Pastor Australiano

Cachorro Pastor Australiano

Origem e história

Diversas são as teorias que tentam explicar a origem do Pastor Australiano. No entanto, o que se sabe é que, diferentemente do que sugere seu nome, é uma raça de cães proveniente dos Estados Unidos e não da Austrália.

No início do século XIX, cães bascos habitavam as regiões montanhosas localizadas entre a França e a Espanha. Tais cães eram pastores de ovelhas que, juntamente com o rebanho que vigiavam, foram levados à região da Austrália e, de lá, posteriormente, migraram para o oeste dos Estados Unidos, onde a raça se estabeleceu e onde foram exclusivamente desenvolvidas as características e o padrão atual da raça; de pastor para pastor, surge o cão australiano.

Pastor Australiano

Em fins da Segunda Guerra Mundial, a raça de cão Pastor Australiano começou a ganhar notoriedade em rodeios e shows no cenário da equitação ocidental, e ainda no cinema, aumentando consideravelmente sua popularidade.

Em 1989, foi autorizado o uso do nome Australian Sheperd pelo Australian Kennel Club, com a observação de que, apesar do nome, a raça era de origem norte-americana. O reconhecimento do padrão oficial da raça pelo American Kennel Club foi relativamente recente, em 1991.

Um cão de raízes nitidamente rurais, ainda hoje o Pastor Australiano é utilizado como pastor de ovinos e de gado, além de cão de guarda e até como cão de resgate.

Características – O brilho hipnotizante do “olho fantasma”

Uma característica ímpar do Australian Sheperd é que, curiosamente, esses cães podem apresentar um olho de cada cor, sendo um deles azul. Isso permitiu que fossem criadas lendas de que esse “olho fantasma” seria capaz de hipnotizar o rebanho... de qualquer forma, ele é uma assombração do bem, viu!

Pastor Australiano2

Raça de cachorros de tamanho e forma física moderados, mas verdadeiramente exagerada em termos de versatilidade e inteligência!  O Pastor Australiano é um animal de médio porte, com estatura entre 46 e 54 cm, a depender do gênero, pesando até 32 kg o macho e até 25 kg a fêmea, sendo de de 13 a 15 anos a expectativa de vida do Sheperd cachorro. As cores do cão australiano admitidas pelo padrão da raça são preto, preto tricolor, azul-merle, merle, vermelho-merle e vermelho tricolor.

O cão desta raça, além de inteligente, é ágil e bastante ativo, possuindo um corpo atlético e musculoso, bem equilibrado e condicionado ao trabalho; esse canino é capaz de passar horas se exercitando e trabalhado sem se sentir exausto ao final do dia. Essa resistência é virtude para poucos!

Com um considerável nível de inteligência, ocupando a 42ª posição no ranking que mede a inteligência dos cães, esta raça se destaca em competições que envolvem obediência e agilidade, como Agility, Frisbee e Flyball. O Pastor Australiano também tem sido cada vez mais utilizado como cão de resgate, além de vir apresentando ótimos resultados no auxílio a projetos de terapia assistida por cães.

Pastor Australiano miniatura

Por volta de 1960, ocorreu um aprimoramento da raça Australian Sheperd; simpatizantes da raça, depois de alguns cruzamentos, criaram o mini Pastor Australiano. Os exemplares possuem basicamente as mesmas características físicas do original, como cor da pelagem e dos olhos, por exemplo; embora de porte miniatura, o Sheperd de pequena estatura mantém as grandes virtudes do cachorro Pastor Australiano tradicional, como versatilidade e inteligência apurada.

Temperamento

O forte instinto de pastoreio de que dispõe o Australian Sheperd faz dele um cão extremamente prestativo, de caráter e muito bom senso! Os exemplares desta raça, mesmo apresentando aptidão ao exercício de guarda, de forma alguma são briguentos e estressados, mas pelo contrário, são bastante equilibrados, não sendo agressivos, mas tão somente reservados e alertas a pessoas e animais estranhos à sua rotina.

Pastor Australiano4

O Sheperd cachorro é um cão bastante afetuoso, compromissado e altamente versátil; é capaz de ser um amigo carinhoso aos pés de seu dono, em seguida um pastor atento, conduzindo seu rebanho e no final do dia, um guarda exemplar, reservado e desconfiado até de sua própria sombra. Tudo isso, ele faz por amor e excesso de devoção ao seu dono, são cães verdadeiramente de valor!

Os Pastores Australianos, embora sejam animais com origens no campo como fazendas e ranchos por exemplo, não devem ser criados de forma isolada, exclusivamente em áreas externas à casa, pois isso pode aguçar uma certa agressividade no animal, já que por serem bastante solidários e muito ligados aos donos, necessitam de constante interação com o ser humano.

 De boa índole, se socializados com crianças e outros animais desde pequeno, se mostrarão excelentes companheiros, inclusive compartilhando de brincadeiras, mas ainda assim, com uma forte tendência a pastorear os demais do grupo. Delegue ao cão Pastor Australiano autoridade, e ele pagará com eficiência... Esse canino põe ordem na casa!

Vantagens dessa boa companhia

Para quem está atrás de um cão de mil e uma utilidades, o Pastor Australiano é uma boa opção. Conhecido como raça polivalente, ele se desdobra mas dá conta do recado!

Pastor Australiano3

Um ponto interessante é que apesar de serem cães atléticos e muito ativos, são altamente adaptáveis, isso significa dizer que podem acomodar-se perfeitamente em ambientes não muito amplos, inclusive em apartamentos, mas desde que exercitem corpo e mente diariamente.

Outro atrativo do cachorro Pastor Australiano é que a manutenção do animal não gera um custo elevado, pois a pelagem dispensa cuidados mais especializados como tosas por exemplo, bastando apenas banhos periódicos e escovações cerca de 2 vezes por semana, apenas para remoção dos pelos velhos.

Se você é um esportista nato, ativo e bem disposto, vai adorar a companhia do Australian Sheperd, pois ele é um atleta genuíno; ao lado dele não vão faltar momentos de diversão e muito suor!

Se você não é do tipo que não tem muita disposição para ensinar ou não quer, nem pode investir muito em treinamentos, o cão Pastor Australiano é sua escolha perfeita. Com uma inteligência aguçada, ele é capaz de compreender e assimilar desde comandos mais simples até os mais complexos. Com esse cãozinho, o treinador não terá trabalho por muito tempo!

Desvantagens do prestativo “aussie”

Embora bem adaptável até em ambientes com espaço físico reduzido, o cão australiano é um canino dos trópicos, ou seja, ele não tolera bem os extremos de frio ou calor, então, se você mora em zonas excessivamente frias ou excessivamente quentes, opte por um raça que seja mais propensa ao seu clima. 

Pastor Australiano5

A equação: Australian Sheperd + dono sedentário = Não vai rolar! Sabe água e óleo? Assim será a relação de vocês! Isso porque o Sheperd ama e precisa se exercitar, preferencialmente, todos os dias; e também ama e precisa do contato com seu dono, para se sentir feliz e saudável. Então já pensou no impasse que será se você for do tipo que só quer sombra e água fresca???

O dono de um exemplar desta raça também precisa ficar bastante atento aos olhos do seu cachorro, inclusive levando-o periodicamente ao veterinário, pois esta raça tem uma predisposição genética à catarata, principalmente os cães da cor merle com olhos azuis; alguns casos de surdez também são comuns. O cão australiano também costuma ter uma considerável queda de pelo cerca de duas vezes por ano, então, prepare o aspirador de pó!

Etapas de crescimento – de travessura em travessura ele se torna essa fofura!

O filhote Pastor Australiano é um adorável pestinha, isso mesmo, são engraçadinhos e simpáticos, mas bem maldosinhos e destrutivos! Bastante astutos e inteligentes, podem assimilar os mais variados comandos desde pequenos, inclusive o adestramento começa quando ainda filhotes. O forte instinto de pastoreio e guarda já pode ser observado desde o 6º ao 8º mês de vida, quando atitudes dominantes começam a fazer parte do cotidiano do cãozinho filhote.

O amadurecimento do Pastor Australiano filhote, assim como as demais raças, ocorre por etapas bem definidas. Por volta dos três anos de idade, geralmente alcançam a maturidade mental e física, o que é de fácil percepção, bastando um pouco mais de atenção quanto ao equilíbrio e segurança transmitidos pelo animal.

Como já se sabe, a maturidade sexual acontece um pouco mais cedo, lá pelo 8º mês, completando-se até aproximadamente 12 meses de idade. As cadelas apresentam o 1º cio normalmente a partir do 6º mês, sendo indicada a reprodução apenas após a ocorrência do 2º cio; a ninhada de uma fêmea de Pastor Australiano pode render de 6 a 9 filhotes ao seu dono; e agora... quem é o sexo frágil???

Alimentação e cuidados

Quanto à alimentação do Pastor Australiano, a recomendação básica é que seja oferecida uma ração de qualidade, em proporções adequadas ao porte da raça. No entanto, esses cães têm uma particularidade importante de se observar, eles são muito sensíveis em relação à sua dieta, não suportando bem mudanças freqüentes no padrão de suas refeições. Assim, é aconselhável evitar alterações bruscas e constantes no seu paladar, como o oferecimento de petiscos variados, patês, etc.

Vale lembrar que, além de exercício físico e mental diários, esses cães necessitam interagir com seu dono, caso isso não aconteça, ele pode se tornar destrutivo e infeliz, podendo inclusive se autoflagelar, além de não utilizar todo seu potencial intelectual.

Preço

Em se tratando de Australian Sheperd, preço não deve ser a maior das preocupações, já que, afinal de contas, encontrar um australian shepherd canil confiável para aquisição de um exemplar, não é uma das tarefas mais fáceis em terras brasileiras. Por ser uma raça relativamente nova, ainda é mais difundida na região dos Estados Unidos, embora já existam alguns poucos cães registrados, participando em competições brasileiras. Por isso, ao procurar um legítimo filhote Pastor Australiano, não resuma sua busca a “Pastor Australiano preço”, pois certamente esse não será o fator determinante para a aquisição do seu filhote, mas sim a disponibilidade de exemplares e confiabilidade do local de venda.

A raça Pastor Australiano está na categoria Cachorros Médios