Goldador

Muitas raças se originam pela mistura de outras raças. Para que essa mistura dê certo, é preciso que elas sejam compatíveis. O cão Goldador foi originado dessa forma. Ele é a mistura de dois dos retrievers mais populares que conhecemos: o Golden e o Labrador.

Conheça mais sobre essa raça encantadora que tem o poder de conquistar quem a conhece.

Origem e história

O Goldador é uma raça canina relativamente nova, que teve origem no cruzamento entre o Golden Retriever e o Labrador Retriever.

O Golden Retriever é um cão de origem bastante antiga. Ele foi criado no Reino Unido no século XIX para ajudar caçadores. Surgiu devido ao cruzamento de raças como o Tweed Water Spaniel, o Setter Irlandês e o Terra Nova.

Ao longo dos anos, os criadores foram selecionando os filhotes e aperfeiçoando a raça até padroniáa-la. A intenção era de que o cão tivesse boas habilidades em pegar a presa dentro da água.

Já a origem do Labrador acredita-se ter acontecido na Ilha de Terra Nova, no Canadá, por volta de 1800. A raça foi criada para que fosse forte e sua pelagem fosse resistente à água. Lá, ele era utilizado por pescadores para ajudar a puxar as redes cheias de peixes.

goldador

Porém, esse trabalho foi diminuindo e os labradores corriam o risco de ser extintos. Foi então que, por volta de 1830, alguns deles foram levados para a Inglaterra por um grupo de ingleses que estavam na Ilha. Lá, a raça começou a ser selecionada e preservada.

O Labrador passou então a acompanhar caçadores de aves e ajudá-los em seu trabalho. Após a presa ser atingida, ele ia procurá-la e trazia-a de volta ao caçador.

Um fato curioso é que, no começo, só eram aceitos os Labradores de pelagem preta, enquanto os amarelos eram sacrificados. Com o tempo, porém, todas as cores foram aceitas. Em 1917 a raça foi certificada pelo American Kennel Club e ganhou cada vez mais a preferência das famílias. Nos anos 1990, chegou até mesmo a ser a raça mais popular nos Estados Unidos.

Temperamento

O comportamento e a obediência desse cão serão um reflexo da educação que ele recebe. Se os donos não tiverem pulso firme e permitirem que ele faça tudo que tem vontade, o Goldador se torna bem difícil de controlar. Portanto, é preciso educá-lo desde bem cedo.

Goldador temperamento

O temperamento do cão da raça Goldador é uma combinação dos temperamentos das raças que o originaram. Ambas têm um comportamento bastante parecido, então é fácil prever como o Goldador se portará.

Os cães dessa raça são muito ativos. Eles possuem muita energia e adoram brincar e se exercitar. Podem passar horas correndo, pulando e brincando de pegar a bolinha

Outro tipo de exercício que gostam de fazer é de nadar. Como foram treinados para caçar dentro d’água, essa é uma atividade que eles adoram e na qual têm muita facilidade.

Uma das características mais admiradas nesse cão é o fato de que ele adora agradar as pessoas ao seu redor. Sejam seus próprios donos ou meros desconhecidos. O Goldador está sempre disposto a pular, lamber e brincar, sendo impossível não se encantar com sua personalidade.

Por ser um cachorro tão dócil e amável, ele é muito indicado para crianças. Ele é extremamente paciente e nunca fica irritado. Portanto, tolera bem as brincadeiras dos pequenos.

Só se deve ter mais atenção quando as crianças ainda são muito pequenas pois esse cão não tem noção de sua força. Num momento de empolgação durante a brincadeira ele pode machuca-las sem querer.

O cachorro Goldador também convive muito bem com outros animais, sendo cachorros ou não. Ele não costuma arrumar confusão. Muito pelo contrário, assim como faz com os humanos, ele também quer ser amigo dos outros bichinhos da casa.

goldador cão

Cuidados

Existem algumas características do Goldador que exigem cuidados especiais. Com esses cuidados, é possível manter a saúde e o bem-estar do seu bichinho.

Goldador características

O cão dessa raça herda como característica do Golden Retriever os pelos longos e espessos. Por conta disso, a pelagem merece atenção especial. É preciso escová-lo pelo menos uma vez ao dia. para isso, utilize sempre uma escova macia e recomendada pelo veterinário.

Além disso, os banhos também devem ser frequentes. O ideal é que sejam dados pelo menos uma vez a cada quinze dias. Em períodos de calor, como no Verão, essa frequência pode se tornar semanal.

Por natureza, o Goldador é um cão que gosta muito de água. Sempre que tiver a oportunidade, ele vai tentar nadar ou se molhar. Por conta disso, é preciso tomar um cuidado especial com as orelhas.

Após o cão sair da água, é preciso secá-las muito bem. Isso evita possíveis infecções por conta da umidade. Outra coisa que deve ser feita com frequência é a limpeza das orelhas. Para isso, pode-se usar um algodão e uma solução própria de uso veterinário.

Um cuidado importante a ser tomado é o de nunca deixar o Goldador sair sozinho. Isso porque ele é um animal inocente e dócil demais e que se dá bem até mesmo com desconhecidos.

Se uma pessoa mal-intencionada cruzar o caminho desse cão e tentar levá-lo embora, ele não vai atacá-la. Muito pelo contrário, ele certamente vai junto sem pensar duas vezes.

Saúde

O Goldador é um cachorro geralmente saudável e cheio de vida. No entanto, alguns cuidados com sua saúde são essenciais para garantir que ele se desenvolva da melhor forma possível.

Durante os dois primeiros anos de vida desse cão, seus ossos e suas articulações ainda estão crescendo e se desenvolvendo. Portanto, nessa fase, é preciso supervisionar e controlar suas atividades físicas para prevenir lesões.

Não se deve deixar o cachorro correr demais ou pular de lugares muito altos. Também é preciso ficar de olho e impedir o excesso de atividades físicas. Esse cão, por ser agitado demais, pode acabar se exercitando até a exaustão e isso não faz bem.

Como cuidar

O Goldador, apesar de ser um cachorro grande, é bastante dependente de seus donos. Ele precisa o tempo todo de companhia, pois não gosta de ficar sozinho e se entedia facilmente. Além disso, a pessoa que o adota precisa estar disposta a ter um estilo de vida mais ativo, para levá-lo diariamente para passear e brincar.

Também é importante providenciar bastante espaço para esse cão passar o dia. o ideal é que seja um grande quintal, pedaço de terra ou grama. Assim ele terá onde correr, brincar e gastar sua energia. Caso contrário, o cão tende a se tornar muito desobediente e bagunceiro, causando transtornos na casa.

Filhote de Goldador: como cuidar

O filhote dessa raça precisa de alguns específicos para que cresça em sua plenitude. Um deles são as vacinas que devem ser dadas no primeiro dia. além disso, é preciso dar também o vermífugo. O cãozinho só deve sair para passear após tomar todas essas primeiras doses recomendadas.

Outro cuidado importante é o de oferecer ao filhote de Goldador brinquedinhos de morder. Nessa fase, os dentinhos definitivos começam a crescer e o animal tende a morder tudo aquilo que vê pela frente. Portanto, além de dar os brinquedos, deve-se evitar de deixar qualquer objeto ao seu alcance.

goldador filhote

Ele deve também ser treinado desde os seus primeiros meses. Isso porque é um cão muito agitado e que não tem noção de sua força. Se não lhe forem colocados limites, ele pode se tornar muito bagunceiro e um pouco teimoso.

Alimentação

O cão Goldador precisa ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes e vitaminas para estar sempre forte e saudável. Além disso, ela deve ser pobre em sal para evitar problemas cardíacos.

Outro cuidado que se deve ter é com as quantidades oferecidas. Essa raça herdou do Labrador a tendência a ganhar peso com facilidade. Portanto, se comer demais, ele pode ficar obeso e desenvolver outras doenças relacionadas a isso.

A base dessa alimentação deve ser sempre uma ração de qualidade, que deve-lhe ser oferecida duas vezes ao dia. Os biscoitinhos e outros snacks para cães são permitidos. Porém, o ideal é que sejam usados em momentos de treinamento.

Preço

Goldador venda

Você pode encontrar o Goldador à venda diretamente com criadores de suas raças de origem. Eles não são encontrados em canis especializados por não se tratar de uma raça pura e sim de uma mistura.

Em todo caso, não é tão fácil assim encontra-lo. O ideal é procurar através da internet em grupos e fóruns de uma das raças

Goldador preço

No Brasil, os cães que originaram essa raça, o Golden Retriever e o Labrador, são bastante populares. Por conta disso, é possível encontrá-los por valores não muito altos.

O preço do Goldador vai depender do preço dos cães que o originaram. Ele pode custar mais caro se eles forem cães certificados, por exemplo. Porém também é possível encontrá-lo para comprar de pessoas que criam em casa, por valores bem mais acessíveis.

O Goldador é um cachorro extremamente bonito, dócil e divertido. É um companheiro para todas as horas, que adora se divertir e agradar as pessoas ao seu redor. Por conta disso, é uma excelente opção de animal de estimação.