Pastor do Cáucaso
Origem e história
O cão Pastor-do-Cáucaso é descendente de cães Mastiff do Tibete, relacionados, por sua origem, a cães pastores da Ásia. É uma raça muito antiga e, por muitos anos, estes cães eram responsáveis por acompanhar os criadores de gado, no grande território que vai das estepes e montanhas de base no Cáucaso, chegando até o planalto do Irã. Desde a sua origem, esta raça formou-se nas severas condições montanhesas.
Ele é também chamado de Pastor-Caucasiano, e sua raça foi inicialmente registrada como tal na antiga União Soviética, onde realizou-se sua seleção genética pelo canil Estrela Vermelha, indicando sua origem como russa. Contudo, a raça é originalmente nativa do Cáucaso, incluindo países como Armênia, Geórgia e Azerbaijão.
O Pastor-do-Cáucaso tornou-se famoso na Europa Ocidental durante a Segunda Guerra Mundial, devido ao seu papel de cão de guarda entre as fronteiras da Alemanha e do muro de Berlim. Seu porte lembra o de um urso e, de acordo com historiadores, isto fez com que a raça se tornasse a preferida de Josef Stalin.
Hoje, a raça é muito rara na maior parte do mundo. Existem alguns criadores conhecidos em Taiwan, mas não muitos na América do Sul, onde a raça é pouco difundida.
Pastor do Cáucaso Gigante
Historicamente, o tamanho grande e a força física dos cães eram fatores desejáveis pelos tutores para que fossem treinados para ser protetores, temidos e eficientes caçadores. Por consequência, existem diversas raças gigantes de cães, que foram criadas através dos séculos.
O Pastor-do-Cáucaso cão é considerado uma raça gigante, pois é simplesmente um dos maiores cães que podem ser encontrados. Seu pelo característico se une a seu grande tamanho, o que o protege de condições climáticas adversas, mas que, por outro lado, o torna ainda mais proeminente. À primeira vista, parece um grande lobo.
Exatamente por ser um cão de porte gigante, todas as interações entre o Pastor e as crianças devem ser monitoradas de perto. Mesmo não sendo agressivo com membros de sua família, seu tamanho e força podem acabar machucando sem querer um integrante pequeno do seio familiar.
Diferenças entre espécies
Pastor do Cáucaso Cane Corso
O Cane Corso é uma raça italiana, sendo um excelente caçador e um ótimo guardião para sua família. É muito musculoso, mas possui um porte menor do que o Pastor do Cáucaso. Enquanto o primeiro atinge uma altura de 70cm, com peso variando entre 40-50kg, o Pastor chega a 75cm, com peso médio entre 50-90kg.
Pastor do Cáucaso Mastim Tibetano
O Mastim Tibetano chama muito a atenção por seu enorme tamanho, o que inclusive lhe confere o título de um dos maiores cães do mundo. Além de seu porte robusto, seus pelos espessos e volumosos fazem com que sua aparência seja ainda maior, característica que divide com o Pastor do Cáucaso.
Aparentemente, ao menos em sua forma física, são cães bastante parecidos. Contudo, o Mastim Tibetano ainda ultrapassa o Pastor em termos de tamanho. Seus temperamentos também são similares no que concerne ao grande senso de proteção que desenvolvem para com suas famílias.
Temperamento
Pastor do Cáucaso Personalidade
Este cão possui um comportamento tranquilo, bem estável e autoconfiante, ativo, independente, e muito destemido. Devido às suas origens, é um excelente cão de guarda, além de extremamente dedicado ao seu tutor. Possui uma tendência desconfiada e agressiva com estranhos.
Por possuir uma raça primitiva, dispõe de baixo impulso de caça, mas é ágil quando sente que sua família ou território estão sendo ameaçados. Geralmente são mais agressivos com outros cães, sendo importante fornecer uma socialização cuidadosa desde os primeiros meses de vida.
São bastante inteligentes e obedientes quando treinados. Compreendem os comandos após poucas repetições, e obedecem à primeira ordem em cerca de 95% dos casos. Seguem respeitando os comandos, mesmo que seu tutor não esteja presente. É uma raça muito comportada.
Pastor do Caucaso Filhote
Desde filhote, o Pastor-do-Cáucaso apresenta características de uma raça forte, equilibrada e calma, com muita energia e necessidade de estar sempre em movimento, mas ao mesmo tempo, calmo.
Suas reações de defesa e estado de alerta são desenvolvidos desde cedo, manifestando-se de forma ativa com o passar do tempo. Neste período de crescimento, é importante que o filhote seja bem treinado, para que possa diminuir sua tendência à agressividade e à desconfiança quando próximo de estranhos.
Para que este cão aceite outros animais de estimação, é importante criá-los com outros filhotes. Na medida em que forem crescendo juntos, ele naturalmente aceitará os outros bichinhos como parte da família.
Cuidados
Por possuírem grande atividade mental e física, os cães da raça pastor-do-cáucaso não devem ser criados em espaços apertados. Estes precisam de lugares onde possam, constantemente, correr e se exercitar. Sua tendência é sempre de ataque em relação a estranhos, por isso, a prática da socialização é muito importante.
Sua pelagem forte e densa necessita de escovação, ao menos três vezes por semana, visando a retirada do excesso de pelos mortos. Seus banhos devem ser mensais, e as visitas ao veterinário devem ocorrer ao menos uma vez ao ano, focando na realização de exames de coração e articulações.
É preferível que sua ração seja de alta qualidade, pois o pastor-do-cáucaso precisa se alimentar de forma bastante equilibrada, com os nutrientes necessários e evitando o excesso para que o cão passe longe da obesidade. Como as demais raças, sua vermifugação deve ser semestral.
Saúde
Geralmente conta com um bom estado de saúde, mas o Pastor-do-cáucaso possui uma tendência genética a apresentar displasia traseira, doença caracterizada pela incongruência e degeneração da articulação da bacia com a cabeça do fêmur. Seus sintomas são dificuldade em caminhar e sinais de dor quando movimentos comuns são realizados. O diagnóstico desta patologia pode ser feito através de radiografia, ajudando na análise do grau de displasia e facilitando o plano eficaz de tratamento.
Pesquisas indicam que esta raça também é propensa a desenvolver câncer, logo, as visitas ao veterinário devem ocorrer ao menos uma vez ao ano.
Sua expectativa de vida varia entre dez e doze anos, ficando dentro da média dos cães de grande porte.
Alimentação
A alimentação adequada do pastor-do-cáucaso depende muito do seu tamanho, idade, nível de atividades físicas praticadas e, também, de seu metabolismo. Pensando em alimentação, os cães são como pessoas: nem todos precisam da mesma quantidade de alimento.
Preferencialmente, o Pastor deve ser alimentado duas vezes por dia, pela manhã e à noite. Para servir a quantidade adequada, é importante verificar a indicação do veterinário e da própria ração, devendo sempre optar por marcas premium, garantindo assim a nutrição adequada ao animal.
Preço
Pastor-do-Cáucaso Preço
Pastor-do-Cáucaso preço Brasil – varia de R$3.500,00 a R$6.000,00. É possível encontrar alguns exemplares deste cãozinho sendo vendidos em sites de compra e venda.
Pastor-do-Cáucaso Canil
Pastor-do-Cáucaso canil no Brasil – é possível citar, por exemplo, o Canil Santa Mônica, cuja fazenda fica localizada em Teresópolis-RJ.
Existe também o Canil Itapuca, localizado também no Rio de Janeiro, fundado em 2003. Possui três principais raças de criação, dentre elas o Pastor-do-Cáucaso.
De toda sorte, seja qual for o canil escolhido, é muito importante pesquisar sua reputação antes da aquisição do animal, bem como fazer uma visitação, tanto para conhecer os pais do cãozinho, quanto para verificar se são bem tratados no local de criação.