Basenji

Origem e história

Existem registros de cães semelhantes ao Basenji que datam de mais de 4000 anos atrás. O Basenji, uma das raças mais antigas, originada no leste da África, também conhecido como Cão do Congo, foi encontrado ainda no Egito, onde foram descobertos pelos egípcios e chamados de “cão de Keops” devido ao famoso faraó egípcio.
Basenji raça
Na época, eles foram utilizados como cães de caça e, inclusive, considerados sagrados, pois acreditava-se que os Basenji acompanhavam os mortos até o além. Mais tarde, em 1870, colonos ingleses encontraram com os Basenji no Congo, sendo utilizados pelos nativos como cão de caça pelos caçadores pigmeus, com seus sinos do pescoço, conduzindo as presas até as redes. Os colonos ingleses davam o nome aos Basenji de acordo com a localização que os encontravam, alguns foram chamados de Terrier do Congo ou Zande dog, por exemplo. Este cachorro africano era inicialmente conhecido onde vivia como “barkless da África”, que significa “o cão que não late” ou “cão que late pouco”. Houve uma primeira tentativa de levar os Basenji para a Europa, no final do século XIX, porém os Basenji morreram com viroses como a cinomose, assim como nas tentativas do início do século XX. O Basenji somente conseguiu ser efetivamente levado para fora da África para a Europa, especificamente, em 1937 e em 1941, para os EUA. O nome Basenji veio de “bush-thing” que significa “coisa do mato”. Nos anos 1950, a raça Basenji tornou-se mais popular ao ser lançado um livro e um filme com um cão Basenji como personagem. Mais tarde, nos anos 1980, novos cachorros Basenji foram trazidos da África para aumentar a variabilidade genética, para reduzir problemas hereditários e também para erradicar a cor malhada, até então não aceita. Anos após, o Basenji foi autorizado a participar de competições de caça após ser reconhecido pela American Sighthound Field Association como Sighthound, um tipo de cão que é atraído por movimento, perseguindo a caça que se movimenta, como coelhos, gatos e esquilos.

Temperamento

O cachorro Basenji é difícil de ser classificado, por manter ainda muitas características primitivas, como o fato de não latir e de entrar no cio apenas uma vez ao ano. Pouco conhecido, não late mas não é mudo, emite um som muito característico, semelhante a um falsete ou choro de criança. É um cão extremamente independente e higiênico, considerado o cão mais malicioso de todos, talvez por sua semelhança comportamental com os gatos, além de ter olfato e visão aguçados. Como dito, possui hábitos muito parecidos com os dos gatos, gosta de altura e sempre se lambe, ficando sempre limpo e sem cheiro.
cão Basenji
Sua personalidade é uma união de um cão de caça com um gato. É curioso, reservado, corajoso e independente. O Basenji gosta de altas temperaturas. Existem dois perfis de Basenji: o americano, que é mais delgado e fino e o Basenji nativo americano, que tem mais peso e é mais robusto. É uma raça temperamental, não muito fácil de ser adestrada, comandos básicos como sentar, levantar, fazer necessidades no local certo são ensinadas facilmente, porém sua adestração deve iniciar antes do que a maioria das raças. Seu temperamento teimoso provavelmente vem do fato de que o Basenji é um cão de caça e tem de tomar decisões sozinho, pois o trabalho de caça é um trabalho solitário. Sua posição número 78 no ranking de inteligência canina se deve mais a uma grande dificuldade em seguir ordens do que uma falta de capacidade propriamente dita. Além disso, é considerado individualista, não se dá muito bem com outros animais, especialmente quando precisa dividir a atenção do dono com eles e não sente-se bem ao ser deixado por muito tempo sozinho. É também muito desconfiado com desconhecidos e por vezes o machos são agressivos com outros cachorros machos.

Cuidados

Devido à grande independência do cachorro da raça Basenji, ele não necessita de grandes cuidados. Assim como um gato, ele necessitará quase que somente de alimentação e um local adequado para viver. O Basenji se adapta muito bem a uma casa em que ela possa viver entre o quintal e a área interna. É um cão muito adaptável ao calor, pois tem suas origens na África, por esta razão não há porque se preocupar com um Basenji brincando ao sol do meio dia.
Basenji cachorro
Como cão de caça, ele precisa de exercícios físicos, seja ele em passeios de coleira ou correndo pelo quintal. O Basenji deve ser habituado desde filhote para o convívio com outros cães para que não se torne agressivo. A menos que o Basenji seja habituado ao animal, não deve-se confiar nele na companhia de gatos ou outros pequenos animais.

Saúde

A raça de cachorro Basenji muito comumente apresenta hérnias pelo corpo, o que aos olhos de veterinários que não conhecem a raça pode ser um bom motivo para não comprar o animal, porém é algo realmente comum, que não deve impedir ninguém de adquirir um Basenji.
Basenji
Outros problemas que pode ser apresentado é a enteropatia do Basenji, que causa vômitos e diarreias crônicas, a síndrome de Fanconi, que causa distúrbios na absorção de nutrientes e a atrofia progressiva da retina. Por estas razões, os exames mais recomendados para o Basenji são o de urina e olhos. Se o devidos cuidados forem tomados, o Basenji chega a ter em média 10 a 12 anos de vida ao lado de seu dono.

Como cuidar

O Basenji é um cão de pelo curto, silencioso, independente e companheiro. É capaz de fazer suas necessidades em uma caixa de areia, se treinado, e facilmente adaptável a um apartamento. O Basenji não solta pelos em excesso, uma escovação semanal é suficiente, sendo perfeitamente possível ficar até 4 meses sem banho, devido ao Basenji ser muito higiênico, pois se lambe, assim como um gato. O cio do Basenji é anual, dando fruto em média a 6 filhotes, porém o cio demanda alerta, pois como o cão Basenji é muito limpo, por vezes o dono acaba nem percebendo que a fêmea está neste período.
Basenji cão
Passeios são muito saudáveis para o Basenji, especialmente para os que vivem em apartamento, devido ao espaço bastante limitado, porém, devem ser feitos sempre com coleira, pois o cão tem dificuldades em obedecer ordens além de ser muito veloz, podendo correr rapidamente para longe e causar algum acidente. Devido a essas características, o Basenji deve ter contato com humanos desde cedo, crianças e adultos, para que se adapte, assim como deve ser logo cedo ensinado os devidos modos para fazer suas necessidades. É preciso sempre tratar o Basenji com carinho, pois uma vez que o dono maltrate-o ou assuste-o, o Basenji não se esquecera, pois possui uma excelente memória.

Alimentação

O Basenji é também um cão que não exagera na alimentação. Mesmo que haja muita comida disponível, o Basenji comerá somente o necessário para sua sobrevivência, sem excessos. Devido a isso, não existe uma grande preocupação com a dosagem da quantia de alimento diário dada ao animal, pode-se deixar água e comida à disposição do Basenji que ele não adoecerá por conta disso e nem elevará seus gastos com ração. Se ainda assim o dono julgar importante conhecer a necessidade energética do cão, um veterinário poderá indicar qual a quantia de ração ideal para ele. Por esta razão os cães da raça Basenji não costumam ter torção de estômago por comer demais e exercitar-se logo em seguida.

Preço

Um Basenji filhote tem preço que varia entre R$ 2.000 e R$ 2.500, tendo variações de preço de acordo com pedigree, premiações de seus ancestrais e o quão semelhante o cão é ao Basenji ideal para adoção. O Basenji possui orelhas pontiagudas, rabo enrolado, quanto mais enrolado mais valorizado, tendo sempre as pontas das patas brancas, assim como o peito e a ponta da calda. Idealmente, possui o colar completo e branco, ossos leves e corpo magro. Possui três tipos de pelagem de Basenji, preta e branca, tricolor, vermelha e branca e tigrada. Possui de 40 a 45 cm, com 8 a 10 kg.