A história da raça Bichon Frisé é bastante antiga e um pouco incerta. Uma das raças que a originou foi a Barbet, que deu origem também ao maltês. Quanto a sua data e ao seu local de origem, acredita-se que ele tenha surgido no século 1300, em um arquipélago espanhol chamado Ilhas Canárias. De lá, a raça teria sido levada por navegantes para a Europa, onde ganhou popularidade entre a nobreza, que passou a adotar esse cachorro como animal de estimação.
Depois de alguns séculos, essa admiração pela raça por parte das classes altas diminuiu bastante. Esses cães passaram então a ser adotados por artistas de rua, que lhes ensinavam truques para apresentarem ao público. Já no continente americano, a raça chegou apenas na década de 1950, onde ficou famoso por sua aparência e passou a ser desejado como animal de estimação.
Bichon Frisé Caracteristicas
Esse cão costuma ser confundido com o poodle, porém há algumas diferenças físicas bem relevantes entre ambos. O nome da raça Bichon Frisé significa “cachorro de colo de pelos enrolados”, definição essa que combina perfeitamente com esse animalzinho.
Entre suas características físicas mais marcantes estão os seus pelos que chegam a medir até 10 centímetros e são macios e encaracolados, lhe dando um aspecto de bichinho de pelúcia. Juntos, sua aparência fofinha e seu tamanho pequeno o tornam um legítimo cão de colo capaz de conquistar donos e admiradores de todas as idades.
Suas orelhas são caídas, finas e cobertas de pelos. Já seus olhos são bem escuros, assim como um contorno que há ao redor deles, e são redondos e brilhantes, fazendo com que esse cão pareça sempre animado e desperto. Já sua cabeça e focinho possuem tamanho médio e bem equilibrado em relação ao restante do corpo, tornando-o um cachorro muito bonito e desejado.
Bichon Frisé Tamanho
Esse cachorro, como a própria tradução de seu nome já diz ser de colo, tem porte pequeno. Apesar disso, ele não é tão magrinho quanto por exemplo o poodle, com o qual frequentemente é confundido. Seu peso pode ir de 3 até 5 quilos. A altura do macho varia entre 23 a 30 centímetros e a fêmea é um pouco menor, podendo medir de 23 até 28 centímetros.
Bichon Frisé Cor
A única cor de pelagem que os cães da raça Bichon Frisé apresentam é a branca, sem nenhuma mancha de outra cor.
Temperamento
Os cachorros da raça Bichon Frisé são muito alegres, ativos e cheios de energia. Eles gostam de brincar, passear e estar sempre em movimento. Além disso, são muito carinhosos e adoram estar com seus donos. São o tipo de cão ideal para fazer companhia para crianças, pois são dóceis, cheios de vida e estão sempre prontos para qualquer brincadeira.
Se você já tem um ou mais animais e pretende adotar um Bichon Frisé, saiba que não terá problemas. Eles são muito sociáveis, aceitam bem a presença de outros cachorros, e dificilmente entram em brigas. Além disso, não haverá problemas se você costuma receber muitas visitas em sua casa, pois eles fazem amizade com pessoas de fora com muita facilidade.
São também cães muito inteligentes e muito fáceis de serem adestrados (motivo pelo qual foram adotados por artistas de rua na Europa séculos atrás). Se forem ensinados desde pequenos, eles podem aprender vários truques, e ainda aprendem a respeitar ordens e a obedecer comandos. Com um pouco de paciência e alguns petiscos, o próprio dono pode fazer esse treinamento.
Os cães dessa raça são também bastante carinhosos e sensíveis, exigindo atenção constante. Não gostam de ficar sozinhos, sendo uma opção melhor para famílias nas quais pelo menos um dos membros permaneça o dia todo em casa, assim eles têm companhia e não se sentem tristes ou estressados. A solidão, além de prejudicar sua saúde, pode ainda resultarem móveis e objetos destruídos pela casa.
Cuidados
O cachorro Bichon Frisé exige alguns cuidados com relação a sua pelagem, já que seus pelos são brancos e longos, embaraçado e sujando com mais facilidade. O ideal é que o cão seja escovado todos os dias com uma escova própria para animais de pelo comprido, evitando que se formem nós, que serão muito difíceis de tirar e que podem resultar até mesmo na queda dos pelos.
Outro cuidado importante relacionado não só à aparência como também à saúde do animal é o banho, que deve ser semanal e preferencialmente dado em um petshop de confiança. Se optar por dar o banho em casa, lembre-se de secá-lo muito bem em todas as partes e tomar cuidado com a temperatura do secador, que deve variar de morna à fria para não queimar a pele sensível do cachorro. Além disso, é importante usar produtos próprios para a higiene canina, pois os produtos feitos para humanos podem agredir e causar alergias.
Ainda por conta dos pelos longos e que estão sempre crescendo em uma grande velocidade, a tosa, sempre feita por profissionais, deve ocorrer pelo menos uma vez a cada dois meses. Essa frequência pode ser ainda maior em períodos de calor intenso como no verão para que o animal não sofra muito com o aumento da temperatura.
O ideal é manter o Bichon Frisé sempre dentro de casa. Por se tratar de um animal pequeno, de pelos compridos e que se suja com facilidade, os ambientes externos e expostos ao sol, ao vento e à chuva não são adequados para essa raça. Por isso mesmo é uma ótima raça para quem mora em apartamento ou em casas sem quintal.
Saúde
Apesar de não parecer, por conta de sua pelagem que lhe dá uma aparência fofinha, os Bichon Frisé são bastante fortes, tendo uma estrutura óssea mais robusta do que se possa imaginar. E os cães dessa raça, além de fortes, costumam ser bastante saudáveis. Porém, alguns problemas de saúde podem aparecer com um pouco mais de frequência e é preciso ter atenção quanto a eles para evitar que prejudiquem a saúde de vida do animal.
Um dos problemas mais comuns é a luxação da patela. Essa lesão causa bastante dor na patinha do animal e muitas vezes ele não consegue nem colocá-la no chão quando vai andar. Se não for tratada corretamente por um veterinário, ela pode deixar o cão manco. Por isso, é importante sempre observar qualquer sinal de desconforto que o cão possa apresentar enquanto caminha ou corre.
Para quem está pensando em adotar um bishon Frisé filhote, é importante lembrar que a expectativa de vida desse animal, assim como de outros cães de porte pequeno, é bastante longa. Ele chega a viver de 12 a 16 anos, portanto é necessário avaliar se estará disponível a cuidar do animal por tanto tempo.
Como cuidar
O Bichon Frisé é uma raça bastante fácil de cuidar. Os cuidados básicos que exige, assim como um cachorro de qualquer outra raça, são uma alimentação balanceada e específica para o animal e banhos frequentes. Também é importante estar sempre escovando seus pelos para que eles não embaracem e criem nós.
Outra coisa que vale ressaltar é que é necessário tosar com frequência o Bichon Frisé, pois seus pelos são bastante compridos e enrolados. O ideal é que essa tosa seja feita uma vez a cada 45 dias, para manter sua aparência sempre bonita. Esse período pode ser ainda menor nas épocas mais quentes do ano.
Outros cuidados importantes a se tomar são em relação à limpeza dos olhos e dos dentes do Bichon Frisé, que devem ser feitos sempre com produtos específicos para evitar qualquer infecção ou alergia, para prevenir doenças como conjuntivite ou tártaro.
Alimentação
O Bichon Frisé deve ser alimentado apenas de ração seca de qualidade. Outros alimentos, principalmente os industrializados utilizados na alimentação humana podem ser prejudiciais para o cachorro. Petiscos próprios para cães, encontrados em petshops, também são uma boa opção. Porém devem ser oferecidos ao animal com moderação.
Os petiscos são úteis também para serem usados no treinamento dos cães. Como essa raça bastante inteligente, é fácil ensiná-los truques básicos para torná-lo mais obediente e atento ao que os donos dizem. E os petiscos podem ajudar bastante nisso, sendo dados como recompensa quando o animal faz o que é pedido.
Preço
O quanto custa um filhote de Bichon Frisé vai variar de acordo com seus pais e os demais cães de sua linhagem. O preço pode ser maior ou menor dependendo da origem desses animais. Para comprar um é preciso procurar um canil que seja confiável, para garantir que os cães sejam sangue puro e que não haja nenhuma mistura com outras raças, o que é uma prática bastante comum principalmente com criadores domésticos.
Bichon Frisé preço
Em média, os filhotes de Bichon Frisé custam cerca de R$2.000, podendo custar mais ou menos dependendo da região do país ou do canil.
Bichon Frisé doação
Os cães dessa raça, por conta de sua beleza que os faz serem muito desejados, geralmente são encontrados apenas à venda. Porém, com um pouco de sorte, é possível encontrar bishon Frisé filhotes ou já crescidos para doação. Você pode procurar em sites especializados, ONGs protetoras de animais, grupos ou páginas do Facebook.