Afghan Hound

Cachorro Afghan Hound

Origem e história

Como o seu próprio nome sugere, o Afghan Hound, ou Galgo Afegão, é originário do Afeganistão, com raízes que datam desde a época dos faraós egípcios, tanto que também é conhecido por cachorro egípcio. O desenvolvimento do Afghan Hound aconteceu a partir da utilização da raça por tribos nômades para a caça com a ajuda de falcões, com isso o cachorro Afghan Hound tornou-se um cão rápido, resistente, com agilidade e capacidade de realizar saltos, em virtude das montanhas existentes na região onde habitava inicialmente.

Afghan Hound

Durante muitos anos, a raça esteve escondida nas montanhas do Afeganistão. Foi apenas no final do século XIX e início do século XX que o Afghan Hound chegou à Inglaterra por meio de um oficial inglês, que tornou-se o primeiro criador oficial da raça fora do país. Em seguida, a raça foi exportada para os Estados Unidos. Nessa época, o Afghan Hound era chamado de Galgo Persa ou Barukhzy Hound, e, um exemplar específico, chamando Zardin, ganhou uma grande exposição realizada no Crystal Palace, em Londres. A partir disso, foi criado um padrão de perfeição da raça inspirado em Zardin e na sua elegância.

A partir de então, a popularidade da raça cresceu rapidamente, transformando o Afghan Hound em uma das raças mais competitivas e glamurosas de cães de exposição. O auge da fama da raça foi na década de 1970, quando tornou-se moda ter um Afghan Hound. Inclusive, no cinema e na TV, o cachorro também conquistou o seu espaço. Alguns filmes da Disney, como A Dama e o Vagabundo ou 101 Dálmatas, e também a comédia Mamaduke, contaram com personagens caninas de Afghan Hound nas cenas. Entretanto, desde então, a popularidade do Afghan Hound diminuiu.

Temperamento

Independência e autossuficiência são duas características que definem bastante o temperamento do Afghan Hound. Ele é calmo e quieto, e dificilmente fica no colo dos donos ou apresenta-se quando é chamado, mas isso não é sinal de burrice, o Afghan Hound apenas faz o que está com vontade. No entanto, ele apresenta baixo nível de dominância e é facilmente adestrado. Além de ser um cão sociável, que, apesar de desconfiado e reservado com estranhos, convive pacificamente dentro de casa, sendo gentil com crianças e adultos.

Afghan Hound2

Em virtude do seu instinto de caça, o Afghan Hound gosta de caçar pequenos animais quando está solto pelo jardim. Mas, ao mesmo tempo, gosta de estar em ambientes internos, sendo extremamente educado e limpo e convivendo pacificamente com todos. O Afghan Hound adapta-se fácil ao ambiente interno das casas, mas necessita de alguns caminhadas na calçada ou brincadeiras no pátio, para socializar com outros cães e pessoas. Caso contrário, ele pode tornar-se um cão excessivamente nervoso.

Afghan Hound característica física

O Afghan Hound é uma raça com corpo alto, que caracteriza-se por um manto de pelos compridos, finos e sedosos. Ele possui orelhas pendulares, de inserção baixa e cobertas por uma pelagem longa e sedosa.  Possui ainda uma cabeça alongada e mordedura em tesoura ou torquês. Os olhos do Afghan Hound são triangulares, levemente inclinados para cima do canto interno para o externo e de cor escura. Já a cauda é um pouco longa e apresenta poucos pelos na sua extensão. Ela é portada alta quando o Afghan está em movimento. A pelagem do Afghan Hound é longa e com textura fina na região das costelas, dos membros e nos flancos. Já a partir do ombro e ao longo da sela, o pelo apresenta-se curto e fechado.

Afghan Hound5

Considerado de grande porte, o tamanho do Afghan Hound varia entre 68cm e 74cm de altura para os machos, e de 63cm a 69cm para as fêmeas. Já o seu peso varia entre 23kg e 27kg. A expectativa média de vida de um Afghan Hound é entre 12 e 14 anos, mas ele pode viver mais ou menos dependendo da qualidade de vida oferecida pelos donos.

Cuidados

Apesar do Afghan Hound apresentar uma pelagem longa que o protegerá nos dias mais frios, ele prefere um local macio e confortável para se deitar, sendo um cão mais adequado para o convívio dentro de casa. Além disso, ele precisa praticar exercícios físicos diariamente e com uma média de uma hora. As atividade podem ser uma caminhada longa ou uma corrida curta na calçada. Ou, se possível, em uma área segura e limitada, como um pátio ou jardim grande, que possibilite ao Afghan possa correr o quanto quiser.

Afghan Hound3

O pelo do Afghan Hound necessita de atenção especial, principalmente durante a troca dos pelos dos filhotes. Os adultos podem ser escovados a cada dois ou três dias para evitar que a pelagem embarace. Já os banhos podem ser semanais ou a cada 10 dias – esse é o tempo suficiente para manter o cachorro limpo e cheiroso. Nas estações mais quentes, ele não precisa ser tosado por completo, já que suporta as temperaturas mais altas. A dica é aparar os pelos da região do dorso e do pescoço, que são mais curtos e lanosos.

Saúde

O Afghan Hound é uma raça de cães que não causa grandes preocupações aos seus donos, mas que precisa de atenção especial quanto aos cuidados relacionados com a sua pelagem. Quando mal cuidada, a pelagem longa do Afghan poderá causar problemas de saúde ao cão, como o obscurecimento da visão, acumulo de sujeiras e detritos e, consequentemente, problemas de pele e de visão. Além disso, o Afghan Hound pode ser acometido por uma má composição das articulações do cotovelo ou por displasia coxofemoral – uma anormalidade que possui origem genética. Este cão ainda é muito sensível a preparações químicas, como pós anti-pulgas, anestésicos e tranquilizantes. É importante também que o dono esteja atento às datas de vacinas e vermífugos e realize visitas regulares ao veterinários para acompanhar quaisquer problemas.

Como cuidar

Tal qual outras raças de cachorros, o Afghan Hound precisa da atenção e da dedicação dos donos para viver feliz e de forma saudável. Ele precisa de uma cama macia e confortável, apesar do seu pelo longo, de ração de qualidade e água sempre à disposição. Além de um espaço amplo para correr e exercitar-se. O Afghan Hound precisa de passeios diários duas a três vezes por dia, e que totalizem ao menos uma hora. Além de evitar o sobrepeso, as caminhadas também possibilitam ao cachorro socializar com outros cães e pessoas.

Afghan Hound4

Outro cuidado importante com o Afghan Hound está relacionado com a sua pelagem, que deve ser escovada regularmente, com o objetivo de evitar possíveis doenças relacionadas a pele ou a visão, em virtude do obscurecimento dos olhos pela pelagem. O Afghan Hound também precisa visitar o veterinário regularmente para o acompanhamento das vacinas, peso e vermífugos.

Filhote de Afghan Hound: como educar

O filhote de Afghan Hound cresce de forme acelerada, visto que o Afghan é uma raça de porte grande, chegando ao peso e tamanho de um cão adulto a partir dos 14 meses de vida. Além disso, assim como vários filhotes de outras raças, ele é agitado e independente, precisando de bastante atenção e paciência nos primeiros meses. O Afghan Hound deve ser treinado desde filhote a obedecer às regras da casa, sendo que a família deve definir em conjunto quais serão as restrições do cão – poderá ou não subir em camas ou sofás, local das necessidades, entre outros. É importante ressaltar também que o treinamento não pode envolver punições físicas ao cão, apenas uma voz insistente e firme.

Alimentação

O alimento mais adequado para o Afghan Hound é a ração, sendo de extrema importância para o seu desenvolvimento e atendendo todas as suas necessidades nutricionais. A ração deve ser específica para um cão com o estilo do Afghan Hound: porte grande e com pelos longos. Ela garante um crescimento sadio e brilho para a pelagem longa. Os filhotes de Afghan Hound devem ser alimentados três vezes por dia, já os cães adultos devem comer duas vezes por dia. Além disso, é importante que o cachorro tenha sempre a sua disposição um pote com água fresca.

Preço

O preço médio de um filhote de Afghan Hound varia entre R$ 1.500,00 e R$ 3.000,00.

Afghan Hound canil

O Afghan Hound ainda é uma raça pouco conhecida no Brasil, por isso é pouco comum encontrar canis que sejam voltados especificamente para a sua criação. É mais fácil encontrar locais que criam mais de uma raça e possuem o cachorro Afgham entre elas. A dica para encontrar esses lugares é fazer uma busca na Internet, digitando no nome da raça, junto com a palavra “canil” e ainda o estado onde a cidade onde deseja encontrar o cão.

Afghan Hound para adoção

São raros os casos de cachorros Afghan Hound sendo doados, visto que a raça não é muito popular no país e a sua criação gera custos altos aos criadores. A criação correta, com cuidados tanto para os filhotes quanto para os patriarcas, cria muitos gastos. Entretanto, poderá existir casos de famílias que precisam se desfazer do cão por algum motivo e optam por doá-lo a outra família. Para esses casos, a sugestão é acompanhar grupos criados em redes sociais voltados exclusivamente a doação de cachorros. Há também casos de veterinárias que divulgam cães que estão disponíveis para adoção.

A raça Afghan Hound está na categoria Cachorros Grandes