Schapendoes

Cachorro Schapendoes

Origem e história

O Schapendoes é um cachorro natural da Holanda, também conhecido como Pastor de Ovelhas Holandês. Originalmente, este animal era dedicado principalmente ao pastoreio e à guarda do rebanho e ficava mais em fazendas. Mas, hoje em dia, ele também realiza a prática de esportes de cão, demonstrando muita agilidade, além de ser um ótimo cão de companhia para diversas famílias.

O Schapendoes descende de um tipo específico de exploração bastante popular na província de Drenthe, nos Países Baixos, além do Veluwe, uma área repleta de florestas e bastante pantanosa. Havia vários cachorros desse tipo que não possuíam uma raça e um nome específicos como o Schapendoes possui atualmente.

Como muitos cães, o Schapendoes quase foi extinto por conta dos estragos causados pela Segunda Guerra Mundial. Tanto que a raça moderna e atual do Schapendoes descende de poucos sobreviventes daquele triste período da história da humanidade. Essa linhagem foi reconhecida pelo Kennel Clube Holandês, através de Raad van Beheer, em 1952. Dois anos depois, foi escrito o primeiro padrão do animal.

O Schapendoes tem como raças relacionadas os seguintes cães: Bearded Collie, Puli, Nizinny Owczarek, Sheepdog (antigo), Briard, Pastor Bergamasco e o velho Pastor Alemão (Schafspudel). Todos são pequenas versões dos antigos cães de montanha que faziam o pastoreio e a guarda do gado. O cachorro Schapendoes foi reconhecido pela Federação Cinológica Internacional (FCI) em 1971.

Temperamento

O Schapendoes tem uma personalidade bastante amigável e afetiva, demonstrando carinho pelo seu dono e pelos que estão à sua volta. Bastante atencioso e animado, gosta de brincar, sendo uma parceria ideal para crianças que possam socializar com ele. Além de atualmente ser um bom cachorro de companhia, devido aos seus antepassados, ele pode se tornar também um ótimo cão de guarda, já que é muito leal e corajoso.

Por outro lado, o Schapendoes tem temperamento bastante independente, o que pode requerer uma relação mais firme e dedicada do dono para o com o animal, para que não haja episódios de conflito. Isso porque o cachorro não trata um comando como uma ordem a ser cumprida, mas como uma forma de cooperação com o seu proprietário.

Cuidados

O Schapendoes é uma raça que gosta bastante de brincar, então, é fundamental que ele tenha duas coisas: atenção e espaço. Mas não adianta a sua casa ter um quintal enorme para ele correr, brincar e pular se o dono não dedicar ao menos alguns momentos do dia para interagir com ele. Realizar passeios diários pelo bairro, durante uma corrida ou uma caminhada, pode ser uma boa forma de fazer o seu cachorro gastar alguma energia e ficar mentalmente saudável.

Uma forma de garantir uma boa socialização do animal com as pessoas de sua casa e até mesmo com outros animais de estimação é promover um treinamento para ele. Fazer com que o filhote de Schapendoes tenha contato com outros bichinhos desde cedo, por exemplo, vai evitar que, no futuro, haja problemas territoriais. Além disso, irá garantir um cão mais obediente e parceiro do seu dia a dia.

Apesar de essa raça não ser agressiva, é recomendável que haja esse tipo de cuidado nos primeiros meses do cãozinho, tudo para que ele respeite mais o espaço dos humanos e dos outros bichinhos, ressaltando os outros aspetos dele, como a companhia, lealdade e afeição com os seus donos.

Saúde

O cão da raça Schapendoes é bastante saudável, havendo poucos registros de problemas de saúde com ele. No entanto, especialistas estrangeiros fazem o alerta para algumas questões que podem afetar o Schapendoes, em especial em relação a doenças hereditárias.

Há várias doenças da visão que podem atingir os cães da raça Schapendoes. Por exemplo, um problema genético muito comum ao Schapendoes é a atrofia progressiva da retina. Essa doença pode levar o cachorro à cegueira. Outra questão relativa ao olho que pode aparecer em Schapendoes é o ectrópio, quando há um movimento para fora da margem da pálpebra, geralmente surgindo em filhotes até um ano ou em cães na fase da velhice.

Até mesmo a anomalia do olho, muito comum principalmente na raça Collie, também pode atingir o Schapendoes e outras raças, como Smooth Collie, Border Collie, Pastor Australiano, Boykin Spaniel, Lancashire Heeler, entre outros cães de pastoreio que possuem similaridades genéticas. É possível também que o Schapendoes desenvolva outros problemas oculares, como glaucoma, cataratas e cegueira noturna.

O Schapendoes também pode sofrer com problemas de articulação, como a displasia do quadril e a do cotovelo, que são doenças que podem prejudicar os movimentos do animal e provocar muita dor, gerando, no futuro, até mesmo artrose no cachorro.

A melhor forma de evitar possíveis transtornos com o seu filhote é procurar um criador que tenha Schapendoes no canil comprovadamente saudáveis, sem históricos de problemas em relação aos seus antepassados. O ideal é pedir exames e certificações que ajudem a dar certeza de que a aquisição de um novo bichinho de estimação vai garantir mais momentos de lazer e alegria do que de dor e preocupação.

Além disso, é essencial levar regularmente o cão a um veterinário, pois esse profissional terá todas as condições para realizar um amplo acompanhamento, podendo indicar o que deverá ser feito em caso de ele ter detectado algum problema com o seu bichinho de estimação.

Como cuidar

Schapendoes é um cachorro que precisa de um cuidado regular, em especial em relação à sua pelagem. É recomendada a escovação semanal para manter os pelos do animal sempre belos e lisos, sem embolar e fazer nós que vão dar uma enorme dor de cabeça para serem desfeitos posteriormente. O banho também é outro ponto relevante da higiene do Schapendoes. Banhos regulares devem ser dados, assim como as unhas devem ser cortadas para evitar crescimento excessivo ou mesmo rachaduras.

Outro cuidado que o Schapendoes necessita é quanto aos seus ouvidos, pois é comum que o local acumule muita cera e resíduos, o que pode ocasionar alguma infecção se não for limpo com frequência. Além disso, os dentes do seu Schapendoes devem ser escovados regularmente, senão as cáries e outros problemas dentários poderão maltratar o seu bichinho de estimação.

Alimentação

O Schapendoes se dá melhor com rações de alta qualidade, mas também pode comer alimentos preparados em casa, mas desde que haja orientação veterinária para dosar bem a dieta do animal e não causar obesidade ou falta de algum nutriente. Vale ressaltar que a quantidade de comida a ser ingerida vai depender da idade e do tamanho do animal.

Porém, é importante citar que, para o caso dos cães Schapendoes filhotes, é necessário adquirir uma ração específica para esse período da vida do animal, pois ele ainda precisa de alguns nutrientes básicos essenciais para o seu desenvolvimento. Na dúvida, sempre consulte um veterinário, que poderá passar todas as instruções para deixar o seu Schapendoes muito bem alimentado.

Preço

Por ser um cão de origem holandesa, é muito complicado encontrar um cachorro da raça Schapendoes no Brasil. Uma dica é procurar em canis e criadores de raças mais raras para ver se é possível localizar algum exemplar ou mesmo importá-lo. Em consultas a sites estrangeiros especializados, o Schapendoes tem um preço médio por filhote girando em torno de $ 500 a $ 700, o que em reais deverá ficar entre R$ 2 mil e R$ 2,8 mil.

A raça Schapendoes está na categoria Cachorros Grandes