A origem da raça de cachorro Samoieda envolve algumas controvérsias, mas a teoria mais aceita é a que tais cães tenham surgido na Rússia, mais especificamente na região da Sibéria, há cerca de 5 mil anos, demonstrando o quão primitiva é esta espécie. Trata-se também de uma das raças mais puras, pois descende genuinamente das matilhas de cães que acompanhavam a tribo nômade dos samoiedos, vindo daí inclusive, sua nomenclatura.
Os Samoiedas, como bons trabalhadores que sempre foram, auxiliavam a tribo puxando trenós, pastoreando renas e caçando presas para alimentação, além disso, serviam para aquecer os membros do grupo, devido à sua pelagem farta e resistente a baixas temperaturas.
Afirma-se que, após as primeiras expedições às regiões polares em 1870, a raça foi conhecida e, posteriormente, trazida pelos ocidentais para a Inglaterra, tendo sido apresentada oficialmente em 1893. Essa raça também foi apresentada à rainha Alexandria, que inclusive ajudou a promovê-la. Em 1906, o primeiro exemplar Samoieda chegou à América, como um presente do Grão-duque da Rússia Nicolau; nesta época, os cães já participavam das expedições de trenó à Antártida.
Características – Alegre, fofinho e sorridente!
Esta raça já se vende simplesmente pela exuberância de sua beleza, que é inegável! Afinal, quem não se apaixonaria de cara por um cãozinho extremamente dócil e alegre, que mais parece um bichinho de pelúcia branquinho, fofinho e adorável? Ainda por cima, ele é uma amante nato, pois é super bem relacionado com todos os membros de sua família, nutrindo um amor todo especial pelas crianças
Trata-se de cães de grande porte, com altura que varia entre 48 e 53cm para fêmeas e 53 e 60cm para os machos. O peso também é variável de acordo com o sexo do animal, sendo normalmente 17 a 25kg para fêmeas e 20 a 32kg para machos. As cores características da raça são: branco, branco e biscoito e creme, tendo expectativa de vida em média de 12 a 13 anos.
Os cães Samoieda são cobertos por um pelo grosso, denso, resistente e flexível muito semelhante à pelúcia. Possuem olhos amendoados e geralmente são muito atentos a tudo à sua volta, de modo que, ao perceberem algo sua cauda, encurva-se para frente sobre seu dorso, voltando à posição normal quando estão relaxados.
Uma das características mais marcantes da raça é sem dúvida o seu sorriso encantador! Sim, isso mesmo; esta espécie canina tem uma curvatura acentuada para cima no canto externo dos lábios, isso faz com que ao abrirem a boca pareçam estar sempre sorrindo, isso denota toda a simpatia da raça!
Apesar do Samoieda ser uma raça originária de locais frios, se adaptam muito bem aos climas mais quentes, desenvolvendo para isso, trocas de pelo estratégicas a cada virada de estação. Também se adaptam fácil a viver em apartamento, desde que façam exercícios e passeiem ao ar livre diariamente.
Temperamento
O cão Samoieda é certamente um amigo fiel, muito dedicado, afetuoso e também excessivamente curioso, isso reflete diretamente no fato de serem muito brincalhões, ou seja, toda descoberta é motivo de festa.
Não são cães nervosos, mas têm personalidade forte e por serem ativos, adoram se exercitar e precisam disso! São cachorros inteligentes e sempre dispostos a ajudar, sendo bastante sociáveis, inclusive com estranhos. Apesar disso, por terem raízes em atividades de caça e serem muito dominantes em relação a outros cães, só são capazes de tolerar outros animais se forem treinados desde pequenos.
São sensíveis, astutos e inteligentes, posicionando-se em 33º lugar no ranking de inteligência canina, mas são também independentes e demasiadamente teimosos.
Os filhotes de Samoieda devem ser treinados ainda pequenos, especialmente em relação ao seu latido, que é bem peculiar. Na fase adulta, quando estão aborrecidos, geralmente entediados por falta de exercícios, podem começar a cavar e a latir.
Vantagens de levar esse bicho de pelúcia para casa!
Certamente são muitas as vantagens de se ter um cachorro Samoieda em casa; por ser muito sociável permite ótima integração em seu lar, garantindo assim momentos inesquecíveis ao lado de toda a família. Se você tiver crianças melhor ainda, pois ele tem um afeto natural por elas e adora agradá-las, sem falar que ele ama brincar!
Para aqueles que não querem um cão muito trabalhoso, o Samoieda é uma excelente opção, pois, a não ser pela rotina de exercícios diária, o filhote Samoieda é naturalmente limpo. Isso mesmo: se você deseja um cão de pelagem farta e exuberante, que não necessite de tantos banhos e tosas para manter-se limpo, você optou pela raça certa!
O Samoieda não possui glândulas subcutâneas, portanto, não produzem aquele odor característico dos cães, inclusive, recomenda-se o mínimo de banhos possível e jamais tosá-lo. isso implica diretamente no seu bolso, já pensou na economia com banho e tosa? Também a saúde do samoieda é muito boa, pois por serem originários de clima frio são bem mais resistentes.
Desvantagens na aquisição de um Samoieda
Primeiramente, se você não tem tempo livre para atividades físicas diárias com ele e não pode pagar um dog Walker (passeador de cães profissional), você não pode ter um cão Samoieda, pois para eles é imprescindível este tempo de atividade, interferindo diretamente no temperamento do cão. Eles são cães muito ativos, precisam gastar essa energia, do contrário gastarão em seus sapatos ou latindo desenfreadamente.
Apesar de serem de grande porte, por terem aparência de “cão bonzinho” e, principalmente, por serem muito sociáveis e dóceis, não servem para ser cães de guarda! Portanto, não conte com ele para vigiar sua casa…
Os Samoiedas também são muito brincalhões, isso é até legal, mas pensa num brincalhão teimoso, esse é ele! Além disso, são dominantes em relação a outros animais, portanto, se você tem mais bichinhos em casa, é bom treiná-lo para que se acostume a eles primeiro. Isso denota a personalidade forte dele.
Apesar de se adaptarem bem ao clima dos trópicos, vale lembrar que ainda assim são cães provenientes de regiões nórdicas, frias e, sendo assim, não devem ser submetidos a um clima demasiadamente quente!
Etapas do crescimento – Entre um sorriso e outro, ele já é moço!
Os filhotes Samoieda são verdadeiras bolinhas de pelúcia angelicais de tão fofinhos! Nos primeiros 15 dias de vida praticamente só mamam e dormem, nessa fase neonatal são muito dependentes da mãe, pois o único sentido de que dispõem é o olfato. Da 3ª a 4ª semana de vida começam a despertar novos sentidos, pois abrem os olhos e já têm algum equilíbrio; da 5ª a 10ª semana o cão passa a explorar, interagir com os outros e trabalhar seus instintos, sendo recomendável instigar o filhote com brinquedos específicos, já no intuito de prepará-lo para o adestramento.
É nesse momento também que o filhote “aprende a ser cachorro”, ou seja, neste momento que ele se identifica com a espécie a qual pertence. Logo depois vem a fase de socialização, em que o animal deve ser apresentado ao convívio humano.
A partir do 3º mês de vida, o filhote Samoieda começa a testar sua liderança e é este o momento ideal para iniciar o adestramento básico de obediência. Quando alcançam a maturidade por volta de 1 ano e meio, já possuem um padrão de conduta e maior capacidade de aprendizagem, apresentando-se mais agressivos também, então, é recomendável aprimorar o adestramento com um treinamento agora voltado para cães adultos. O acasalamento só deve ocorrer com cães adultos, principalmente as fêmeas, quando terão o sistema reprodutor já apto a conceber a ninhada.
Alimentação e cuidados
A Alimentação desse tipo de cão é basicamente simples, podendo ser uma alimentação industrializada ou natural, desde que adequada e balanceada. Se for alimento industrializado, indica-se ração super Premium para cães adultos de grande porte, bastando ingerir uma porção de 400g a 500g 2x ao dia; Já se for um filhote, recomenda-se ração super Premium para filhotes de raça grande, indicado o consumo até os 24 meses de idade.
A alimentação caseira, se for o caso, deverá conter carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas, de preferência alimentos crus como cenoura, beterraba, dentre outros. O Samoieda pode também ter uma alimentação industrializada combinada com a natural, mas a alimentação natural não poderá conter condimento algum. A quantidade de alimento também deve ser adaptada à atividade física de cada cão. Biscoitos caninos também podem ser oferecidos após as refeições, pois eles farão a limpeza dos dentes, não sendo recomendados, no entanto, aqueles que contenham corantes, já que poderão manchar a pelagem ao redor da boca do animal.
Como já foi dito, os cães desta raça não necessitam de grandes cuidados com pelo e estética, devendo-se, inclusive, evitar banhos muito freqüentes. O Samoieda, possui uma camada de gordura natural na pele, que impede a fixação da sujeira; lavá-lo muitas vezes pode reduzir muito esta camada e causar até problemas na pele do animal. Tosas também não são recomendadas, bastando apenas escovação diária dos pelos.
Na aquisição de seu cachorro, buscar informações aleatórias na internet do tipo: samoieda venda ou samoieda preço não são as mais indicadas, pois não se tem assegurada a idoneidade da fonte. Certamente mais indicado é procurar por um canil samoieda, se possível visitá-lo e interar-se dos preços e da procedência das ninhadas. Inclusive, o preço do samoieda pode variar de canil para canil, isso levará em conta fatores genéticos, bem como títulos de antepassados da matriz e do padreador da ninhada, dentre outros. Enfim, certifique-se de tudo e corra para o abraço do sorridente samoiedo!