Labradoodle

Origem e história

O Labradoodle é uma raça canina bastante recente, originária da Austrália, do do cruzamento entre o Labrador Retriever e o Poodle Standard. Esse cachorro híbrido foi criado para ser um cão-guia hipoalergênico. O primeiro cruzamento e, consequentemente o primeiro exemplar de Labradoodle, surgiu na Austrália na década de 1970, a partir de quando a raça começou a ser melhorada e estabilizada, ninhada após ninhada.Os exemplares obtidos nesses cruzamentos preliminares eram exclusividade de uma associação local de cegos, porém, não demorou muito para que a população tomasse ciência da existência desses cães, e, como não poderia ser de outra forma, se apaixonasse pela beleza e inteligência desse animal. O que foi suficiente, para que pessoas desinformadas começassem uma reprodução irresponsável de Labradoodles, cruzando deliberadamente qualquer Poodle, com qualquer Labrador, acreditando que isso bastaria para se gerar um Labradoodle de qualidade. O resultado disso foi uma geração de cães sem qualidade, com temperamentos duvidosos e apresentando uma série de doenças genéticas.
labradoodle raça
Hoje, alguns canis resolveram se especializar na criação dessa raça, de forma legal e obedecendo os padrões que aos poucos estão sendo definidos, fazendo com que ainda seja impossível encontrar exemplares puro-sangue no mercado. A raça Labradoodle ainda não foi reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club, mas já está a caminho disso, pois já possui reconhecimento do CKC (Continental Kennel Clube).Recentemente, a raça foi apresentada aqui no Brasil em mídia nacional, quem não se lembra da cadelinha Labradodle Maia, que protagonizu uma das reportagens do programa Mais Você? E não é que o programa tem tudo a ver, afinal: Labradoodle mais você = companheirismo, alegria e muito lazer!

Labradoodle – características

Esse cãozinho lindo é espetacularmente inteligente, assimilando os mais diversos comandos com muita facilidade. Possuem a energia e sociabilidade do Retriever Labrador, aliada à ética e à força de trabalho do Poodle, uma combinação perfeita de duas das raças mais amadas no mundo todo. Os Labradoodles apresentam-se em dois tamanhos: miniatura, pesando de 12 a 25 kg e com altura de 30 46 cm; standard, com peso de 27 a 35 kg e estatura de 53 a 56 cm, ambos com expectativa de vida em torno de 15 anos.
labradoodle cachorro
A pelagem desse cão é um meio termo entre o pelo liso e ondulado, atingindo um comprimento de no máximo 15 cm, não possuindo aquele odor típico dos caninos. Nos padrões que estão sendo definidos para a raça, as cores aceitas para a pelagem do Labradoodle são: giz, preto, cinza, creme, café, abricó, dourado e o chocolate.

Temperamento

Os Labradoodles são cães muito afetuosos, inteligentes, sociáveis, brincalhões, muito dispostos e alegres. Trata-se de caninos extrovertidos e autoconfiantes, mas jamais agressivos e excessivamente independentes.Além de serem muito leais a seus donos e extremamente ansiosos por agradá-los, os Labradoodles são também muito gentis, dóceis e amáveis com estranhos e outros animais, de modo que, à vezes, o excesso de simpatia deles pode até intimidar e atrapalhar a relação com outros animais, por isso é importante o treinamento precoce.
labradoodle cão
Esses híbridos são cachorros muito energéticos, adorando horas a fio de brincadeiras e tudo que remeta à diversão. Corridas, passeios ao ar livre e muita interação com pessoas é o que o Labradoodle mais aprecia.Os caninos desta raça são imprevisíveis pois, num dado momento podem estar calmos e tranquilos e, de repente, entrarem num quadro de euforia, correndo e fazendo festa por qualquer motivo que julgarem justo. Adoram pular, e às vezes dão saltos tão altos que são capazes de transpor cercas e muros não muito altos. Além disso, são escavadores profissionais e incansáveis, eles literalmente gostam de enfiar a cara na terra, na lama e por que não na água? Tendo labradores e retrievers como progenitores, o Labradoodle não poderia ser diferente. Prepare-se para momentos de muita alegria!

Vantagens de se ter um Labradoodle por perto

Carinho, brincadeiras, alegria, diversão e… mais diversão, aliada a uma certa dose de travessura. Além disso, apesar de ser peralta, ele não late quase nada, não incomodando você nem seus vizinhos. Assim é a convivência com esse agradável cãozinho, portanto, se você quer manter o astral da sua casa nas alturas, traga para dentro dela um Labradoodle!Para aqueles amantes de animais que sofrem de alergia a pelos, chega de lamentação, agora já existe uma não só boa, como excelente opção: o Labradoodle, ele é um cão hipoalergênico; não solta pelo na cama, no sofá, no seu colo, nem no chão. Isso não é ótimo? Além disso, embora possua uma pelagem felpuda, ela não exige muita dedicação, a não ser os cuidados básicos que devem ser dispensados a qualquer cão.O pelo dos exemplares de Labradoodle não exalam aquele odor forte característicos dos cães; há que afirme ainda que a pelagem desse cão repele pulgas tornando-o imune a elas, além do fato de que estes animais fazem sua higiene sozinhos, naturalmente, sem a necessidade de banhos frequentes, nem do uso específico de cremes, xampus, etc.Sociabilidade é o sobrenome do Labradoodle. Ele se dá perfeitamente bem com todo e qualquer animal, além de pessoas estranhas também. Eles adoram interagir com qualquer outro ser vivente. Assim, se você tem crianças em casa ou gosta de ter variedade de espécies animais, não se preocupe, você optou pela raça certa!Muitíssimo inteligentes, inteligência esta certamente originada do poodle e do labrador, eles são muito fáceis de serem treinados, sendo capazes de reconhecer com muita agilidade e destreza os mais diversos comandos de obediência, e por isso, podem perfeitamente competir em jogos de agilidade e obediência. Além disso, por sua amabilidade, essa raça é muito indicada e tem alcançado ótimos resultados como cão de terapia. O Labradoodle é totalmente indicado para proprietários principiantes.

Desvantagens desse poodle grandalhão

Primeiramente, é uma raça difícil de ser encontrada, não porque seja tão rara assim, mas pelo fato de ter se tornado tão popular, a ponto de existirem muitos exemplares falsos, obtidos através de cruzamentos indevidos. Um dos maiores entraves na aquisição de um Labradoodle filhote é justamente certificar-se de sua qualidade e procedência.Se você deseja um cão de guarda, esqueça o Labradoodle! No máximo que ele pode fazer é dar alerta de que alguém chegou, e não faz isso como que prevendo um perigo, mas o faz por alegria de ver um novo possível amigo! Ele não poupará saltos e lambidas de boas-vindas, pode acreditar!Eles são caninos levados, entenda isso de uma vez por todas! Mesmo adultos eles continuarão peraltas, portanto, não se surpreenda se um dia você encontrar o jardim todo esburacado, cheio de “tesouros” escondidos, nem com um estrago no estofamento de seu sofá, caso você o esqueça trancado dentro de casa por um dia inteiro, etc, etc.Se você leva uma vida corrida e não dispõe de tempo para levar seu Labradoodle para passear, organize-se para isso, pois é preciso exercitá-lo, do contrário nem adquira um, pois um cão desta raça, ao se sentir ignorado, pode ficar aborrecido, ansioso e se tornar destrutivo. Coitado dos móveis e sapatos!Para aqueles que moram em apartamento, esta não é a raça mais indicada, pois devido ao seu alto nível de energia, ainda que ele se adapte ao apartamento, serão necessárias horas de atividades ao ar livre para que ele gaste toda energia acumulada ao longo do dia.Embora muito inteligentes e facilmente treináveis, como ainda não houve o reconhecimento formal pela AKC, os exemplares de Labradoodle ainda não podem competir nas competições organizadas pelo American Kennel Club.

Etapas de crescimento do filhote Labradoodle

Os Labradoodles porte miniatura desenvolvem-se muito rapidamente até os primeiros 5 meses de vida, quando então começa a haver uma desaceleração natural do crescimento, pois à esta altura, o filhote de Labradoodle mini já alcançou mais da metade de seu peso adulto. A maturidade sexual para eles também chega mais cedo, geralmente a partir do 6º mês, quando os machos começam a disputar a liderança, e as fêmeas apresentam o 1º cio.
labradoodle
Já os Labradoodles de médio porte mantêm um desenvolvimento acelerado até por volta dos 12 meses de idade, pois custam mais a amadurecer tanto fisica quanto psicologicamente. Sendo que a maturidade desses cães pode chegar a se desenvolver por completo até os 2 anos de idade.Um fato que costuma confundir os proprietários desta raça, diferentemente das demais é que, às vezes o cão já é adulto e o dono pensa que ainda se trata de um filhote, isso porque no Labradoodle, uma das característica que mais define sua idade não é propriamente a mudança na personalidade, que geralmente acontece nas demais raças, quando o cão fica mais quieto, calmo, arredio. Com o labradoodle, não! Ele pode ter o tamanho de um cão adulto, mas ainda assim provavelmente continuará a apresentar atitudes de filhote! Uma eterna Criança…

Alimentação e cuidados

O cachorro Labradoodle é muito amável e brincalhão com as crianças sim, mas por ser extremamente desengonçado e atrapalhado, o excesso de brincadeira desmedida pode vir a machucar os pequeninos, por isso é sempre bom ficar de olho neles!Mantenha uma alimentação saudável, equilibrada, normalmente a prescrita pelo veterinário do seu cão. Entenda que excesso de comida e guloseimas só deixará seu cãozinho feliz na hora, pois quando ele estiver acima do peso e não puder mais saltar como um canguru, ele se sentirá infeliz e isso refletirá em toda a família.O Labradoodle não deve tomar banhos muito frequentes, primeiro porque não necessita, já que é um cão de pelagem naturalmente limpa e isenta de odores, segundo, porque tem tendência a infecções de ouvido, e, em caso de banho, estas precisam ser muito bem secas e limpas. Além disso, é indicado que seu pelo seja escovado cerca de 2 vezes por semana.Outros cuidados também são necessários como cortar as unhas do cão uma a duas vezes no mês, além de escovar os dentes do seu Labradoodle, preferencialmente, todos os dias, a fim de evitar o acúmulo de tártaro e bactérias causadoras de mau hálito.

Preço

Labradoodle comprar, Labradoodle preço, eis a questão! Não é fácil encontrar um exemplar dessa raça, principalmente aqui no Brasil. Então, provavelmente você terá de buscar canis ou criadores especializados fora do país, e, quanto ao preço de um exemplar, isso é tarefa difícil de avaliar, posto que não há comparativos no mercado.