Boerboel

Origem e história

Oriundo da África do Sul, o cão da raça Boerboel (pronuncia-se “Búrbol”) era o guarda de diversas propriedades da área. Trata-se de uma raça do tipo Molosso, categoria de cães que possuem um porte físico forte, de tamanho grande a gigante, e que possuem traços físicos ou algum parentesco em comum com um cão extinto, chamado Molossus.A palavra Molossus deriva de Molóssia, região da Grécia Ocidental, onde o cão de guarda de rebanhos era chamado por esse nome. Este, por sua vez, foi tomado como parâmetro comparativo de classificação de raças caninas.
Boerboel cachorro
A raça do cachorro Boerboel foi desenvolvida através do cruzamento entre os cães da região sul-africana e os cães dos colonizadores europeus, principalmente cães dinamarqueses, por volta do século XVII. Com o passar do tempo, o Boerboel ficou famoso, pois era a única raça canina criada para exercer a função de guarda na África do Sul.No ano de 1993, houve a criação do SABBA (South African Boerboel Breeders Association), porém, mesmo sendo uma raça padronizada, ainda não é reconhecida pelos principais clubes caninos internacionais, como o AKC (American Kennel Club, um dos maiores clubes de registro genealógico de cães de raça pura do mundo).

Boerboel Brasil

Boer, no idioma holandês, significa “agricultor”. Seu nome advém do aspecto agricultor da raça, que foi idealizada para apoiar seu tutor neste trabalho e lhe oferecer proteção. É uma raça muito corajosa, companheira e fiel. Seus antepassados eram chamados de filhos de leões e, apesar de famosos na Europa e África do Sul (de onde vieram originalmente), o cachorro Boerboel ainda é pouco conhecido no Brasil. Por ser um cão de grande porte, com uma musculatura bem desenvolvida, chama atenção por sua força.

Temperamento

O Boerboel é um cão inteligente, seguro de si, obediente, equilibrado, fiel e muito afetuoso com seus donos. É bom com crianças e brincalhão com membros da sua família, possuindo um grande instinto protetor para com eles. Podem passar horas brincando com as crianças, sabendo controlar sua força ao lidar com os pequenos. Geralmente mantêm distância com estranhos, e tendem a ter uma atitude mais dominante quando perto de outros cães.Acredita-se que o Boerboel seja bastante perceptivo, conseguindo, supostamente, sentir os humores de seus donos, ficando especialmente alertas a este sentimento quando estranhos estão por perto de sua família. Porém, uma vez devidamente apresentados, tornam-se muito mais receptivos, e tendem a fazer amizade com os amigos da família sem grandes problemas.
Boerboel cão
Sendo um excelente cão de guarda, não medirá esforços para proteger sua família. Consciente do seu tamanho, consegue compreender a vantagem que isto lhe oferece. Muito determinado e destemido, está sempre em alerta com tudo o que ocorre a seu redor. Por outro lado, é bastante dependente do dono e adora estar em companhia da família, tendo preferência por dormir dentro de casa, ao lado do dono.

Boerboel Filhote

O filhote de Boerboel possui bastante energia, é altivo, alegre e, desde cedo, mostra que possui o instinto protetor aflorado.É importante que, desde pequeno, possua um bom adestramento e socialização, baseados no reforço positivo e bem-estar. Deve ficar bem claro ao animal quem manda na casa, sem, contudo, perder o respeito.Aconselha-se que o Boerboel seja criado em um local com espaço, e os passeios diários são fundamentais para que sua energia seja gasta. O cãozinho pode atingir até 65cm de altura no caso das fêmeas e até 70cm no caso dos machos.

Boerboel Cores

As cores da pelagem do Boerboel que são aceitas são o marrom, amarelo, vermelho escuro e o tigrado. Alguns possuem uma máscara preta no rosto, outros não. O mais raro de ser encontrado é o Boerboel preto. Caso encontre-o à venda, é interessante pedir o histórico de sua genética, para assegurar-se de estar adquirindo um exemplar original da raça.
Boerboel filhote

Cuidados

Entre todos os cuidados necessários, destaca-se a imperatividade dos exercícios diários. O Boerboel é um cão que gosta de movimento, precisa exercitar a musculatura e liberar o máximo possível de estresse e energia acumulados.Além disso, sua alimentação precisa ser em grandes quantidades diárias, entre 600-800 gramas, o que faz com que a atividade física seja ainda mais importante para que seja evitada a obesidade canina.Por possuir pelagem curta, duas escovações por semana são suficientes para remover os pelos mortos e evitar o acúmulo em casa.

Saúde

Comparado com outras raças de cachorro, o Boerboel, por ter sido originado na África do Sul, é um cão muito saudável e esbanja energia, não possuindo muitas doenças associadas.Porém, por ser de grande porte, possui tendência a desenvolver problemas nos quadris e cotovelos, como a displasia. Para evitar que o mesmo sofra com esta patologia, é importante respeitar os passeios diários, evitando o excesso (para que o animal não sofra com a exaustão) e evitando a inatividade, o que pode prejudicar seus ossos e facilitar a obesidade.Em alguns casos, o Boerboel pode padecer com complicações nos olhos, com patologias como o ectrópio ou a entropia. O ideal é levar o cãozinho ao veterinário ao menos de seis em seis meses, para evitar qualquer tipo de problema, afinal, assim como ocorre com os humanos, os animais também estão suscetíveis a doenças, sejam hereditárias ou decorrentes do ambiente em que vivem.
Boerboel

Alimentação

É sabido que o excesso de peso pode fazer muito mal para os cães, que costumam engordar por conta da combinação de uma alimentação de má qualidade somada à falta de exercícios físicos, muito importantes para raças como o Boerboel. Por outro lado, um peso abaixo do recomendado também pode derivar em uma série de problemas de saúde.Quando filhotes, a dieta do Boerboel deve incluir quantidades significativas de cálcio, para melhorar a qualidade e força de seus ossos e estimular seu crescimento. Por ser um cachorro de grande tamanho, o animal suporta bastante peso em seus ossos, motivo pelo qual é importante o desenvolvimento adequado. Em relação à quantidade de ração, e até mesmo potenciais suplementos alimentares, o veterinário deve ser consultado.Deve-se optar, preferencialmente, por rações Premium ou Super Premium, por possuírem melhor digestibilidade, serem muito bem absorvidas e possuírem uma composição balanceada de proteínas e nutrientes.

Preço

Boerboel Preço

Caso opte por comprar um Boerboel, é bom ter em mente que o espaço, treinamento contínuo, exercícios diários e a boa alimentação devem fazer parte da rotina do animal.Os lugares mais habituais para se encontrar um filhote de Boerboel à venda são alguns canis e pet shops, além de sites de compra e venda eletrônicos, como o Mercado Livre e a OLX. Seu preço no Brasil varia entre R$900,00 e R$1.500,00. Alguns canis premium podem cobrar um pouco mais pela raça, por conta do fornecimento do certificado pedigree.

Boerboel Canil

No Brasil, é possível encontrar boas opções de criadores de Boerboel. O National Boerboel, em São Paulo, é um canil específico de criação de cachorros desta raça. Seu objetivo é tornar o Boerboel conhecido nacionalmente.Em Cuiabá – MT, existe o Canil Boerboel, que também possui alguns exemplares da raça para criação e venda.Seja qual for o canil escolhido, é muito importante pesquisar sua reputação antes da aquisição do animal, bem como fazer uma visitação, tanto para conhecer os pais do cãozinho, quanto para verificar se são bem tratados no local de criação.