O pequenino Sussex Spaniel tem origem na Grã-Bretanha e é uma das raças mais antigas daquele país, tendo surgido no começo do século XIX. Sussex faz referência ao condado situado no sudeste da Inglaterra, local onde ele surgiu, graças ao empenho e entusiasmo do senhor Fuller, da fazenda Rosehill, que tinha em seu canil vários destes cães e também outros.
O cão da raça Sussex Spaniel foi criado de forma exitosa para trabalhar na fazenda e, por muito tempo, ele era utilizado para caçar faisões e perdizes em áreas acidentadas. Apesar de um pouco lento, ganhou rapidamente popularidade e passou a ser muito solicitado.
Sua primeira aparição oficial pública ocorreu em 1862, em uma feira no Palácio de Cristal de Londres e ele acabou sendo reconhecido na Grã-Bretanha em 1895. Curioso é que já em 1884 o Kennel Club dos Estados Unidos havia aceito oficialmente esta raça em seu país, mas uma grande profusão de exemplares cruzariam o Oceano Atlântico somente muitos anos mais tarde.
Guerras quase levaram raça à extinção
A fase da raça Sussex Spaniel sofreria o primeiro baque durante a Primeira Guerra Mundial, que quase provocou a extinção deste cachorro. Acabou sendo salva por um criador, que retomou a reprodução desta raça a partir dos anos 1920. Em 1924 foi criado em território inglês o Sussex Spaniel Association, que firmaria pé no registro e na reafirmação desta raça. Nos anos 1930 o animal retomou popularidade, não só na Inglaterra, mas expandiu para os Estados Unidos, com registros crescentes de reprodução pelo Kennel Club norte-americano.
No entanto, com o advento da Segunda Guerra Mundial, nova queda no número de filhotes quase levou à extinção do Sussex Spaniel na Inglaterra. Para se ter uma ideia, ao término da Segunda Guerra, os Estados Unidos tinham mais exemplares registrados do que no seu país de origem.
A extinção completa não se concretizou apenas por conta de outro abnegado apaixonado por esses bichinhos de pernas curtas. Trata-se da senhora Feer, de Sussex, que ajudou a conservar os existentes e a propiciar cruzamentos para aumentar o número de cachorros.
O cão é bastante raro no mundo todo
Aos poucos, o número de exemplares foi crescendo novamente na Inglaterra. Isso possibilitou inclusive que ele atravessasse fronteiras. Em 1980, por exemplo, foi criado o Clube Português de Spaniel, reconhecido pelo Clube Português de Canicultura. Ainda assim, o Sussex Spaniel é considerado um cão bastante raro no mundo todo. Talvez por isso, o United Kennel Club tenha reconhecido oficialmente esta raça pura apenas em 1993.
Sussex Spaniel tem como característica ser um bom farejador. De porte médio, ele mede entre 33 cm e 38 cm e pesar mais ou menos 20 quilos. Apesar de curtas, as patas são fortes. A cor comum e permitida para este animal é algo como um fígado dourado, que mais parece um marrom, predominando o ouro nas pontas.
Temperamento
O Sussex Spaniel possui temperamento carinhoso e companheiro, podendo ser um ótimo cão para a sua família. Ele também gosta de crianças e adora estar em contato com os donos. Portanto, é bom inseri-lo no cotidiano da família. Se um integrante ficar em casa o dia todo, pode ser bom para o seu bichinho, que gosta da companhia e pode se sentir carente e entediado caso fique sozinho por muito tempo. É fundamental, portanto, encher o animal de carinho e atenção. Isso o deixará contente, pois ele se sentirá amado e será uma companhia ainda melhor para a família.
Pelo tamanho e por suas características, o Sussex Spaniel pode ser criado tanto em casa quanto em apartamento. No entanto, é importante dedicar alguns momentos diários de recreação com o animal. Isso porque seu passado fazendeiro o faz ter muita energia e ser um tanto quanto ativo, ainda que pequenino, o que o mantém com desejo frequente de se exercitar.
Apesar de parecer um pouco sério devido à sua expressão, ele é bastante sociável e não costuma estranhar pessoas desconhecidas. Companhia calma em casa, pode ser um tanto quanto barulhento quando estiver em alerta. Outra característica do Sussex Spaniel é ele estar sempre disposto e ansioso para agradar o dono, inclusive adora avisar o proprietário quando encontra algo ou quando estiver animado por qualquer motivo.
Cuidados
O Sussex Spaniel é um cão bastante inteligente. Por isso, eles precisam ser estimulados a muitas atividades, caso contrário se sentirão entediados e poderão desenvolver problemas comportamentais indesejados.
O ideal é levá-lo para passear todos os dias, seja uma caminhada tranquila ou para jogar um pedaço de madeira para o seu cãozinho pegar. Se você morar em uma casa, aproveite o quintal para brincar com ele. É fundamental que ele se exercite bastante.
Socialização deve ser precoce
Assim como todo cachorro, o filhote de Sussex Spaniel precisa ser socializado desde cedo para que ele cresça maduro e confiante e não fique teimosos. A socialização deve ser completa, incluindo contato com outras pessoas, outros animais, situações distintas do cotidiano e ruídos. A socialização precoce ajuda a combater outro elemento característico do Sussex Spaniel: o instinto de caça.
Com um treinamento adequado, você terá um cãozinho bastante amigável e sociável, que adora estar em companhia e de brincar com os donos e que ficará muito feliz quando você chegar do trabalho e ficará junto contigo no sofá vendo televisão.
Saúde
O cão da raça Sussex Spaniel é saudável e tem expectativa de vida entre 10 e 12 anos. Porém, como na maioria dos animais, é propenso a ter algumas doenças devido a questões genéticas, hereditárias ou mesmo do ambiente em que vive.
Por isso, é importante checar com o criador se o Sussex Spaniel filhote está saudável, pedir os exames dos pais do animal e obter informações do próprio canil, afim de saber se ele é confiável e poderá garantir que seu bichinho não tem predisposição a problemas graves de saúde.
O responsável pelo animal ficará contente em explicar todo o processo para chegar aquele filhotinho lindo, falando sobre as atitudes que ele tomou para evitar problemas de saúde e também exibir as certificações necessárias dos pais do filhote.
As doenças mais comuns para esta raça são:
– Estenose pulmonar: de ordem congênita, é uma doença em que o sangue não flui corretamente pelo coração por conta de um estreitamento da região entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar. Poderá exigir cirurgia, dependendo da gravidade;
– Persistência do ducto arterioso: outro problema que pode aparecer no nascimento, ele ocorre quando um vaso sanguíneo de nome ducto arterioso, que conecta a aorta e a artéria pulmonar, não fecha depois do nascimento, o que faz com que o sangue flua para trás nos pulmões, causando vários problemas. No entanto, há cirurgia corretiva simples de ser feita;
– Doença do disco invertebral: ocorre quando um disco da vértebra rompe ou pelo surgimento de uma hérnia que comprime a medula espinhal do animal e pode levar à paralisia dos membros dos cachorros;
– Displasia do quadril: uma doença degenerativa que pode afetar o quadril do cachorro e fazer com que ele tenha dificuldades para caminhar. Problema comum que pode atingir praticamente todas as raças.
Como cuidar
O Sussex Spaniel deve ser incentivado à prática esportiva para que gaste bastante energia. Caso contrário, ele poderá ter tendência a engordar. Mas se você der bastante atenção, carinho e estimulá-lo a participar de muitas brincadeiras desde filhote, seu animal só vai te agradecer e sua saúde estará em plena forma.
Com uma pelagem superior de cumprimento médio e subpelo mais denso e macio, é importante que a manutenção seja frequente e cuidadosa. O ideal é que a escovação seja diária, mas é possível fazê-la semanalmente. Esse cuidado regular ajudará a evitar nós e emaranhados na pelagem do seu bichinho.
É importante também tosar o animal de vez em quando, visitando um profissional especializado. Procure também dar banhos nele regularmente e tenha atenção às orelhas, deixando-as sempre limpas e distantes de infecções.
Alimentação
A quantidade recomendada de ração par ao Sussex Spaniel é de duas xícaras diárias. Mas como ele é um cão que engorda mais facilmente, não deixe a comida à disposição do animal. Controle os horários das refeições e ofereça somente nos momentos que você definir que ele deve ser alimentado
O quanto de comida ele vai comer quando já estiver adulto vai depender de seu tamanho e peso, por isso, vale um acompanhamento com o veterinário, que irá indicar de forma mais precisa a dieta diária de seu cachorro. O criador também poderá dar dicas a respeito, afinal, ele tem as certificações e o histórico dos pais do animal.
Preço
Por ser um animal raro, é difícil encontrar um Sussex Spaniel à venda no Brasil. Será preciso muita persistência e empenho para pesquisar criadores e conversar com eles até encontrar um canil de Sussex Spaniel.
A situação fica mais difícil ainda se você deseja fazer a adoção de um Sussex Spaniel. Há projetos que incentivam a adoção no exterior, mas conseguir trazer um exemplar até o Brasil é tarefa complicada. Quem deseja comprar saiba que lá fora o preço do Sussex Spaniel está entre 500 e 700 dólares, o que dá mais ou menos algo entre R$ 1.500 e R$ 2.100.