Chow Chow

Cachorro Chow Chow

Origem e história

Com suas origens no norte da China, após invasão da Mongólia, especula-se que tenha surgido do cruzamento da raça dos Mastins com os Spitzs, por isso, a raça Chow Chow também é chamada de spitz chinês. Existe ainda quem afirme que estes cães têm descendência do lobos cinzentos. Acredita-se também que foram criados por imperadores chineses, por volta de 200 a.c, cogitando-se assim, de uma das raças mais primitivas de que se tem conhecimento.

Chow Chow

Estes animais, inicialmente, serviam ao combate, à guarda e à tração de trenós e, inclusive, eram criados para uso na alimentação; costume esse até hoje bem difundido na China, onde é comum o consumo de carne canina. Em contrapartida, já chegaram até a figurarem expostos em zoológicos na Inglaterra como animais selvagens exóticos. Daí em diante, passaram a ser exportados para outros países, tornando-se animal de estimação.

Características: o cão da língua roxa

Sem dúvida uma das características mais marcantes do Chow Chow, além de seu pelo felpudo, é a cor escura do interior de sua boca e o aspecto roxo de sua língua.

Cães de médio porte, compactos e de costas curtas, cujas fêmeas possuem altura entre 46 a 51 cm e peso variando entre 20 e 27 kg; enquanto os machos 48 a 56 cm, podendo chegar ao peso de 25 a 32 kg. Sendo a expectativa de vida da raça Chow Chow girando em torno de 9 a 15 anos.

Chow Chow 3

Quanto à padronagem de cores, tem-se uma cartela bem diferenciada, comportando desde o Chow Chow branco (também dito creme), passando pelo Chow Chow cinza (também chamado azul), chegando ao Chow Chow preto, além do vermelho, do fulvo (canela), e do mais recente e exótico Chow Chow panda. Sendo este último não considerado como categoria individual padrão de cor, por tratar-se de manipulação do Chow Chow creme, tingido de preto, estrategicamente, a fim de parecer um urso panda.

Os pelos dos cães dessa raça são longos, lisos e, de certa forma, duros; inclusive, essa pelagem é que os protegem tanto do frio, quanto do calor. As patas são curtas e pequenas, o que os dá um andar muito peculiar, curto e saltitante, realmente pomposo! A cauda, também bem característica, é peluda e enrolada sobre o dorso. Interessante salientar que já existem no mercado os Chow Chow mini, porém esta variação está fora da do padrão da norma CBKC-FCI, então vale apena repensar em adquirir um.

O Chow Chow tosado realmente é muito parecido com um urso, mas aqueles cuja pelagem ao redor da cabeça não é devidamente tosada, assemelham-se a uma juba de leão; mas a semelhança com o rei da selva vai além da cor e formato do pelo, pois a raça de cães Chow Chow também é extremamente dominante quanto ao seu território e, se não treinados, assumem o papel de “rei” da casa.

Temperamento

Exuberante, relativamente dócil e carinhoso, o cão Chow Chow é realmente fofinho e irresistível; bem... até você se aproximar dele e perceber que, ao contrário do que aparenta, ele resiste e muito bem a quem ele não se afeiçoa! Inclusive os cachorro Chow Chow, podem apresentar casos esporádico de agressividade, o que deriva principalmente da linhagem genealógica da ninhada.

Trata-se de um cão muito inteligente, que ocupa o 76º lugar no ranking de inteligência canina, mas toda essa inteligência, se não for bem direcionada, aliada à sua desobediência, fará com que o animal dite as ordens da casa. Temperamental, não topa brincadeiras a qualquer hora, mas exige que o outro animal aceite as suas sempre que ele desejar, exercendo assim um caráter autoritário em relação a outros cães.

Chow Chow1

Muito territorialistas e extremamente atentos, não toleram bem outros animais em casa, podendo até conviver aparentemente bem com eles, mas aguardando o momento oportuno do ataque. São cães dissimulados e, lidar com eles, às vezes nos dá a impressão de estarmos diante um ser tão racional quanto nós mesmos.

Contudo, o cachorro Chow Chow é muito dócil, educado, meigo, carinhoso e extremamente fiel ao seu dono; quando define o seu líder, apega-se a ele de tal forma que, se possível, o acompanhará em todo tempo; também são capazes de elegerem algumas pessoas do ambiente em que vivem para demonstrações de carinho e afeto. Mas olhe, se ele não te eleger como tal, não force a barra, pois não vai rolar!

Não são cães expansivos, brincalhões, extrovertidos e hiperativos ao extremo a não ser quando, pela falta de atividades físicas e acúmulo de stress, “surtam” vez ou outra e começam a correr desesperadamente de um lado para o outro, mordendo e brincando com tudo que veem pela frente. Nessa hora seja esperto: tire sapatos do caminho, roupas do varal e, principalmente, aquele bichinho de estimação mais vulnerável da casa!

Vantagens de comprar filhotes Chow Chow

Você quer fofura? Lá vai: os filhotes são maravilhosamente lindos e encantadores; verdadeiras bolas de pelo de tão fofinhos e rechonchudos! Parecem pequenas ferinhas, que encantam e causam espanto quando abrem aquela pequena boquinha, que contrasta perfeitamente, com o céu da boca preto e a engraçada linguinha roxa.

Se você quer mais que um amigo, um verdadeiro cúmplice, está fazendo a opção certa. Os Chow Chows são cães muito apegados afetivamente ao seu dono, companheiros desde um passeio ao ar livre, até um dia solitário e frio no silêncio do seu quarto. Gostam de passear, inclusive de carro, e até se comportam bem na rua, mas desde que ninguém se intrometa no seu espaço.

Chow Chow filhotes

O cachorro Chow Chow é bastante independente, portanto, se você é do tipo que precisar se ausentar por longos períodos durante o dia, ele vai encarar ficar sozinho numa boa. Também pode se adaptar bem em apartamento, já que não exige uma carga de exercícios tão intensa e frequente. Daí serem apelidados de “cão com alma de gato”.

São cães calmos, educados, quietos, porém atentos e muito perceptivos, mas passam longe de serem escandalosos, só latem quando percebem algo que realmente os chama atenção. Inicialmente dão sinal de alerta, adotando uma postura mais defensiva em relação a humanos no intuito de intimidar. Já quanto a outros animais como gatos, ratos, dentre outros, atacam de imediato no intuito de matar a presa. Portanto, você estará adquirindo um companheiro educado, mas sobretudo eficiente em guardar sua casa de animais indesejáveis!

Desvantagens de ter um Chow Chow por perto

Se você é amante de todo tipo de animal, e deseja ter uma casa cheia deles, hum... acho que não vai dar! O filhote Chow Chow, quando bebê, até vai conviver com os demais animaizinhos, mas chegando à juventude ou à fase adulta, já era! Ele não hesitará em atacar sorrateiramente seus “amiguinhos” de infância. Vale ressaltar também que são cães difíceis de se adestrar!

Por ser um cão muito apegado ao dono, gosta muito de ficar dentro de casa; possui pelo cheio, que se solta facilmente; então prepare-se para ter um aspirador de pó sempre em mãos, para manter sua casa livre dos tufos de pelo que normalmente o Chow Chow deixa por onde passa.

Os cachorros Chow Chow, mesmo quando limpos, a não ser que estejam super perfumados, normalmente exalam um odor muito característico; seu pelo cheira a ovo! Não chega a ser um odor fétido, mas sim um tanto quanto incômodo.

Seu pelo requer escovação e cuidados como a tosa, isso te gerará alguns gastos rotineiros. E ainda, não é qualquer estabelecimento que se propõe a tosar um Chow Chow, devido ao seu temperamento por vezes traiçoeiro e imprevisível.

Etapas de crescimento do Chow Chow filhote até a fase adulta.

Os filhotes Chow Chow, no geral são muito bem comportados, sendo raramente destrutivos e desobedientes. Na primeira semana, assim como a maioria dos filhotes, passam a maior parte do tempo dormindo. Ao nascer perdem até 10% de seu peso, mas adquirem o dobro dele num curto espaço de tempo.

São suscetíveis a mudanças de temperatura como frio ou calor, também nesta fase já apresentam um rápido desenvolvimento do sistema nervoso central. A pigmentação roxa, tão característica da língua, começa a surgir já pela 2ª semana tornando-se completa lá pela 6ª semana de vida. Por volta da 3ª semana os primeiros dentes surgem, desenvolve-se o olfato, passando a explorar o ambiente e até brincar.

Chow Chow filhote

Da 5ª semana em diante, começa-se a estabelecer a ordem de dominância, além de haver uma aceleração do crescimento. A capacidade visual e auditiva se completa na 7ª semana; na 8ª semana já pode ser iniciado o adestramento.

A partir da 9ª semana, já se encontra desenvolvido o domínio e subordinação da ninhada, podendo inclusive separar-se os filhotes, iniciando-se o treinamento de convivência em seus lares definitivos.  O crescimento definitivo de um cachorro Chow Chow se dá até por volta de 12 a 15 meses. As cadelas têm seu sistema reprodutor completamente desenvolvido por volta de 1 ano e meio, quando então se aconselha o acasalamento, após o 3º cio. As ninhadas normalmente dão em torno de 4 a 6 filhotes.

Alimentação e cuidados

Uma alimentação saudável, com ração indicada e em quantidades corretas, contribuem diretamente para o crescimento saudável de seu cão.

Embora não seja um dos cães mais ativos, o Chow Chow também precisa se exercitar para que haja fortalecimento dos membros inferiores, mas prefira sair com ele pela manhã ou à noite, evitando assim o calor excessivo, já que sua pelagem excessivamente densa não o permite suportar altas temperaturas. Também, justamente pela densidade do pelo, são necessários banhos periódicos, seguidos de secagem absoluta evitando assim dermatites, bem como escovação diária, para evitar a formação de grumos e ajudar na renovação de pelos velhos.

A tosa higiênica também é fundamental, embora para esta raça, seja mais difícil encontrar estabelecimento dispostos a realizá-la. Os cães Chow Chow têm predisposição a desenvolver doenças oculares. Para prevenir, é aconselhável a lavagem constante com água boricada.

Preço

Por fim, não duvide de que encontrar filhotes de Chow Chow à venda seja demasiadamente difícil nos dias de hoje, tendo em vista que a raça já tem tido boa aceitação no país. Não obstante a isso, certamente, existe algum canil Chow Chow especializado, que garanta a linhagem, bem como a procedência dos animais.  Portanto, buscas como “chow chow comprar” ou “chow chow preço” certamente te direcionarão para diversas ofertas, mas fique atento à idoneidade delas!

A raça Chow Chow está na categoria Cachorros Médios