Setter Gordon

Cachorro Setter Gordon

Origem e história

O cão Setter Gordon possui uma origem controvérsia que, devido ao longo tempo que se passou, acabou se perdendo. Por ser uma raça antiga, a identificação do seu desenvolvimento não é fácil de ser feita. Ele muito provavelmente se originou na Escócia durante o século XVII.

A teoria mais aceita pelos historiadores é que os cães Setters se originaram como o resultado do cruzamento de Spaniels da Espanha e Pointers franceses. Também há os que defendam que ele é o resultado do cruzamento de exemplares do Grand Spaniel Continental, Pointer ou ainda o Bloodhound.

Setter Gordon 2

Chegou à França em 1860, onde foi então chamado de Setter preto e fogo Escocês.

Seu desenvolvimento teve como objetivo inicial a utilização como um auxiliar na caça. Ele tinha como função apontar a presa que encontrava, indicando a sua localização para o caçador. Depois de abatida, a presa era então recuperada e levada ao seu dono.  Muitos caçadores que habitavam as Ilhas Britânicas começaram a desenvolver suas próprias linhagens, que passaram a apresentar cores variadas.

No fim do século XVIII, o duque Alexander de Gordon passou a selecionar um tipo específico de exemplares de Setter em seus canis, com as cores canela ou então preta. Há uma hipótese, mais considerada como uma lenda, indicando que o duque cruzou a sua cadela Collie, que possuia a pelagem preta, com outros machos, o que ajudou na formação da espécie. Isso teria sido feito devido ao faro excelente que a sua cadela tinha. Ele também desejava criar um cão que fosse rústico, mas que, ao mesmo tempo, tivesse a capacidade de caçar o galão silvestre, que é um animal difícil de se aproximar sem que se acabe espantando-o.

No começo do século XIX, todos os cachorros Setter Gordon tinham a pelagem na cor preta ou canela, mas isso significava que eram verdadeiros Gordons, pois essa pelagem era já obtida por outros criadores em diversas regiões.

Com o sucesso alcançado pela raça Setter Gordon nos campos, ele foi levado a outros países, principalmente tendo a sua presença na França, onde chegou, no ano de 1860, e foi então chamado de “Setter preto e fogo Escocês”. Até mesmo Napoleão possuía um exemplar dessa raça, que usava como auxiliar em suas caçadas. No ano de 1842, o Setter Gordon chegou aos EUA, sendo o primeiro clube americano voltado a essa raça criado em 1891.

O cão da raça Setter Gordon é muito resistente e, além disso, pode se adaptar facilmente a todo tipo de terreno. Apesar de ser um cão originalmente desenvolvido para a caça, ele atualmente é mais usado como animal de companhia, além de participar de competições e exposições.

Diferente do que a maioria das pessoas imaginam, as raças Settter Gordon, Setter Irlandês e Setter Inglês não configuram em uma variável de cores da mesma raça. Eles constituem, na verdade, de raças caninas distintas uma da outra.

No ano de 1870, tiveram fim as caçadas imperiais, o que levou a raça Setter Gordon a ser esquecida por cerca de 40 anos. A partir desse tempo, porém, os caçadores da França acabaram voltando a procurar por essa raça resistente.

Temperamento

Entre as Setter Gordon características mais marcantes é o seu faro e grande disposição para brincadeiras e outras atividades, especialmente a caça e passeios longos. Ele possui um temperamento tranquilo, preferindo se envolver em brincadeiras mais leves e não muito agitadas.

Trata-se de um animal sociável, corajoso e que demonstra dignidade. Ele gosta de carinho, adaptando-se bem aos variados ambientes e situações diversas. Consiste também em um cão dócil, que possui uma ligação forte com o dono, com quem é bastante apegado e leal. Ele escolherá entre os membros da família aquele que será o seu dono, a quem obedecerá e seguirá por todos os lados.

Setter Gordon

O cão da raça Setter Gordon possui o porte grande e é muito ativo e atlético. Por esse motivo, precisa de exercícios regulares. Apesar de se mostrar muito apegado e amigável com os membros da família, não costuma ser muito festivo na presença de pessoas que não conhece. Porém, não costuma se mostrar tímido ou agressivo de maneira excessiva.

O cão Setter Gordon leva um tempo maior que outros cães para atingir o amadurecimento, sendo muito comum que ele mantenha atitudes infantis por um longo tempo. Ele é muito recomendado para casas onde há crianças, pois se dá muito bem na companhia delas. Na presença de outros cães, em geral também convive de forma harmoniosa.

Por ser curioso e muito ativo, se ele se sentir entediado por muito tempo, poderá se tornar um cão destrutivo, destruindo móveis e objetos pelo caminho, além de poder também latir em excesso. O ideal é que ele não seja criado em ambientes pequenos, devido à necessidade de se manter ativo e gastar suas energias.

Cuidados

A idade adulta do Setter Gordon é considerada a partir dos 2 anos de idade. Antes de atingir essa idade, não é recomendado que ele seja exercitado com muita rigidez, para que não aconteça de causar problemas futuros em suas articulações, por se tratar de um cão de grande porte.

Setter Gordon 3

Seu pelo deve ser escovado frequentemente, cerca de uma vez por semana. Dessa forma, a pelagem será mantida limpa e saudável. O ideal é que os banhos sejam dados com frequência.

Por ser um cão que apresenta uma estrutura mais rústica que outros, ele não precisa receber cuidados especiais para que seja mantido saudável.  Apesar disso, é importante que as suas orelhas sejam mantidas sempre limpas, pois ele pode desenvolver infecções e problemas auditivos.

Como qualquer cão, é preciso que o Setter Gordon seja levado frequentemente ao veterinário para que possa ser avaliado.  Ele precisa fazer exercícios físicos diariamente para gastar a energia acumulada. Passeios em parques e praças são recomendados, sempre com o uso de coleira e guia, para não haver o risco de ele sair correndo em direção a algum animal ou o que mais considerar como uma presa.

Saúde

O Setter Gordon apresenta um porte bem elegante e equilibrado, com estrutura própria para galope. Sua cabeça é arredondada e possui um focinho alongado. Seus pelos são curtos e finos na região da cabeça, pontas da orelha e também na parte frontal das pernas. Nas outras regiões do corpo, a pelagem é mais alongada, sem apresentar ondulações. A cor é profundamente preta, sem apresentar marcas avermelhadas ou tom de ferrugem. Não são permitidas outras tonalidades ou cores para essa raça.

Suas orelhas apresentam um tamanho médio e seus olhos possuem uma expressão vívida, de cor escura e aspecto brilhante. A cauda é grossa na raiz e se afina na direção da ponta, apresentando longas franjas. Possui uma grande propulsão em suas patas, o que o tornou ideal para ir em busca das presas. Ele tem uma forte estrutura muscular e é um ótimo nadador.

Entre os problemas de saúde que o Setter Gordon pode apresentar se encontram a displasia coxofemoral, atrofia da retina, problemas auditivos, gástricos e catarata.

O Setter Gordon tamanho pode chegar a 66 cm para os machos e 62 para as fêmeas. Já o peso médio dos machos é de cerca de 29 kg, enquanto as fêmeas ficam em média 25 kg. A expectativa média de vida fica em torno de 12 anos de idade.

Como cuidar

O cachorro Setter Gordon deve receber um treinamento firme, porém, feito com paciência e de forma suave. Por ter uma excelente memória, ele aprenderá rapidamente o que lhe for ensinado.

Setter Gordon filhote: como cuidar

O recomendado é que os Setter Gordon filhotes recebam um adestramento básico desde jovens, para que assim aprendam os comandos essenciais e entenda quais são os limites do lar em que habita.

Alimentação

O Setter Gordon é um cão que pode apresentar problemas gástricos, e por esse motivo, a sua alimentação deve ser balanceada e com uma ração de boa qualidade. O indicado são as rações Premium ou Super Premium. A água deve ser mantida sempre fresca e abrigada do sol e calor.  

Ele também pode acabar inchado por se alimentar com muita comida de uma só vez. Por isso, o ideal é que o cão dessa raça receba pequenas porções de alimento no decorrer do dia.

Preço

O preço de um filhote de Setter Gordon pode variar entre R$ 800,00 a R$ 2.500,00.

Setter Gordon preço: variações

O preço de um filhote dessa raça poderá variar se for comprado diretamente com criadores ou então em pet shops. A participação de seus antecessores em competições também irá influenciar em seu preço.

Setter Gordon canil

Canis especializados na criação e venda de exemplares de Setter Gordon podem ser encontrados em vários Estados brasileiros. Eles devem receber o tratamento adequado, o que inclui a vacinação em dia e acompanhamento veterinário. É importante certificar-se em relação ao pedigree.

Setter Gordon comprar

Para comprar um exemplar dessa raça, basta pesquisar na internet ou então entrar em contato com pet shops, ou até mesmo diretamente com os proprietários. A Setter Gordon venda deve ocorrer após verificar o histórico de a saúde do filhote e também dos seus pais e avós.

A raça Setter Gordon está na categoria Raças