O Duck Tolling Retriever da Nova Escócia, também conhecido como Little River Duck Dog, “Toll” ou “Toller”, é um cão proveniente das províncias marítimas canadenses, mais precisamente do distrito Little River. Historiadores acreditam que ele tenha surgido por volta de 100 anos atrás e que a sua origem genética esteja ligada diretamente aos cães da raça Golden Retrievers, Setter Irlandeses, Cocker Spaniels e Chesapeake Bay Retriever.
O nome desse cão tem origem pela junção do nome da província de Nova Scotia e a atividade que ele executava no princípio, “Duck Tolling”, associado ao movimento de atrair os patos que caçava.
Trata-se de um cão cuja raça surgiu originalmente para servir de auxiliar na caça de aves, como patos e gansos. Eles eram usados para realizar uma técnica de caça conhecida como “tolling”, onde os cães se moviam próximos às margens dos lagos, despertando a atenção das aves. Quando elas se aproximavam, acabavam sendo abatidas pelos caçadores e então recolhidas pelo Duck Tolling Retriever da Nova Escócia, que os entregava ao seu dono.
O seu reconhecimento como raça distinta foi realizado recentemente, já que, anteriormente aos anos de 1950, ele era conhecido como Little River Duck Dog ou então Yarmouth Toller. No ano de 1945, o Kennel Club do Canadá o reconheceu como Duck Tolling Retriever da Nova Escócia, sendo fundado em 1974 o clube Nova Scotia Duck Tolling Retriever no Canadá, com o intuito de propagar e proteger a raça.
Durante a década de 1980, acabou sendo reconhecido pela Federation Cynologique Internationale (FCI) e, em 2001, integrou-se ao Miscellaneous Class americano. Na Europa, existem clubes da raça Duck Tolling Retriever da Nova Escócia no Reino Unido e Holanda. Nos EUA, esse cão ainda não é muito conhecido, mesmo havendo diversos criadores espalhados pelo país.
Temperamento
O Duck Tolling Retriever da Nova Escócia é um animal que tem muita energia e adora brincar, principalmente junto a crianças. Apesar disso, é importante estar atento quando ele está na companhia de crianças muito pequenas, devido ao risco de machucá-las sem querer em meio a alguma brincadeira mais forte.
Devido ao temperamento do Duck Tolling Retriever da Nova Escócia, eles costumam ser ótimos companheiros e criam um forte senso de afeto e proteção com a família toda. Na presença de pessoas estranhas, ele age com certa cautela e reserva. Mas, apesar de poder latir para elas, não chegará a demonstrar agressividade e logo já aceitará sua presença.
O Nova Scotia Duck Tolling Retriever precisa viver em lugares onde tenha espaço para que possa se exercitar frequentemente. Ele tem a necessidade de brincar com o seu dono em atividades ao ar livre, através de jogos ou então correndo. São cães que se destacam em provas de agilidade, chegando a receber diversos prêmios nessa categoria. Como ele possui muita energia a ser gasta, por vezes parece ser um cão incansável e, por essa razão, precisa ser bastante estimulado.
É importante que o seu dono não se ausente por longos períodos, deixando o animal de lado, já que isso o deixará extremamente aborrecido. Apesar dessa necessidade de estar junto ao dono, o Duck Tolling Retriever da Nova Escócia é um cão que pode ficar sozinho e, por causa disso, adapta-se muito vivendo em casas.
Cuidados
Recomenda-se que a pelagem do cão Duck Tolling Retriever da Nova Escócia receba uma escovação regular com uma escova e pente, não sendo necessário tosar com um corte específico. Não é aconselhável que ele receba banhos frequentes, já que isso acaba removendo a oleosidade natural do seu pelo, motivo pelo qual ele é protegido das baixas temperaturas.
É indicado que os pelos entre as suas unhas sejam aparados regularmente. Além disso, as orelhas deverão ser verificadas semanalmente, para que sejam mantidas limpas, assim evitando o aparecimento de infecções.
Por se tratar de um animal que possui muita energia, as atividades físicas devem ser constantes para essa raça, principalmente se o cão habita em uma casa. O recomendado é que ele faça caminhadas diárias para que se mantenha saudável e feliz.
Saúde
O porte do cão Duck Tolling Retriever da Nova Escócia é o médio e seu corpo possui uma estrutura compacta. Sua cabeça é levemente arredondada e larga. Já os seus olhos são medianos e amendoados, com as orelhas em formato de triângulos, com alta inserção. A cauda é grossa na base e possui pelos em abundância, sendo levemente curvada sobre o dorso.
Ele tem uma pelagem densa, o que o mantém aquecido em temperaturas mais baixas, além de ser também à prova d´água. Sua cor pode apresentar inúmeros tons avermelhados, variando entre o marrom claro, vermelho canela, vermelho dourado, vermelho raposa, vermelho escuro, verle e canela.
Seus pelos possuem uma textura macia, sendo alongados de forma moderada. Já o subpelo possui ondulações e é bastante denso. Além da cor vermelha, também são aceitas marcas brancas em seu peito, rosto, ponta da cauda e nos pés.
É um cão que apresenta muita agilidade, sendo esse um dos motivos de ter sido desenvolvido para a caça de aves. Ele possui a habilidade de se locomover com muita rapidez, mudando de direção no momento que desejar, devido à sua elasticidade. Apesar de ser uma raça que é considerada muito saudável, já foram observados casos de atrofia progressiva da retina em alguns exemplares, além de problemas relacionados à tireoide. Por conta disso, é preciso dar a devida atenção a esses fatores, levando-o regularmente ao veterinário.
O tamanho médio de um Duck Tolling Retriever da Nova Escócia pode variar em torno de 40 cm a 50 cm e o seu peso fica em torno de 20 kg a 23 kg para os machos e 17 kg a 20 kg para as fêmeas. Sua expectativa de vida gira em torno dos 12 anos de idade, podendo chegar aos 14 anos.
Como cuidar
Assim como os demais cães Retrievers, o Duck Tolling Retriever da Nova Escócia é considerado uma raça bastante fácil de ser adestrada. O ideal é que ele seja treinado para que possa identificar a liderança do seu tutor.
Ele se mostrará atento durante os ensinamentos e aprenderá os comandos com bastante destreza. Apesar disso, as atividades de treino devem ser variadas ao invés de serem muito repetitivas, já que ele poderá se sentir entediado com facilidade.
Duck Tolling Retriever da Nova Escócia filhote: como cuidar
O filhote de Duck Tolling Retriever da Nova Escócia deve receber o treinamento de forma firme e variada, para que ele se mostre interessado e sua atenção seja mantida. O ideal é que ele receba petiscos como recompensa, já que isso o manterá mais atento e facilitará o seu aprendizado.
Por ter a capacidade de aprender com facilidade, poderá ser adestrado sem o uso de um profissional. Apesar disso, também é recomendado que ele seja treinado por um adestrador, que ensinará todas as técnicas que o tornarão um cão mais obediente.
Alimentação
O ideal é que a raça Duck Tolling Retriever da Nova Escócia, assim como os demais cães, receba uma alimentação de qualidade, já que isso pode influenciar diretamente na saúde do animal. O mais indicado são as rações Premium ou Super Premium.
Ele deve se alimentar de acordo com a sua necessidade, sendo indicado que coma a ração de 3 a 4 vezes enquanto filhote e, ao se tornar adulto, de 2 a 3 vezes ao dia. A quantidade de ração pode ser verificada na embalagem, de acordo com o peso do animal. Caso preferir, peça a indicação de um veterinário.
Quanto come um Duck Tolling Retriever da Nova Escócia
O filhote de Duck Tolling Retriever da Nova Escócia deve receber uma alimentação diferenciada, sendo a específica para filhotes, até por volta dos 12 meses de idade. A quantidade de ração pode variar de 96 g de 170 g. A partir de então, ele se tornará um cão adulto e a ração deverá ser mudada, para que atenda às suas necessidades nutritivas. A quantidade pode variar de 175 g a 250 g por dia.
Preço
O preço de um Duck Tolling Retriever filhote pode variar de R$1.000,00 a R$5.000,00.
Duck Tolling Retriever da Nova Escócia preço: variações
O preço de um filhote poderá variar dependendo da sua linhagem e as premiações que seus pais e avós receberam. Antes de adquirir um exemplar da raça, é indispensável exigir a identificação do seu pedigree.
Duck Tolling Retriever da Nova Escócia canil
Não são encontrados canis Duck Tolling Retriever da Nova Escócia espalhados pelo Brasil. Os lugares onde ele pode ser encontrado com facilidade são em canis do Canadá, EUA e Austráilia.
Duck Tolling Retriever da Nova Escócia adoção
A adoção de um Duck Tolling Retriever da Nova Escócia não acontece com frequência, por ser um cão que não é comum de ser encontrado.
Duck Tolling Retriever da Nova Escócia venda
A venda de exemplares dessa raça geralmente acontece no exterior. Apesar de bastante difícil, pode ser possível encontrar algum dono que venda os filhotes adquiridos. Porém, poderá não ser garantido que eles tenham pedigree, o que não impedirá de ser um ótimo cão de companhia.