Redbone Coonhound

Origem e história

O Redbone Coonhound é raça que faz parte da família dos Hounds, que é constituída ainda por mais cinco variedades caninas: Coonhound Inglês, Plott, Treeing Walker, Bluetick e Black and Tan Coonhound. O Hound refere-se aos cães que atuam na caça de pequenos animais, que possuem excelente visão e perseguem suas presas utilizando o seu olfato apurado. A raça é comum nos Estados Unidos há muitos anos, desde quando utilizava-se de armas como espadas, flechas e machados para a caça de animais. No entanto, há registros que remetem ao entorno de 1700 o seu surgimento, época em que os imigrantes escoceses trouxeram para o continente americano o Red Foxhound irlandês.
redbone cão
Alguns acreditam que o nome Redbone tenha relação com a cor da pelagem desses cães, mas o mais possível é que o nome seja uma homenagem a um dos primeiros criadores da raça que viveu no Tenesse, Peter Redbone. O Redbone Coonhound foi utilizado durante muitos anos na caça de pequenos animais, como os guaxinins. No entanto, esse mamífero natural dos Estados Unidos é uma espécie protegida no país atualmente. Os cães também eram famosos por caçarem na água e adaptarem-se a diferentes tipos de terrenos. Entre os séculos XVIII e XIX, a criação ficou estabelecida e orientada a função que desempenhada, assim como as colorações da sua pelagem. A princípio era comum encontrar Redbone Coonhound vermelhos e com selamento em preto ou com outras marcações em preto ou branco. Mas, com o início dos registros, só eram aceitos os cães totalmente vermelhos ou que possuíssem uma pequena marca branca nos pés e no peito. Os criadores da América do Sul, Tenesse e Georiga foram os principais responsáveis por desenvolverem o Redbone Coonhound da forma como ele é encontrado hoje. Atualmente, a raça já é reconhecida em diversos países e possui uma certa popularidade em locais como Japão, América Central e do Sul, onde adquiriram a classificação de cães de companhia. O Redbone Coonhound ganhou grande popularidade quando a Disney fez uma produção utilizando a raça como protagonista principal, o título era “The Hound that thought he was a Coon” – O Hound que pensava ser um Guaxinim.

Temperamento

O Redbone Coonhound é um ótimo cão de companhia para as famílias, assim como um excelente cão de casa. Com os donos, eles são afetuosos e convivem bem com crianças de todas as idades, pois possuem um temperamento estável e pouco agressivo. Com estranhos eles são mais reservados. Os donos devem apensar atentar-se para a presença de outros animais de estimação que o cão possa desconhecer inicialmente, como gatos, que podem ser confundidos com guaxinins. O ideal é que o Redbone Coonhound seja educado e socializado desde filhote para que torne-se um cão obediente e sociável, visto que é uma raça bastante inteligente.
redbone cachorro
Para quem busca o lado caçador do Redbone Coonhound, é preciso desenvolver esta face da raça desde cedo, incentivando com atividades e treinamentos. Eles são companheiros inseparáveis, mas ao mesmo tempo independentes. Além disso, perseguem as suas presas com persistência, adaptando-se a diferentes tipos de terrenos, podendo caçar inclusive na água.

Redbone Coonhound característica física

O Redbone Coonhound é uma raça de porte grande, em que a altura, nos machos, varia entre 64 e 69 cm e, nas fêmeas, entre 59 e 64 cm. Os cães dessa raça costumam pesar entre 23 e 32kg. Ele é magro e apresenta um corpo musculoso e esbelto, que garante a sua agilidade e velocidade. Ele possui a cabeça altiva, com crânio moderadamente largo e focinho proporcional. A cor dos olhos pode variar entre avelã e castanho, apresentando um olhar inteligente, enquanto que as orelhas são grandes e longas, de inserção baixa e caídas. Já a cauda é de comprimento médio, forte na base e mantida ligeiramente abaixo do nível da linha do dorso. A pelagem do Redbone Coonhound é densa, curta e áspera, sendo mais comum encontrar cães com ela uniformemente vermelha e em alguns casos com marcas brancas localizadas nos pés e no peito.

Cuidados

Os cães da raça Redbone Coonhound são bastante energéticos, dessa forma, o cuidado mais importante que os donos devem ter é praticar exercícios físicos diariamente com eles. Caso os cães passem muito tempo inativos ou entediados dentro de casa, podem tornar-se obesos e infelizes. As atividades podem ser uma caminhada longa ou uma corrida curta na calçada. Ou, se possível, em uma área segura e limitada, como um pátio ou jardim grande, que possibilite ao cão correr o quanto quiser.
redbone
A pelagem do Redbone Coonhound também deve receber alguns cuidados especiais, como uma escovação regular para evitar possíveis doenças relacionadas a pele e remover os pelos mortos, além de banho frequentes e corte das unhas. É indicado também que os donos acostumem o Redbone Coonhound desde filhote com essas atividades, para quando adulto não apresentar comportamentos inadequados.

Saúde

O Redbone Coonhound é uma raça de cães que não causa grandes preocupações aos seus donos, mas que precisa de atenção especial quanto aos cuidados relacionados com a sua pelagem. Quando mal cuidada, a pelagem poderá causar problemas de saúde ao cão, como o acumulo de sujeiras e detritos e, consequentemente, problemas de pele e de visão. Além disso, o Redbone Coonhound pode ser afetado por uma má formação das articulações do cotovelo ou por displasia coxofemoral – uma anormalidade que possui origem genética. Este cão ainda é muito sensível a preparações químicas, como pós anti-pulgas, anestésicos e tranquilizantes. É importante também que o dono esteja atento às datas de vacinas e vermífugos e realize visitas regulares ao veterinários para acompanhar quaisquer problemas.

Como cuidar

Tal qual outras raças de cachorros, o Redbone Coonhound precisa da atenção e da dedicação dos donos para viver feliz e de forma saudável. O ideal é que ele tenha um espaço amplo para correr e exercitar-se. Em casas com pátios ou jardins, esses espaços devem ser cercados, pois essa raça gosta de cavar e tem forte instinto de caça. O Redbone Coonhound também precisa de passeios diários de duas a três vezes por dia, e que totalizem ao menos uma hora. Além de evitar o sobrepeso, as caminhadas também possibilitam ao cachorro socializar com outros cães e pessoas. Outro cuidado importante com o Redbone Coonhound está relacionado à sua pelagem, que deve ser escovada regularmente, com o objetivo de evitar possíveis doenças relacionadas à pele e remover os pelos mortos. O Redbone Coonhound também precisa visitar o veterinário regularmente para o acompanhamento das vacinas, peso e vermífugos.

Filhote de Redbone Coonhound: como educar

O filhote de Redbone Coonhound cresce de forme acelerada, visto que o Redbone é uma raça de porte grande, chegando ao peso e tamanho de um cão adulto a partir dos 14 meses de vida. Além disso, assim como vários filhotes de outras raças, ele é agitado e independente, precisando de bastante atenção e paciência nos primeiros meses. O Redbone Coonhound deve ser treinado desde filhote a obedecer às regras da casa, sendo que a família deve definir em conjunto quais serão as restrições do cão – poderá ou não subir em camas ou sofás, local das necessidades, entre outros. É importante ressaltar também que o treinamento não pode envolver punições físicas ao cão, apenas uma voz insistente e firme.

Alimentação

O alimento mais adequado para o Redbone Coonhound é a ração, sendo de extrema importância para o seu desenvolvimento e atendendo todas as suas necessidades nutricionais. A ração deve ser específica para um cão com o estilo do Redbone Coonhound: porte grande. Ela garante um crescimento sadio e brilho para a pelagem longa. Os filhotes de Redbone Coonhound devem ser alimentados três vezes por dia, já os cães adultos devem comer duas vezes por dia. Além disso, é importante que o cachorro tenha sempre à sua disposição um pote com água fresca.

Preço

O preço médio de um filhote de Redbone Coonhound varia entre R$ 1.500,00 e R$ 3.000,00.

Redbone Coonhound canil

O Redbone Coonhound ainda é uma raça pouco conhecida no Brasil, por isso é pouco comum encontrar canis que sejam voltados especificamente para a sua criação. É mais fácil encontrar locais que criam mais de uma raça e possuem o cachorro Redbone entre elas. A dica para encontrar esses lugares é fazer uma busca na Internet, digitando no nome da raça, junto com a palavra “canil” e ainda o estado onde a cidade onde deseja encontrar o cão.

Redbone Coonhound para adoção

São raros os casos de cachorros Redbone Coonhound sendo doados, visto que a raça não é muito popular no País e a sua criação gera custos altos aos criadores. A criação correta, com cuidados tanto para os filhotes quanto para os patriarcas, cria muitos gastos. Entretanto, poderá existir casos de famílias que precisam se desfazer do cão por algum motivo e optam por doa-lo a outra família. Para esses casos, a sugestão é acompanhar grupos criados em redes sociais voltados exclusivamente a doação de cachorros. Há também casos de veterinárias que divulgam cães que estão disponíveis para adoção.