Maltipoo

Cachorro Maltipoo

Origem e história

O Maltipoo surgiu nos Estados Unidos e é bastante popular entre as pessoas e também entre as celebridades. Há imagens da cantora Milley Cyrus, por exemplo, que anda para cima e para baixo com seu cão da raça Maltipoo. Esse cachorro é híbrido, isto é, ele provém de uma mistura entre duas raças: o Maltês e o Poodle.

O Maltipoo tem ganhado espaço por conta de uma tendência que tem crescido bastante, de criadores em unir raças e forjar novas criaturas. Esses cães são chamados de “designer dogs”. E o que isso significa? Não são cães de raças oficiais (nem são considerados pelos Kennel Clubs), mas nascem do desejo de se reunir raças famosas para criar uma outra nova. Há muitas misturas resultantes em animais como o Puggle, Malteagle, Schnoodle, Yorkiepoo, Labradoodle, Goldador e muitos outros.

Maltipoo

Porém, não se tratam de cães vira-latas, já que se trata da junção de duas raças puras. Claro que, a partir da união de um Maltipoo macho e outro fêmea, já nascerá uma segunda geração, não mais filiada diretamente de um Maltês e de um Poodle.

Os Benefícios do Maltipoo

O propósito da união de duas raças para forjar uma nova é aliar o que tem de melhor das duas. No caso do Maltipoo, o resultado produziu um cão hipoalergênico, ideal para quem adora ter um cãozinho em casa, mas possui alergia ao pelo do animal.

Outro objetivo da criação do cachorro Maltipoo é que essa raça nova é muito inteligente, mais fácil de treinar e também possui um pelo ainda melhor de ser cuidado. É provável que ele seja maior que o Maltês e tenha o pelo crespo do Poodle. Já o tamanho do Maltipoo e o peso vão depender dos seus pais, podendo variar de 2kg a 9kg e medir mais ou menos 30cm de altura.

Temperamento

O cão da raça Maltipoo é bastante amoroso, sociável e companheiro, ideal para famílias, idosos e pessoas com crianças. É importante ter tempo para dar bastante atenção a seu cão, pois ele adora brincar e se exercitar. Porém, ele não gosta de permanecer muitos períodos fora de casa, nem de ficar em uma casinha no quintal. Ele prefere a companhia do dono, portanto, é preferível que você deixe seu pet dentro de casa.

Maltipoo 3

Mas aqui vai um alerta: o Maltipoo tem por característica detestar ficar muito tempo sozinho. Então, é importante que você dê atenção para o Maltipoo desde filhote e procure passar algum tempo com ele. Se você ou alguém da família fica mais tempo em casa, vai ser um companheiro ideal para seu pet.

Socialização ajudará no futuro

Apesar de pequenino, ele é um bom cão de guarda, pois late bastante quando percebe um intruso. No entanto, se você mora em apartamento, poderá ter problema com os constantes latidos de seu cão Maltipoo, dependendo, claro, da genética dele e de seu treinamento. O treino deverá ser feito por um profissional ou, se você quiser, também poderá adestrá-lo, mas com muito carinho e paciência, senão você poderá assustá-lo e jogar tudo por água abaixo.

Mesmo com o Maltipoo com um temperamento dócil e amigável, é importante você acostumá-lo com as diversas situações desde filhote, socializando-os com as pessoas, familiares, vizinhos e até mesmo outros animais, que a convivência será sadia para todos. Isso evitará que ele se torne tímido e sensível e lata bastante, algo comum especialmente quando ele se depara com estranhos.

Cuidados

Como bom cão de casa, o Maltipoo gosta da companhia caseira desde pequeno. Mas, de acordo com o seu crescimento, é importante dar atividades para ele. Levá-lo para passear na coleira é algo que o Maltipoo vai gostar bastante. Mas cuidado com a temperatura. Ele é suscetível ao calor e ao frio, então o ideal é levá-lo para passear no início ou no final do dia, para fugir de temperaturas mais altas, e evitar sair quando estiver muito frio.

Ao adquirir o seu filhote de Maltipoo, tenha um cesto em casa, pode ser uma caixa de papel forrada com cobertores ou toalhas. Mas indique a ele que aquele local será a casa dele. Até ele se acostumar, é bom levar o bichinho lá fora para fazer xixi de meia em meia hora.

O filhote de Maltipoo é tão fofo que, mesmo adorando brincar, ele pode cochilar em meio a alguma atividade, proporcionando momentos de muita diversão e fofura para todos da casa.

Maltipoo 2

As crianças vão adorar a presença do Maltipoo filhote. Porém, aqui vai um alerta: se seus filhos são muito pequenos, é importante supervisioná-los para que eles não firam o animal, mesmo que sem querer, já que ele é muito pequeno e frágil.

Saúde

Com expectativa de vida de cerca de 12 anos, o Maltipoo pode viver até os 16, caso seja bem cuidado e tenha uma vida bastante saudável. Essa condição origina-se de sua fração maltesa, um cachorro provido de boa genética.

Porém, existem alguns problemas que afetam os cães da raça Maltês e Poddle que também podem atingir o Maltipoo. Entre eles:

- Legg-Calvé-Perthes (degeneração da articulação do quadril da pata traseira);

- Desvio portossistêmico (anormalidade vascular hepática que desvia o sangue do fígado para a circulação, cuja perda de apetite é um dos principais sintomas);

- Luxação patelar (problema comum nas raças pequenas que pode afetar as patas traseiras;

- Atrofia progressiva da retina (problema na visão que pode causar cegueira);

- Epilepsia (problema neurológico que causa espasmos e convulsões).

Vale lembrar que nem todos os cães estão suscetíveis a esses problemas, em sua maioria de origem hereditária. Porém, nem todas as doenças genéticas podem ser detectadas ao longo do crescimento do seu bichinho.

Por isso, é importante que você procure criadores de Maltipoo que tenham condições de atestar geneticamente que esses exemplares estão livres de problemas de saúde. Peça os exames e pesquise a respeito das pessoas nas quais você está lidando para comprar um Maltipoo. E leve o seu animal sempre ao veterinário. Um acompanhamento adequado poderá ajudar a prevenir problemas futuros.

Como Cuidar

Como o filhote de Maltipoo não gosta de ficar muito tempo sozinho e quando se chateia passa a mastigar as coisas, ofereça a ele alguns brinquedos de borracha que vão ajudar o seu pet a passar o tempo. Se o objeto for oco, preenchê-lo com papinha de bebê ou iogurte congelado poderá ajudar na dentição de seu bichinho.

Porém, o melhor é que você tenha tempo para dar carinho e atenção esse cachorro tão afetuoso e que adora se enroscar no dono após alguma brincadeira ou um passeio pelas ruas do bairro ou pelo parque onde gastou bastante de sua energia.

A cor mais comum do Maltipoo é a branca, influenciado pela parte maltesa de sua origem. Porém, se o cachorro “puxar” mais para o Poodle, poderá ter cores mais escuras. O Maltipoo cinza também é bem comum e dos mais bonitos.

Escovação nos pelos deve ser diária

Sua pelagem é macia e normalmente de médio a curto comprimento. Ela também varia de pouco ondulado para encaracolado. Para manter sua pelagem limpa e bonita, o Maltipoo precisa ser escovado todos os dias. Ele deve ser tosado uma vez a cada quatro ou seis semanas, caso contrário, sua pelagem irá se tornar um emaranhando de pelos que poderão, inclusive, causar problemas para o cachorro, já que poderá ocorrer infecções na pele do pet.

Os banhos devem ser dados mensalmente e deve haver uma atenção especial com as orelhas, que devem ser limpas regularmente. Procure um veterinário que ele poderá indicar as melhores formas de você cuidar do seu bichinho.

Alimentação

Alimento o seu Maltipoo com uma dieta rica em nutrientes. Alimentos secos serão melhor absorvidos pelo seu cão e ajudarão a evitar problemas bucais, infecções na gengiva e perda de dentes. Comida enlatada e úmida podem propiciar o crescimento de placa bacteriana nos dentinhos do seu pet.

Até os seis meses, procure alimentar o filhote de Maltipoo três vezes ao dia. O criador da raça poderá ajudar com relação à quantidade, já que ele sabe sobre a linhagem do animal e poderá dizer o quanto ele deverá crescer. 

Caso você precise modificar a dieta do seu animal, não o faça de forma brusca, pois isso poderá acarretar problemas de saúde em seu cão. A sugestão é de que você mude a dieta dele ao longo de quatro semanas, aos poucos.

Preço

Apesar de bastante populares nos Estados Unidos, você precisará ir atrás de criadores para poder conseguir um Maltipoo no Brasil. Ou sugerir para um canil que tenha Poodle e Maltês que possa fazer essa mistura entre raças e gerar uma linda ninhada de Maltipoo. Como as raças originais não são difíceis de encontrar, essa união é possível. Porém, fica a dica: busque informações sobre a linhagem dos animais para evitar problemas de saúde com o seu cãozinho.

No Brasil não foi possível localizar o preço do Maltipoo, pois nos sites que vendem animais não foram encontrados exemplares desta raça. Mas em sites especializados na venda do animal no exterior, os preços podem variar de 500 dólares (aproximadamente R$ 1500) a até 3500 dólares (mais de 10 mil reais).

A raça Maltipoo está na categoria Cachorros Pequenos