Galgo polaco

Cachorro Galgo polaco

Origem e história

As origens do cachorro Galgo polaco (também chamado de galgo polonês, ou lebrel polonês) remontam ao século XIII. De acordo com a Federação Cinológica Internacional (FCI), é uma raça derivada do cão Saluki, e não do cão Borzoi, como alguns autores apontam na literatura.

A caça era uma atividade extremamente popular na Polônia antigamente e, por isso, a nobreza usava seus cães de caça com visão apurada para caçar.

Com a Primeira Guerra Mundial, a vida dos nobres sofreu um duro golpe. Suas terras foram divididas, e manter vastas matilhas de cães para caça se tornou insustentável. Na Segunda Guerra Mundial, as grandes casas e canis foram totalmente abandonados. Os galgos polacos foram então deixados nas ruas. Muitos foram mortos por caçadores e pelas forças militares, por serem um símbolo da exploração dos ricos.

No ano de 1972, foi escrito um livro sobre a raça, pelo renomado Dr. Mroczowski. Com este livro, o interesse pela raça foi reavivado nos corações de alguns leitores, e dois irmãos começaram a recolher os espécimes restantes das ruas da Polônia, para fundar um canil especializado no país.

As aparições do Galgo polaco na literatura de caça são frequentes. É interessante notar que o aspecto do Galgo polaco não mudou praticamente nada ao longo dos anos, e mesmo apesar dos cruzamentos, a raça manteve o seu aspecto de origem.

A raça do cão Galgo Polaco foi reconhecida e devidamente registrada pelo FCI no ano de 1989.

Tipos de Galgo

Os Galgos são esguios, com uma estrutura quase aerodinâmica, predispondo à corrida e ao esporte. São ágeis, possuem porte atlético e músculos fortes, sendo indicados tanto para a prática de esportes, quanto para companhia.

Originam-se de um tipo antigo de cão primitivo, usado para caçar roedores e felinos. Em épocas remotas, eram feitas corridas entre Galgos, bem como caçadas.

Apesar de possuírem uma estrutura parecida, os Galgos são muito diferentes entre si, dependendo da raça da qual fazem parte. Muitas variações existem, tais como o Whippet, Saluki, Sloughi, Galgo afegão, Borzoi, Galgo espanhol, Galgo polaco, entre outros.

O Galgo polaco é um animal possuidor de um corpo muito forte e bem definido. A diferença entre ele e os outros galgos é que o Galgo polaco é mais largo e mais forte. É possível ver nele detalhes sobre os seus antepassados. Com um esqueleto muito sólido, músculos bem tonificados e forte mandíbula, pode-se confirmar que, de fato, este animal era usado exaustivamente na caça.

Temperamento

Galgo polaco personalidade

O Galgo polaco possui características peculiares e comuns ao mesmo tempo, contando com um caráter mais sério e retraído, principalmente se estiver no meio de uma caçada. Ele demonstra ser um cão de muita energia e vivacidade para ir atrás de suas presas.

Sendo considerado um cão forte, o temperamento do Galgo polaco é mais reservado. Sua facilidade de adestramento é considerada mediana, ou seja, o tutor precisa de muita energia e disposição para domá-lo.

É dono de si mesmo, independente, confiante e tímido, mas, sobretudo, muito valente. É rápido, habilidoso e resistente, possuindo uma capacidade de reação efetiva e rápida.  

Quando o Galgo polaco se encontra em um ambiente de caça, se mostra extremamente rápido, revelando seu lado mais astuto e incansável. 

Fisicamente, apesar de dar um pouco de medo devido ao seu tamanho, não é tão feroz. Pode ser doce e inofensivo na vida cotidiana, não podendo se dizer o mesmo durante sua caçada.

A total e profunda expressividade de seus olhos, com o olhar incisivo e penetrante, revelam o seu importante papel no aspecto geral.

Galgo Polaco filhote

O filhote de Galgo polaco, de início, costuma demonstrar o seu afeto de forma mais sutil, abanando a cauda, lambendo aos poucos. Mas, após criarem confiança com seu dono, serão de completa devoção e obediência.

Precisa de um tutor firme para que seja treinado com eficiência. Podem se dar bem com outros animais de estimação, desde que socializados desde cedo. Recomenda-se pessoas com um temperamento mais calmo para adotarem o Galgo polaco. Estes são sensíveis e não gostam de repreensões em excesso.

São gentis com as crianças, e muito protetores com a família, devido ao forte sentido de matilha que desenvolveram ao longo dos anos.

Cuidados

O Galgo polaco prefere viver em lugares quentinhos e macios, pois possui pouca gordura corporal. É recomendada a utilização de agasalhos no inverno, e coleiras mais largas, criadas especialmente para essas raças.

São ideais para viverem em casas ou apartamentos, pois são muito limpos e sossegados.

Uma boa dose diária de exercício físico é recomendada, contudo, o Galgo polaco também aprecia muito os momentos de descontração e descanso.

Saúde

O Galgo polaco é uma raça que não costuma apresentar problemas de saúde. Não tem histórico de doenças congênitas.

Escovar seus pelos uma vez por semana é recomendável, para que se mantenha em boas condições. O banho deve ser dado apenas quando for essencial.

Mesmo gozando de boa saúde, é importante levá-lo ao veterinário de seis em seis meses, ou ao menos uma vez por ano, para garantir que todas as vacinas estejam em dia, bem como a vermifugação e os anti-parasitários, e, também, para fazer exames de rotina, com o objetivo de prevenir quaisquer tipos de doenças.

Sua expectativa de vida é de 12 a 14 anos.

Alimentação

O Galgo polaco é um cão de grande tamanho, poderoso e musculoso. Por isso, a quantidade de ração deverá ser proporcional a este tamanho. Consulte o médico veterinário para que você dê ao seu cachorro a quantidade adequada de ração.

No supermercado, é possível encontrar 3 tipos de rações: a standard, que é aquela achada facilmente e com um custo menor – mas que muitas vezes não possui todos os nutrientes que seu cãozinho precisa -, a Premium (que já possui uma qualidade melhor) e a Super Premium.

Recomenda-se utilizar a alimentação Premium ou Super Premium, por possuírem melhor digestibilidade, serem muito bem absorvidas e possuírem uma composição balanceada de proteínas e nutrientes.

Apesar de existirem muitas rações de ótima qualidade, é possível que seu cão não se adapte com alguma delas, porque nem tudo que funciona para um, necessariamente funcionará para outro. Por isso, é sempre muito importante ter a indicação de um veterinário, e também, estar atento às mudanças de comportamento do seu cão.

A água deve ser deixada à vontade, e reposta assim que terminar.

Preço

Galgo Polaco preço

O preço médio do galgo polaco pode variar entre R$1.000,00 a R$3.000,00.

É importante que se faça uma pesquisa aprofundada sobre o local de onde ele está sendo adquirido, as condições de criação e sua estrutura familiar, antes de efetuar qualquer tipo de compra, tanto para conhecer os pais do cãozinho, quanto para verificar se todos os exemplares criados são bem tratados.

Sites de compra e venda na internet podem ser oriundos de criadouros ilegais. Pesquise!

Galgo polaco canil

Existem, no Brasil, alguns canis especializados em determinadas raças do padrão Galgo. Busque em sua cidade se, em algum destes canis específicos, existe a raça do galgo polaco à venda.

Lembrando que é muito importante que se faça uma pesquisa aprofundada sobre o local de onde ele está sendo adquirido, as condições de criação, sua estrutura familiar, entre outros.

A raça Galgo polaco está na categoria Cachorros Grandes