O Terra-Nova é um cão proveniente do Canadá, mais precisamente da ilha de Newfoundland, que na Língua Portuguesa significa “terra nova”. Este animal é conhecido em inglês pelo nome da ilha de origem. Acredita-se que ele tenha como antepassados os cães indígenas e o grande cachorro urso preto, que teriam sido misturados a outras raças trazidas da Europa até chegar na formação atual da raça, muito utilizada na época para auxiliar na pesca e no resgate de pescadores.
Há várias teorias que conectam o cão da raça Terra-Nova com outras estirpes caninas. É o caso do Dogue do Tibete e do Mastim dos Pirineus. O Cão de Água Português é creditado também como um grande influenciado no Terra-Nova.
Tem também uma versão de que este seria uma variação do Landseer, que tem uma vasta pelagem branca e negra, mas que o Terra-Nova ficou preto, sua cor predominante, em decorrência a misturas e também a escolhas mais rigorosas pelos clubes de cães por volta do início do século XVIII.
Terra-Nova ganhou popularidade na Europa
O Terra-Nova acabou levado à Europa pelos pescadores de bacalhau que iam até o então novo continente para buscar alimento. Ele ganhou tanta popularidade na Europa, que no século XIX, os trabalhadores de Newfoundland foram proibidos de usar exemplares de Terra-Nova para o trabalho, pois a intenção é que eles fossem criados para serem exportados para o Velho Mundo.
Com o crescimento do interesse desta raça entre os adeptos de cães, o Terra-Nova acabou sendo reconhecido pelo American Kennel Club em 1886. Já o United Kennel Club registrou o Terra-Nova em 1912.
O cachorro Terra-Nova é um gigante. Com altura entre 66 cm e 71 cm, ele pode pesar entre 54 kg e 68 kg. Devido ao seu tamanho e sua procedência, ele é acostumado a temperaturas frias e não se importa se precisar entrar na água, inclusive o fazia para salvar pescadores e marinheiros nas geladas águas do Atlântico Norte.
Temperamento
O Terra-Nova tem um temperamento bastante dócil e é extremamente carinhoso, que pode ser inserido no convívio familiar sem muitos problemas. Eles adoram interagir com as pessoas e são muito brincalhões, o que pode ser benéfico para quem tem filhos, já que eles não param praticamente um segundo, a menos que tenham se alimentado. Neste momento o melhor a fazer é deixá-lo descansar.
São ótimos parceiros em qualquer tipo de passeio, podendo se adaptar a quaisquer condições de clima e ao trabalho árduo, se necessário. Assim como o São Bernardo, ele ama água e poderá nadar onde puder, independentemente da temperatura. Se você gosta de viajar e quer um cão para ser seu companheiro em roteiros de aventura, por exemplo, o Terra-Nova é o cachorro ideal.
Por conta do tamanho do Terra-Nova e também de suas características, é recomendável que ele viva em uma casa – de preferência no campo –, com bastante espaço para ele explorar, já que ele necessita fazer bastante atividade física. No entanto, ele possui uma grande a capacidade de adaptação e, com um pouco de paciência e carinho, pode se acostumar a diversos outros ambientes.
Apesar de não ser uma das principais características do Terra-Nova, ele poderá se transformar em um bom cão de guarda. Porém, ele precisará ser treinado para esta função. Com um latido bastante grave, ele conseguirá chamar a atenção dos proprietários caso perceba algum perigo.
Cuidados
Mais acostumado à vida campeira, o Terra-Nova poderá se adaptar a uma casa desde que ela tenha espaço significativo para ele brincar. Mas só isso não basta. É importante que o dono separe um tempo para caminhadas e brincadeiras em outros lugares, para que o cachorro se sinta animado e ativo. Ele precisa e muito de exercícios, até mesmo para poder gastar as calorias acumuladas com a alimentação, evitando que ele engorde.
Brincar de jogar algum objeto para ele ou mesmo esconder algo e ensiná-lo a achar são tarefas que poderão lhe agradar bastante. Além disso, levá-lo para nadar também é um ótimo lazer para o animal.
O Terra-Nova filhote deve ser treinado para que possa corresponder a uma relação saudável e obediente com seus donos. Essa atenção é válida em especial por conta do seu tamanho, para que ele não faça nenhum movimento brusco que possa machucar as crianças, em especial se elas forem pequenas, durante alguma brincadeira. Afinal, mesmo dócil e sociável, é um cachorrão que viverá com sua família.
Saúde
Por ser de grande porte, o cachorro Terra-Nova pode desenvolver alguns problemas comuns a esse tipo de cão. Um dos mais recorrentes é a displasia coxofemoral, uma má formação da articulação do quadril que pode dificultar o caminhar do animal, fazendo com que ele manque. É possível reduzir o processo de dor, que o fará andar melhor, com medicamentos. Há casos em que a cirurgia é indicada.
Há também a displasia do cotovelo, que é um problema bastante semelhante ao do quadril. Da mesma maneira, remédios ou uma intervenção cirúrgica podem ser utilizados para resolver o problema.
Nos dois casos, tratam-se de doenças genéticas, que podem ou não acometer seu bichinho de estimação. Para diminuir essa chance, é fundamental que o criador tenha todos os exames e certificações desta raça, contendo todas as informações de seus pais que garantam um filhote de Terra-Nova saudável.
Outra coisa que o proprietário precisa ficar atento é quanto à torção de estômago, conhecida também como torção gástrica. Ela pode ocorrer quando o animal come além do que está acostumado e o faz de forma rápida. O estômago pode literalmente girar em seu próprio eixo, motivado pela prisão de gás e alimentos no órgão, e levar o cachorro à morte. Costuma acontecer em idade mais avançada. Por isso, o ideal é controlar as porções que o seu animal come para evitar transtornos desse tipo.
A expectativa de vida desta raça é em média de oito a 10 anos.
Como cuidar
A cor tradicional desta raça é o preto. No entanto, pode ser que o cachorro Terra-Nova seja branco e preto ou castanho, que é mais raro e pode variar de um bronze a até um chocolate. É normal que haja manchas brancas no peito, em especial nos cães pretos.
Sua pelagem é resistente a água e conta com um subpelo e pele oleosa. O Terra-Nova tem pelo exterior de comprimento médio e liso. Já seu subpelo é denso e bastante fofo, sendo mais alto no inverno e mais baixo no verão.
Por conta de toda essa pelagem especial, é necessário que sejam realizadas escovações diárias, de preferência fora de casa, para evitar que os pelos mortos e a sujeira se espalhem pelo ambiente.
As unhas devem ser aparadas com frequência para evitar rachaduras e as orelhas devem ser verificadas e limpas regularmente para impedir possíveis infecções. Ele deve ser banhado apenas quando necessário, com cuidado especial para que ele esteja aquecido até que ele esteja completamente seco, longe do vento ou de correntes de ar.
Alimentação
Como se trata de um animal grande e de fome voraz, é preciso ter atenção com a quantidade de alimento a ser fornecido a ele diariamente. O cuidado é para que o Terra-Nova não fique obeso. As embalagens de ração costumam indicar o quanto você deve oferecer ao seu cão. A alimentação deve ser rica em nutrientes que mantenham uma dieta equilibrada para ele.
Você poderá também perguntar aos criadores do canil do Terra-Nova, pois eles possuem todas as informações dos pais do seu exemplar e saberão dizer com mais precisão as porções diárias que devem ser fornecidas ao seu bichinho de estimação.
Outra dica é consultar um veterinário, que poderá analisar se o peso e altura estão de acordo com a idade e indicar se o cachorro precisa fazer alguma dieta ou então reforçar a quantidade que ele deve comer todos os dias.
Preço
Bastante famoso inclusive no Brasil, é possível localizar exemplares de Terra-Nova à venda por aqui. Há locais em São Paulo, por exemplo, que você poder comprar um Terra-Nova. Mas prepare o bolso, pois o Terra-Nova tem preço bastante salgado, já que é muito procurado e também por ser muito grande.
O cachorro Terra-Nova filhote tem um preço médio de R$ 4500 em pesquisas realizadas em sites brasileiros de venda de animais. Mas é possível fazer bons negócios para adquirir um Terra-Nova na OLX mais barato, já que este site oferece exemplares da raça a R$ 4000. De qualquer forma, você precisará abrir o bolso, não só para adquiri-lo como para mantê-lo, com alimentação, cuidados com os pelos e saúde. Mas vale a pena ganhar esse gigante de fofura e alegria em casa, não é mesmo?
E para um cachorro tão requisitado como este, é difícil imaginar que alguém consiga realizar a adoção de um Terra-Nova. Porém, é bom entrar em contato com criadores da raça e ficar sempre atento a oportunidades que possam surgir, às vezes por algum problema de adaptação do animal ou uma família que irá se mudar e não poderá levar o animal de estimação. Boa pesquisa e muito boa sorte!