Plott Hound

Cachorro Plott Hound

O Plott Hound é um cão de caça americano, considerado o cão oficial do Estado da Carolina do Norte. Ele, apesar de sua aparência forte e robusta, tem um enorme coração, sendo um companheiro fiel e amoroso. Vamos conhecer mais sobre sua origem, comportamento e cuidados a seguir.

Origem e história

Comparado a grande maioria das raças de cães de caça, a origem do Plott Hound é relativamente recente. Ele surgiu em 1750, quando o alemão Johannes Georg Plott foi para os Estados Unidos, mais precisamente para a Carolina do Norte.

Plott Hound

Para lá, ele levou consigo alguns cães de caça. Um caçador da região então cruzou esses cães com algumas fêmeas que ele tinha. Os cães que surgiram com esses cruzamentos foram sendo treinados e aprimorados para a caça de javalis, e assim se originou o Plott Hound como é conhecido hoje. Porém, o reconhecimento da raça só foi acontecer muito mais tarde, em 1946.

Com o passar do tempo, por sua beleza e agilidade, esse se tornou o cão oficial do Estado da Carolina do Norte. No entanto, hoje em dia, a raça não é muito popular, e a maioria dos exemplares existentes estão em sua região de origem.

Ele ainda é usado para a caça, mas devido ao seu comportamento amigável, acabou tornando-se também um cão de companhia.

Temperamento

Alguns cães de médio e grande porte podem ser difíceis de lidar, o que acaba tornando inviável que sejam utilizados como cães de companhia. Esse não é o caso do Plott Hound, pois além de dócil, ele também é bastante inteligente e obediente e se dá muito bem com pessoas e outros animais.

Plott Hound temperamento

O Plott Hound é um cão bastante amoroso dócil e manso, o que contrasta com sua aparência forte e destemida. Ele é bastante apegado aos donos e gosta muito de estar em sua companhia. Por isso, acabou conquistando famílias e se tornando um cão doméstico.

Ele é ótimo para famílias que possuem crianças, pois é brincalhão, cheio de energia e muito paciente. Porém, não é recomendado para crianças que sejam ainda muito pequenas e não tenham muita noção na hora da brincadeira, pois o cão, num reflexo, podem acabar machucando-as por conta de sua força.

Plott Hound 2

Essa raça também é extremamente protetora e está sempre alerta. Isso o torna um excelente cão de guarda para se ter em casa, pois a qualquer ameaça se põe a latir.

O Plott Hound é também extremamente inteligente e ótimo para ser treinado. Ele aprende comandos e truques com uma enorme facilidade. Além disso, gosta de agradar e isso o torna bastante obediente e educado. Porém, é necessário treiná-lo desde filhote, pois nessa fase ele aprende muito mais rápido.

Cuidados

Assim como qualquer raça, o Plott Hound também exige alguns cuidados específicos de acordo com suas características físicas. Vamos conhecê-las.

Plott Hound características

Esse cão é considerado de porte médio grande. O macho costuma medir entre 50 e 71 cm de altura. Já a fêmea fica entre 50 e 58cm.

O peso do macho varia geralmente entre 23 a 27kg, enquanto a fêmea é um pouco mais leve e costuma pesar entre 18 a 25kg.

Seus pelos são de médio a grossos, lisos e duplos, o que lhes confere proteção extra, já que foram desenvolvidos para viverem nas montanhas da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Plott Hound 3

O cão dessa raça pode ser encontrado em diversas cores, como preto, castanho, tigrado, amarelado, dentre outras.

Cachorro Plott Hound: cuidados

Agora que já conhecemos suas principais características físicas, vamos falar de alguns cuidados que essa raça exige para que tenha uma boa criação e desenvolvimento.

Um cuidado muito importante está relacionado ao ambiente em que esse animal deve viver. Ele foi criado para ser um cão de caça nas montanhas. Isso, aliado ao seu porte grande, faz com que seja inviável criá-lo em apartamento.

O mais indicado é que o cão dessa raça seja mantido em espaços abertos, como um quintal espaçoso. Assim, ele poderá correr e se sentir livre. Porém, também é importante oferecer um abrigo que o proteja da chuva e do frio.

O peso também exige alguns cuidados. É importante controlar sua alimentação e estimular a prática de exercícios físicos. Esse animal come bastante, portanto, movimentar-se é essencial para que ele não acabe tendo um aumento de peso muito elevado.

Seu pelo é resistente, brilhante e não exige muitos cuidados. Os banhos podem ser quinzenais ou mensais, dependendo do clima, e a escovação pode ser semanal.

Por ser um cão que vive bastante fora, é importante tomar cuidado com parasitas como pulgas e carrapatos. Os donos devem sempre estar de olho na pelagem do animal e, de preferência, usar remédios de prevenção.

Saúde

Esse cão, que foi criado para a caça, costuma ser bastante saudável e muito resistente. Sua expectativa de vida pode chegar até os 14 anos. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que sua saúde esteja sempre em dia.

As orelhas devem ser sempre limpas. Além disso, quando o cão se molhar elas devem ser enxutas. Esses cuidados evitam possíveis infecções e até mesmo a perda da audição.

Outro cuidado básico e importante é o de levar o Plott Hound ao veterinário regularmente. O ideal é que as consultas ocorram de uma a duas vezes por ano. Assim, o médico pode estar sempre fazendo um check-up e conferindo se está tudo ok com o animal.                     

Como cuidar

Cada fase da vida do animal exige cuidados específicos para que ele tenha um bom desenvolvimento e bem-estar. Os primeiros meses e a sua velhice são quando o cão exige mais cuidados, sendo que durante a vida adulta o Plott Hound costuma ser mais independente.

Plott Hound filhote: como cuidar

O filhote de Plott Hound raça precisa de alguns cuidados e uma atenção especial em algumas áreas. Uma delas é a sua educação, que deve ser sempre firme e rígida.

Esse cão é bastante inteligente e aprende as coisas muito rápido. No entanto, pode ter a tendência a ser bastante teimoso e um pouco bravo. Por isso, desde seus primeiros meses de vida, ele deve receber treinamento. Se for feito por profissionais, melhor ainda.

É preciso ensiná-lo a receber e entender comandos básicos e respeitar as ordens dos donos. Além disso, é preciso educá-lo e socializá-lo para que conviva bem com outros animais e aceite pessoas estranhas.

Também é importante dar todas as vacinas conforme a carteira de vacinação e fazer a vermifugação.

Plott Hound idoso: como cuidar

Quando fica idoso, o cão pode precisar de alguns cuidados a mais do que na vida adulta. Sua saúde, assim como seus movimentos, pode estar um pouco fragilizada.

É preciso proporcionar ao animal um local confortável para descansar, oferecer-lhe uma alimentação correta e fazer visitas mais frequentes ao veterinário para certificar-se de que está tudo bem. Além disso, algumas suplementações de vitaminas podem ser recomendadas.

Alimentação

A alimentação do cão da raça Plott Hound é essencial para a saúde e o bom desenvolvimento dos cães. Portanto, ela deve ser balanceada e rica em nutrientes.

É recomendado escolher uma ração de qualidade, que seja de uma boa marca. Em caso de dúvidas, o ideal é pedir recomendações ao médico veterinário. É ele também quem deve indicar a quantidade de ração que deve ser servida.

O ideal é alimentar o cão duas vezes ao dia, pela manhã e no fim da tarde. Assim, evita-se que ele coma demais de uma vez só ou passe fome por ficar muitas horas sem comer.

Preço

O preço do Plott Hound varia muito conforme seus criadores, seus pais e sua pureza. Além disso, o sexo também influencia, pois as fêmeas custam mais caro. Por isso, é difícil determinar com precisão quando um filhote dessa raça pode custar.

Plott Hound venda

Os exemplares dessa raça são bastante raros no Brasil e também no mundo. São pouquíssimos os criadores existentes e os canis especializados. Para encontrar filhotes à venda, o ideal é procurar na internet pessoas que já possuam cães dessa raça e contata-las. Assim, é possível conseguir dados de criadores e até mesmo tentar comprar diretamente com quem cria esses cães em casa.

Plott Hound canil

No Brasil, não existe nenhum canil especializado nessa raça registrado. É mais fácil encontra-lo nos Estados Unidos, especialmente na Carolina do Norte, seu estado de origem.

Plott Hound adoção

Assim como é difícil encontrar animais dessa raça para venda, também é difícil encontrá-los para adoção, pois não são cães populares no Brasil.

Plott Hound preço

No Brasil, não há como definir o preço dos cães dessa raça pois é bastante difícil encontra-los à venda. Porém, nos Estados Unidos, eles custam cerca de 300 a 500 dólares, o que dá algo em torno de R$ 900 a R$ 1500.

Apesar de pouco popular e muito difícil de ser encontrado, o Plott Hound é um cão muito bonito, inteligente, ágil e que possui diversos admiradores. É a raça ideal para quem deseja um cão forte, esperto, protetor e carinhoso, e costuma encantar quem o conhece.

A raça Plott Hound está na categoria Cachorros Grandes