Schnauzer Standard

Cachorro Schnauzer Standard

Origem e história

Originário da Alemanha, o Schnauzer Standard – também conhecido como Schnauzer Médio e Schnauzer Padrão – é um cachorro antigo e de boas histórias. Acredita-se que esta raça tenha surgido no sul do território alemão, mais precisamente na região de Baden-Wüttemberg. Há indícios de que seu surgimento ocorreu devido a mistura de raças que viviam na Idade Média, a grande maioria extinta atualmente.

Schnauzer Standard 2

Utilizado para caça, guarda, monitoramento, trabalho militar e muitas outras tarefas, o animal serviu até mesmo para combater roedores na Alemanhã no século XIX. Ele possui esse nome por conta de seu focinho avantajado. Não à toa o nome da raça advém da palavra alemã “Schnauze”, que significa focinho em português.

Schnauzer era confundido com Pinscher

Até o século XVIII, o Schnauzer Standard era conhecido, ou confundido, com o Pinscher, que também surgiu na Alemanha. O Affepinscher também passou pela mesma situação. Isso ocorria pois as duas raças eram praticamente a mesma, havendo diferenciação apenas na pelagem. Os animais de pelagem mais dura eram denominados de “Pinscher de pelo duro” ou “Pinscher tipo Schnauzer”.

Como forma de diferenciar o Schnauzer do Pinscher, o Pinscher Schanuzer Clube da Alemanha passou a pedir provas de que os cães denominados de Schnauzer tivessem três gerações desta raça para serem de fato considerados como tal. Acredita-se que essa política adotada pelo clube foi responsável por consolidar o Schnauzer como uma raça pura e independente em relação ao Pinscher Alemão.

O Schnauzer Standard foi reconhecido pelo Kennel Club dos Estados Unidos em 1904. Apesar disso, ele passou a ser bastante popular naquele país apenas depois da Segunda Guerra Mundial. No Kennel Club Internacional seu reconhecimento oficial se deu em 1948. 

Um cão de guerra

Uma curiosidade bem bacana do Schnauzer Standard é que ele trabalhou na Primeira Guerra Mundial. Porém, há duas versões para a história. A primeira, de que ele teria sido mensageiro, enviando recados para os oficiais no campo de batalha. A segunda diz que o animal prestou auxílio para a Cruz Vermelha, levando remédios e ajudando os enfermeiros e médicos levando informações de um lugar para o outro.

É bastante comum ver um Schnauzer Standard preto ou até mesmo branco, embora a cor mais comum para esta raça é o Schnauzer sal e pimenta, que nada mais é que um cinza a predominar pelo seu corpo, contrastando com partes mais claras.

A raça Schnauzer Standard é a mais antigas entre os três tipos de Schnauzer existentes e deu origem aos demais: Miniatura e Gigante. Eles se diferenciam um pouco no comportamento, mas especialmente por conta do tamanho.

O Schnauzer Standard Miniatura é a versão reduzida do Standard, criada a partir de exemplares menores e que foram utilizados para reprodução. Ele tem estatura entre 30 cm e 38 cm. Seu peso varia de cinco a sete quilos. Já o Schnauzer Standard possui entre 45 cm e 50 cm e pesa de 15 a 20 quilos. O Schnauzer Gigante destoa dos demais, já que ele varia entre 59 cm e 70 cm de altura e pode ir de 32 kg a 35 kg.

Schnauzer Standard

Temperamento

O cão da raça Schnauzer Standard é bastante ativo e enérgico, tanto que ele costuma se destacar inclusive em competições caninas como a Agility, em que são necessárias agilidade, resistência e capacidade de aprendizagem.

Por isso, é preciso dar bastante atenção ao seu animal, para que ele descarregue toda a energia acumulada. Apesar disso, não se faz necessário que o proprietário more em casa. Claro, se tiver espaço para ele brincar sozinho, ótimo, mas mesmo que você resida em um apartamento, ele consegue gastar energia naquele espaço.

O Schnauzer Standard tem temperamento alerta e é muito fiel ao seu dono. Logo, são considerados ótimos cães de guarda para a sua casa. Até por isso, eles podem ser desconfiados e até mesmo agressivos com pessoas estranhas. Ao mesmo tempo, ele tem personalidade dócil e é extremamente companheiro com seu dono e sua família, estando sempre por perto para compartilhar momentos felizes.

Schnauzer Standard 3

Essa raça é considerada capaz de atuar em várias áreas de trabalho, sendo um bom cão farejador, pastor de rebanho e também um elemento importante na busca e salvamento de pessoas. Mais inteligente entre os outros cães da raça, o Schnauzer Standard late menos que o Miniatura e o Gigante.

Cuidados

Entre os principais cuidados ao Schnauzer Standard está o treinamento à obediência desde cedo. Isso porque ele é um pouco teimoso e pode se tornar um cão briguento e arredio com o passar do tempo. Isso vale também com as crianças, que devem estar em contato com o cachorro desde pequeno para que o animal se acostume e não cause problemas futuros. O mesmo vale para outros animais de estimação. A convivência desde cedo ajudará a manter a harmonia no seio familiar.

Mas apesar desse lado da personalidade mais forte, o animal responde rapidamente o comando do dono e aprende fácil, principalmente se você atrelar o ensinamento com petiscos, alvo de grande interesse para todos os cachorros, mais ainda para os desta raça. Com um trabalho rígido e intenso, mas também repleto de carinho, o Schnauzer Standard filhote se desenvolverá bem e será muito leal e obediente ao seu dono e sua família.

Outra dica importante está nas atividades físicas. Por ser um cão bastante ativo, o Schnauzer Standard deve ser levado diariamente para caminhadas, corridas, brincadeiras, tudo para que ele pratique bastante e possa ter uma vida saudável, tendo suas características respeitadas. Mas cuidado: nem sempre ele poderá apreciar parques, já que ele não costuma se dar bem com outros cães. Procure estimular seu animal em casa e fora dele, já vai ser um grande ganho.

Saúde

O cão Schnauzer Standard tem expectativa de vida de 10 a 15 anos e é considerado bastante saudável. Porém, é possível desenvolver alguns problemas, tais como: atrofia progressiva da retina (que pode causar cegueira), infecções urinárias e renais, pancreatite, síndrome de Cushing (com maior incidência nas fêmeas, provocam maior ingestão de água e urina e ganho de peso) e hipotireoidismo (inchaço das glândulas da tireóide, que podem causar aumento de peso, perda de pelo e depressão)

É importante salientar, porém, que esses problemas poderão surgir em alguns exemplares, não sendo condição líquida e certa para todos os filhotes. Uma boa forma de combater este problema é pesquisar bastante sobre os criadores da raça e solicitar exames e informações sobre os pais do animal, para saber se há algum tipo de problema genético. Criadores responsáveis farão de tudo para oferecer animais saudáveis e que só darão alegrias ao dono e sua família.

Como cuidar

O filhote de Schnauzer Standard deve ser cuidado com bastante carinho e atenção, mas também com uma mão firme, que saiba conduzir a educação do animal e impor limites, especialmente para evitar os latidos e as mordidas em excesso, tão comuns nos primeiros meses.

Sua cor geralmente é mais escura ao nascer, mas certamente ela mudará no decorrer do tempo. Mas existe uma forma de tentar prever como será: se o subpelo for claro, o bichinho será sal e pimenta, que deverá ter sua cor definitiva lá pelo oitavo mês. Caso o subpelo seja todo preto, a chance de ser um preto, com algo de prata, é maior. A pelagem dessas fofurinhas deve ser escovada semanalmente. As tosas, assim como os banhos, também devem ser frequentes, para deixar o cão limpo e com aparência saudável.

Alimentação

Como é um cão bastante saudável, o Schnauzer Standard não precisa receber algum cuidado específico em sua alimentação. No entanto, a ração deve ser a mais rica em nutrientes possível, para permitir uma dieta balanceada e que sustenta o animal de forma satisfatória, com todos os elementos necessários para ele ter uma vida bastante ativa. As embalagens de ração costumam indicar a quantidade média de comida a ser ingerida por dia, dependendo do tamanho e peso do animal.

Outra forma de obter as melhores informações sobre a alimentação de seu cachorro é procurar o veterinário, que poderá analisar como está o animal e indicar o que é melhor para ele. E não deixe de questionar os responsáveis pelo canil do Schnauzer Standard, que conhecem a fundo a raça e poderão dizer quanto normalmente ele come e qual tipo de ração é a melhor.

Preço

Há muitas opções na internet de Schnauzer Standard à venda. Mas vale ficar atento, pois também existem muitos exemplares de Schnauzer Miniatura filhote, que são diferentes e nem sempre os vendedores conseguem diferenciar.

O importante é buscar informações em criadores responsáveis e que entendam de fato do animal e possuam certificados que atestem o pedigree daquela raça. Há canis de Schnauzer Standard em vários estados brasileiros, basta ficar atento às informações oferecidas na internet.

O preço do Schnauzer Standard pode variar um pouco. Há exemplares desta raça sendo vendidos por R$ 1600 a até R$ 2400, dependendo do lugar e do proprietário. Se você quer um cãozinho barbudo desses em casa, boa pesquisa e aquisição e não deixe de dar muito carinho e alegria ao novo membro da família!

A raça Schnauzer Standard está na categoria Cachorros Médios