Spitz Finlandês

Cachorro Spitz Finlandês

Origem e história

O cão Spitz Finlandês (chamado no idioma finlandês de Suomenpystykorva) possui uma aparência que se assemelha à de uma raposa. Isso por causa da tonalidade da sua pelagem e o formato da sua cauda, que lembram muito esse animal. Além de detalhes físicos, ele também apresenta uma personalidade astuciosa como a de uma raposa. Apesar disso, não existe, parentesco alguns entre esses belos cães e as raposas.

Ele tem como antecessores os cães que povoavam as zonas úmidas europeias durante o período pré-histérico, sendo então os primeiros exemplares caninos a conviver com o ser humano.

O Spitz Finlandês cachorro era encontrado na Europa há mais de 6 mil anos. À medida que se espalhavam pelo continente, foram sendo desenvolvidas diferentes raças Spitz que melhor se adequavam à sua região. Ele foi originalmente desenvolvido para ser usado como um animal de caça, a princípio de ursos e alces.

Spitz Finlandês

Como o próprio nome indica, ele teve a sua origem na Finlândia, sendo hoje considerado o símbolo nacional desse país, o que ocorre desde o ano de 1979. A maior parte dos historiadores acredita que o cachorro Spitz Finlandês chegou à Finlândia através dos primeiros habitantes finlandeses, que, por sua vez, vieram dos platôs asiáticos.

Por volta do século XIX, essa raça acabou perdendo muitas das suas características principais. Isso ocorreu devido às inúmeras quantidades de cruzamentos que foram realizados para atender à grande demanda, causada pela repentina popularidade desse cão.

O primeiro documento que descrevia os atributos da raça Spitz Finlandês surgiu no século XIX, tendo como autor Hugo Richard Sandberg. No ano de 1892, a raça foi conhecida como oficial pelo Kennel Club finlandês. A partir desse momento, seu nome oficial passou a ser usado nas exposições às quais o Spitz Finlandês começou a fazer parte.

Alguns criadores mais aficionados resolveram resgatar o padrão antigo da raça, trazendo de volta as suas Spitz Finlandês características, que foram perdidas pelo passar do tempo. Para isso, passaram a se dedicar na busca de exemplares por todo o país que apresentavam uma pureza de sangue. Além de ser um ótimo cão de guarda, ele também se destaca atualmente na caça de perdizes e como um animal de companhia.

Temperamento

O cão Spitz Finlandês temperamento é de um animal vivaz, audacioso e atento, o que o torna ainda mais semelhante à uma raposa. Ele é um cão independente e observador, mas que não gosta de ser deixado solitário em casa, preferindo estar junto à família e ser inserido na rotina. Se ele for deixado muito tempo sozinho, poderá se sentir entediado e causar bastante barulho.

Ele é um animal que se mostra muito brincalhão e que gosta muito de estar junto aos membros da família e outras pessoas com quem ele tenha uma convivência moderada.

Por ser um cão que teve em seu desenvolvimento a função de latir, ele pode fazer barulho em demasiado, o que pode vir a incomodar a vizinhança. Isso o fez ser conhecido por “cão que ladra como um pássaro”. Porém, se ele não for deixado sozinho por muito tempo, não haverá esse tipo de problema.

Spitz Finlandês 2

São animais muito fieis e leais à família, sendo por isso considerados excelentes cães de guarda, que avisam quando percebem a aproximação de estranhos ou barulhos fora do comum. Na presença de estranhos, ele geralmente é mais reservado.

Com as crianças, ele se mostra muito carinhoso e amável, pois adora se divertir junto a elas. O cão da raça Spitz Finlandês poderá ser criado em casas e também em apartamentos, mas deverá ter o espaço para se exercitar de forma livre.

Cuidados

Por ser um cão que tem a necessidade de correr e se exercitar bastante, o ideal é que o Spitz Finlandês faça atividades diárias, seja através de jogos e brincadeiras, ou então participando de corridas ou caminhadas longas ao lado do dono. É importante que ele seja mantido ocupado e não se sinta ocioso por muito tempo. Por ser um cão que precisa se exercitar bastante, não é o mais indicado para viver com famílias que não tenham tempo para dedicar a ele.

A escovação do Spitz Finlandês deve ser feita semanalmente, para que o seu pelo seja mantido limpo e com um aspecto saudável. A escovação também é importante para que os pelos mortos sejam removidos e a formação de nós seja evitada. A escovação deve ser repetida com maior frequência no período de troca de pelos, o que ocorre na primavera e também no outono.

Por ser um cão que pode ter o hábito de latir, é preciso observar esse comportamento para que o Spitz Finlandês não acabe incomodando os vizinhos, principalmente quando deixado sozinho por longos períodos. Além disso, ele poderá cavar buracos pelo jardim se acabar se sentindo muito entediado e ocioso.

Ele deverá ser levado aos passeios sempre com o uso de uma coleira e guia, para evitar que acabe correndo para lugares perigosos, por ser um cão corajoso e também muito curioso. Além disso, é preciso ter paciência no momento de educá-lo, pois a sua personalidade determinada e cheia de vontade própria pode acabar dificultando os treinamentos com foco na obediência.

Spitz Finlandês 3

Em geral ele apresenta um apetite grande e, por causa disso, é preciso dar atenção à sua alimentação, para que não se torne um cão obeso. Os seus dentes também devem ser devidamente cuidados com atenção.

Saúde

O corpo do cão Spitz Finlandês é de formato quadrado e simétrico. Ele apresenta um porte mediano, com aspecto robusto e pelagem abundante. Os seus olhos são amendoados, a cabeça apresenta uma aparência refinada e as suas orelhas são pequenas, triangulares e de inserção alta. A cauda se apresenta enroscada sobre as suas costas, coberta com uma quantidade abundante de pelos.

Ele possui uma pelagem dupla, com a tonalidade de um vermelho brilhante, ou dourado, além de apresentar uma tonalidade mais clara no peito, ventre e cauda. A pelagem exterior é alongada e de textura áspera. Já o subpelo tem um aspecto espesso e suave.

O Spitz Finlandês filhote nasce com tonalidade de castanho, preto ou marrom. Alguns nascem com um grande tufo de pelo branco no peito, o que não é indicado para a participação em exposições.

Ele é um cão que, em geral, apresenta uma saúde muito boa, isso porque a criação de exemplares tornou-se limitada após o surgimento de problemas causados por cruzamentos feitos de forma descontrolada.

Apesar disso, alguns cães poderão apresentar alguns problemas com menor frequência, como a epilepsia, luxação de paleta, displasia coxofemoral. Além disso, a falta de atividades físicas frequentes pode até mesmo deixá-lo doente, por isso a necessidade de mantê-lo sempre ativo.

A maior parte das doenças que ele pode desenvolver possuem origem na genética. Esses problemas são bem comum em raças de pequeno e médio porte. Para que um possível problema seja identificado com antecedência, o recomendado é que ele frequente regularmente um veterinário.

Os cães Spitz Finlandeses podem apresentar um tamanho que varia entre 39 cm a 45 cm para as fêmeas e 43 cm a 50 cm para os machos. O peso médio é de 11 kg a 16 kg. Já a sua expectativa de vida é de cerca de 15 anos.

Como cuidar

O cão Spitz Finlandês não é uma raça muito fácil de ser adestrada, por ter uma personalidade teimosa e, por esse motivo, pode se mostrar resistente às ordens dadas a ele. O ideal é que os filhotes de Spitz Finlandês sejam educados de forma que o treinamento se pareça com um jogo para eles, pois, dessa forma, irão demonstrar menos resistência aos comandos dados de forma direta.

Filhote de Spitz Finlandês: como cuidar

Em geral, o cão dessa raça não se dá muito bem na presença de outros animais domésticos. Por esse motivo, o recomendado é que ele seja acostumado junto aos outros animais de casa desde filhote de Spitz Finlandês. Isso evitará que aconteçam problemas de convivência no futuro.

Alimentação

O Spitz Finlandês é um cão que pode ter a tendência a engordar e, por isso, a quantidade de alimentos oferecidos a ele deverá ser de acordo com as suas necessidades diárias. O ideal é que a quantidade oferecida de ração seja de acordo com a estrutura física e peso do animal, podendo ser observada nas embalagens e, em caso de dúvidas, consulte a opinião de um veterinário.

Quanto come um Spitz Finlandês

Um filhote de Spitz Finlandês deverá se alimentar com ração própria para a sua idade, entre 76 g a 180 g de ração por dia, dividida de 2 a 3 vezes. Já o animal na fase adulta, ou seja, após completar um ano de idade, deverá ter a ração mudada e irá se alimentar por 2 vezes, entre 140 g a 200 g por dia.

Preço

O preço de um filhote Spitz Finlandês é de cerca de R$2.500,00.

Spitz Finlandês adoção

A adoção de um cão dessa raça não é muito comum, por ser um cão de raça. Porém, pode ser possível encontrar alguém que deseje doar o seu animal por algum motivo em particular.

Spitz Finlandês canil

O Spitz Finlandês à venda pode ocorrer tanto em canis especializados, como também através de pet shops. É preciso levar em consideração todas as características do animal antes de adquirir um exemplar.

A raça Spitz Finlandês está na categoria Raças