Coonhound Preto e Castanho

Cachorro Coonhound Preto e Castanho

Origem e história

Raça de origem norte-americana, o Coonhound Preto e Castanho tem grande aptidão para caça, sendo muito usado por colonos nos Estados Unidos. Ele surgiu de cruzamento com raças europeias (francesas, inglesas e irlandesas, por exemplo). Há registros históricos que mencionam que os cães Coonhound seriam descendentes diretos do Talbot Hound, um cão mítico de caça tradicional de origem medieval, bastante cultuado na Europa.

Coonhound Preto e Castanho 3

De todo modo, é pertinente ressaltar que o Coonhound Preto e Castanho faz parte do grupo de cães denominados Coonhound, que também inclui exemplares como: Redbone Coonhound, o Bluetick Coonhound, dentre outros. O que esses cães têm em comum é o fato de serem bons caçadores e com aptidões para trabalhos em fazendas, por exemplo. No caso, o Coonhound Preto e Castanho (ou Black and Tan Coonhound como é chamado em seu país de origem) -  de fato - pode ser considerado o mais popular desse grupo citado.

Temperamento

O Coonhound Preto e Castanho possui temperamento agradável, além de ser bastante obediente e fiel aos donos. Se trata de um cão bem amável e afetuoso, sendo uma ótima opção como um animal de estimação nas residências. Ele ainda tem ótimo convívio com crianças, mas é preciso apenas ter cautela em relação a brincadeiras com bebês e crianças menores, pois acidentalmente o animal pode machucá-los, em meio a brincadeiras. Portanto, é essencial que esse contato seja supervisionado por um adulto.

Coonhound Preto e Castanho 2

Contudo, o Coonhound também é independente e autoconfiante, especialmente, quando está ao ar livre e diante de alguma atividade que envolva farejar e caçar, por exemplo. Ele consegue ficar um bom tempo sozinho e aprecia esse momento.

Diante de pessoas estranhas, o cachorro se mostra bastante reservado, com temperamento equilibrado. Em algumas situações é possível – inclusive – que ele uive. E em relação ao convívio com outros animais, ele pode ser bastante amigável ao lado de outros cães farejadores, é como se estivesse acostumado a “compartilhar o trabalho”.

Características

Quanto às características físicas, a raça possui cabeça com certa modelação, pescoço musculoso e pelo curto, mas com grande densidade, de acordo com informações da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC - entidade focada em estudos e incentivo a questões ligadas às raças caninas).

As cores do animal variam entre preto com marcações castanhas e possui cauda e patas bastante fortes, o que facilita as atividades ao ar livre. Quem desejar conferir mais detalhes a respeito da raça, é possível ter acesso a documento disponibilizado pela CBKC. 

Cuidados

Como se trata de um cão caçador e farejador, obviamente ele aprecia áreas livres e muito espaço para correr à vontade. É possível que comece a “caçar” insetos ou algo menor em movimento, pois pode pensar que se trata de uma caça. Isso se deve ao seu instinto caçador.

Coonhound Preto e Castanho

O ideal é que seja criado em fazendas, sítios ou casas com generosa área externa para que seja possível se exercitar e correr livremente. Contudo, ele pode viver em espaços menores, mas são exigidos exercícios diários em áreas livres, como parques, por exemplo, de acordo com artigo da AKC (American Kennel Club) – entidade dos EUA focada em registros e estudos sobre cães de raça. A AKC foi fundada em 1884.

Outra questão também importante a considerar quanto aos cuidados: o filhote de Coonhound Preto e Castanho precisa passar pela socialização nessa fase tenra. Mas em geral ele se mostra bem sociável, sendo ótima companhia para os donos, familiares e amigos. Inclusive, esses cães são bastante treináveis, como cita artigo produzido pela AKC.

Saúde

Normalmente, os cães da raça são muito saudáveis e ativos, sendo muito capazes de enfrentar invernos rigorosos, ou mesmo o calor intenso, de acordo dados da CBKC. Contudo, obviamente, é possível que, ao se tornarem idosos, desenvolvam doenças que afetam o funcionamento da anca, infecções e câncer no ouvido, problemas na visão, etc.

A expectativa de vida do animal pode chegar até 14 anos, dependendo da rotina diária adotada ao longo de sua vida. Em relação ao tamanho, o Coonhound Preto e Castanho macho pode atingir entre 64 a 69 cm, enquanto que a fêmea pode chegar entre 58 a 64 cm, aproximadamente.

Outra medida bastante importante (para qualquer pet) é manter as vacinações em dia e realizar consulta frequente ao médico veterinário. Esses hábitos contribuem para que o animal tenha uma vida mais saudável e repleta de bem-estar.

Como cuidar

A pelagem do animal precisa de manutenção mínima, sendo necessária a escovação ocasionalmente. As orelhas também necessitam de verificação regular, o que evita e previne o acúmulo de secreção, bem como infecções na região – situação bem comum a muitas raças caninas. Essa verificação pode ser feita - de preferência -  semanalmente, conforme orientação de especialistas e veterinários.

Os donos de Coonhound também precisam manter atenção às unhas, as quais precisam ser aparadas com regularidade. Essa prática é importante para evitar rachaduras e demais complicações posteriores.

Coonhound Preto e Castanho 4

Além disso, ainda é essencial cuidar da escovação dos dentes. Caso haja quaisquer dúvidas sobre os procedimentos, a orientação é sempre contar com ajuda de um veterinário que poderá trazer as melhores orientações quanto à saúde do pet.

Alimentação

Como se trata de um animal de grande porte, o Coonhound precisa de alimentação que atenda às necessidades de cães com esse biotipo. Então, procure utilizar rações de boa qualidade, balanceada e que contenham nutrientes que o animal, realmente, precisa. Não custa lembrar: é necessário que o produto seja adequado ao peso e idade do cão – o que garante que ele esteja ingerindo alimento com vitaminas e nutrientes essenciais para a sua atual fase.

Não se esqueça também de que ele necessita de água limpa e fresca durante todo o dia.  Quanto à frequência de alimentação, em geral, pode ser administrada duas vezes ao dia, conforme necessidade do animal.

Em relação ao peso, os cães dessa raça podem atingir entre 23 a 34 kg (para machos) e de 18 a 29 kg (para fêmeas). É primordial monitorar o peso do cão, a fim de verificar se ocorre sobrepeso (obesidade), ou mesmo, quando há perda de peso – o que pode indicar a presença de alguma doença e demais complicações. O peso execessivo também pode desencadear  doenças de caráter cardiovascular, respiratórias, dentre outras.

Preço

Quem deseja encontrar opções em termos de Coonhound Preto e Castanho à venda pode pesquisar em alguns sites de classificados online, embora, não haja muitas ofertas, quando comparadas a outras raça. De fato, encontrar um Coonhound no Brasil não é tão comum, não se trata de uma raça popular em território brasileiro. A oferta maior de Coonhound filhote à venda se concentra nos Estados Unidos e até em países da América Latina, como México, ou mesmo, Colômbia.

Para se ter noção em termos de preços, ele está avaliado entre 600 dólares (cerca de R$ 1.890) a 800 dólares (cerca de R$ 2.250), segundo dados da plataforma DogBreedsList. Lembrando que a conversão para o Real foi realizada em 1º de fevereiro de 2017, portanto - obviamente - os valores tendem a sofrer alterações.

Coonhound Preto e Castanho - Canil

Como podemos notar, a raça não é tão comum no Brasil, dessa forma – praticamente – não há cães Coonhound Preto e Castanho disponíveis em algum canil no país.  Todavia, quem se interessa pela raça, pode tentar contato com canis que criam raças semelhantes, podendo haver – inclusive – possibilidade de encontrar algum Coonhound à venda.

Canis focados em Foxhound podem, eventualmente, trazer alguma opção de exemplar Coonhound. Lembrando que o Foxhound é uma raça também de cães com ótimas aptidões para a caça. E numa busca simples na internet, já é possível localizar opções consideráveis em canis de Foxhound em várias partes do Brasil.

É importante destacar que ambas raças têm outras semelhanças, além do fato da aptidão para caça. Há estudos que indicam que eles possuem os mesmos antepassados europeus. Além disso, fisicamente eles têm algumas semelhanças. Bom, é como se fossem – de fato – parentes.

Coonhound Preto e Castanho -  Adoção

E como se trata de um cão dificilmente encontrado no Brasil, certamente, se torna raro se deparar com algum exemplar disponível para adoção. Esses casos são mais comuns nos Estados Unidos, onde existem muitas instituições e ONGs com abrigos e políticas voltadas à adoção e doação de Coonhound.

A entidade sem fins lucrativos Coonhouse Rescue, por exemplo, desenvolve atividades com foco em resgate, proteção e busca por um lar a cães Coonhoud abandonados ou vítimas de maus tratos. As pessoas também podem ajudar a ONG com doações em qualquer valor, as quais são destinadas a compras de medicamentos, comida e manutenção de serviços e cuidados básicos para os cães resgatados.

Essas doações são feitas por meio de PayPal e, de acordo com a Coonhouse Rescue, os valores podem ser deduzidos de impostos para cidadãos que moram nos EUA. 

A raça Coonhound Preto e Castanho está na categoria Cachorros Grandes