Pastor da Picardia

Origem e história

A história do Pastor da Picardia é milenar e possui  momentos duros até o seu reconhecimento oficial, com muitas lutas, inclusive, para evitar sua extinção. Utilizado muito no pastoreio de rebanhos nas fazendas, trata-se de uma das mais antigas raças de pastores da França, seu país de origem.Pastor da Picárdia cão Conhecido na França como Berger Picard, este cachorro é da região da Picardia, situada no Norte francês. Porém, acredita-se que sua origem remeta aos celtas, que teriam introduzido esta raça naquela região por volta de 400 a.C., durante uma das invasões daquele povo na região conhecida na época como Gália. Essa percepção não é apenas teórica. O Pastor da Picardia está registrado em tapeçarias, gravuras e xilogravuras bastante antigas. Há uma, em particular, de 1387, intitulada “Cães de Fazenda”, feita por Gaston Phoebus, que um cão muito parecido com a raça Pastor da Picardia é retratado na peça. Até a raça de cachorro Pastor da Picardia conseguir ser aceita oficialmente entre criadores e aficionados foi um longo caminho. Sua primeira aparição ocorreu em uma feira na França em 1863 e, embora tenha sido entendido como uma raça distinta do Berger de Brie (pelos mais longos) e do Berger de Beauce (pelos mais curtos), sua pelagem média, porém rústica, não chamou a atenção das pessoas para ser um cão de feira. Seu reconhecimento oficial na França, com um padrão definido, foi alcançado apenas em 1925.

Guerras quase dizimaram a raça

Nesse período surgiu outro problema: as duas grandes guerras mundiais praticamente dizimaram o Pastor da Picardia. Com pouco alimento e quase nenhuma ração, em uma região exposta aos ataques rivais durante os confrontos das décadas de 1910 e de 1930 e 40, o cão de pastoreio francês quase foi extinto. Após a Segunda Guerra Mundial, surgiram criadores interessados em recuperar a raça. Eles saíram pela região da Picardia atrás de exemplares para fazer um processo de reconstrução da raça, o que foi conseguido nos anos 1950. A partir dali ocorreram vários esforços para preservar a raça do Pastor da Picardia, com a criação na França, inclusive, do Clube dos Amigos do Berger Picard. Aos poucos, o interesse por esse cão cresceu e se espalhou por países como a Suíça, Bélgica, Holanda, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Suécia, Noruega, Itália, Grã-Bretanha, República Tcheca, Canadá e Estados Unidos. Mas apesar de querido por muitas pessoas, ele foi reconhecido oficialmente pelo United Kennel Club apenas em 1994. Já no American Kennel Club a validação como uma raça pura ocorreu somente em 2015.

Temperamento

De construção sólida e com muitos músculos, o Pastor da Picardia pesa entre 19 kg e 23 kg, tanto para machos quanto para fêmeas, enquanto que a altura pode variar: 60 cm a 65 cm para os machos e de 55 a 60 cm para as fêmeas. As cores de seus pelos podem variar de tonalidades de cinza, fulva clara ou escura.
Pastor da Picárdia cachorro
E apesar de ter sido um cachorro feito para o trabalho, uma das marcantes características do Pastor da Picardia é seu lado companheiro. Ele adora ficar junto da família, sendo perfeito para quem tem crianças em casa, pois ele adora os pequenos, que podem gastar muito tempo com brincadeiras gostosas que só os cães podem proporcionar.

Ótimo cão de guarda

O Pastor da Picardia tem temperamento manso e afetuoso, mas também é bastante enérgico e atrevido, o que influencia no local que você quer deixá-lo no dia a dia. Preferencialmente, pelo porte e pela necessidade de estar sempre ativo e se exercitando, o ideal é ter uma casa com um quintal extenso em que ele possa brincar enquanto você não estiver na residência. Porém, como ele é manso e de porte médio, é possível deixá-lo em um apartamento, mas desde que você dê a atenção devida ao seu animal. O Pastor da Picardia é um cão bastante corajoso e vigoroso. Além disso, ele possui um instinto protetor muito forte, sendo ideal para a guarda da casa. Bastante inteligente, ele ainda é muito usado na França para pastorear os rebanhos e, claro, proteger a fazenda.

Cuidados

Como o Pastor da Picardia não gosta muito de ambientes fechados, você precisará gastar ao menos uma hora por dia para levá-lo para passear e brincar com ele. Esses exercícios diários serão muito importantes para o desenvolvimento do Pastor da Picardia desde filhote.
Pastor da Picárdia
E essa recomendação vale tanto se você mora em apartamento ou em casa. Não basta deixar o cachorro em seu canto e dar alguma atenção apenas quando chega do trabalho. Os animais querem carinho e precisam gastar energia que acumulam. Ainda mais no caso do Pastor da Picardia, que preza muito o convívio familiar e gosta de participar do cotidiano do dono e de seus próximos.

Pouco trabalho com os pelos

De pelagem rústica, o Pastor da Picardia não necessita de um grande esforço de manutenção. A camada inferior é mais macia e quente, enquanto que a parte superior é mais dura e longa, formando um cão que tem apenas duas trocas de pelos no ano. A escovação pode ser feita apenas uma vez por mês. No período da primavera pode ser necessário fazer uma escovação extra para retirar a pelagem do inverno e reduzir a queda de pelos. Dê banho no seu cão apenas quando necessário, mas cuidado com os xampus, use apenas os recomendados pelo veterinário e evite condicionadores, pois eles deixam a pelagem muito macia, deixando o animal mais exposto ao clima. Apare regularmente as unhas e fique atento às orelhas e dentes, com limpeza frequente. Se você não se sente seguro para cortar as unhas de seu animal, leve-o até um local especializado, que tem as ferramentas necessárias e a expertise própria para isso.

Saúde

Com expectativa de vida entre 12 e 13 anos, o Pastor da Picardia possui uma boa saúde no geral. Um dos problemas mais comuns nele, no entanto, é a displasia coxofemoral, uma má formação das articulações da anca do animal que pode afetar o seu caminhar e deve ser tratada com medicamentos. Em casos mais graves pode necessitar a realização de uma cirurgia. Vale ressaltar, no entanto, que esse tipo de problema é, segundo especialistas, maior nos casos em que o cruzamento é de raças mais pobres, ou seja, não tão puras. É importante conferir junto ao criador a genética daquele exemplar, verificando os exames e a vida de seus pais e, também, checando informações sobre o criador, para ver se não há nenhum problema que possa afetar o seu cachorro e lhe dar dor de cabeça no futuro.

Como Cuidar

O Pastor da Picardia é obediente e bastante inteligente, sendo bastante fácil treiná-lo e educá-lo. Apenas algumas variações de humor e uma certa timidez podem ser entraves no decorrer do processo, mas não devem causar grandes problemas. Vale ser persistente e dar bastante carinho ao animal, mas sem deixar de mostrar quem de fato manda na casa. É importante também que ele seja inserido no cotidiano familiar, bem como na socialização com parentes, amigos e pessoas que costumam frequentar sua casa. Dessa forma, o filhote de Pastor da Picardia já vai se ambientar com o ritmo de seus donos e melhorará o convívio desde os primeiros meses até o período adulto.

Alimentação

Como se trata de um cão enérgico e ativo, é importante oferecer uma ração seca saudável, rica em nutrientes. É possível também dar ao animal ocasionalmente um pouco de carne crua. A quantidade vai variar de acordo com o tamanho e o peso do cachorro. A raça Pastor da Picardia é de porte médio, então, uma dica é verificar nas embalagens de ração a quantidade sugerida pelas empresas. Você também poderá conferir junto ao veterinário ou ao criador do animal qual a melhor ração para aquele cão, de acordo com o tamanho, a altura e atividade praticada diariamente por ele. Por terem mais informações sobre a raça, eles poderão dar dicas certeiras a respeito. E lembre-se sempre de fornecer água fresca a todo momento para o seu cachorro.

Preço

Por ser um cão da França e com popularidade mais restrita à Europa e à América do Norte, é difícil encontrar o Pastor da Picardia à venda no Brasil. Mas vale você tentar localizar criadores de pastores na sua região que podem ter algum exemplar desta raça ou mesmo indicar o caminho das pedras rumo a um canil que tenha o Pastor da Picardia. Quem sabe algum criador pode trazer essa raça cão em alguma viagem? Devido a sua raridade no Brasil, não há parâmetros de preço do Pastor da Picardia por aqui. Porém, em um levantamento realizado em sites do exterior, verificamos um valor bastante salgado para quem quer adotar um filhote de Pastor da Picardia. Quem deseja adquirir uma dessas fofuras vai precisar desembolsar entre 2 mil e 2.500 mil dólares, o que, na cotação atual da moeda no Brasil, gira em torno de 6 mil a 7.500 reais. Mas vale a pena se você quer um cão companheiro, carinhoso e bastante leal, que adora o convívio familiar.