Spaniel Bretão

Cachorro Spaniel Bretão

Origem e história

Apesar de a origem francesa do cão Spaniel Bretão ser muito aceita por historiadores, há quem defenda que, na verdade, ele tenha se originado na Espanha. Porém, há controvérsias sobre a impossibilidade de essa raça de pelagem longa ter sido desenvolvida em um lugar de clima quente, como é o caso da Península Ibérica.

Mesmo com essa falta de concordância em relação ao seu local de origem, é amplamente aceito que o Spaniel Bretão descenda do chamado “Cão de Oyesel”, que se desenvolveu através de cruzamentos realizados entre cães Spaniel com Setters.

Spaniel Bretão 3

Ele é também conhecido como Brittany Spaniel nos países que falam a língua inglesa, isso por ser uma raça muito difundida na região da Bretanha. Nos Estados Unidos, é também chamado apenas de Brittany.

O primeiro exemplar a ser apresentado de forma oficial ocorreu no ano de 1896. Porém, apenas no ano de 1907 foi criado o primeiro clube para reunir os criadores dessa raça. Nesse ano, foi então estabelecido o primeiro padrão da raça, recebendo o nome de “Epagneul Breton de cauda curta”. Ele teve origem na região de Callac, localizada no centro da Bretanha, desenvolvendo-se na França e se tornando muito popular. A partir de então, essa raça começou a ser exportada para o mundo inteiro.

O cão Spaniel Bretão foi criado para auxiliar na caça, destacando-se principalmente por ser muito dedicado e focado em seu objetivo. Seu faro, por ser muito eficaz, é de grande utilidade na caçada nos campos. Isso o tornou um cão apreciado por caçadores, já que o Spaniel Bretão combina a versatilidade da eficiência em suas atividades e também o temperamento companheiro.

Sua função consiste em permanecer em pé apontando o local onde a presa se encontra. Após abatida, a presa é buscada pelo cão, seja na terra ou na água. Ele também pode perseguir uma caça por quilômetros, caso seja necessário, sendo por isso até mesmo considerado difícil para alguns caçadores acompanhá-lo.

No Brasil, essa raça canina ainda não é muito conhecida, mas podem ser encontrados exemplares. Em regiões onde é permitida a caça, como o Rio Grande do Sul, ele é ainda usado para ajudar os caçadores.

Temperamento

O cão da raça Spaniel Bretão é ágil e possui um temperamento dócil. Por esse motivo, apesar de ser um cão muito usado por caçadores e ser excelente nesse papel, ele é também muito popular como um cão de companhia. Sua expressão é bem atenta e ele tem uma grande facilidade de aprendizado, sendo por isso um excelente cão para treinamentos.

Ele é um cão bastante sociável e, em geral, se dá bem na presença de pessoas com quem não está habituado. O Spaniel Bretão temperamento é de um animal bastante alegre e ativo, que gosta muito de se divertir e interagir com o seu dono. Possui energia de sobra, sendo por isso perfeitamente indicado para conviver ao lado de crianças, sejam elas pequenas ou maiores.

Spaniel Bretão 2

Além de sua personalidade dócil, o Spaniel Bretão tamanho reduzido, por ser pequeno, também é um fator que conta pontos para quem deseja ter um cão como animal de estimação, mas não têm muito espaço para criar um de porte maior.

Esse cão é capaz de se adaptar facilmente às mais variadas situações, o que o tornou uma raça muito apreciada e requisitada pelo mundo. Ele é um animal adequado para ser criado em apartamentos ou casas pequenas, ambientes onde pode viver bem. Além disso, pode enfrentar as condições climáticas mais extremas com muito mais facilidade de que outros cães.

O Spaniel Bretão não é um cão que tem como hábito latir muito. Ele é também um animal que se mantém limpo por um bom tempo, o que é benéfico para facilitar sua manutenção em ambientes de espaço reduzido.

Também é ideal para pessoas que levam uma vida mais ativa, por ser um animal que serve de companhia em caminhadas longas e corridas. Ele possui grande resistência e poderá acompanhar o seu dono em qualquer tipo de atividade.

O cachorro Spaniel Bretão adora se divertir em ambientes com água e, por esse motivo, adora participar de atividades aquáticas. Apesar de ser um bom nadador, ele não é capaz de ficar dentro da água por muito tempo.

Cuidados

O cão da raça Spaniel Bretão não deve ser mantido sozinho por muito tempo, pois isso pode deixá-lo entediado. Por se tratar de um animal bem ativo, ele deve fazer atividades físicas diárias, sendo levado a passeios em parques ou praças.

Por ser um cão mais rústico, o Spaniel Bretão não precisa receber muitos cuidados especiais, como algumas outras raças de cães. Apesar disso, por ter tendência a desenvolver problemas auditivos, as suas orelhas devem ser sempre verificadas e limpas. Isso também evitará o surgimento de infecções nessa região.

Spaniel Bretão

Os banhos não precisam ser dados com muita frequência, apenas quando o animal se encontrar sujo. A pelagem deve receber uma escovação semanal para que possa manter o brilho e também para ter os pelos mortos removidos.

Apesar de ser um cão de constituição mais resistente, ele deve ter o acompanhamento veterinário, assim como todos os cães, para manutenção de sua saúde.

Saúde

O Spaniel Bretão é um cão de porte médio. Ele possui os pelos sedosos, finos e que tem a aparência um pouco ondulada ou então bem assentados em seu corpo. As cores da pelagem que são aceitas para essa raça são o branco e preto, branco e castanho, branco e laranja, branco e fígado, ou então tricolor. A cauda pode ser reta ou então caída.

Seus olhos são um pouco ovalados, sendo mais preferível os exemplares que os possuem na cor escura. As orelhas apresentam uma inserção alta, alargadas e com a presença de pelos ondulados em parte delas. Entre as Spaniel Bretão características que ele apresenta é de um cão que possui um porte bastante elegante, é veloz e possui um faro muito apurado.

Os cães Spaniel Bretão podem apresentar dermatite alérgica, que em geral são provocadas devido às picadas de pulgas. Além disso, é provável que alguns exemplares apresentem problemas auditivos e displasia nos quadris.

Os cães da raça Spaniel Bretão possuem entre 47 cm a 51 cm de altura e pesam em torno de 14 kg a 18 kg. A sua expectativa média de vida é de cerca de 10 a 12 anos de idade.

Como cuidar

Como o Cão Spaniel Bretão é muito atento e inteligente para aprender os comandos, pode ser ensinado por qualquer pessoa que se mantenha dedicada a mostrar os comandos que deseja que ele aprenda. O ideal é recompensá-lo com petiscos quando realizar corretamente aquilo a que foi designado.

A maioria dos exemplares dessa raça são fáceis de ser treinados, apesar de alguns se mostrarem um pouco teimosos. O treinamento não deve ser feito de maneira agressiva, pois isso poderá tornar o cão um animal tímido e reservado. Ele deve ser treinado com firmeza, mas também com paciência.

Filhotes de Spaniel Bretão: como cuidar

Os filhotes de Spaniel Bretão possuem um nível de atividade muito elevado e podem ser bastante travessos. Por esse motivo, é essencial que seja educado desde cedo, aprendendo os limites da casa.

Ele aprenderá facilmente o local onde deve fazer as suas necessidades fisiológicas, além de truques ensinados pelo seu tutor. Em seu treinamento, o recomendado é investir em atividades que se assemelhem a atividades de caça, como correr e caçar objetos.

Alimentação

A quantidade de ração dada para o cão Spaniel Bretão pode variar, dependendo do seu peso e tamanho. A quantidade poderá ser verificada na embalagem. A ração deve ter qualidade, o que é importante para manter o animal saudável. Ele deve ser alimentado de 2 a 3 vezes por dia, sempre com água fresca à sua disposição.

Quanto come um Spaniel Bretão

Os filhotes devem se alimentar da ração indicada para a idade deles. Quando ele se tornar um cão adulto, a ração deverá então ser mudada. O Spaniel Bretão poderá consumir entre 95 g e 230 g diariamente. Já o cão adulto, a partir de um ano de idade, deverá se alimentar entre 160 g a 195 g por dia.

Preço

O preço de um filhote de Spaniel Bretão pode variar de R$1.500,00 a R$ 3.000,00

Spaniel Bretão preço: variações

A variação de preço de um Spaniel Bretão pode ocorrer devido ao seu pedigree, tipo de criação recebido no canil, entre outros fatores. Muitas vezes o preço de um cão comprado no pet shop pode ser superior ao valor conseguido diretamente do criador.

Spaniel Bretão canil

Apesar de poucos, é possível que sejam encontrados canis especializados na criação de cães da raça Spaniel Bretão. Existem criadores em São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, entre outros. Uma pesquisa rápida realizada na internet poderá ser o suficiente para encontrar alguns desses canis.

Spaniel Bretão venda

A venda de exemplares da raça Spaniel Bretão é feita através de criadores certificados, pet shops e até mesmo através da internet. É importante dar a devida atenção à origem e família do animal, para garantir que está adquirindo uma raça pura.

A raça Spaniel Bretão está na categoria Raças