Sloughi

Cachorro Sloughi

Se você busca um cachorro de boa postura, atlético e que possa estar próximo de você dentro de casa, o Sloughi é uma opção interessante. Trata-se de um cão muito inteligente e fiel que defende os donos com muito afinco. É a companhia ideal para donos solitários que precisam de uma companhia.

Origem e história

A raça Sloughi tem sua origem na África, mais especificamente na parte do norte em países como Argélia, Líbia, Marrocos e Tunísia. A data exata do seu surgimento ainda é uma grande incógnita. O certo é que a raça foi oficialmente reconhecida em 1935. A maior probabilidade é que tenha sido levado por soldados locais.

Outra dúvida reside sobre os seus antecedentes. A grande maioria dos estudiosos considera que ele foi originado de duas outras raças: Saluki e Azawakh. Seu nome é uma homenagem à sua velocidade, já que significa “rápido como o vento” em árabe.

Sua sobrevivência em um clima seco e que exige resistência está diretamente ligada à grande capacidade de caça que desenvolveu ao longo do tempo. Para alimentar-se, era especialista em atacar outros animais, como porcos selvagens ou raposas, embora sua lista de presas favoritas fosse variada. Apesar de ser um cão forte, tem uma postura firme e até elegante.

A raça ainda precisou passar por desafios durante a Segunda Guerra Mundial, momento em que a sua reprodução acabou sendo interrompida e só foi retomada a partir de 1960. O cão Sloughi chegou ao território americano pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1973.

Temperamento

O cão da raça Sloughi apresenta grande lealdade aos seus donos e possuem grande senso de defesa, fazendo de tudo para protegê-los. Seu senso de caça é algo que deve ser levado em consideração, especialmente em casas com bichos e que receba visitas, já que qualquer movimento estranho é suficiente para tirar a raça da zona de conforto e passar ao estado de alerta. Apesar disso, costuma ser educado com a presença de estranhos (a menos que tenham alguma atitude que assuste o cachorro).

Se habitarem dentro de casa, gostam de locais macios e confortáveis, porém não devem ser deixados o tempo todo em ambiente fechado. Seu corpo é voltado para a velocidade e precisa gastar essa energia correndo em locais abertos – campos e parques são ótimos lugares para isso. Deixá-lo trancado o tempo todo pode ser prejudicial à sua saúde.

O cachorro Sloughi também gosta de rotina. Ele é bastante sensível a grandes mudanças, tendo um lado emocional instável. Também é extremamente apegado à sua família e gosta de participar da vida dos donos, ficando muito contente dentro de casa.

O treinamento deve também ser feito por pessoas com proximidade e afeto. Ele não responde bem com ensinamentos de estranhos e mostra rejeição no aprendizado. Com seus donos, porém, ele mostra maior esforço e tem ótima resposta com reforços positivos, ou seja, quando premiado por atitudes corretas. Puni-lo geralmente não traz bons resultados, trabalhando de maneira inversa e tornando-o raivoso.

Sloughi características

O porte físico deste cão é atlético, você verá Sloughi tamanho entre 60 cm e 70 cm – machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas. Ele é muito veloz e mantém as características originais de caçador, portanto, apresenta estrutura corporal firme e resistente com músculos fortes. Além da vitalidade, sua postura corporal é bem bonita – ele parece estar sempre mostrando isso a quem está à sua volta.

Seus pelos não são longos. Os olhos passam expressão serena, mas sem grande alegria, aparentando uma visão triste que não necessariamente acontece com ele – especialmente se acompanhado dos seus donos. As orelhas são deitadas e a cauda costuma ser longa.

Não é um cachorro que costuma chamar atenção por latir muito, fazendo isso apenas quando realmente julga necessário, como alerta de alguma situação estranha. Você encontrará Sloughi cores preta ou areia, além de aparência fulva ou tigrada.

Cuidados

Apesar de gostar muito de frequentar a sala da casa com seus donos e ver tudo que eles fazem durante a noite, o cão Sloughi precisa de espaço para liberar a energia. O corpo atlético não exige quilômetros de caminhada, mas mantê-lo o tempo todo dentro de casa pode torná-lo inquieto e instigar a morder ou mastigar coisas indevidas, como mesas e cadeiras.

O cuidado interno também é importante. O Sloughi é extremamente sensível a tudo que acontece à sua volta e precisa de uma casa harmoniosa e tranquila. Caso a sua seja agitada e com muita gritaria, o ambiente pode prejudicar a saúde do cão.

Caso tenha um jardim em casa, é necessário providenciar uma cerca consistente. Essa raça é muito ágil, veloz e tem grande capacidade de salto, sendo possível pular muros que são baixos. Negligenciar esse aspecto é pedir para ter problemas, já que eles são cães voltados para a caça e podem pular o cercado para atacar animais diferentes que estejam na rua.

Em relação a outros animais, ele pode sim conviver em harmonia desde que condicionado desde pequeno a isso. Tentar adicionar um gato dentro de casa depois de grande certamente causará problemas. Preferencialmente o deixe separado quando não estiver presente já que um impulso poderá fazer com que ataque outro animal.

Saúde

A principal herança da origem do Sloughi é a sua resistência, já que se trata de um cão bastante saudável, sendo mais raro que apresentem doenças que são comuns para cachorros deste porte. A expectativa de vida do cachorro fica entre 12 e 15 anos se não apresentarem problemas ou doenças graves.

Basicamente, seu dono precisa estar atento para a atrofia retiniana progressiva que pode deixar o cão cego com o passar do tempo e que a raça pode desenvolver ao longo da sua vida. No geral, contudo, é uma raça muito saudável e que consegue manter-se bem mesmo em idades mais avançadas.

O Sloughi é extremamente sensível e qualquer vacina ou anestesia pode ser bastante traumática para o animal. Caso precise aplicar qualquer vacina, considere períodos mais longos, porque é algo bastante desagradável para o cachorro.

Outro cuidado deve ser sobre a sua alimentação. Foi constatado um problema estomacal da raça após alguns estudos que mostram certa fragilidade. Uma alimentação ruim ou condição de estresse ao cão podem fazer com que ele venha a ter complicações, afetando todo funcionamento da sua estrutura. O dono não pode ignorar essa característica e precisa dar atenção especial para a alimentação do seu cachorro.

Como cuidar

O amor com seus donos e a boa saúde são dois aspectos que fazem desse cão uma ótima opção para donos solitários. Eles são companheiros e gostam de estar dentro de casa, sendo importante que ele tenha um cantinho interno mesmo que seja apenas em um local de acesso restrito.

Todo cuidado é pouco com suas características de caçador que costumam dar muita dor de cabeça a quem ignora isso. Se a ideia é conviver com outros animais, o ideal é tê-los dentro de casa antes de adquirir o cachorro. Mesmo que ele se entenda com o seu gato, isso não significa de forma alguma que também será com outros gatos.

Treine seu Sloughi filhote. Ele tem boa capacidade de aprendizado nessa fase se comparado com outros cães. Quanto maior ele for, mais teimoso ele será no aprendizado e mais difícil será convencê-lo de certos comportamentos. A socialização funciona muito bem para essa raça como forma de estimular sua maneira de ser.

Ele também não dá trabalho em cuidados básicos. A escovação semanal resolve boa parte dos problemas com limpeza. Banhos são sempre bem-vindos, especialmente caso fique sujo no jardim.

Alimentação

O Sloughi pode ter problemas estomacais se não alimentado adequadamente. Ração mais seca é boa opção para ajudar no alto nível de energia que um cão velocista como ele pode precisar. É preferível dividir sua refeição em duas para não forçar o estômago, que apresenta grande sensibilidade.

Exercícios, água e uma dieta equilibrada são processos simples e que ajudam a manter o Sloughi em boa condição física. Seguindo essa receita à risca, as chances de que o Sloughi siga saudável é muito alta.

Nem é preciso dizer que para um cão que apresenta sensibilidade alta, alimentos fora da sua dieta devem ser descartados, evitando assim riscos para a sua saúde.

Preço

Não é fácil encontrar um Sloughi à venda no Brasil. Caso queira um Sloughi, comprar vai exigir algo em torno de R$ 1.000 até R$ 3.000. É uma boa opção já que geralmente trata-se de um cachorro que dá pouco trabalho nos seus cuidados.

Sloughi canil

Alguns canis trabalham com a criação da raça Sloughi. É o caso das cidades de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). Caso opte por comprá-los de canis, lembre-se de verificar sobre doenças e precauções para não ter maiores dores de cabeça depois.

Sloughi adoção

A adoção de um Sloughi é uma ótima ideia se você busca um cão companheiro, mas que também seja independente. Ele é muito fiel ao seu dono. Não se esqueça apenas de considerar as características da sua caçador que ele apresenta para entender se cabe na sua rotina.

A raça Sloughi está na categoria Cachorros Grandes