Bull Terrier

Origem e história

O Bull Terrier teve origem do cruzamento entre bulldogs e estilos distintos de Terriers, tornando-se assim um cão ágil e resistente. É uma das formas mais antigas de Terriers que existe. Posteriormente, essa raça foi modificada com o cruzamento com o Dálmata, sendo então o primeiro cachorro Bull Terrier de cor totalmente branca a ser gerado. Criado originalmente para ser um lutador, foi produzido a partir de diversas raças que apresentavam a força e a agressividade desejada. O Bull Terrier é um cão cujos ancestrais eram usados em brigas com outros cães ou então com touros, sendo, por isso, conhecido como “cão gladiador”. Durante o século XIX, era comum que ele fosse usado na Europa (principalmente na Inglaterra) na luta contra animais selvagens ou domésticos (como ursos, cavalos, macacos e, inclusive, leões). Esse tipo de lutas foi proibido no ano de 1835.
Bull terrier cão
A popularidade foi grande entre os homens da época, que desejavam esse cachorro de aparência máscula, simbolizando força. Apesar disso, o Bull Terrier não se trata de um animal que age com violência quando não se sente ameaçado. Essa apreciação da raça Bull Terrier pelas pessoas de classe alta fez com que passasse a ser mais conhecido como um animal de estimação do que propriamente um cão de luta. O Bull Terrier, por esse motivo, recebeu o apelido de “cavaleiro branco”. É evidente que o Bull Terrier foi criado para ser um perfeito cão de luta, com vários atributos favoráveis para isso, como mordida forte, agilidade e força física. Há também fontes que relatam que o surgimento da raça Bull Terrier teve como objetivo desenvolver um estilo para exposições, devido a sua aparência peculiar. É comum que o Bull Terrier seja confundido com o Pitbull, que surgiu do cruzamento do Terrier com outras raças de cachorros, sendo inclusive chamado por alguns de Pit Bull Terrier. Por causa da sua resistência aos climas quentes, foi usado na África, como cão policial e de caça.

Temperamento

O Bull Terrier cachorro é muito inteligente e brincalhão, gostando de se divertir com as pessoas e as crianças pequenas. Às vezes, pode se mostrar teimoso em algumas situações, mas no geral é um cão fácil de lidar. Ele não tem o hábito de latir muito e obedece aos comandos dos donos de maneira fiel. Apesar de mostrar agressividade em situações em que se sente ameaçado, ele é um animal equilibrado e tem como instinto proteger a sua família de possíveis ameaças. Os filhotes Bull Terrier possuem uma grande vitalidade e adoram estar na companhia da sua família, o que o torna um bom cão de guarda quando se tornar adulto. Apesar disso, ele pode ser bastante possessivo em relação ao seu território, o que resulta em problemas quando convive na companhia de outros animais.
Bull terrier cachorro
É um cão fácil de ser adestrado, o que é recomendável ser feito desde quando é um Bull Terrier filhote, já que seu comportamento será o resultado de como foi tratado e do tipo de adestramento por qual passou. Um comportamento peculiar do Bull Terrier é a mania de se esconder em arbustos quando está passeando. Ao entrar nele, se arrasta e permanece quieto, como se estivesse em transe. Os donos do cão chamam esse comportamento de “Bull Terrier em transe”. Além desse inusitado comportamento, ele também pode ter o hábito de “resmungar”, fazendo grunhidos quando deseja chamar a atenção. Apesar de se dar muito bem com crianças, é preciso estar atento para que o Bull Terrier não acabe machucando com seu peso em uma brincadeira mais agitada. Ao encontrar com uma pessoa pela primeira vez, o Bull Terrier não será agressivo. Porém, não fará amizade de imediato, mostrando-se um pouco arredio ou desconfiado.

Cuidados

O melhor é que esse cão seja criado em ambientes espaçosos, onde possa gastar sua energia brincando no quintal. Isso porque o Bull Terrier precisa se movimentar e correr para não se sentir estressado e, por esse motivo, não é indicado que viva em um apartamento pequeno. Também não é apropriado que ele fique solto quando sai para a rua, devendo ser mantido em segurança com guia e coleira. Geralmente, o convívio dele com outros animais só acontece de maneira mais segura e satisfatória quando eles são criados desde filhotes de Bull Terrier junto a esses outros animais. A higiene do Bull Terrier não precisa de cuidados excessivos, sendo necessário apenas que receba um banho quinzenalmente, pois possui um pelo curto e de fácil limpeza.

Saúde

O cachorro Bull Terrier geralmente apresenta uma saúde boa, porém, pode chegar a desenvolver problemas de audição, em especial os que possuem a pelagem branca. Além disso, ele pode apresentar um grave ressecamento na pele, doença conhecida como acrodermatite, o que resulta em pelos quebradiços e corpo apresentando lesões e rachaduras. Sua pele é sensível ao sol, o que pode provocar o aparecimento do câncer de pele se ficar exposto durante muito tempo. Para protegê-lo, pode ser aplicado nele um protetor solar para bebês humanos.
Bull terrier correndo
O Bull Terrier tem como característica principal a sua aparência musculosa, cabeça fina e alongada e orelhas pequenas. Possui pelagem curta e áspera, nas cores branca ou manchada. Os machos da espécie chegam a pesar cerca de 30 quilos, possuindo em geral apenas um pouco mais de peso que o Bull Terrier feminino. O tamanho, entretanto, costuma ser bem semelhante, de 53 cm a 55 cm. Ele tem como expectativa de vida a média de 11 a 14 anos.

Como cuidar

O cachorro Bull Terrier não precisa se exercitar em excesso, bastando apenas levá-lo para dar uma volta diariamente. Apesar disso, é importante que o seu tempo seja ocupado com brincadeiras e atividades para se distrair. Se isso não for feito, ele poderá aliviar o seu estresse mordendo, por exemplo, os móveis da casa. É um cachorro que tem a necessidade de se ocupar, e por isso precisa de distrações para preencher o seu dia. Caso ele viva em um ambiente sem muito espaço, é importante que as pessoas que convivem com ele o animem através de brincadeiras, jogos que estimulem sua mente e, claro, muito carinho e afeto. Quando se diverte, acaba se tornando bastante agitado, correndo para todo lado e se jogando contra objetos em seu caminho.
Bull terrier raça
Os Bull Terriers costumam apresentar uma grande teimosia e desobediência e, por esse motivo, é muito importante que ele aprenda desde filhote a obedecer. O afeto e a rigidez devem ser constante na criação do Bull Terrier, sendo o adestramento muito importante. Isso evitará acidentes no futuro, que podem ser causados por sua força física e forte mordida. O adestramento deve ser feito de maneira bem atrativa, para que o filhote não acabe perdendo o foco da atenção aas suas aulas. Também é importante estar atento ao relacionamento dele com outros cães, para evitar brigas entre eles.

Filhotes de Bull Terrier: como cuidar

Os filhotes Bull Terriers são extremamente cheios de energia e, por isso, necessitam ser supervisionados com frequência. Isso porque, quando ficam muito tempo sozinhos, podem acabar inventando de destruir alguma coisa em seu caminho.
Bull terrier
O temperamento do animal será condicionado de acordo com a criação que receber. Por causa disso, se for tratado de forma carinhosa e com amor, o Bull Terrier se tornará um cão obediente e não agressivo. É recomendado que o filhote de Bull Terrier seja adestrado com firmeza, mesmo quando ele demonstrar agressividade. Isso resultará em um comportamento mais adequado e fácil de lidar. Ele não é um animal que deve ser criado solto ao ar livre, mas apenas dentro da residência e quintal.

Alimentação

Antes de qualquer coisa, é importante que a sua alimentação, quando trocada, seja feita de maneira gradual. Também é bom não deixar a ração sempre disponível para ele durante o dia todo, pois ele comerá tudo em questão de segundos.

Quanto um Bull Terrier come

Enquanto filhote, a alimentação do Bull Terrier deve ser feita a cada 3 ou 4 vezes no decorrer do dia. Quando se torna adulto, ele passa a se alimentar por 2 vezes ao dia. Não há uma regra absoluta em relação à quantidade, mas o melhor a ser feito é oferecer o quanto é indicado na embalagem da ração ou, se preferir, pedir conselho aos criadores.

Preço

O Bull Terrier preço de filhote costuma girar em torno de R$ 1.500,00. Já o mini Bull Terrier pode chegar a custar até R$ 5.000,00.

Cachorro Bull Terrier preço: variações

O Bull Terrier preço depende de alguns fatores, como a procedência de sua linhagem, ou seja, se os pais e avós de sua ninhada foram vencedores de algum concurso nacional ou internacional, por exemplo.

Bull Terrier venda

O Bull Terrier é um cão muito requisitado, por conta do seu porte avantajado e também sua personalidade animada e brincalhona. Isso faz com que seja encontrado sem maiores dificuldades, em canis ou pela internet. Não comum encontrar o Bull Terrier para adoção.

Bull Terrier  canil

Existem diversos canis Bull Terrier que tem como tradição a busca das melhores linhagens, com o intuito de gerar cães campões. Esses canis regularizados possuem o registro e disponibilizam animais com pedigree, já vacinados e vermifugados, além do Bull Terrier miniatura.