Collie

Cachorro Collie

Origem e história

A origem do cão da raça Collie é indefinida, mas há historiadores que defendem que ele tenha sido originado a partir do Border Collie de pelo curto. Alguns historiadores afirmam que a raça é derivada de combinações entre cães Terra-Nova ou então o Setter Gordon. Porém, outros defendem quem a sua origem esteja relacionada ao Scottish Terrier e o Deerhound.

Collie

Apesar dessa incerteza, é certo que ele seja proveniente da Escócia. Seu nome pode ter surgido de uma palavra que significa “útil”, associado ao uso deles em pastorear ovelhas. Outros atribuem o nome aos cordeiros colleys, já que eram pastoreados pelos cães Collies.  Além de o Collie ser um ótimo cão pastor, pode ser facilmente adestrado para ser usado para guarda, caça ou como cão policial.

O Collie passou a existir por volta dos anos 1800, como resultado de diferentes tipos de cruzamentos. Inicialmente, os exemplares da raça tinham a cabeça mais curta e apresentavam uma menor estatura do que os conhecidos nos dias atuais.

Conforme os criadores passaram a ter um maior interesse pela raça, os exemplares foram sendo refinados e também aumentaram de tamanho. Os Collies com pelagem áspera tiveram influência do Old Cockie. Os de pelagem lisa apresentam o mesmo porte, mas possuem o seu pelo curto e de tonalidade castanha.

No ano de 1886, estabeleceu-se um padrão para a raça. Nessa mesma época, a Rainha Vitória demonstrou grande interesse pelo Collie, o que aumentou a popularidade do animal entre as pessoas de classe alta. Durante esse período, os Collies foram incorporados nos EUA, onde os cães pastores haviam se tornado bastante requisitados. Pouco tempo depois, o animal passou a fazer parte da elite americana.

O cão Collie se tornou famoso no mundo inteiro por ser a raça da Lassie, protagonista da famosa série de TV americana, que leva o mesmo nome.

Temperamento

A raça da cachorra Lassie apresenta uma inteligência e gentileza características, além de ser um cão companheiro e que se porta bem na presença de qualquer pessoa. É um animal que conquista as pessoas por sua aparência elegante e porte nobre. Trata-se de um animal ágil, esperto e que se mantém alerta.

Collie2

Sua acentuada inteligência o faz ser um cão muito fácil de receber adestramento, pois aprende de forma muito rápida. Apesar disso, às vezes pode mostrar um pouco de teimosia. Ele pode também desenvolver o hábito de querer mordiscar o calcanhar durante as brincadeiras. Algumas pessoas podem achar isso divertido, mas outras preferem eliminar esse costume.

Na companhia de pessoas estranhas, o Collie geralmente se mostra mais reservado, mas se adapta com facilidade. Isso também pode acontecer ao ser apresentado a outros animais domésticos.

Ele prefere viver dentro de casa ao lado da família, tendo a necessidade de passar o tempo com ela. Alguns animais da raça de cachorro Collie podem acabar latindo bastante, principalmente quando se sentem entediados ou muito solitários.

Cuidados

A pelagem do cachorro Lassie não necessita de grandes cuidados, apenas pode receber uma escovação a cada dois dias para remover os nós e pelos mortos, evitando assim o aparecimento de problemas de pele. Na época de troca de pelos, o ideal é que ele seja escovado mais vezes. Tanto os Collies de pelagem longa como os de pelagem curta têm uma perda de pelos moderada.

Collie3

Os Collies são sensíveis a medicações e, por conta disso, não devem ser medicados sem antes receber a indicação de um veterinário. Também não é recomendado que ele fique muito tempo ao sol, pois seu nariz pode descascar com essa exposição, resultando em rachaduras dolorosas.

Em geral, o Collie cachorro não apresenta um odor forte e se mantém limpo por um bom tempo. Os banhos podem ser dados por volta de 6 a 8 semanas. Alguns proprietários preferem que os banhos sejam feitos por profissionais, pela dificuldade de escovação que alguns donos encontram.

Os ouvidos devem ser observados semanalmente e limpos com algodão umedecidos para evitas infecções. Já a aparagem das unhas deve ser feita mensalmente. É interessante que os seus dentes sejam escovados de 2 a 3 vezes por semanas para evitar o surgimento de tártaro.

Saúde

O Collie apresenta um porte de médio ao grande, possui uma pelagem densa, lisa e alongada. Os exemplares Collie de pelagem longa apresentam maior densidade, o que acaba ocultando quase completamente a pele.

Collie4

Suas cores mais comuns são o branco, marta, azul merle, dourado claro ou escuro. Ele tem um focinho comprido, orelhas pequenas e eretas. Sua estrutura física é forte e ágil. Esse cão poderá apresentar descamação, com aparição de rachaduras na pele, além de surdez e atrofia muscular. Síndromes oculares podem levá-lo a uma atrofia progressiva na retina.

Já o cachorro Collie de pelo áspero pode desenvolver abiotrofia cerebelar. Os exames recomendados são de audição, cardíacos e dos olhos.

O tamanho médio das fêmeas é de cerca de 51 cm a 56 cm de altura e dos machos variando de 56 cm a 61 cm. O peso tem variação de 18 kg a 19 kg. Já a expectativa média da raça Lassie é por volta de 10 a 12 anos de idade.

Como cuidar

Por ser um cão que possui origens voltadas ao trabalho, ele necessita de atividades físicas e mentais com frequência para não acabar se sentindo entediado. Por conta disso, o ideal é que o Collie seja levado diariamente a passeios onde possa correr ou caminhar.

Collie5

O cachorro Lassie não deve ser mantido preso em locais pequenos, onde não haja espaço para ele se exercitar. A prática de exercícios é fundamental para que possa desenvolver sua mente, além de ajudar de maneira eficaz na queima de gorduras. Ele pode se sentir entediado com brincadeiras muito repetitivas, sendo preciso variar as atividades para que mantenha o interesse nelas.

O Collie pode se adaptar a ambientes domésticos variados, vivendo em espaços mais amplos ou então dentro de casa, na companhia da família, desde que pratique atividades físicas diárias.

O adestramento é feito com facilidade, sendo necessário que os comandos sejam repetidos por volta de 5 a 15 vezes para a memorização do animal. Apesar disso, é importante que o Collie receba estímulos constantes, para melhorar sua assimilação.

Filhotes de Collie: como cuidar

O mini Collie é capaz de aceitar brincadeiras mais fortes de crianças, preferencialmente se tiveram contato com elas desde pequeno.

O filhote de Collie demonstra uma grande energia e gosta muito de brincar. Por isso, é bom que seja estimulado com atividades divertidas e o uso de brinquedos próprios para filhotes, o que pode evitar que ele acabe destruindo algum móvel da casa. Eles aprendem as coisas de forma rápida e são obedientes ao seu tutor.

A tonalidade do pelo do Collie filhote varia bastante até ele se tornar um adulto, passando de sedoso para áspero.

Alimentação

Cães da raça Collie possuem a tendência a se tornarem obesos e, por esse motivo, é importante que recebam uma alimentação adequada. A alimentação deve ser com ração de boa procedência e a quantidade varia de acordo com os exercícios que o animal pratica, além de levar em conta a sua estrutura física.

Há também a possibilidade de oferecer alimentos cozidos, como carne de frango com ossos e legumes cozidos. Consulte o veterinário para saber sobre qual a alimentação ideal para o seu Collie em especial.

Quanto um Collie come

As embalagens de ração contêm as quantidades médias que devem ser oferecidas ao cão de acordo com o seu porte.

Enquanto filhote Collie, ele deve receber ração especial para sua idade, que poder ser seca, úmida ou semiúmida. O ideal é oferecer de 2 a 4 refeições diárias, de 95gr a 150gr ao dia. Quando adulto, a quantidade de ração aumenta para cerca de 1260gr a 230gr por dia, dependendo da quantidade gasta de energia por dia.

Preço

O preço de filhotes da raça Collie varia entre R $ 1.500 a R$ 3.000

Cachorro Collie preço: variações

O valor de um miniature Border Collie pode sofrer variações de acordo com a sua pelagem (se for longa ou áspera). Além disso, fatores como pedigree, o tipo de criação e tratamento recebidos no canil afetam o valor final do animal.

Collie venda

Por ser a raça de cachorro Lassie, é um cão que continua sendo muito procurado por amantes da raça e da personagem da série de TV. Por conta disso, o interessante é que o Collie seja adquirido por criadores responsáveis, que apresentem as garantias em relação à boa saúde do filhote.

Canil de Collie

Há canis do Collie cachorro espalhados pelo Brasil, sendo grande parte deles especializados e dedicados ao aprimoramento da raça mini Lassie. Muitos deles participam de concursos. Os criadores disponibilizam as ninhadas com filhotes devidamente vacinados e vermifugados, além da garantia quanto à saúde e o pedigree do animal.

Doação de Collie

Não é muito comum encontrar pessoas que façam doação desse cão. Apesar disso, é possível fazer uma pesquisa na internet e procurar sites onde poderão ser expostas fotos de cachorro Collie para adoção. É mais fácil serem encontrados animais já adultos, que estão sendo doados pelos mais variados motivos.

A raça Collie está na categoria Cachorros Grandes