Norsk Lundehund

Origem e história

O Norsk Lundehund é um cachorro bastante antigo, raro e que quase foi extinto. Sua origem remete ao século XVI e vem da gelada Noruega, na Europa, mais precisamente da aldeia Mostad, na ilha de Vaeroy, pertencente ao arquipélago Lofoten. Semelhante a uma raposa, o cachorro da raça Norsk Lundehund tinha como principal função caçar o papagaio do mar.
Norsk Lundehund
Daí, inclusive o nome desta raça: “norsk” significa norueguês e “lunde” quer dizer macaréus, como o papagaio do mar também é conhecido. Em uma tradução livre, o nome seria algo como um norueguês caçador de papagaio do mar.

Características peculiares da raça

Essa ave, muito caçada para subsistência no passado, fazia seu ninho em falésias ao longo das ilhas e o Lundehund Norueguês conseguia andar pelo paredão e se enfiar nos buracos para pegar o papagaio do mar e seus ovos. Essa facilidade do animal em chegar em áreas difíceis para os seres humanos têm um porquê.Entre as características do Norsk Lundehund está a capacidade de conseguir uma amplitude de até 180º graus nas patas dianteiras, além de conseguir dobrar a sua cabeça para trás e tocar o próprio dorso. Isso permite um grande movimento em suas articulações, além de uma flexibilidade sem igual, pouco encontrada em outros cães.
Norsk Lundehund cachorro
Outra peculiaridade desta raça é com relação às suas orelhas. Elas são espetadas, porém, podem ser facilmente dobradas, evitando a entrada de sujeira e de água. Isso facilitava a perseguição ao papagaio do mar, um ser parecido com os pinguins e que costuma também ficar na água. Além disso, o Norsk Lundehund possui seis dedos, que servem para dar maior estabilidade ao cão.

Animal quase foi extinto duas vezes

Com o avanço tecnológico da sociedade, as técnicas de caça às aves marinhas foram sendo atualizadas e a raça de cão Norsk Lundehund quase foi extinta, já que esses bichinhos deixaram de ser criados para o principal fim no qual foram desenvolvidos.Aos poucos, o Norsk Lundehund tornou a ganhar espaço nas casas, agora mais como cão de companhia. Porém, após uma epidemia de raiva em áreas que ainda tinham o cachorro quase que dizimaram de vez a raça do planeta.Mas graças ao trabalho de alguns cuidadores destemidos, a raça voltou a ser trabalhada para reprodução. O Lundehund Norueguês foi aprovado pelo Kennel Clube dos Estados Unidos apenas em 2008. Acredita-se que hoje existam cerca de 1500 exemplares em todo o mundo. Ou seja, um cão bastante raro, pouco conhecido no Brasil.

Temperamento

O temperamento do Norsk Lundehund é bastante alegre, carinhoso e manso, ótimo para companhia, pois desenvolve uma amizade leal e afetuosa com o dono. Eles gostam de brincar e poderão render momentos muito divertidos com você e sua família. O cachorro pode, inclusive, ficar com crianças sem problema algum. Eles podem ter suas caudas e orelhas puxadas pelos seus filhos que nem ligam. Porém, é importante que o cão se socialize com seu filho desde pequeno, para que ele não estranhe futuramente.
Norsk Lundehund cão
Trata-se de um cachorro bastante inteligente e alerta. Curioso, ele aprende as coisas facilmente. Isso facilita o treinamento do filhote de Norsk Lundehund. E esse trabalho deve ocorrer desde cedo, inclusive na socialização. Caso contrário, ele pode se tornar bastante tímido e sensível e se estressar ao vivenciar situações até então desconhecidas por ele.

Norsk Lundehund: um ser sociável

O cão da raça Norsk Lundehund deve ser exposto à socialização com estranhos, crianças, outros animais, mas também a sons, lugares incomuns, carros, motos, situações que podem parecer assustadoras. Tudo isso vai ajudar a ter um cão obediente e amistoso dentro de casa.Por ser um pouco teimoso e também muito independente, pode precisar de uma certa paciência de seu dono no trato diário. Mas nada que não dê para você driblar com muito amor e carinho para o seu cão.Outro detalhe importante: eles também podem ser bastante teimosos e desconfiados, em especial com pessoas estranhas. No entanto, eles não são agressivos, mesmo quando desafiados. Na verdade, eles são bem sociáveis, inclusive com outros animais. Basta treiná-lo e socializá-lo com os outros bichinhos que não haverá problema.

Cuidados

O Norsk Lundehund é do tipo spitz alemão. De porte pequeno, ele mede de 30cm a 40 cm e pesa apenas de seis a sete quilos. Mesmo sendo pequenino, ele precisa de bastante espaço para brincar e se exercitar, já que ele é bem enérgico. Por isso, não é recomendável ter o cachorro em um apartamento, já que, em um espaço apertado, ele poderá se sentir infeliz e até se tornar destrutivo. Se você tem uma casa com um quintal grande, suas chances de se dar bem com este cachorro são bem maiores.Embora o Norsk Lundehund tenha pelo bem curto, o mesmo é muito denso, o que ajuda a se adaptar a temperaturas baixas. Normal, já que o cachorro é originário da Noruega, uma região bastante gelada de nosso planeta.Sua pelagem deve ser escovada pelo menos duas vezes por semana, com uma escova dura, de cerdas naturais, para retirar os pelos mortos e manter seu cão bem cuidado. Suas unhas devem ser aparadas regularmente, de preferência por um tosador experiente ou mesmo no veterinário.Não é necessário dar banho toda a semana nesta raça. Mas como é um cão acostumado a temperaturas baixas, ele poderá estranhar o calor do Brasil. Por isso, pode ser que você perceba a necessidade de banhá-lo mais vezes, bem como de fazer tosas regulares. Vale uma consulta ao seu veterinário sobre qual é a melhor solução, dependendo da estação do ano.

Saúde

Com expectativa de vida de 10 a 12 anos, trata-se de um cachorro bastante saudável e que não possui muitos problemas de saúde. Porém, uma doença particular dessa raça é muito comum: a gastroenteropatia Lundehund, que é um distúrbio digestivo que pode provocar o aumento de bactérias digestivas, além de uma perda de capacidade do animal em absorver os nutrientes dos alimentos.Ou seja, mesmo que o animal coma normalmente, ele pode, em casos extremos, perder peso e morrer de fome, já que seu sistema digestório não consegue nutrir-se daquilo que ele come.Mas apesar de todos os cachorros da raça Norsk Lundehund possuirem tendência para essa doença por conta da genética, nem todos vão ter esse problema de forma severa e há muitos casos em que o animal nem chega a desenvolver a síndrome. Mesmo não tendo cura, a doença pode ser administrada com um bom veterinário e muito cuidado do seu dono.

Como Cuidar

Como é um cachorro muito enérgico e que adora brincar, procure reservar um período diário para gastar energia com ele e dê preferência para fazê-lo ao ar livre. Evite deixar o cão em locais fechados, pois, como um bom cão de caça, ele gosta de áreas amplas para se exercitar.É importante adestrá-lo desde cedo para evitar comportamentos hostis devido à sensibilidade comentada anteriormente. Se você tiver dificuldade de ensinar os comandos, procure um lugar que seja especializado e irá dedicar o tempo necessário para que seu bichinho seja bem treinado e viva bons anos com você e sua família.É bom ensinar o Norsk Lundehund filhote a fazer xixi no lugar certo desde pequeno, senão sua casa poderá ter problemas. Esse conselho vale para qualquer cachorro, mas é mais forte no caso do Lundehund norueguês, já que ele possui um instinto mais primitivo.

Alimentação

Como o Norsk Lundehund possui problemas gastrointestinais em potencial, a alimentação deve ser bastante balanceada. Uma dieta sem muita gordura poderá ajudar o cachorro a digerir melhor os alimentos. Há casos em que o animal tem alergia a grãos, então eles devem ser evitados.Rações premium, de alta qualidade devem ser fornecidas ao Norsk Lundehund desde filhote. Pode ser que seu cão goste de queijo cottage, frutas e vegetais e ovos cozidos. E aqui uma dica importante: evite dar comida que você esteja comendo durante o almoço ou jantar, por exemplo, pois isso pode causar desequilíbrios minerais e de vitaminas na alimentação de seu pet.O mais importante é consultar um veterinário sobre o tipo de alimento e a quantidade que deve ser dada a seu Lundehund norueguês, pois isso vai ajudar seu animal a ter uma longa e tranquila vida com sua família. Quanto à água, ela deve ser potável e dada a todo o momento, certificando sempre de limpar os pratos com água regularmente.

Preço

Por ser um cão raro, é muito difícil encontrar um Norsk Lundehund à venda no Brasil. Você deverá, portanto, fazer uma boa pesquisa e entrar em contato com diversos criadores de animais que poderão ter um Norsk Lundehund em seu canil. No exterior, o preço do Norsk Lundehund filhote está em torno de 500 dólares, o que vai dar mais ou menos R$ 1.500 de acordo com o câmbio atual.Agora, se você deseja conseguir um Norsk Lundehund por meio de adoção, é importante procurar bastante em canis e criadores, pois sempre é possível encontrar algum abandonado, embora a chance no caso de ter disponível um cão dessa estirpe é um tanto quanto mais difícil. Mas para ter um bichinho peculiar e divertido como esse, todo o esforço vale a pena!