Curly Coated Retriever

Origem e história

O Curly Coated Retriever é um cachorro de porte grande e musculoso. Tem pelagem encaracolada, similar a um poodle, o que leva muitos a pensarem que se trata de um Labradoodle, uma cruza de Poodle com Labrador, bastante famosa nos Estados Unidos. Entretanto, esta raça é muito mais antiga do que aquela com a qual o confundem. A história dos cães desta raça não é muito bem documentada. A maioria das outras variações de Retrievers, como o Labrador ou o Golden Retriever, tem dados muito bem documentados, datas, locais e pessoas envolvidas em seu desenvolvimento registrados com precisão. No caso do Curly Coated, a maioria das informações é incerta e baseada somente em suposições. Isso ocorre, possivelmente, devido à sua popularidade relativamente baixa na atualidade, o que não fornece o substrato necessário para uma busca ativa, fato explorado por criadores de outras raças para potencializar as suas vendas. Além disso, não há fatos históricos ou da cultura popular de grande relevância envolvendo o Curly Coated que poderiam auxiliar. Para tanto, o Collie é mundialmente conhecido pelos filmes protagonizados pela Lassie, enquanto o Akita adquiriu notoriedade recentemente pelo filme Sempre ao Seu Lado.
Curly Coated terrier raça
Curiosamente, entretanto, acredita-se que o Curly Coated Retriever foi o primeiro Retriever a ser reconhecido dentre todos os seus parentes. Evidências indicam que os primeiros exemplares da raça foram criados acerca do século XVIII, sendo exibido em shows ingleses já em 1860. Na virada do século XIX para o XX, os cães desta raça chegaram à América, através dos Estados Unidos. Em 1924, foi reconhecido oficialmente pelo American Kennel Club, órgão responsável pela documentação e regulamentação das diferentes raças caninas presentes no país. Posteriormente, cães da raça foram exportados para a Nova Zelândia e Austrália. Acredita-se que a raça é derivada dos antigos cães d’água ingleses. Tais cachorros têm essa nomenclatura, pois possuem habilidades aquáticas excepcionais. São cachorros muito fortes, com um porte adequado para suportar correntezas maiores que a maioria das outras raças, bem como têm as membranas entre os dedos bastante proeminentes, facilitando a locomoção. Outro fator muito importante que potencializa a popularidade destes cães em meios aquáticos é a pelagem. Os pelos encaracolados protegem-nos do frio, bem como de outros obstáculos como galhos e pedras quando em terra. Tal conjunto de equipamentos físicos, aliados a um temperamento excepcional, transformaram os cães d’água ingleses em ótimos companheiros para a caça de animais como patos e gansos. Aliando isso às características típicas de um Retriever, o Curly Coated Retriever tornou-se um dos mais populares cães de caça de pássaros do século passado e do anterior. Também chamados “gundogs”, literalmente “cães de arma”, esses cachorros tinham a função de buscar o pássaro abatido e trazê-lo de volta para o dono. Tal trabalho exige habilidades bastante específicas, como uma resistência excepcional ao cansaço e ao frio, delicadeza e inteligência, para aprender os comandos. Um conjunto grande de características tão excepcionais torna o Curly Coated Retriever um dos cachorros mais respeitados dentro de seus parentes, e talvez só não tenha maior popularidade entre o público geral por mero detalhe, possivelmente uma questão puramente estética.

Temperamento

Os cães assim chamados “gundogs” têm uma popularidade extremamente alta para funções de companhia, devido a uma série de traços comuns a todos eles. Não é surpresa que cães deste tipo estão dentre os mais populares por todo o mundo, como por exemplo, o Cocker Spaniel, o Poodle, o Labrador e o Golden Retriever. O Curly Coated Retriever não é exceção, tendo como característica principal seu temperamento típico de cão de caça, aliado ao porte e pelagem incomuns aos Retrievers de maior popularidade atual. O Curly Coated é o mais alto dos Retrievers, complementando esta característica com uma atitude de grande autoconfiança. Dessa forma, os cães desta raça dificilmente serão tímidos ou amedrontados em variadas situações. Além disso, outro traço importante que marca a personalidade destes cachorros é a sua independência, distraindo-se e passando o tempo sozinho sem grandes problemas.
Curly Coated terrier cachorro
O temperamento do Curly Coated Retriever é ideal para locais onde haja crianças e visitas frequentes. Isso acontece pois, assim como a maioria dos cães de caça aquáticos, seu relacionamento com o dono é predominantemente de serviço, não necessariamente de afeto. Dessa forma, dificilmente ficará desconfiado da presença de uma pessoa estranha ou sentirá ciúmes de uma criança, como é comum ocorrer com raças de cães de guarda, como o Doberman, ou cães de companhia, como o Dachshund. Ansiosos para agradar e mostrar serviço, os cães desta raça aprendem comandos e regras simples com bastante facilidade, ficando alegres ao realizar diferentes truques e tarefas, sejam elas simples ou não. Os poucos traços temperamentais negativos que podem ser encontrados em cães desta raça estão envolvidos com treinamento inadequado, que pode deixar o cão teimoso, ou a idade, deixando-o desastrado quando jovem. Tais características são bastante similares as do Golden Retriever, seu primo mais popular, o que ajuda a colocá-lo no pódio das raças mais populares do mundo.

Cuidados

Como mencionado anteriormente, o Curly Coated Retriever filhote pode ser desastrado. O problema é que sua fase “filhote” pode durar alguns anos, usualmente até os dois ou três anos de idade. Dessa forma, é possível ter um cão de porte adulto, com mais de 60 cm de altura e cerca de 30kg de peso, com o comportamento descuidado e destrutivo comum a todos os filhotes. Para tanto, um apartamento usualmente não é um local adequado para a criação de um cão desta raça.
Curly Coated terrier
Muitos acreditam que a pelagem dos cães desta raça é hipoalergênica ao confundirem-no com o Labradoodle, que efetivamente tem propriedades desejáveis a pessoas com alergia ao pelo do cachorro. Entretanto, os cães dessa raça perdem pelos regularmente. A queda é menos intensa que a de muitas outras raças, mas é suficiente para deixar traços de sua passagem, um perigo para quem possui alergias relacionadas ao pelo do cachorro. Seu temperamento usualmente é exemplar, mas assim como todo o cachorro, muito de seu comportamento depende da maneira como se dá a sua criação e treinamento. Dessa forma, um Curly Coated Retriever pode tornar-se rebelde e teimoso, bem como um tanto tímido caso não tenha sido adequadamente acostumado à rotina e às regras da casa. Tais problemas, felizmente, são facilmente contornados com comandos simples e claros desde cedo.

Saúde

Considerando que o Curly Coated Retriever é uma raça pura, relativamente antiga e escassa, não há tantos problemas de saúde hereditários quanto se poderia esperar. Raças com essas características usualmente sofrem de endocruzamento, quando há poucos genes diferentes sendo utilizados na cruza, o que gera exemplares frágeis e suscetíveis ao adoecimento. Felizmente, entretanto, o Curly Coated tem uma saúde de ferro na maioria dos casos.
Curly Coated terrier cão
Dos problemas que se podem esperar, no caso de um adoecimento, os que mais acometem os cães da raça Curly Coated Retriever são: a Displasia de Quadril, doenças dos olhos e do coração. A aquisição de um criador responsável, bem como hábitos saudáveis reduzem consideravelmente a probabilidade do desenvolvimento destes problemas.

Como cuidar

O Curly Coated Retriever é um cão de serviço, adotado nos dias de hoje majoritariamente como cão de companhia. Suas raízes, entretanto, mantêm as mesmas características comuns aos cães de caça. Dessa forma, para que os cães desta raça sejam felizes, é importante que se sintam úteis. Dessa forma, é importante não só para o dono e para a casa, mas também para o cachorro que desde cedo lhe seja ensinado as regras da casa (local para se fazer as necessidades, onde subir ou não). Truques e tarefas, como buscar o jornal ou sentar em um momento específico também farão o Curly Coated Retriever sentir-se querido pelo dono, mantendo um humor agradável. Ainda que sua pelagem fofa seja muito convidativa, escovação e banhos regulares são desaconselhados. Seus pelos não reagem muito bem à escovação, ficando embaraçados ou em pé. Banhos devem ser dados somente quando necessário. A tosa não é de grande necessidade, mas pode ser feita sem problemas para finalidades estéticas quando desejado.

Alimentação

Sendo um cachorro de porte grande, os cães desta raça comem bastante por dia. Existem rações à venda específicas para o tamanho e pelagem do Curly Coated Retriever. Deve ser levado em conta o peso e idade do cachorro, bem como seu nível de atividade diário. Usualmente os cães desta raça não têm problemas de saúde relacionados à alimentação, logo, na maioria dos casos, uma ração de boa qualidade, aliada à tabela do pacote, já fornece informação suficiente sobre a quantia a ser fornecida. Para um filhote, a ração deve der oferecida de quatro a cinco vezes por dia, e três para um adulto. Água fresca deve estar sempre disponível.

Preço

Infelizmente, ainda não há nenhum canil especializado em Curly Coated Retriever no Brasil, sendo necessária importação para a adoção de um. Entretanto, não é exatamente fácil encontrar um filhote à venda mesmo nos Estados Unidos, pois sua popularidade é bastante baixa. A aquisição de um filhote da raça, quando encontrado, usualmente é vendido a partir de 600 libras, cerca de R$ 2.400.