Fila Brasileiro

Você que tem um cachorro Fila Brasileiro ou está pensando em adquirir um, chegou ao lugar certo! Nós vamos te contar tudo o que você precisa saber para cuidar bem do cão desta raça! O cão Fila Brasileiro é uma raça de grande porte que se desenvolveu no Brasil e é considerada a primeira raça brasileira assumida mundialmente.

Origem e história

Antes de qualquer coisa, vamos de contar um pouquinho da historia desta raça super leal. O Fila é originário da colonização portuguesa. Quando eles chegaram ao Brasil, trouxeram nos navios várias raças de cachorro. O Fila se tornou uma raça brasileira porque foi aqui que houve o cruzamento de 3 tipos de raças diferentes de cachorros: Mastiffs Ingleses, Bloodhounds e Buldogues.
Fila brasileiro
A raça Fila Brasileiro acabou herdando a estrutura óssea que é grande e forte dos Mastiffs Inglêses, as orelhas baixas dos Bloodhounds e a resistência dos Buldogues. O Fila, na época da colonização, ajudou a proteger animais, desbravar terras e até a fazer captura de escravos fujões. Com o cruzamento destas três raças, os filhotes de Fila Brasileiro tinham uma face bem agressiva e consequentemente o cão adulto também. E isto foi considerado um problema na década de 70, pois o fila acabou ficando associado à agressividade e violência. Sendo assim, o Fila foi cruzado mais uma vez com uma outra raça que não se sabe ao certo para ganhar uma expressão mais amistosa. Se você já tem um Fila Brasileiro em casa ou está pensando em comprar um, saiba que é uma raça que é sinônimo de fidelidade. Logo você terá um companheiro pela vida toda. O Fila Brasileiro é um cachorro de grande porte, se adequando melhor a grandes espaços, assim como sítios e fazendas.

Temperamento

O Fila é um cão calmo, comportado, atencioso e extremamente fiel ao seu dono.Mesmo sendo devoto de seu dono, é um cachorro um tanto teimoso, sendo assim é necessário que seu dono tenha pulso firme e paciência para treiná-lo da forma adequada. O Fila Brasileiro é um excelente cão de guarda, pois tem uma característica bem peculiar da raça – uma aversão a estranhos que pode fazer qualquer pessoa sair correndo.
Fila brasileiro raça
Isso facilita para que o cão não seja enganado por alguma pessoa que esteja mal intencionada, por exemplo, para efetuar um roubo na casa de seu dono. O Fila é tão desconfiado de pessoas estranhas que mesmo que essa pessoa esteja acompanhada de seu dono, ele provavelmente vai rejeitar a presença. Esta característica é única entre todas as raças que são reconhecidas internacionalmente. Apesar de sua característica de aversão a estranho, eles são muito tolerantes com crianças. E bastante carentes de atenção, então prepare–se para ter um cachorro sempre atrás de você pedindo um carinho. Se você tem um filhote de Fila Brasileiro, tenha em mente que muito em breve seu companheiro se tornará um cachorro grande. A altura do Fila varia de 65 cm a 75 cm para os machos e de 60 cm a 70 cm para as fêmeas.Este gigante tem o peso mínimo de 40 kg para as fêmeas e de 50 kg para os machos. Você pode encontrar disponíveis algumas cores como, por exemplo -um Fila Brasileiro preto, castanho ou marrom escuro.

Cuidados

O Fila precisa de exercícios físico diários por ser um cão de grande porte. Portanto, se você tiver o hábito de caminhar ou correr, leve-o com você. Caso contrário, é necessário achar uma forma de que seu cão faça exercícios e gaste energia. Isto é necessário, pois cães da raça Fila que não exercitam correm o risco de ficarem frustrados. Desta forma, eles podem se tornar agressivos, inclusive com o dono o que não faz parte do perfil do cão.
Fila brasileiro cão
Por ser um cachorro com a estrutura grande, o ideal é que ele fica num local onde tenha bastante espaço para correr e gastar suas energias. São cães que gostam de natureza por ainda ter um instinto caçador e gostar de explorar, que é uma característica adquirida na colonização. Quanto ao pelo, não é necessário tosa. Escovação uma vez na semana é suficiente. Logo, quanto a este quesito, seu companheiro é de fácil manutenção. Os banhos podem ser mensais, mas se seu cão vive numa fazenda ou num lugar que tem muito contato com terra, o melhor seria banhos quinzenais.

Saúde

A maior preocupação com o Fila Brasileiro é a obesidade, então fique de olho na quantidade que seu cão come e não deixe comida sempre à disposição dele. Pois ele tende a comer diversas vezes. Fique atento, pois os filas são propensos a otites, mas em menor proporção. Analise sempre se por algum acaso esteja ocorrendo ressecamento ocular em seu companheiro. Em função de sua estrutura grande e porte avantajado, é bastante comum que os Filas Brasileiros apresentem torção gástrica que é uma torção do estômago, que causa compressão da circulação na região abdominal. Isto é bastante comum para cães que ingerem grandes quantidades de comida de uma só vez como no caso do Fila.
Fila brasileiro filhote
O Fila também está propenso a displasia coxo femural e de cotovelo, inflamações do intestino e do estômago. Se você tem uma Fila femêa – também pode ocorrer em alguns casos complicações no parto, já que as cadelas desta raça normalmente dão à luz diversos filhotes. Portanto, visitas regulares ao veterinário são importantíssimas para detectar esse tipo de problema além das vacinações em dia. A expectativa de vida do Fila Brasileiro é de 8 a 12 anos devido ao seu grande porte.

Como cuidar

O Fila Brasileiro não requer cuidados extremos além de espaço.  O que um cão desta raça precisa é de um dono autoritário, persistente e que imponha limites.

Alimentação

A alimentação do Fila Brasileiro deverá ser feita de acordo com a estrutura óssea dele e de sua idade. No caso do Fila, existem muitas pessoas que optam por dar comida caseira o que pode deixa-lo obeso. O mais correto para este tipo de cão é que a alimentação seja feita com ração de acorda com suas necessidades.
Fila brasileiro cachorro
Porém, se por algum motivo você optar por oferecer uma alimentação caseira para seu cão, lembre-se que neste caso a alimentação precisará ser complementada com vitaminas e minerais que seu companheiro precisa e não será encontrado na comida caseira. Portanto se for optar pela comida caseira, visite um veterinário e explique a situação a ele. Desta forma ele te orientará como deve ser feita a complementação das vitaminas que o Fila precisa. A ração é considerada a alimentação mais saudável que o cachorro pode ter, independentemente de sua raça, pois são mais completas e balanceadas. E sem levar em conta as duas formas de alimentação, a ração se torna mais econômica também. Na composição das rações podem entrar

Fases de alimentação do Fila Brasileiro

  • Filhotes
O filhote deve receber aleitamento materno até no mínimo o trigésimo dia de vida. Após os 30 dias, pode ser introduzidos a alimentação uma papinha de ração feita com a ração batida no liquidificador com um pouco de leite ou água. Ofereça esta papinha para ele e muita paciência, pois ele deverá ser acostumar com seu gosto primeiro. Sirva esta mistura de quatro em quatro horas. A água também deve ser oferecida sempre fresca, em um recipiente apropriado e de fácil acesso para ele.
filhote de Fila brasileiro
  • Depois do desmame até 2 meses, o filhote deverá fazer cinco refeições diárias, inicialmente com a papinha e aos poucos vá reduzindo cada vez mais a quantidade de líquido até que o cão se acostume com a ração seca.
  • Cão em desenvolvimento
Esta fase por durar até 24 meses para o Fila. E na fase de desenvolvimento, as necessidades nutricionais são maiores. A ração adequada para esta fase é imprescindível. E se você notar qualquer coisa de errado com seu cãozinho durante esta fase, leve-o ao veterinário. Pois a fase de desenvolvimento é critica.

Preço

O valor do Fila Brasileiro irá depender de sua descendência, a qualidade da a matriz e o padreador (pais da ninhada), avós e assim por diante. Se a matriz ou padreador tiveram muito prêmios nacionais ou internacionais, isso também interfere no preço. Por exemplo, um Fila Brasileiro filhote pode ter ser preço mínimo entre R$ 1.500,00 à R$ 3.000,00. O preço do Fila Brasileiro pode ser um pouco elevado, mas deve ser levado em conta o seu porte e seu instinto natural de cão de guarda. Por todos estes motivos, o mais correto é que você procure canis especializados neste tipo de raça. Pois um canil de Fila Brasileiro, com muito mais certeza te oferecerá um cão de raça mais pura e com uma boa descendência.