Saluki

Cachorro Saluki

Origem e história

O cão Saluki, também chamado de Galgo Persa, é considerado uma das raças caninas mais antigas que existem no mundo. Eles foram inclusive encontrados em pinturas rupestres, que foram datadas de cerca de 3000 anos a.C. Exemplares desse animal foram encontrados até mesmo mumificados junto a tumbas de faraós.

Muitos historiadores apontam o Irã como o país onde a raça Saluki surgiu. Apesar disso, há pesquisadores que afirmam que ele tenha vindo de outras localidades, como o Iraque, Egito, península Arábica ou norte da África. O mais provável é que ele tenha como antepassados o cruzamento de cães galegos egípcios e também asiáticos.

Saluki

A origem do nome Saluki está relacionada à palavra “Saulk”, que se tratava de uma cidade árabe que já não existe mais nos dias atuais. No Egito Antigo, chamavam o cão Saluki de “El Hor”, que tem o significado de “O Nobre”.

Ele era considerado um animal real e uma dádiva de Allah e, por esse motivo, ao invés de serem vendidos, eram oferecidos como presente aos nobres.

Também há fontes que indicam que a origem do nome se refere a um adjetivo dado a um homem chamado Sir Terence Clark. Esse cão é também chamado às vezes de Tazi, que quer dizer “corredor de áreas curtas”.

As habilidades como caçador do cachorro Saluki (em especial de gazelas), em conjunto com sua visão aguçada e sua capacidade para correr até a incrível marca de 80 km/h, foram usadas pelos beduínos para adquirir o alimento para eles e suas famílias.

A expansão dessa raça começou na rota da seda, onde acabou ficando conhecido por todos e, por conta disso, o cão começou a ser domesticado.

Os primeiros cães Saluki a chegarem na Europa foram levados para a Inglaterra, no ano de 1830. Porém, esses cães só começaram a se destacar no ano de 1897, quando a Lady Florence Amhersts ganhou um casal de exemplares dessa raça de presente.

A raça não sofreu muitas alterações com o passar dos anos e é considerada rara no mundo inteiro.

Após a Segunda Guerra Mundial, o Saluki acabou se espalhando para diversos lugares o mundo, principalmente nos EUA, onde se tornou bastante apreciado por treinadores e valorizado como um cão de guarda.

Seu porte elegante e características aristocráticas o tornaram um animal bastante requisitados por pessoas da alta sociedade.

Temperamento

O Saluki temperamento é de um animal muito tranquilo e simpático, além de ser bastante fiel aos donos, o que o tornou uma excelente companhia para as pessoas de qualquer idade.

Não são cães que gostam de receber muitos mimos e carinhos, além disso, não recebem ordens de qualquer um, a menos que seja algo que seja do interesse dele. O Saluki é muito independente e, na presença de estranhos, é mais reservado. São animais amáveis e, apesar de em geral não demonstrarem afeto o tempo todo, são muito apegados à sua família.

Saluki 2

O cão Saluki gosta de dormir no conforto das camas e sofás, dispensando deitar-se ao chão. Por serem cães que se entendiam com facilidade, ele não deve ser deixado em casa por muito tempo.

Uma particularidade dessa raça é que, quando se torna um animal adulto, ele não aceita receber alimentos oferecidos por pessoas estranhas. Por se tratar de um cão sensível, o Saluki não aceita ser tratado com agressividade ao ser repreendido, reagindo de forma não esperada.

Em geral, os exemplares dessa raça não gostam muito de participar de jogos como arremesso de objetos ou brincadeiras mais violentas. O ideal é que ele participe de caminhadas frequentes ao lado do seu dono, sempre com o uso de coleira e guia.

Cuidados

Os cães Saluki devem receber uma alimentação saudável e de qualidade, o que ajudará a manter a saúde e a beleza da pelagem, que precisa ser escovada regularmente. É recomendado que a escovação seja feita com escovas de cerdas macias em suas franjas. No restante do corpo, o indicado é usar uma luva de borracha.

Ele não solta muito pelo e é um cão que se mantém limpo com facilidade, além de não produzir um forte odor. Os banhos devem ser dados apenas quando necessário. A limpeza dos ouvidos é importante, devendo ser feita a cada semana.

Saluki 3

Esse cão tem o costume de correr atrás de tudo o que se move e, por conta disso, o Saluki não deve ser deixado solto em lugares abertos, pois, se decidir correr atrás de algo, será difícil conseguir alcançá-lo.

Saúde

Entre as Saluki características está a presença de franjas, tanto na parte de trás da coxa como na garganta. Há a variedade do cachorro Saluki que possui a pelagem curta, não apresentando então as franjas.

Ele possui uma pelagem macia e lisa, apresentando uma variedade de cores, como branco, creme, vermelho, chocolate, preto, dourado fulvo, cinza e grisalha. Alguns exemplares dessa raça possuem a cor da pelagem creme e outras partes do corpo em outro tom, entre aqueles citados acima.

Esse cão possui um porte médio, o dorso arqueado, com costelas aparentes. Suas pernas são longas e finas. Ele apresenta traços harmoniosos, com grandes e expressivos olhos de cor castanha e um maxilar robusto. Seu corpo é alongado e esguio, com um pescoço flexível e de aspecto elegante.

Saluki 4

Suas orelhas são bastante peludas e caídas e a cauda é curvada e baixa. Os pés do cão Saluki são acolchoados e pesados, o que ajuda a absorver o impacto do corpo durante suas corridas, tornando-o um animal bastante resistente nas corridas e no momento de atacar. Inclusive, o Saluki já esteve no Guinness Book como o cão mais veloz do mundo.

Esses cães são muito fortes e resistentes. Apesar disso, o Saluki possui um histórico de problemas congênitos do coração. Isso faz com que exista a possibilidade de que alguns exemplares dessa raça acabem tendo uma morte súbita até os 7 anos de idade. Por esse motivo, é muito importante estar atento a qualquer alteração no comportamento ou na aparência dele, levando-o imediatamente ao veterinário caso demonstre alguma alteração.

Ele pode apresentar displasia das ancas, apesar de ser um caso mais raro. Muitos acabam morrendo de câncer, principalmente no fígado e estômago. Por ter pouca gordura corpórea e estrutura atlética, é preciso ter cuidado em relação às dosagens de anestesia, pois ele poderá reagir de maneira anormal e acabar por ser fatal.

A altura do cão da raça Saluki pode variar de 51 cm a 78 cm e o seu peso fica por volta de 13 kg a até 30 kg. A expectativa de vida é em torno de 14 anos de idade.

Como cuidar

O cão Saluki possui uma inteligência muito desenvolvida e, por esse motivo, pode aprender com facilidade os comandos que são ensinados a ele. Apesar de, quando filhote, poder destruir algum objeto ou móvel que esteja em seu caminho, isso dificilmente acontecerá após se tornar adulto, como algumas outras raças.

São cães considerados mais difíceis de serem treinados. Por essa razão, o treinamento recebido por ele deve ser feito com paciência e de forma gentil.

Filhotes de Saluki: como cuidar

Os filhotes de Saluki devem permanecer sempre junto à família, já que, se forem criados solitários, costumam ser mais distantes e tímidos.

Por isso, é preciso que o Saluki filhote seja socializado desde cedo, para que não se torne um adulto muito reservado. Porém, quando são socializados, podem se se adaptar bem em qualquer lugar.

Alimentação

A alimentação oferecida para os cães da raça Saluki deve ser de ótima qualidade, para assim manter a sua saúde e também a boa aparência da sua pelagem. A ração seca é a mais indicada, que deverá ser oferecida de 2 a 3 vezes ao dia. É importante também deixar água fresca sempre à sua disposição.

Quanto come um Saluki

A quantidade de ração oferecida poderá ser conferida na embalagem de ração, variando de acordo com o peso e também as necessidades energéticas de cada animal.

O filhote deverá receber a ração específica para cães até os doze meses de idade. A partir de um ano de idade, a ração oferecida deverá então ser mudada para de cães adultos.

Preço

O preço médio de um filhote de Saluki varia entre R$ 1.500 a R$ 2.000.

Saluki preço: variações

A variação de preço dos exemplares de Saluki depende das características da ninhada de onde ele se origina. Além disso, fatores como participação de concursos, como de beleza e velocidade dos seus pais e avós também influenciam.

Saluki comprar

Para comprar um exemplar da raça Saluki, é preciso estar atento às características do animal, além de observar a sua origem, vacinas, acompanhamento veterinário e vacinas recebidas. É possível encontrar criadores especializados através de sites na internet ou então redes sociais.

Saluki venda

A venda de cães Salukis são feitas através de criadores especializados na raça ou criadores em geral. Alguns donos de exemplares desse animal podem optar por vender o seu cão por algum motivo em especial, porém, isso não costuma ocorrer com muita frequência.

Saluki canil

No Brasil, o cão Saluki não é comum de ser encontrado, sendo poucos os criadores especializados nessa raça. Apesar disso, com uma busca mais aprofundada, é possível achar alguns criadores dessa bela raça.

A raça Saluki está na categoria Cachorros Grandes