Clumber Spaniel

Origem e história

O Clumber Spaniel é uma raça de cachorro que remonta à Grã-Bretanha, assim como uma boa parte dos outros exemplares de sua família (spaniel). Exemplares de cães de caça que futuramente iriam virar o Clumber, supostamente vieram da França e, uma vez na Inglaterra, iniciaram-se extensos cruzamentos e melhorias para a otimização de suas habilidades como caçador de aves. A maioria das fontes acredita que estes cães foram trazidos à Inglaterra por um aristocrata Francês, que levou o seu canil inteiro para as Ilhas Britânicas por causa da Revolução Francesa. Os nobres (e, naturalmente, seus cães junto) estavam sob forte perseguição e, para salvá-los, foi necessária uma fuga. Chegando lá, o anfitrião deste nobre buscou ajuda do responsável pelos seus canis, William Mansel. A partir daí, a história da raça se dá pelos ingleses.
clumber spaniel cão
O nome Clumber provém da propriedade do Duque de Newcastle, assim chamada Clumber Park. Para criar o Clumber Spaniel foram utilizadas raças como o Spaniel Alpino (raça já extinta), o Cão de Santo Humberto (mais conhecido pelo seu nome em inglês, Bloodhound) e até mesmo o São Bernardo. Seu temperamento provém metade do São Bernardo, sendo a outra parte, junto com as capacidades de caça provenientes do Spaniel. Tem grandes habilidades de rastreio herdadas do Bloodhound. Os Spaniels são notórios caçadores de aves, pois sua estatura diminuta permite um deslocamento ágil por campos com grama alta e terreno irregular, bem como movimentação silenciosa. Tais características, aliadas a um faro potente e temperamento agradável, levaram a raça a adquirir uma popularidade bastante alta na Inglaterra do século XIX, onde a caça era um esporte extremamente popular. Ainda na segunda metade daquele século, o Clumber Spaniel já aparecia em shows e mostras de cães. Muitos membros da aristocracia britânica mantinham um canil do Clumber Spaniel, como o Príncipe Albert e o Rei Eduardo VII. Em 1844, os primeiros exemplares da raça da América do Norte entraram pelo Canadá, trazidos por um tenente do exército Inglês e foram reconhecidos oficialmente pelo AKC (American Kennel Club), em 1884. A partir daí iniciou-se a sua criação como cão de companhia. Hoje em dia, infelizmente é considerado um cão raro. Por ano, nos Estados Unidos, poucas centenas de filhotes de Clumber Spaniel são registradas, ao passo que muitos milhares de Golden Retrievers encontram novos lares todos os anos. Seu tamanho é um tanto desencorajador, especialmente quando aliado a altas necessidades de manutenção de sua pelagem e pele. Tal recusa é comum atualmente, pois ainda que cada vez mais pessoas busquem adotar um companheiro canino, poucos desejam passar tempo escovando e cuidando da saúde de seus cães.

Temperamento

Como a grande maioria dos cães, especialmente os de caça, o temperamento do Clumber Spaniel é bastante agradável como cão de companhia. Bastante leal, os cães desta raça rapidamente escolhem um membro da família como seu líder adorado, e suscitarão uma miríade de emoções todos os dias. Ficam claramente abatidos na ausência do dono, e tanto quanto alegres em sua chegada. Além disso, os cães da raça têm uma necessidade quase que constante de mostrar serviço e alegrar o dono, realizando tarefas que for ordenado com alegria. Tais traços são exacerbados quando treinados para tais funções, pois a criação da raça foi selecionada especialmente utilizando os cães com a maior capacidade de aprender comandos de busca e rastreio com boa vontade.
clumber spaniel
A maioria dos Spaniels tem certa resistência aos outros membros da família que não sejam aquele a quem reconhecem ser o líder da sua “matilha”. O Clumber não é exceção, e comumente será teimoso e obstinado em relação aos comandos de outras pessoas. Entretanto, tais traços são mitigados pela sua passividade. Um exemplar desta raça usualmente escolhe ignorar uma pessoa indesejada ao invés de atacar. Tal característica gera a crença de que os Clumbers são cães desatentos e desinteressados, pois comumente não respondem a afagos e ordens. Essa crença está longe da verdade, pois tal ação é deliberada. Um ponto potencialmente negativo quando se deseja um cão de companhia (especialmente dentro de espaços pequenos) é uma possível teimosia. Clumbers que não tenham sido adequadamente treinados dificilmente irão obedecer a comandos e restrições, como por exemplo o local de fazer suas necessidades e onde ele pode ou não deitar-se. Felizmente, não são muito propensos a latir em demasiado.

Cuidados

É necessário atentar-se a uma série de características do Clumber Spaniel quando criando um dentro de casa. São cães bastante grandes, por exemplo. De fato, algumas pessoas que não conheçam a raça acreditam que os Clumber são Cockers muito grandes, pois alguns exemplares da raça podem chegar a beirar os 40 kg de peso. Sendo um cachorro bastante brincalhão, isso pode chegar a ser um problema quando corre pela casa e brinca com as crianças, ainda que seja afetuoso e protetor com elas. Devido ao seu tamanho, muitas pessoas têm a tendência de pensar que o Clumber seria um bom cão de guarda. Entretanto, sua passividade e pouca tendência a latir evitam que os exemplares desta raça sejam efetivos nesta tarefa. Cães de caça, principalmente de aves, não têm traços condizentes com cães de guarda. Entretanto, caso não seja acostumado desde cedo com outros animais, o Clumber pode tornar-se anti-social. Nunca terá um bom relacionamento com pássaros, e dificilmente conviverá de maneira harmoniosa com gatos.
clumber spaniel cachorro
Sua saúde é relativamente frágil, e a maioria dos Spaniels (o Clumber incluso) necessita de atenção constante durante a sua vida. Sua pele e pelagem precisam de variados cuidados por longos períodos de tempo. Caso não haja tempo para tais cuidados, dificilmente será possível ter um cachorro saudável desta raça, pois os tratamentos usualmente são diários.

Saúde

A grande maioria dos Spaniels demanda uma série de cuidados específicos ao longo da vida. Suas orelhas, pelagem, pele e olhos são relativamente frágeis, especialmente em climas quentes. O Clumber, infelizmente, dificilmente irá ter uma vida sem precisar de cuidados em ao menos uma dessas partes. Os olhos caídos, que são parte de seu charme, são propensos a lacrimejar bastante para compensar o interior da pálpebra exposto. Em alguns casos, isto irá gerar formações anormais de secreções, que devem ser limpas algumas vezes ao dia com colírios especiais (geralmente com um custo alto). Eventualmente, é necessária a cirurgia corretiva. Clumbers têm certa tendência a ganhar peso. Sua coluna longa, aliada a isso, pode gerar alguns problemas ortopédicos, como a displasia de quadril e cotovelo. A alimentação precisa ser regrada, e em alguns casos é necessária ração especial ou mesmo medicamentos para controle de peso. Sua pele não resiste muito bem ao calor, e em áreas quentes podem sofrer de doenças como a sarna demodécica.

Como cuidar

Para evitar que o temperamento de um Clumber Spaniel (ou de qualquer spaniel, na verdade) se torne fonte de problemas, é necessário um treinamento firme desde o início de seu convívio com a família. Comandos firmes, porém afetuosos, são necessários para que aprenda o local de fazer as necessidades, onde dormir e etc. Caso não seja adequadamente treinado, os cães desta raça poderão tornar-se teimosos e bagunçarem a casa inteira, pois gostam de dormir (e bastante) em locais variados, fazendo de camas e sofás verdadeiros ninhos.
clumber spaniel filhote
O Clumber não precisa de exercícios extensos e nem muito intensos. Caminhadas curtas regulares são suficientes para mantê-los felizes, ainda que aceitem horas de atividades externas e sejam complacentes com as brincadeiras repetitivas das crianças. Outro ponto a ser levado em conta é que os cães desta raça comem tanto quanto desejam, e não tanto quanto precisam, e caso adquiram peso além do que é saudável são necessárias atividades físicas com maior intensidade e duração. Os olhos e orelhas requerem limpezas regulares de modo que não infeccionem, o que prejudica a saúde e o bem-estar do cão. A frequência e o modo das limpezas devem ser orientados por veterinários, bem como os produtos a serem usados em tal processo. Em alguns casos, somente um algodão umedecido é suficiente, sendo necessários produtos específicos para os outros. O pelo cai bastante e regularmente, sendo necessária escovação regular.

Alimentação

A alimentação dos cães desta raça deve ser altamente regrada. Estes cães têm tendências a comer bastante, além do que é necessário. Em um canil de Clumber Spaniel, é uma cena comum a separação dos filhotes na hora da alimentação, pois comumente irão surgir disputas entre si para que consigam um pouco a mais de comida do que os outros. Dessa forma, a quantidade deve seguir rigorosamente a orientação veterinária.

Preço

A venda da raça é muito rara, tanto no Brasil quanto no resto da América. Para se conseguir um no Brasil, talvez somente com a adoção de um Clumber Spaniel rejeitado nos Estados Unidos por sua alta necessidade de manutenção (ainda que a probabilidade disto acontecer, é possível sonhar!). No Reino Unido, filhotes podem ser encontrados por cerca de 600 libras, valor acima de R$2000,00. Nos Estados Unidos, o valor mantém-se nesta faixa, custando acima de 800 dólares. É possível importar um exemplar desta raça, pois no Brasil a prática é possível. Entretanto, é altamente recomendável a contratação de uma agência específica para tal, pois os procedimentos são demorados e altamente burocráticos.