Keeshond

Cachorro Keeshond

Origem e história

Uma das raças mais antigas do mundo, embora de origem incerta, acredita-se que o Keeshond cachorro tem suas raízes nos países baixos e na Alemanha, descendendo diretamente da raça de cães Spitz Alemão, tendo por parentes distantes os mesmos ancestrais do Samoieda, do Husky Siberiano, do Chow Chow, Elkhound Norueguês e do Spitz Finlandês.

Keeshond

Estudiosos da raça Keeshond remontam suas origens à Europa dos século XVII e XVIII, mais especificamente na Holanda, onde esses caninos eram utilizados para proteção e companhia dos trabalhadores das grandes embarcações holandesas, ficando por este motivo também conhecidos como Cães Holandeses da Barca.

Um líder dos patriotas holandeses, que apoiava as classes comuns e médias da Holanda, oponente direto ao poder dominante na época, possuía um cão chamado “Kees”, que, por sua vez, tornou-se símbolo da filiação ao novo partido holandês, o que teria originado o nome da raça Keeshond. Em 1930, o American Kennel Club reconheceu oficialmente a raça, aceitando-o como membro do grupo não esportivo.

Keeshond - características desse holandês sorridente

Impossível mesmo é você não abrir um largo sorriso diante de um Keeshond, seja ele filhote ou adulto, já que, mesmo na vida adulta, ele apresenta as características de um grande e lindo filhote. Cães de médio porte, com peso de 14 a 18 kg e estatura entre 43 e 46 cm, cuja expectativa de vida não ultrapassa os 15 anos.

Keeshond 3

Reconhecidos por sua pelagem extremamente farta, com a face semelhante a uma raposa, adornada por uma charmosa e abundante juba ao redor do pescoço, além de uma linda cauda espessa projetada para cima e curiosamente encurvada portando-se sobre o dorso, o Keeshond é realmente um escândalo de exuberância!

O pelo dessa exótica raça de cães pode apresentar-se nas cores cinza com creme e preto, cinza e preto, preto, cinzento, preto e prata e prata puro; existindo ainda o incomum e disputado, Keeshond branco.

Temperamento

Naturalmente bons e protetores, a raça Keeshond é muito ligada à família, sendo bastante atenciosa e muito carinhosa, inclusive com crianças. Excepcionalmente sociáveis, inclusive com outros animais e demais cães, eles sempre se apresentam de forma gentil perante a estranhos, embora nunca deixem de dar sinal de alerta a seus donos da presença de algum intruso.

Keeshond 4

Não são cães bravos e nem de caça, pois não foram criados para isso, mas ao contrário, são bastante dóceis, brincalhões, de olhar singelo e de atitude sempre afetuosa com seus donos e com toda sua família. Os Keeshond são cães energéticos e bastante extrovertidos, mas também muito devotados, dotados de uma inteligência e personalidade brilhantes, cães amigos de verdade. Eles cativam quem quer que seja, por onde quer que passem. Por esse e tantos outros motivos, são uma das raças mais cotadas como cães de companhia.

Vantagens do Keeshond cachorro

Se você não quer apenas um cão mas sim um novo integrante para a sua família, sensível, carinhoso, dócil, companheiro fiel e dedicado, o Keeshond pode ser o canino certo para você. Eles irão interagir com toda a família, desde as crianças até a vovozinha; ao lado de um cachorro desses, não vão faltar momentos de muitas demonstrações de amor e carinho, sem falar que ainda são amigos de qualquer animal, até dos bichanos. Dá pra acreditar?

É pouco provável vermos um Keeshond atacando outro animal. No máximo ele irá ladrar para alertar os donos. É realmente difícil não amar um cãozinho desses!

Keeshond 2

Devido à sua grande afinidade, inteligência e doçura com os pequeninos, o Keeshond também é recomendado como excelente cão de terapia, auxiliando e muito no tratamento de crianças com autismo.

Essa é uma raça praticamente sem misturas genéticas, o que lhe confere pouca probabilidade de doenças hereditárias, embora isso não a isente totalmente de eventuais enfermidades.

Apesar de possuírem uma pelagem invejável de tão felpuda e exuberante, não demandam gastos muito altos com manutenção, além dos já tradicionais cuidados como as demais raças.

Caninos inteligentes e ágeis, quando treinados com certa dose de paciência, são reconhecidos por sua capacidade de obediência.   

Desvantagens do cachorro Keeshond

Se você mora em apartamento ou numa casa pouco espaçosa, repense a ideia de adotar um Keeshond. Eles são cães muito energéticos, bem dispostos e precisam de um quintal grande o suficiente para se exercitarem diariamente, do contrário, será necessário que você disponha de tempo livre para levá-lo para passear e praticar atividades físicas.

Por se tratar de uma raça bastante incomum no Brasil, pode ser um tanto quanto difícil encontrar um local apropriado aqui no país, para adquirir um exemplar de qualidade.

Eles não servem para serem cães de guarda eficientes, mas tão somente cães de alerta, o que é bem diferente! Não espere que ele avance em algum intruso ou em algum outro animal, pois o máximo que o Keeshond pode fazer é latir para alertar seu dono do perigo. Algumas pessoas associam sua aparência e pelagem com outra raça de temperamento bem diferente: o Chow Chow. Mas entre as duas raças, o único ponto em comum mesmo é a aparência. Se você quer um cão que garanta sua proteção, opte por outra raça!

Os cães desta raça, apesar de serem bem inteligentes, podem ser um pouco teimosos no treinamento de obediência, tornando o próprio adestramento bastante desafiador. Será necessário algumas repetições, além de uma boa dose de paciência.

Etapas de crescimento do Keeshond

O Keeshond cachorro filhote começa a estabelecer seu domínio da 5ª semana em diante, quando ocorre também uma aceleração do crescimento. A capacidade de visão e audição completa-se por volta da 7ª semana; já na semana seguinte, pode-se e deve-se iniciar o adestramento. A partir de um ano em diante, o ritmo do crescimento do Keeshond diminui, consideravelmente, quando o cão então começa a ganhar peso.

A maturidade sexual do Keeshond ocorre entre 1 ano e meio a 2 anos de idade, sendo facilmente evidenciada nas cadelas por volta do 2º cio, quando se indica o acasalamento, devido ao completo desenvolvimento do sistema reprodutor. Os machos demonstram a chegada da maturidade devido ao aumento na agressividade, somado ao teste de liderança por autoridade, que exercem um sobre os outros.

Antes de ingressar em sua vida adulta, o que ocorre normalmente a partir de 12 meses, é muito importante uma boa supervisão sobre os filhotes de Keeshond, pois antes dessa idade, toda sua ossatura e músculos ainda estão em desenvolvimento e, por isso, ainda são bastante frágeis, de modo que, quedas, brincadeiras ou saltos muito bruscos podem contribuir para lesões perigosas e comprometedoras dos movimentos do animal.

Dicas para você ficar por dentro de tudo sobre o Keeshond Brasil: “Keeshond preço”, “Keeshond venda”, “Keeshond comprar” e muito mais...

Alguns cuidados de saúde devem ser considerados com o filhote Keeshond, como levá-lo a consultas semestrais ao veterinário, a fim de precaver-se de algumas doenças tendenciosas desta raça, tais como: doença ocular hereditária, displasia de anca ou de cotovelo, dentre outras.

Quanto à pelagem, esta não demanda grandes cuidados, mas precisa ser tosada nas estações mais quentes do ano, e de uma boa escovação cerca de 3 vezes por semana para ajudar na retirada de pelos mortos, além de contribuir para uma melhor distribuição da oleosidade da pele do corpo do animal.

Alimentação

A alimentação do Keeshond deve ser equilibrada, de acordo com o porte do animal e com seu respectivo gasto de energia diária. Estes cães são bons comedores, do tipo que ficam próximos à família no momento das refeições, sempre à espera de qualquer petisco que caia na sua boca. Por isso, é fundamental ficar de olho neles, até porque se estiverem com sobrepeso, devido à sua pelagem muito farta, fica difícil perceber à primeira vista.

Os exemplares desta raça, embora bastante energéticos, não precisam de uma quantidade excessivamente alta de exercícios, de forma que, boas caminhadas regulares já podem ser suficientes para que eles gastem sua energia acumulada. O treinamento utilizando reforço positivo e uso de guloseimas para incentivar a obediência do animal poderão torná-lo um cão de companhia ainda melhor.

Preço

Para adquirir um exemplar desta raça, busque por um Keeshond canil, a fim de se certificar sobre a genealogia e procedência do animal; essas informações são o que garantem a qualidade do cão, assim como pureza da raça. Você pode buscar também por filhotes em criadores independentes confiáveis, o que talvez pode ser mais fácil do que encontrar um canil especializado propriamente dito.

Um Keeshond filhote custa em média de R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00 reais, a depender do local de aquisição e da qualidade das cadelas matrizes e dos machos padreadores.

A raça Keeshond está na categoria Cachorros Médios