Galgo Espanhol

Cachorro Galgo Espanhol

Origem e História

A verdade é que não há uma certeza sobre qual e onde se deu exatamente a origem do cachorro da raça Galgo espanhol. Acredita-se que seja um descendente de um cão chamado Galgo egípcio, e que tenha sido trazido para a Espanha por volta do século IX por alguns povos, não se sabendo ao certo se os romanos ou os celtas.

Possuem algumas características que fizeram com que ele se tornasse, no passado, um cão de caça, além de adquirir habilidades para participar de competições de corridas a partir do cruzamento com o Greyhound.

Temperamento

Embora antigamente o cachorro Galgo espanhol tenha sido utilizado com um cão de caça e de competição, com o passar do tempo, foi se adaptando e acabou por se tornar um excelente cão de companhia.

São cães mais introspectivos e que, normalmente, passam a maior parte do dia deitados em algum canto da casa. Porém, embora tenha esse comportamento um pouco mais tímido, o Galgo espanhol pode se apresentar como um excelente amigo, com um temperamento doce, calmo e muito carinhoso, mostrando se comportar bem e tendo uma ótima relação com crianças e outros animais.

O Galgo espanhol é uma raça que, embora seja muito tranquila, pode ter o seu instinto de caça aguçado caso sejam estimulados visualmente por algum animal ou objeto.

Cuidados

Os cuidados referentes ao cachorro da raça Galgo espanhol são básicos. Embora sejam cães mais calmos, o ideal é que realizem algumas atividades físicas diariamente, como caminhadas e alguns tipos de brincadeira saudáveis, por pelo menos 40 minutos.

Deve-se ter o cuidado de evitar brincadeiras com bolas ou arremesso de objetos, pois isto pode aguçar seu instinto de caça, podendo causar algumas alterações no seu comportamento.

Cuidados com os Filhotes

Os cuidados que se devem ter com o Galgo espanhol filhote são praticamente os mesmos que com um cão adulto. Vale a pena lembrar que a vacinação e vermifugação destes cães devem estar sempre em dia e que elas são essenciais para que o seu cachorro permaneça sempre saudável.

Saúde

O Galgo espanhol é um cão que geralmente não apresenta grandes problemas de saúde, porém existem alguns tipos de doenças e condições as quais eles estão mais susceptíveis a desenvolver. Entre essas doenças, podemos citar a torção gástrica e o desenvolvimento de câncer nos ossos.

A torção gástrica é uma disfunção que ocorre no estômago, onde há a dilatação seguida de torção do órgão, devido à presença de gases decorrentes da fermentação dos alimentos ingeridos.

Tal condição causa dores e repercussão em diversos sistemas corporais do animal, trazendo consigo disfunções cardiorrespiratórias, ortopédicas, gástricas e renais. Além disso, os sinais e sintomas que acompanham a condição são, por exemplo, reflexo de vômito, arritmia cardíaca e diminuição da frequência e do pulso cardíaco.

Está é uma disfunção que requer socorro rápido e até mesmo uma cirurgia de emergência para evitar o comprometimento da vida do animal.

Outra doença que pode acometer o cão da raça Galgo espanhol é o câncer ósseo. Não se sabe ao certo o que causa esta patologia em cães, porém sabe-se que a mutação das células que causam este tipo de câncer pode ser de origem genética. Como em qualquer outro tipo de câncer, os sinais e sintomas só irão aparecer depois de algum tempo, o que dificulta e retarda um pouco o diagnóstico.

Quando aparecem, os sinais e sintomas que podem ocorrer são a claudicação (ato de mancar), fraturas e o animal não se movimenta mais com a mesma intensidade que antes, passando a apresentar muita dor.

Para o tratamento desta patologia, o Galgo espanhol deverá passar por uma cirurgia onde será realizada a retirada do osso ou da parte óssea afetada. Além disso, deverá iniciar um tratamento com quimioterapia.

Como Cuidar

Como já foi dito anteriormente, o cachorro da raça Galgo espanhol é muito calmo, porém é muito importante que o seu dono reserve 40 minutos por dia para a realização de atividades físicas com o seu animal, a fim de aumentar o gasto energético tido pelo cachorro. Os exercícios podem ser realizados tanto dentro de casa (por isso recomenda-se que este tipo de cão seja criado em casas com quintais bem grandes) ou então ao ar livre, para fazer longas caminhadas.

Além disso, é preciso ter cuidados em relação ao seu pelo, que deve ser escovado pelo menos com a frequência de 1 vez por semana. Os banhos devem ser dados de preferência com intervalos quinzenais.

Alimentação

É muito importante que o cachorro Galgo Espanhol, assim como qualquer outra raça, tenha disponível uma ração de qualidade e água limpa e fresca à vontade.

No caso da ração, ela deve ser disponibilizada 3 vezes ao dia, tanto para filhotes de Galgo espanhol, como para cães adultos, sendo que a quantidade a ser oferecida irá variar de acordo com a idade, peso e tamanho do animal.

No caso de filhotes, ou até os 12 primeiros meses de vida, o Galgo espanhol deverá receber ração específica para a sua idade. Sendo que a quantidade ideal a ser oferecida gira em torno de 90 a 250 gramas ao dia, a depender do tamanho de seu filhote.

Já quando se trata de um Galgo espanhol adulto, a quantidade a ser oferecida chega a aproximadamente 275 gramas de ração por dia.

Preço

Galgo Espanhol Preço

O valor cobrado por um Galgo espanhol filhote gira em torno de R$ 700,00 a R$ 3.000,00. Tal variação pode se dar pelo local onde ele será adquirido e até mesmo por algumas outras características mais específicas, tais como o pedigree.

Pode ser adquirido em canis especializados ou não nesta raça, porém, no Brasil não existem muitos. Caso queira, a compra de um filhote de Galgo espanhol pode ser feita também pela internet.

Galgo Espanhol Cores

Este cão pode apresentar algumas variações de cores, por exemplo. Sendo assim, podemos encontrar, dentro dessas variações, o Galgo espanhol preto, branco, tigrado, com machas de cor preta, branca e até mesmo marrom.

Espécies de Galgos

Existem várias espécies de Galgos e, embora eles possuam algumas características semelhantes, em geral podem ser diferenciados por alguns detalhes.

Galgo Espanhol x Galguinho Italiano

Embora tenham certa semelhança física, em relação ao formato da cabeça e o desenho do corpo, o Galgo Espanhol e o Galguinho Italiano se diferenciam justamente pelo tamanho, sendo que este último tem um porte bem menor.

Galgo Espanhol x Galgo Afegão

Ambos são cachorros grandes, porém a principal diferença entre os dois se encontra no comprimento dos pelos. Enquanto o Galgo Espanhol possui um pelo bem mais curto, o Galgo Afegão tem pelos longos e lisos.

Galgo Espanhol x Galgo Inglês

O Galgo Espanhol e o Galgo Inglês também são espécies muito semelhantes, porém a principal diferença entre eles se encontra justamente no tamanho de suas orelhas. O Galgo Espanhol possui orelhas maiores, enquanto o Galgo Inglês possui orelhas menores e mais finas.

Galgo Espanhol x Galgo Whippet

O Whippet foi criado com a intenção de ter as mesmas características do Galgo Espanhol, como agilidade e força, porém com um tamanho um pouco menor.

A raça Galgo Espanhol está na categoria Cachorros Médios