Pastor da Anatólia

Origem e história

O Pastor da Anatólia é um cachorro ancestral. Ele surgiu mais ou menos entre 2.800 e 1.800 A.C. nas planícies rurais da Turquia. A Anatólia, inclusive, é uma região do lado asiático da Turquia, daí a derivação do nome, que em inglês é Anatolian Sheperd. Apesar de ter surgido na Turquia, sua origem primária é incerta. Acredita-se que o cachorro Pastor da Anatólia tenha sido criado a partir de cães de guarda da Mesopotâmia, região onde atualmente fica o Iraque e próxima à Turquia. Utilizado na caça e também na guarda de rebanhos de populações nômades, a tendência é que essa vida em trânsito o tenha levado para a região de Anatólia e forjado lá uma nova raça.
Pastor da Anatólia cachorro
O cão da raça Pastor da Anatólia tem muita facilidade em percorrer longas distâncias, ao mesmo tempo em que possui muita velocidade e agilidade. Ele também é acostumado a temperaturas extremas, como calor e frio intensos, ficando sempre do lado de fora das moradias e instalações, mesmo nessas condições. Essa experiência confere a esta raça uma robustez quase que única, com ossos e músculos grandes e fortes, dando a ele muita resistência e versatilidade.

Reconhecimento tardio da raça

A partir dos anos 1960 e 70, o filhote de Pastor da Anatólia passou a ser exportado para os Estados Unidos e Europa, com um grande interesse da população em ter este animal para a guarda de casa e controle do rebanho nas fazendas. Mas apesar de ser bastante antigo, a raça foi reconhecida pelo Kennel Clube apenas em 1990. A raça Pastor da Anatólia no Brasil não é muito conhecida, embora haja informações a respeito do animal na internet. É possível, no entanto, que existam variações e derivações desta raça em território brasileiro. Este animal tem uma forma bastante peculiar e inteligente de guardar o rebanho de gado e aves. Ele define um perímetro para vigiar e localiza uma área em que poderá olhar de lá todos os animais. Apenas para garantir, de tempos em tempos ele decide fazer uma caminhada para averiguar a existência ou não de algum predador querendo atacar o rebanho.

Temperamento

O tamanho do Pastor da Anatólia pode assustar. Os machos costumam ir de 74 cm a 81 cm, enquanto que as fêmeas podem ficar entre 71 cm e 79 cm. E são fortes: os adultos podem pesar entre 50 kg e 65 kg (macho) e 40 a 55 kg (fêmea). Apesar disso, o temperamento do Pastor da Anatólia é bastante dócil e amistoso. Um cachorro bastante leal e afetuoso com os donos. Mas, até pelo seu passado mais rústico, é um animal sóbrio e sério.
Pastor da Anatólia cão
O Pastor da Anatólia é um ótimo cão de guarda. Corajoso, ele é confiável e manso com o dono e sua família, mas é bastante desconfiado em se tratando de estranhos. Com o instinto protetor do lar bem ativo, ele pode até mesmo ser agressivo. Até por ser bastante inteligente e independente, o Pastor da Anatólia pode ser por vezes um pouco teimoso e demorar em atender aos comandos do seu dono. Com espírito de liderança, poderá exigir um dono mais experiente, que saiba guiar e definir os limites de forma consistente e segura ao seu cão. É importante, por isso, que o Pastor da Anatólia filhote passe por um bom período de treinamento. Isso irá assegurar um cão ainda mais fiel e amistoso com sua família, fortalecendo as qualidades de cão companheiro e de guarda.

Ideal para lugares amplos

Uma características do Pastor da Anatólia bem desenvolvida é sua visão e audição. É possível que ele tenha tendência a latir durante a noite. Nada que não possa ser tratado com treinamento e carinho desde filhote. Porém, como ele é muito ativo, é importante ter um lugar com bastante espaço para ele se exercitar. Por se tratar de um cão rural, ele é ideal para fazendas e casas com grandes quintais, não sendo muito recomendável, portanto, a permanência dele em apartamentos e residências muito pequenas. Além disso, vale dispender algum tempo com o seu Pastor da Anatólia para que ele se sinta amado e cuidado. É importante dar atenção e brincar com o seu bichinho, afinal, é para isso também que queremos ter um animal de estimação em casa, certo?

Cuidados

Se você pretende adquirir um Pastor da Anatólia e mora em uma casa com quintal grande, onde o animal permanecerá na maioria do tempo, é importante reforçar bem as cercas e grades do entorno do terreno. Isso vai ajudar a evitar que o cachorro fuja e também tente atacar as pessoas que por ventura passarem próximas à casa. Afinal, esta raça é bastante desconfiada com pessoas desconhecidas. Mesmo com um espaço satisfatório em sua residência, não deixe de levar seu animal para passear.  Uma boa rotina diária de exercícios físicos será muito importante para o desenvolvimento dele. A natureza do animal pede por isso. Como ele pode atingir grandes velocidades, levá-lo para correr em alguma área ampla pode ser um ótimo programa.
Pastor da Anatólia
O cachorro Pastor da Anatólia possui pelagem densa e dupla. Então, a escovação deverá ser regular. No entanto, em períodos de queda de pelo, é importante escovar seu animal ao menos uma vez por semana. Quanto ao banho, não há um período pré-definido, mas procure deixar seu cão sempre limpo e asseado. Isso evitará doenças e deixará seu bichinho – neste caso, um bichão – mais bonito e apresentável.

Saúde

Forte e saudável, o Pastor da Anatólia pode viver mais ou menos por 12 anos de forma satisfatória. Porém, por ser um cão de porte grande, ele possui algumas propensões a doenças relacionadas a animais maiores. A mais comum delas é a displasia do quadril, que nada mais é do que um desenvolvimento anormal da articulação do quadril, que provoca dor e faz com que o cachorro tenha dificuldade para andar e tenha que mancar de uma das patas traseiras. De origem genética, ela possui tratamento por meio de medicamentos que ajudam a amenizar o problema. É possível também que o Pastor da Anatólia desenvolva a displasia do cotovelo. Assim como a do quadril, este é um problema genético e, no caso, envolve a anormalidade da articulação do cotovelo.  Este problema poderá exigir cirurgia quando o cotovelo danificado impedir que o cão caminhe normalmente. Mas a medicação costuma resolver. Outro problema comum aos cães de meia idade é o hipotireoidismo, uma doença em que a glândula tireóide, localizada no pescoço, secreta hormônio tireoidiano de forma insuficiente. Esse problema pode causar obesidade, dificuldade na reprodução e problemas de pele e na pelagem. No entanto, o hipotireoidismo não é fatal e deve ser tratado com medicamentos até o final da vida do animal. É importante, portanto, levar sempre seu cão ao veterinário, que poderá avaliar se peso e altura estão condizentes com a idade dele, e também poderá avaliar se há algum problema a ser tratado. E, mais que isso, procure junto ao canil do Pastor da Anatólia informações genéticas sobre a precedência dele, exames dele e dos pais do animal. Quanto mais dados sobre seu cão você obtiver, melhor para o animal.

Como cuidar

Assim como os demais cães, o Pastor da Anatólia precisa de carinho e atenção. Brincar com ele em casa é um item importante, mas não apenas isso. Saídas a parques e áreas amplas são importantes para o desenvolvimento deste enérgico cachorro. É válido também fazer uma boa socialização do animal com outros bichos de estimação e com as demais pessoas da casa e mesmo com quem aparece de forma esporádica. Isso irá facilitar o convívio do filhote de Pastor da Anatólia e, consequentemente, em sua vida adulta.

Alimentação

Pelo tamanho do Pastor da Anatólia, a alimentação deve ser bem cuidada e abundante. No entanto, ela vai variar de acordo com o peso e altura do cachorro. No caso dos filhotes, considerados assim até completar um ano, eles costumam consumir de 90 gramas a 465 gramas diárias. Já para um Pastor da Anatólia adulto, essa marca sobe para 325 gramas e pode alcançar 450 gramas todos os dias. Contudo, independentemente da quantidade, a qualidade deve ser garantida, com uma ração rica em nutrientes que possam garantir uma dieta balanceada para o seu pet. No caso dos filhotes, é preciso fornecer comida específica para este período de fofura da vida dos cãezinhos.

Preço

Por não ser muito conhecido no Brasil, é difícil encontrar um Pastor da Anatólia à venda. É comum encontrar o Pastor Suíço ou o famoso Pastor Alemão, mas um cão de características turcas é complicado. No exterior, o preço de um Pastor da Anatólia varia entre 600 e mil dólares, o que dá em torno de R$ 1.800 e R$ 3 mil. Se você deseja realizar a adoção de um Pastor da Anatólia no Brasil, procure um canil que faça a criação de cães de grande porte e se informe se há algum trabalho com esta raça neste ou em outro local. Apesar de difíceis de serem encontrados, esses cães companheiros vão encher a sua casa de alegria e energia.