Puli

Cachorro Puli

Origem e história

A raça Puli tem sua origem na Hungria e, segundo pesquisas, foi trazida pelos nômades magieros. Devido à sua agilidade, este cão era usado para o pastoreio de ovelhas por volta do ano 1000. O Puli é uma raça antiga, e teve seu número reduzido após a Segunda Guerra Mundial; mas isso não fez com que a raça fosse extinta, pois algumas pessoas trabalharam para garantir a sobrevivência da espécie.

Puli 4

Em meados do século XVII e XVIII, houve a repovoação da Hungria, o que contribuiu para o aparecimento de cães vindos da Alemanha e da França, e o cruzamento destes com a raça Puli fez surgir outras espécies, como o Mudi e o Pumi. O que ninguém esperava era que a raça Puli, com esses cruzamentos, ficasse quase extinta.

No século XX, criadores se esforçaram para trazer de volta o controle do Puli Húngaro e, em 1923, a raça teve o conhecimento da FCI (Federation Cynologique Internationale), e também teve seu resurgimnento em público numa exposição de cães em Budapeste.

Em 1959, o Clube de Puli Húngaro estabeleceu alguns parâmetros para a raça, o que gerou o crescimento dela no país e no mundo. Hoje, a criação cresce na Bélgica, Austrália, Grâ-Betânha e também na Alemanha.

Temperamento

O Puli é um animal de personalidade forte e inteligente. Sua presença irradia todos a sua volta, pois o cão adora brincar e estar presente o tempo todo com a família que o adotou. Ele tem uma certa necessidade de conviver arrodiado de pessoas e/ou animais, por isso não é aconselhável deixá-lo sozinho por muito tempo em casa. Apesar de toda sua energia contagiante, o Puli é uma raça sensível, que não quer passar despercebida por aqueles que gostam.

A raça não adota postura agressiva perante crianças e nem estranhos. É muito frágil e dócil, e só costuma latir se vir que algum inimigo está invadindo seu território ou de sua família, pois assim sente-se ameaçado.

Puli 3

O Puli gosta de manter uma forte relação de carinho e amizade com seu dono. Ele é companheiro e muito fiel e, além disso, possui grande característica para ser um ótimo cão de companhia, pois é disciplinado e fácil de ser adestrado.

Sua grande energia faz com que ele necessite se exercitar todos os dias. Seu dono precisa fazer atividades diariamente, caso contrário, verá seu cachorro triste e cabisbaixo.

Características

Este charmoso pastor Húngaro possui características muito peculiares. Sua pelagem é muito longa e bem desenvolvida, tendo a presença de pelo sub fino e com textura grossa. Ela também é chamada de “acordoada”, pois é abundante em toda a parte do corpo, chegando até a cobrir os olhos do bichinho.

As cores do Puli variam de branca a preta, com tonalidades em vermelho (ferrugem ou fulvo). Seu corpo é magro, porém um pouco musculoso. Possui tamanho médio, com cabeça arredondada e coberta de pelos. A cauda também é revestida pela pelagem exuberante, enrolada sobre o dorso, dando impressão de elevação na região traseira.

As fêmeas da raça Puli possuem em média o tamando entre 30 a 40cm. Já os machos, variam entre 36 a 42cm, ambos sempre medidos na altura da cernelha. O peso desta raça é em média 12 e 15 kg.

Puli 2

O Puli consegue se adaptar a qualquer lugar, tanto em casas quanto em apartamentos, pois além de ser dócil, é muito adorável e companheiro. Além disso, mesmo tendo uma pelagem muito abundante, ele enxerga bem e adora brincar com seu dono.

Os Pulis, quando treinados para o trabalho, são obedientes e fieis, fazendo sempre a tarefa que lhe foi recomendada. Alguns são usados como cães policiais e outros como cães de guarda e até como guardiões de gado, estes últimos são excelentes, pois desempenham uma função de proteger os rebanhos, os vigiando a qualquer custo, não deixando nenhum “inimigo” se aproximar deles. Mas vale ressaltar que eles não são agressores, apenas amedrotam o desconhecido que se aproximar dos gados.

A raça também é eficiente em proteger a família com quem convive. O Puli possui o instinto muito protetor, e vê seu dono e os familiares como se fossem seu rebanho, pelo qual deve cuidar. Mesmo depois de velha, essa raça é enérgica e nunca deixa seus donos “sossegados”, sempre querendo atenção e brincadeira.

O Puli também participa de competições, principalmente aquelas ligadas à obediência e agilidade, como Fly Ball, Rastreamento, Rali, entre outras.

Vale ressaltar que, mesmo sendo criada por famílias, a raça Puli possui naturalmente um instindo de pastor, e isso é consequência de sua história como guardador de rebanhos. Sua independência e temperamento forte também são características da origem, o que o tornaram ágeis para começar a ser treinados ainda filhotes.

A expectativa de vida do Puli varia de 12 a 15 anos.

Cuidados

O Puli precisa de bastante cuidado com a sua pelagem. O fato de ela ser densa e muito longa faz com que seus pelos embolem com bastante facilidade. O ideal é fazer escovação diária e, caso necessite, mais de uma vez ao dia, assim evitará que os pelos se enrolem. O banho deste cão é simples, porém seu dono precisa secar os pelos, pois se deixá-los fazer isso naturalmente, eles só secarão depois de uns 3 a 4 dias, mais ou menos.

Puli

Mesmo com a pelagem enorme que possuem, os Pulis conseguem enxergar muito bem, não possuindo nenhum cuidado especial com os olhos, apenas lavagem normal, assim como também wm suas orelhas.

Nos 6 meses de idade já começam a nascer as primeiras cordas, e elas precisam ser desenriçadas desde logo, já que a camada externa dos pelos tem grande tendência a embolar-se com o sub pelo.

Saúde

A displastia é um problema de saúde mais comum na raça Puli. É recomendável que o dono tenha um veterinário de confiança para poder fazer com frequência exames e diagnósticos.

Como o Puli é um animal enérgico, que necessita fazer constantemente atividades, a falta destas pode causar tristeza e depressão no cachorro. Se você tem um Puli, não o deixe sozinho por muito tempo, isso poderá afetar a saúde de seu animalzinho.

Como cuidar

O Puli, como já vimos, com excessão de seus pelos longos, não necessita de nenhum cuidado especial, e ter um cachorrinho deste em casa é um prazer imensurável.

Para cuidar bem de seu Puli, você só precisa dar atenção e carinho a ele, além de também deixá-lo cuidar de sua família, pois ele gosta de proteger seus donos e familiares. Ele se adapta tanto em apartamento quanto em casa, mas é claro que esta última seria o ambiente ideal para a raça, já que ela necessita gastar suas energias diariamente, e a falta de atividade pode deixar o Puli estressado e até doentio.

Alimentação

Assim como qualquer outra raça, a Puli necessita ser bem alimentada e com rações ideais para o seu peso/medida. É aconselhável procurar um veterinário mais próximo e pedir informações a respeito deste ítem, pois uma ração boa e de qualidade surtirá efeitos bastante positivos em seu cão.

Vale ressaltar que não é recomendável alimentá-lo com comida humana, pois os nutrientes desta não são ideais para cachorros, e isso pode deixar seu cão fraco e indisposto.

Preço

O preço do cachorro Puli varia entre R$4.000,00 a R$6.000,00.

Puli: Canil

É muito difícil encontrar canil que tenha esta raça aqui no Brasil, pois devido ao clima, ela não se adapta facilmente, já que possui pelos enormes e cheios. Mas fazendo uma busca na internet você pode achar alguns canis na região Sul e Sudeste do país.

Puli à venda

Mesmo sendo uma raça linda e dócil, a procura dela aqui no Brasil é pouca. O aconselhável é procurar um canil mais próximo e adquirir informações mais precisas sobre esse animalzinho.

Puli Tosado

O Puli, como já sabemos, é um cão cheio de pelos; sua tosagem precisa ser feita ao menos uma vez ao mês, pois sua pelagem cresce constantemente. Dar aquela aparadinha de vez em quando também faz bem, principalmente se for em um Pet Shop.

Filhote de Puli

O filhote de Puli gosta muito de dar e receber atenção, mas cuidado com o excesso de mimos, pois estes podem “estragar” o animal, tornando-o um pouco desobediente.

Você deve procurar um veterinário para saber qual tipo de ração dar para o filhote de Puli, pois isso será  importante para o seu  crescimento saudável. Deve-se dar ao cão uma ração própria para filhotes, àquelas que contêm os nutrientes necessário para o seu bom desenvolvimento.

Como os Pulis são cães pastoris e de guarda, eles podem ser adestrados já desde filhotes para estas funções. Mas caso você o queira somente para o ambiente familiar, prepare-se que terá um grande amigo fiel e companheiro.

A raça Puli está na categoria Raças