na presença do animal.
Trata-se de um cão que é geralmente bastante silencioso, sendo raras as vezes em que irá se manifestar através de latidos, o que acontecerá provavelmente na ocorrência de algo diferente da rotina do animal.
Cuidados
O Mastiff Inglês gigante, por ser um cão muito pesado, é preciso ter o devido cuidado quando as crianças pequenas brincam com ele. As brincadeiras devem ser supervisionadas para evitar acidentes.
Não é recomendado que ele conviva com cães do mesmo sexo, mesmo que sejam de outras raças. Apesar de poderem viver bem na companhia um do outro, há muitos casos em que isso resulta em graves conflitos. Outros tipos de animais podem conviver com ele de forma pacífica, desde que sejam criados juntos desde filhote.
Como o Mastim Inglês possui uma pelagem curta e não apresenta cheiro forte, não precisa de cuidados específicos em relação à manutenção de sua limpeza. Seu banho pode ser dado mensalmente ou até mesmo a cada dois meses. A escovação pode ser feita semanalmente para manter os pelos mais brilhantes e também para remover os pelos mortos.
Assim como todos os cães, ele tem a necessidade de praticar atividades físicas diárias, seja através de brincadeiras ou então realizando um passeio moderado. Por conta do seu tamanho avantajado, o Mastim Inglês não é um cão recomendado para viver em apartamentos ou casas sem espaço adequado.
Caso ele viva em uma casa sem um espaço grande para se movimentar à vontade, o ideal é que ele realize atividades físicas diárias, de aproximadamente 30 a 40 minutos, para que possa se manter em forma. Exercícios mais pesados devem ser evitados até que o animal atinja os seus dois anos de idade. Isso porque o Mastim ainda estará em fase de desenvolvimento dos músculos e tendões, o que poderá provocar lesões.
Ele pode ter a tendência de babar e, como não se dá muito bem em climas quentes, o ideal é que ele viva dentro de casa.
Saúde
O cão Mastim Inglês possui uma pelagem curta e espessa, com a cor fulva, tigrado ou então abricot. Sua cauda é larga na raiz e se afina em direção à ponta. Os olhos são pequenos e afastados um do outro, com a cor avelã e ele tem o nariz é largo. A cor das orelhas, focinho, pálpebras e trufas devem ser pretas.
Os problemas de saúde que o Mastim Inglês pode apresentar são a displasia coxofemoral e osteocondrite dissecante. Além disso, alguns exemplares podem ter osteodistrofia hipertrófica. Por conta disso, é recomendado que ele faça exames de quadril.
O peso de um macho da raça Mastim Inglês varia de 72 kg a 105 kg. Já a fêmea possui entre 54 kg e 77 kg. A altura pode variar de 70 cm a 81 cm. A expectativa média de vida desse cão pode variar entre 9 e 12 anos de idade.
Como cuidar
Em geral, o Mastim Inglês não acata as ordens dadas na primeira vez e, por esse motivo, ele deve receber um treinamento firme, mostrando quem está no comando. Apesar disso, o treinamento não deve ser feito de forma violenta, mas sim com bastante firmeza e paciência.
Muitos cães dessa raça têm o costume de pular sobre o dono quando ele chega em casa, de modo a demonstrar a sua alegria. Por se tratar de um animal muito pesado, é recomendado que receba o devido adestramento para não se portar dessa maeneira.
Mastiff Inglês filhote: como cuidar
O ideal é que ele seja adestrado já desde filhote de Mastiff Inglês, o que evitará que, no futuro, desenvolva o hábito de ser desobediente e acabe questionando os comando impostos a ele. Também é importante que ele seja socializado desde pequeno com outros animais.
Alimentação
Por se tratar de um cão de raça gigante, o Mastim Inglês deve receber uma ração adequada e que ofereça a ele a quantidade necessária de energia. Quanto aos filhotes dessa raça, o ideal é que recebam uma ração específica para a idade deles, contendo todos os nutrientes e vitaminas necessárias.
Quando adulto, a partir de um ano de idade, a ração deverá ser mudada, sendo indicada as para raças grandes, que possuem os nutrientes necessários para cuidar de suas articulações.
Quanto come um Mastim Inglês
O cão da raça Mastim Inglês é a maior encontrada e, por essa razão, precisa se alimentar de acordo com a sua estrutura física. Esses cães podem chegar a comer até cerca de um quilo de ração por dia.
Preço
O cachorro Mastiff preço pode variar entre R$3.000,00 a R$ 7.000,00.
Mastiff Inglês preço: variações
O Mastiff preço poderá apresentar variações, dependendo da ninhada de onde ele provém e caso os pais ou avós sejam campeões de concursos.
Mastiff Ingles canil
Os canis especializados em Mastiff Inglês podem ser encontrados em diversos Estados pelo Brasil, como Rio Grande do Sul, Brasília e São Paulo. Esses canis precisam de uma estrutura adequada para comportar os cães, além de contar com a avaliação periódica de veterinários para a manutenção da saúde dos animais.
Mastiffi Inglês adoção
Apesar de não ser muito comum, é possível encontrar doação de Mastim Inglês, seja através de proprietários ou então em sites na internet. Antes de adquirir um exemplar, é preciso considerar o tamanho do animal e se há espaço e condições ideais para criá-lo.