Schnoodle

Cachorro Schnoodle

Origem e história

O Schnoodle é um cão que resultou do cruzamento entre exemplares da raça Schnauzer e também do Poodle. Os cães da raça Schnoodle são considerados animais híbridos, o que significa que ele não é uma raça pura, mas sim a combinação realizada a partir do cruzamento de raças distintas. Isso ocorre porque, muitas vezes, há criadores que produzem cães a partir de combinações comum, com o objetivo de desenvolver animais de maior qualidade.

Schnoodle

O cão da raça Poodle, que deu origem aos exemplares de Schnoodle, apesar de ter uma aparência frágil, é na verdade um cão forte e musculoso, com ossatura bem resistente. Originalmente foi desenvolvido para ser um cão apto para se destacar na caça e também para ser um nadador de ótima performance. Nos tempos anteriores, essa raça era utilizada como um cão de água, sendo então um parceiro para os caçadores. Já os Schnauzers eram usados para recolher as aves que eram abatidas durante as caçadas.

Por se tratar de uma raça hibrida, o Schnoodle não é propriamente considerado uma raça pura. Os cães híbridos são geralmente desenvolvidos para realçar característica e traços de outras raças, unindo-as em um animal que apresentará uma qualidade superior. Porém, é também possível que o cruzamento de determinadas raças não traga o resultado que os criadores desejavam e, dessa forma, os cruzamentos realizados são abandonados.

Temperamento

O Schnoodle é um animal de temperamento bastante amistoso, que gosta de estar presente em todas as atividades familiares. Possui uma imensa energia para brincar, o que o torna ideal para acompanhar o pique das crianças, com quem esse cão adora se divertir. Por ser um cão que é muito amável, companheiro e agradável de conviver, é considerado uma excelente escolha para ser um cão de família. Além disso, ele possui muita energia para acompanhar o seu dono em longas caminhadas.

Schnoodle 2

Alguns exemplares dessa raça, quando se tornam adultos, passam a não gostar da presença de pessoas estranhas. Eles podem também ter o hábito de latir incessantemente, principalmente os cães de tamanho miniatura.

Esse cão é bastante independente e o seu temperamento pode variar de acordo com a combinação realizada entre os exemplares das duas raças que o originaram. Isso ocorre porque, quando há uma mistura de raças, as características resultantes dos filhotes podem se tornar pouco previsíveis.

Ele consiste eu um animal bem atlético e ativo, que gosta de fazer de tudo para agradar o seu dono. Apesar de geralmente se darem muito bem na presença de crianças, o mesmo não acontece quando ele está junto a outros animais, se não for socializado desde filhote.

O cão da raça Schnoodle é um animal muito fiel e ligado ao dono. É um ótimo cão de guarda, apesar de não ser um animal que demonstre agressividade. Ele é muito usado para participar de competições de agilidade.

Cuidados

Por ser um animal muito ativo, ele precisa realizar longas caminhadas diárias, para que assim possa se exercitar de maneira correta e se sentir feliz. Isso também é algo muito importante também para manter o animal saudável. Também é preciso envolver o cão em brincadeiras ao livre para que ele não acabe por se sentir entediado.

É necessário que o cão Schnoodle tome banhos periódicos. Por ser um cão que gosta de água, não haverá problemas em reação a isso. Porém, é preciso dar atenção para secar sempre bem as orelhas após os banhos. É recomendado que ele receba uma tosa mensalmente. Esse cão precisa ter as suas unhas aparadas com regularidade, ou seja, preferencialmente uma vez durante a semana.

Schnoodle 3

As orelhas do Schnoodle precisam de um cuidado especial, já que podem apresentar infecções. Por isso, elas devem ser verificadas semanalmente para ver se não há um acúmulo de cera ou odor forte. A limpeza pode ser feita com um algodão umedecido em água. Os pelos localizados na região da orelha deverão ser retirados para ajudar a prevenir uma infecção.

Não é indicado que esse cão seja deixado sozinho por períodos muito longos, pois o ideal é que ele possa conviver junto à sua família. Eles necessitam receber atenção das pessoas, já que gostam de receber carinhos e elogios constantes.

Em geral, são animais teimosos e podem perseguir gatos ou outros cães, apenas por puro divertimento. Por isso, e recomendado que os seus passeios sejam sempre feitos com o uso de coleiras e guias, para assim evitar que ele escape e saia correndo em disparada.

Saúde

O Schnoodle é um cão que possui resistência e robustez. Sua altura é proporcional ao seu comprimento, o que o faz ter um corpo com aspecto quadrado. Uma de suas principais Schnoodle características é a presença de uma pelagem densa, além dos bigodes rijos. Caso ele não apresente as características desejadas para a sua raça, não será usado para procriação como um animal de sangue puro e, além disso, o desclassificará caso participe de competições.

A pelagem do Schnoodle pode ser tanto macia e encaracolada como também rígida. Isso dependerá das características genéticas que herdará do pai ou da mãe. É também possível que a pelagem seja uma mistura entre ambos. As Schnoodle cores que ele pode apresentar variam entre preto, branco, marrom, damasco e cinza. Também pode possuir manchas de diversas tonalidades. Ele não costuma perder muito pelo, o que o torna um animal ideal para as pessoas que possuem alergia a pelos.

As orelhas podem ser invertidas e com o formato em V, ou então serem mais alongadas e pendentes com as de um Poodle. O pescoço é, em geral, mais comprido e tem os ombros bem desenvolvidos. As patas posteriores são bem desenvolvidas, o que oferece um maior equilíbrio para o cão Schnoodle.

Ele possui pernas alongadas, com as orelhas flexíveis. Seu focinho pode ter um aspecto largo ou então mais estreito. O cão Schnoodle é bastante ágil e possui habilidades como caçador, sendo bem indicado para tarefas que exigem o rastreamento.

Seu tamanho pode apresentar 3 variações, sendo elas o miniatura, o padrão e o gigante, o que dependerá do cruzamento realizado. A maioria dos exemplares possui o tamanho miniatura, apresentando filhotes que podem pesar de 4 kg a 7 kg. Porém, caso seja o cruzamento entre um Schnauzer gigante e um Poodle, por exemplo, o peso do animal poderá chegar a até 35 kg. Por esse motivo, é importante ter o conhecimento de quem são os pais do filhote antes de escolher o seu.

Os cães da raça Schnoodle possuem uma expectativa média de vida de 15 anos de idade, sendo que alguns chegam aos 18 anos.

Como cuidar

A raça do cão Schnoodle possui uma grande facilidade de compreender o que lhe é ensinado, o que o faz aprender com muita rapidez. É preciso que ele seja adestrado com firmeza e perseverança, pois pode se mostrar um cão que gosta de desafiar o seu tutor.

Filhote de Schnoodle: como cuidar

Para evitar que o cachorro Schnoodle acabe tendo atrito com outros cães ou outros animais da casa, o melhor a se fazer é socializá-lo desde filhote e, dessa forma, não haverá problemas quando ele se tornar um animal adulto.

Por ser um cão que pode ser teimoso, se não for ensinado desde Schnoodle filhote, pode crescer de forma a enfrentar o seu dono para ter o controle sobre a casa, tornando-se um animal caprichoso e desobediente.

Alimentação

Por se tratar de um cão que pode apresentar 3 padrões de tamanho, cada exemplar deve receber a ração adequada ao seu padrão. Caso se trate de um Schnoodle tamanho em miniatura, ele deverá receber a ração desenvolvida para as raças pequenas. Se for um exemplar maior, deve se alimentar da ração específica para as raças grandes.

Quanto come um Schnoodle

A quantidade de ração oferecida para um cão Schnoodle pode variar bastante, dependendo do seu tamanho, variando de 100 g a 390 g por dia. A quantidade poderá ser verificada nas embalagens da ração.

Preço

O preço de um filhote Schnoodle pode variar entre R$1.200,00 a R$ 2.000,00

Schnoodle preço: variações

A variação de preço de um Schnoodle pode ocorrer devido a fatores como cor, pedigree, além do tratamento que o filhote recebeu no canil. Além disso, a sua ninhada pode influenciar no preço final.Parte superior do formulário

Schnoodle comprar

Para encontrar um exemplar de Schnoodle a venda, basca realizar uma busca na internet. Dessa forma, será possível encontrar filhotes sendo oferecidos tanto em petshops, como para realizar a compra diretamente através da internet.

Schnoodle canil

Os canis registrados que desenvolvem o cão Schnoodle para a venda são encontrados em alguns lugares pelo Brasil. Há criadores que são especializados na criação dessa raça, que vendem exemplares que possuem pedigree, vacinas e todo o acompanhamento veterinário.

Schnoodle adoção

A adoção de um cão dessa raça poderá ser feita através de uma busca pela internet, ou então entrando em contato com canis. Apesar disso, não é tão fácil de ser encontrado e o animal disponível para adotar poderá não possuir o pedigree como um comprado em um canil credenciado.   

A raça Schnoodle está na categoria Cachorros Pequenos