Pharaoh Hound

O Pharaoh Hound é considerado um dos cães mais raros do mundo, existindo pouquíssimos exemplares. Porém, é um cachorro extremamente bonito e inteligente, e vale muito a pena conhecer mais sobre ele.

Origem e história

O Pharaoh Hound, também conhecido como Cão do Faraó, é um cão de origem bastante antiga, mais precisamente na República de Malta, um arquipélago localizado no sul europeu.

pharaoh hound cão

Seu nome, traduzido, significa “Cão de caça do Faraó”. Isso se dá por conta de seus antepassados, que eram cães egípcios. Eles foram, inclusive, representados em hieróglifos do antigo Egito.

Seu nome original é Kelb-tal fenek, que significa cão de coelho. Ele tem esse nome por conta de sua aparência, que lembra muito os cães dos antigos fenícios.

No início, o Pharaoh Hound era usado na caça. Até tinha um bom desempenho, no entanto, seu treinamento era um pouco difícil. Aos poucos, foi perdendo essa função, mas acabou conquistando seu espaço como cão de companhia, por conta de seu temperamento dócil e amigável. E por conta disso, atualmente é utilizado até mesmo como um cão de terapia para pacientes em recuperação.

Temperamento

Pharaoh Hound temperamento

Apesar de sua aparência mais robusta e sua pose, o Pharaoh Hound tem um comportamento totalmente dócil. Ele costuma ser bastante manso com as pessoas que conhece e dificilmente fica bravo ou irritado. Os latidos não são um problema, são até bastante raros.

Por conta disso, é um excelente cão de companhia. Adora estar sempre na presença do dono, seja para brincar, caminhar ou descansar. Gosta também da companhia de outros cães, desde que esteja familiarizado com eles.

pharaoh hound cachorro

O Pharaoh Hound é também um cachorro muito inteligente. Ele aprende comandos e truques com uma grande facilidade. Aliando isso a seu porte físico, consegue ter um excelente desempenho em competições.

Sua esperteza e sua vontade de agradar o tornam um cão muito obediente. Ele compreende e acata facilmente os comandos dos donos e não costuma apresentar problemas de comportamento.

Por ter um extinto caçador, pode estranhar animais diferentes e enxergá-los como presas. Portanto, é preciso tomar cuidado se for adotar novos animais.

Pode também estranhar pessoas diferentes, e não costuma gostar muito de visitas, principalmente no começo. Nessas situações, pode apresentar um comportamento bastante tímido e ficar na defensiva. Mesmo assim, não costuma atacar.

Pharaoh Hound características físicas

Esse cão é relativamente alto. A fêmea pode medir até 53 cm e o macho até 58 cm. Já o peso, em ambos os sexos, costuma ficar por cerca de 20 kg.

Uma característica muito peculiar do cão dessa raça, cuja qual somente ele além dos seres humanos possui, é a de corar. Quando fica tímido na presença de estranhos ou muito feliz, suas orelhas e nariz ganham um tom avermelhado.

Sua pelagem é curta, brilhante e rígida. Normalmente aparece na cor castanha, com o focinho marrom claro. Pode também ter alguns riscos brancos tanto no peito quando na cauda.

pharaoh

Pharaoh Hound preto

Além da conhecida versão castanha, também é possível encontrar alguns exemplares dessa raça na cor preta. No entanto, esse não é o mais comum.

Cuidados

Apesar de ser dócil e companheiro, o Pharaoh Hound não exige muitos cuidados específicos e é um cão bastante independente. Isso o torna um excelente pet para pessoas que têm pouco tempo, mas que mesmo assim gostariam de ter um cão.

Um dos principais cuidados ao se adotar um cão dessa raça é em relação às vacinas. Elas devem ser dadas todas no tempo certo para prevenir doenças e maiores problemas de saúde, especialmente nos primeiros meses de vida do bichinho.

Quando se adota um cão dessa raça, também é importante trabalhar sua socialização. Desde pequeno, ele deve conviver com pessoas diferentes e, se possível, também com outros animais. Assim, vai perdendo um pouco da timidez que é de sua natureza e tem um melhor desenvolvimento.

As visitas ao veterinário devem ser regulares, para checar se está tudo de acordo com o desenvolvimento e a saúde do animal. O ideal é buscar por um profissional que já tenha tido algum contato com raças similares ao Pharaoh Hound.

Outro cuidado que deve ser praticamente diário são os passeios. Eles devem ser realizados pelo menos uma vez ao dia. Durante o inverno, ou em regiões mais frias, eles devem ser realizados em horários um pouco mais quentes, como o meio da manhã ou da tarde.

Saúde

Se o cachorro Pharaoh Hound for bem cuidado, alimentado e vacinado, ele não costuma apresentar problemas de saúde. Sua expectativa de vida é alta, chegando aos 15 anos facilmente. Porém, alguns cuidados devem ser tomados.

Um deles está relacionado a seus ossos e articulações. Por ter uma estrutura mais alongadas e se exercitar bastante, esse animal pode ter um desgaste nas patas. Portanto, é preciso estar sempre de olho observando seus movimentos para ver se não há nada de errado.

Outro cuidado está relacionado aos medicamentos. Este cão é bastante sensível e qualquer dose extra pode fazer-lhe mal. Portanto, o ideal é nunca dar-lhe nenhum tipo de remédio sem orientação médica. E o mesmo cuidado vale para coleiras e remédios contra parasitas.

É preciso também estar sempre atento aos ouvidos e olhos do Pharaoh Hound, para evitar infecções. O ideal é limpar suas orelhas pelo menos uma vez por semana com uma solução própria e um algodão.

Como cuidar

O cachorro egípcio possui bastante energia para gastar, e isso precisa ser feito da melhor forma possível, caso contrário, ele pode acabar ficando estressado ou até mesmo deprimido.

O ideal é que ele tenha tempo e espaço para se movimentar, correr e brincar bastante ao longo do dia. Caso viva em apartamento ou casa sem quintal, os passeios diários são essenciais.

Brinquedos como bolinhas e ossos são bastante indicados, principalmente para filhotes. Isso auxilia na formação de seus dentes e evita que eles destruam o que encontrarem pela casa.

Outro cuidado extremamente importante para o bom desenvolvimento do Pharaoh Hound está relacionado à sua alimentação. Ela deve ser balanceada e na medida certa para lhe dar os nutrientes e a energia necessários para o dia a dia. Vamos explicar melhor a seguir como garantir uma alimentação balanceada para o cão dessa raça.

Alimentação

A alimentação é um fator decisivo na saúde do animal. Ela é capaz de garantir-lhe energia, um bom desenvolvimento e até mesmo uma pelagem mais bonita. Mas, para isso, é preciso que seja balanceada e oferecida nas quantidades certas.

O primeiro passo é escolher uma ração de qualidade e que corresponda à idade do cachorro. Para o Pharaoh Hound filhote, as rações próprias para filhotes são as mais recomendadas.

Quando ele começa a atingir certa maturidade, já se pode começar a intercalar a ração de filhotes com a de adultos, até substitui-la completamente. E quando o cão ficar mais velhinho, deve-se oferecer rações para cães idosos. Elas costumam ser mais macias para essa fase da vida em que os dentes já estão mais comprometidos.

Quanto às comidas de seres humanos, elas não devem ser oferecidas ao cão da raça Pharaoh Hound nem mesmo em pequenas porções. Industrializados, doces, laticínios e embutidos podem fazer muito mal para o cachorro.

Já os biscoitos próprios para cães podem ser oferecidos, desde que com moderação. O ideal é dá-los ao cão em momentos de treinamento, como recompensa, para que ele aprenda mais rápido e de forma mais prazerosa.

Preço

Pharaoh Hound canil Brasil

Essa raça ainda é bastante rara, não só no Brasil como também no mundo todo. Portanto, é difícil encontrar criadores, ainda mais que possuam cães certificado.

No Brasil, existe somente um canil especializado nessa raça. Ele fica localizado no Estado de São Paulo, na cidade de Presidente Prudente. Você pode encontrar mais informações diretamente no site http://canilshiba.wixsite.com/prodiguscanis.

Faraó egípcio hound venda

Para encontrar um Pharaoh Hound a venda, é preciso entrar em contato diretamente com o canil especializado. Você pode também procurar em sites especializados, grupos de redes sociais e fóruns de criadores.

Por existirem poucos exemplares, nem sempre é possível encontrar filhotes disponíveis. Se você deseja um filhote de Pharaoh Hound, o ideal é entrar em contato com um criador e já deixar um filhote reservado o quanto antes, pois pode demorar a nascer uma nova ninhada.

Pharaoh Hound preço

O preço de um cachorro do Egito é bastante difícil de estimar. Por existirem pouquíssimos exemplares no mundo, cada criador pode determinar o preço que desejar, já que é um animal difícil de se encontrar. Por conta disso, os preços costumam ser bem altos.

Faraó egípcio hound preço

Não há como definir com precisão o quanto custa um Pharaoh Hound. Porém, estima-se que ele seja vendido por um valor que fique entre 2 e 4 mil reais. Isso, é claro, irá depender do sexo, da origem e do criador do animal, e pode variar bastante.

Pharaoh Hound adoção

Esse cão é bastante raro. Por conta disso, é muito difícil encontrar exemplares da raça para adoção.

O Pharaoh Hound, apesar de pouco comum, é um cão muito bonito, dócil e excelente para criação. Para pessoas que gostam de raças diferentes, essa é uma excelente opção.