Puggle

Cachorro Puggle

Origem e história

A raça Puggle tem origem nos Estados Unidos. É uma mistura de raça cão entre um Pug e um Beagle, e isso você pode perceber claramente pelo seu nome. Havens Wallace foi o criador da raça, dando também nome a ela. Seu objetivo foi unir as melhores qualidades de cada uma, tornando-a híbrida, cruzando dois cães de raça pura. Muitas pessoas têm orgulho desta criação, principalmente celebridades norte-americanas, como Sylvester Stalone e James Gandolfini, por exemplo, que têm um Puggle e adoram desfilar com seus cães pela cidade.

Puggle

De acordo com alguns indivíduos, a raça Puggle é superior, pois é criada em observação, o que a torna mais especial. Já outras pessoas a considera como vira-lata, o que faz alguns canis não registrarem como raça pura. Mas muitos também não se importam no que eles pensam, e isso faz do Puggle uma da raças mais queridas e disputadas para entrar nos lares.

Temperamento

Os Puggles são excelentes animais de estimação, e além de serem adorados, também são bastante inteligentes.

Eles são energéticos como os Beagles e ao memso tempo calmos como os Pugs. Esta raça tem o costume de uivar, e por isso é necessário acostumá-la desde filhote a socializar-se com pessoas e a treiná-la para não fazer o ato.

A raça Puggle é ideal para as famílias que possuem crianças, pois ela traz consigo uma ternura bastante amigável e afetuosa. Geralmente gosta de cumprimentar seu dono e sua família abanando a cauda, mostrando que está contente com todos ali ao seu redor.

Puggle 2

Se você souber adestrá-lo perfeitamente, não precisa contratar um profisional, apenas tenha paciência que conseguirá fazer ele aprender tudo rapidinho, pois o Puggle, como já foi dito acima, é bastante inteligente e irá aprender os comandos básicos facilmente. Alguns comando são: deitar, levantar, sentar, levantar as patas, etc.

Poogles são cães independentes, mas às vezes também são um pouco peçonhentos, por isso é necessário fazer atividade física e brincar todos os dias com eles. Levá-los para passear é uma excelente ideia, já que eles adoram estar em contato sempre com pessoas ou outros animais.

A raça também gosta de latir, mas se desencorajada desde filhote isso pode se reverter. Devido à sua boa quantidade de energia e o seu jeito dócil, o animal pode ser ligeiramente adestrado até enquanto brinca.

Cuidados

O Puggle é uma raça que não requer muitos cuidados de seu dono, uma saidinha todos os dias ou outra atividade que o entreta e faça gastar suas energias já basta para deixá-lo feliz. O animal não precisa de manutenção constante, como escovação diária, por exemplo, ele só existe uma certo cuidado regular, como banho, unha, etc.

Em relação aos cuidados com a comida, o aconselhado é procurar uma ração que contenha todos os nutrientes de que seu cão necessita. A ida a um veterinário pode te ajudar sobre a dieta desta raça.

Puggle 3

Outro cuidado com o Puglle está relacionado ao clima, pois ele é sensível tanto ao calor quanto ao frio, tendo que ser protegido em ambos os climas, caso contrário, poderá pegar um resfriado e também sibilância.

A raça Puggle, além de amigável, também é muito carente, e por isso não é aconselhável deixar seu animalzinho sozinho por muito tempo, pois ele pode até morrer de tristeza.

Saúde

No geral, o Puggle possui uma saúde de ferro. A única precaução que seu dono deve ter é em relação à temperatura em que ele vive. Por exemplo, se o país for muito frio ou muito quente. Nestes casos, deve-se ter cuidado e proteger o animalzinho para que ele não adoeça, pois é sensível a esses extremos.

Também é recomendável, não só para esta raça, o cuidado na hora do banho, principalmente na hora de lavar as orelhas, pois cães são propensos a terem otite. Existem certos produtos que são especificamentes para isso, o ideal é consultar um veterinário e tirar todas as suads dúvidas.

Como cuidar

Não existe segredo para cuidar de um Puggle, basta apenas dar carinho, amor e, claro, não deixá-lo sozinho por muito tempo. O dono também tem que ter ciência que este animalzinho gosta de brincar e que precisa gastar suas energias, por isso, a caminhada diária, além de fazer ele ter uma boa saúde, também é uma grande aliada do bem estar do cachorro. A toza não é necessária, portanto não requer cuidados específicos.

Esta raça se adapta tanto em casa quanto em apartamento, só que no caso deste último, o Puggle precisará de um pouco de espaço para brincar.

Alimentação

A alimentação do Puggle, assim como de qualquer outro cão, deve ser balanceada. O veterinário saberá indicar qual a melhor para o seu cão, pois quando filhote tem que ter maiores cuidados com a comida. Mas uma coisa é certa, filhote ou não, você nunca deve alimentar seu cachorro com comida de adulto, pois esta não contém os nutrientes necessários à saúde do animal, além de também não ser apropriada para ele.

Preço

Um Puggle custa em média R$1.900,00.

Puggle: Personalidade

Este cãozinho possui personalidade calma, pois herdou a serenidade da raça Pug. Ele é calmo quando necessário e também é agitado quando está brincando, o que o torna parecido também com os Beagles. No geral, é um cão familiar, de natureza lúdica e imprescindível para aqueles que têm crianças em casa, pois os Puggles adoram ser mimados e mimar todos de seu ambiente. Eles sentem-se como se fossem membros da família, por isso não gostam quando os deixam sozinhos. Ele é daquele tipo que gosta de rua e ao mesmo tempo curte ficar em casa no sofá e ainda, se possível, no colo de seu dono.

Cão da Raça Puggle

O cão da raça Puggle possui características um pouco peculiares, como por exemplo: nascem com o focinho de um Beagle e o resto do corpo parece um Pug. O bom disso é que, tendo um focinho não muito curto, elimina doenças respiratórias que a raça Bug possui. O cruzamento destas duas raças gerou esse animalzinho divertido, calmo e muito disputado entre as família.

O Puggle pode viver em média de 10 a 15 anos. Eles pesam entre 15-30 quilos, vai depender da idade de cada um. Puggles criados podem pesar até 10-15 centímetros de altura, e são encontrados em várias cores: preta, branca, marrom, castanha e até colorida. Seu pelo não é longo, mas é muito fofinho, não tendo o derramamento dos outros cães.

Assim como seus progenitores, o Puggle possui orelhas caídas, pernas curtas, corpo engrossado, sua cauda geralmente fica enrolada e tendo também o casco brilhante e liso.

Puggle: Canil

Existem alguns canis exclusivamente para determinadas raças, mas no caso da Puggle, aqui no Brasil, você pode encontrar em qualquer um, basta procurar e ver a disponibilidade do cãozinho.

Puggle à venda

Para comprar um Puggle, você deve pesquisar bastante para ver se o criador é respeitável no mercado. É importante perguntar sobre os pais do animalzinho para saber realmente a origem deles ou sobre o temperamento do animal. Verifique se o cão é realmente um Puggle, pois algumas pessoas costumam vender vira-latas ao invés de Puggles.

Atente-se em perguntar se o criador deu todas as vacinas nele e quais faltam dar. Algumas vacinas já vêm incluídas no preço do Puggle, questione isso também.

Filhote de Puggle

O filhote de Puggle é muito amoroso e carente; ele necessita ser bajulado o tempo todo, mas claro, sem excessos, senão crescerá teimoso. Qualquer animal, se for muito mimado quando filhote, dará mais trabalho ao seu dono, pois corre o risco de seu temperamento se tornar difícil.

A compra de bolinhas e outros brinquedos pode fazer bem ao seu cachorro, assim ele não se sentirá mais independente da família, adquirindo seus próprios atos. Mas óbvio que ele não necessita somente disso, como já foi dito aqui neste artigo, o Puggle ama dar e receber carinho o tempo todo, esta é uma característica marcante dele.

Um cuidado essencial para o seu Puglle filhote é em relação a ração que ele deve comer. Procure comprar àquelas para filhotes, pois são diferentes das rações de um cão adulto.

A raça Puggle está na categoria Cachorros Pequenos