A raça Bichon Bolonhês, também chamada de Bolognese e Bottoli, possui origem italiana, e seu nome faz referência à cidade de Bolonha. Ele é um dos 6 tipos de bichons existentes. Eles tiveram origem no Mediterrâneo, e Aristóteles os chamou de “Canes Melitenses”. Muitos acreditam que ele tenha surgido de um cruzamento do Maltês, já que ambos são bastante parecidos.
Durante os séculos XV e XVI, o Bichon Bolonhês era muito apreciado pela nobreza. Frequentemente era utilizado como um presente entre os reis e nobres. Quando alguém importante se mudava, era comum ganhar um cachorro bichon de seus novos vizinhos. Assim como eram frequentemente enviados de forma a zelar pela política da boa vizinhança.
Algumas das características que mais agradavam nessa raça era sua cor e seu comportamento dócil, agradável e obediente. Por conta disso, era muito comum que fosse adotado como um cão de companhia.
Essa raça era considerada tão elegante e tão admirada que chegou a ser retratada na tapeçaria daquela época. Foi retratada também na pintura, por artistas europeus como Ticiano Vecellio, Francisco de Goya e Pierre Breughel.
No final do século XVIII, foram surgindo outras raças e o Bichon Bolonhês foi perdendo cada vez mais espaço e a preferência da nobreza. Nessa época, os cães da raça Caniche acabaram se tornando os favoritos em seu lugar.
Atualmente, é um cão bastante apreciado por sua beleza e comportamento. Na Itália, ele é facilmente encontrado. Já no Brasil, os cães dessa raça são mais raros. São poucos os números de criadores e canis especializados. Por aqui, os bichons mais populares são o Frisé e o Maltês.
Temperamento
Conhecer o temperamento de um cão é o ideal antes de adotá-lo. O temperamento influencia totalmente na adaptação do cão ao lar e às pessoas e animais com os quais irá conviver.
Bichon bolonhês temperamento
Uma das características principais do Bichon Bolonhês é que esses cães são extremamente obedientes. Por estarem sempre querendo agradar seus donos, eles acatam e aprendem com muita facilidade tudo aquilo que lhes é ensinado. Por isso, se dão muito bem em treinamentos.
Uma das características mais apreciadas em seu comportamento é o fato de serem muito calmos. Esses cães raramente ficam bravos ou irritados, e também não são barulhentos. Por conta disso, são muito recomendados para se ter em apartamento, já que raramente irão incomodar os vizinhos. Porém, é importante que tenham companhia constante, caso contrário, podem se tornar destrutivos devido ao stress e à solidão.
São também cães muito companheiros e apegados ao dono. Eles gostam de estar o tempo todo em sua presença. É aquele tipo de cão que segue o dono pela casa por onde ele vai. Querem sempre atenção e encontram até mesmo maneiras de chamá-la quando não estão recebendo.
Por serem tão carentes, essa não é uma raça indicada para pessoas que passam muitas horas fora de casa. Esses cães não gostam de ficar sozinhos. Longos períodos de solidão podem deixá-lo doente e depressivo.
O Bichon Bolonhês é indicado para pessoas de quase todas as idades, desde crianças um pouco maiores até idosos. Porém, não são recomendados para crianças muito pequenas.
Não costumam se dar tão bem com pessoas de fora da casa, e podem estranhar as visitas. Quando se sentem ameaçados nessas situações, é comum que latam bastante. Mas depois de um tempo acabam socializando e ganhando confiança.
Também tem certa dificuldade em se acostumar com outros cães. Por isso, o ideal é acostumá-lo desde pequeno à companhia de outros animais. Passeios diários em praças e parques costumam ser uma boa solução. Assim, o Bichon Bolonhês vai se socializando e aceita melhor outros animais.
Cuidados
Um dos primeiros cuidados que se deve ter com o cão Bichon Bolonhês é o de levá-lo para passear com frequência. Depois de já estar vacinado, já é possível começar os passeios. Esses cães também gostam muito de correr ao ar livre, então deixá-los livres brincando em um parque é muito bom.
Outro cuidado a se tomar é garantir que o cão dessa raça sempre tenha companhia. Ele é muito companheiro e não gosta de ficar sozinho. Portanto, antes de adquirir um Bichon Bolonhês, certifique-se se terá alguém em casa o dia todo ou pelo menos em grande parte dele.
Saúde
O Bichon Bolonhês costuma ser um cão bastante saudável, raramente apresentando problemas de saúde. No entanto, é preciso ter alguns cuidados específicos com sua saúde.
Ele tem a tendência a apresentar problemas de pele, como infecções. Portanto, os donos devem estar sempre observando as dobras em sua pele, como as regiões abaixo das orelhas, nas axilas e entre os dedos.
O filhote de Bichon Bolonhês deve receber todas as vacinas no tempo certo para evitar qualquer doença, e não deve passear na rua nos primeiros meses.
As consultas ao veterinário devem ser regulares, de preferência pelo menos uma vez a cada seis meses para ver se está tudo bem. Já a vacinação contra a raiva deve ser feita todos os anos
Bichon bolonhês características
As características físicas do cão devem ser sempre analisadas de forma a garantir que ele esteja com a saúde em dia. Se tiver alguma coisa errada, é sempre bom procurar um veterinário.
O peso do Bichon Bolonhês varia entre 2,5 e 4kg. Ele é musculoso, porém compacto, sendo um cão pequeno, mas resistente. Os machos medem de 27 a 30cm e as fêmeas são um pouco menores, costumando ficar entre 25 e 28cm.
Sua pelagem cobre todo o corpo e é completamente branca, sem nenhum tipo de mancha ou variação de cor. Os pelos são fofos, longos, macios e nascem em flocos, sendo mais curtos na região do focinho. Sua pele é bem esticada, não apresentando muitas dobras.
Seus olhos são bem abertos e dão a ele uma expressão de que está sempre atento. As orelhas são compridas e cobertas de pelos. Seu corpo é quadrado, já que sua altura e seu comprimento têm as mesmas medidas. Já sua cauda se curva sobre as costas.
Como cuidar
O cão Bichon Bolonhês é um animal que exige bastante cuidados e atenção. Por ser um cão muito sensível e apegado ao dono, o ideal é que ele seja mantido dentro de casa.
Sua pelagem é branca e comprida. Os nós podem se formar muito facilmente em seus pelos, portanto, é necessário escová-los com uma escova própria todos os dias, para evitar que embaracem.
Outro cuidado que se deve ter é o de dar banhos todas as semanas. Por ser um cão de porte pequeno, isso pode ser feito em casa mesmo. Porém, depois, é preciso secá-lo muito bem com um secador, sempre na temperatura fria.
Já os banhos no pet shop são recomendados pelo menos uma vez por mês, já que são mais completos.
A tosado do Bichon Bolonhês deve ser feita regularmente, sempre por profissionais de pet shop. No frio, deve ser feita somente uma tosa higiênica, já que os pelos têm a função de manter o animal aquecido e devem ser mantidos.
Já no calor, as tosas devem ser completas e regulares, pois o excesso de pelos pode fazer o animal sentir calor demais. Além disso, acabam sendo um atrativo para parasitas como pulgas e carrapatos.
As unhas devem ser aparadas, e sempre com um alicate próprio para isso, para não correr o risco de machucar o animal.
Os olhos e as orelhas devem ser limpos todos os dias. O acumulo de secreções nessas áreas pode afetar a saúde do animal e causar infecções difíceis de tratar.
Alimentação
A alimentação do Bichon Bolonhês deve ser composta somente por ração própria. O ideal é oferecê-la a ele duas vezes ao dia, de manhã e no fim da tarde.
A ração deve ser rica em nutrientes e com baixo teor de gordura. As melhores são rações que contém grãos, carnes e vegetais. Quando mais diversificados os ingredientes, mais nutritiva e recomendada a ração é. Existem ainda as rações de linhas premium, que costumam ter ingredientes melhor selecionados.
Além da ração, podem ser oferecidos petiscos próprios para cães, como biscoitinhos. Porém, é preciso que haja moderação. Um biscoito por dia é suficiente.
Evite oferecer a ele leite, chocolate, doces e alimentos industrializados em geral. Esse tipo de alimento pode causar problemas de digestão, alergias e até mesmo levar à morte do animal.
Preço
Bichon Bolonhês preço
O preço dos cães varia de canil para canil, e normalmente as fêmeas custam mais caro que os machos. Outros fatores que encarecem o animal são sua linhagem e o pedigree.
Canil de Bichon Bolonhês
Para encontrar cães Bichon Bolonhês, o ideal é procurar por canis que criem cachorros bichons no geral, dentre eles o frise, o maltês e o havanês. Se você não encontrar o bolonhês, procure pelo maltês, pois eles são bem semelhantes.
Bichon Bolonhês adoção
O Bichon Bolonhês é um cão raro de se encontrar no Brasil, sendo muito mais comum em seu país de origem, a Itália. Portanto, é difícil encontra-lo para venda e ainda mais para adoção. Caso deseje, procure nas redes sociais por pessoas que tenham cães dessa raça em casa.