Pequeno Cão Holandês

Origem e história

O Pequeno Cão Holandês é uma raça de cães europeia com origem nos Países Baixos e em uma raça de Spaniel que foi desenvolvida antes mesmo da invenção das armas de fogo. Também conhecido como Kooiker, essa raça era muito utilizada para atrair peixes e pássaros na beira da praia para, em seguida, os caçadores apenas jogarem uma rede sobre os pequenos animais que se aproximavam do Pequeno Cão Holandês.Além disso, um exemplar da raça foi responsável por salvar a vida do Príncipe William II de um assassinato por ter latido e o acordado. Dessa forma, a raça tornou-se popular na Holanda durante os séculos XVII e XVIII, aparecendo inclusive nos quadros de Rembrandt e Jan Steen junto às famílias neerlandesas.
Pequeno Cão Holandês
Mais tarde, durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, o Pequeno Cão Holandês quase foi extinto, sendo recuperado posteriormente graças à dedicação dos servidores reais e da baronesa van Hardenbroek. Raramente encontrado fora dos países europeus, o Pequeno Cão Holandês ganhou seu registro oficial apenas em 1971 no Dutch Kennel Club.

Temperamento

Com grande aptidão para caça e muito ativo, o Pequeno Cão Holandês é alegre e um excelente companheiro e, em virtude dessa personalidade, os cães dessa raça vivem melhor e mais felizes em casas que tenham quintal ou jardim, pois podem correr, brincar e explorar à vontade. No entanto, em virtude do seu médio porte, ele pode viver em apartamentos, desde que sejam realizadas caminhadas diárias de pelo menos uma hora para manter sua saúde física e mental.

Pequeno Cão Holandês características física

Tanto os machos quanto as fêmeas do Pequeno Cão Holandês medem entre 35 e 40 cm de altura e pesam entre 10 e 15kg, sendo considerados cachorros de porte médio. Apresentando uma estrutura corporal quase quadrada, os cães dessa raça têm a cabeça mantida alta com crânio largo e moderadamente curvado.Os olhos são amendoados, na cor marrom escura e expressão amigável. Já as orelhas são de tamanho médio e pendentes rente à face, além de cobertas por um pelo longo. A cauda é portada no mesmo nível do dorso, podendo ser ligeiramente acima. É bem franjada com uma pluma branca. Ele é considerado um cão harmonioso, que se move com graça e possui andadura elástica.
Pequeno Cão Holandês raça
A pelagem do Pequeno Cão Holandês é composta de pelos de comprimento médio a longo, assentados, retos e levemente ondulados. Além disso, eles não são finos e os subpêlos são bem desenvolvidos, facilitando a manutenção. As cores são bem definidas, sendo encontrado na cor laranja avermelhado claro com manchas brancas. A cabeça especificamente apresenta um linha entre os olhos, sendo as bochechas de cor laranja avermelhado.

Cuidados

O Pequeno Cão Holandês foi desenvolvido para atuar na caça de animais que vivem em ambientes aquáticos, como peixes e patos, portanto, ele é um cão bastante ativo e que gosta de manter-se ocupado. Em virtude do seu pequeno porte, ele pode viver em apartamentos, mas necessita de atividades físicas diárias de pelo menos uma hora, e o ideal é que ele tenha um espaço amplo em que possa correr e brincar em segurança – como um pátio, jardim ou quintal.O pelo do Pequeno Cão Holandês é muito fácil de cuidar e não precisa de cuidados especiais – uma escovação semanal é o suficiente para remover os pelos mortos, e banhos podem ser periódicos, a cada dois ou três meses.

Saúde

O Pequeno Cão Holandês tem uma expectativa de vida que varia entre 12 e 14 anos, apresentando poucas doenças hereditárias, mas uma série de doenças comuns em várias raças, como doença de Willebrand, catarata, epilepsia e luxação na patela. Além disso, os donos de cães dessa raça precisam ficar atentos à alimentação, pois o Pequeno Cão Holandês pode ter problemas relacionados à obesidade, caso se alimente mais que o necessário e não pratique atividades físicas diárias. Outro cuidado importante está relacionado com seus ouvidos: como é um cão de água, é preciso que os donos verifiquem regularmente seus ouvidos para evitar infecções.
Pequeno Cão Holandês cachorro
O importante é que os proprietários fiquem sempre atentos a quaisquer mudanças na rotina e no comportamento do cachorro. Caso surja qualquer sinal de atitudes diferentes, por menor que seja, é interessantes levar o Pequeno Cão Holandês ao veterinário, pois os problemas de saúde que são encontrados no início são mais rápidos e fáceis de tratar.

Como cuidar

Bastante utilizado para atrair peixes e pássaros na beira da praia para os caçadores, o Pequeno Cão Holandês precisa manter-se ativo e ocupado durante maior parte do seu tempo. Ele é uma raça que adora brincadeiras, especialmente as que envolvam água.Por isso, o ideal é que ele tenha à disposição um pátio ou quintal na casa, mas, apesar disso, em razão do seu porte pequeno, ele pode viver tranquilamente em apartamentos, desde que pratique, por pelo menos uma hora, exercícios físicos todos os dias. Além disso, o Pequeno Cão Holandês é um ótimo companheiro e gosta de estar junto da família, precisando de carinho e atenção para ter uma vida feliz e saudável. Contudo, os cuidados mais importantes com os cães são as idas ao veterinário, para o acompanhamento adequado de vacinas e vermífugos.

Pequeno Cão Holandês filhote

O Pequeno Cão Holandês adulto já é muito ativo e cheio de energia por si só, adorando brincadeiras, especialmente na água, em virtude do seu histórico. Então, imagine como o filhote não é, visto que os cães novos costumam ser mais brincalhões e agitados que os mais velhos. Por isso, é essencial que nos primeiros meses os donos tenham disponibilidade de tempo e espaço para brincarem e treinarem os novos moradores da residências.Como os Spaniels são muito inteligentes, eles aprendem rápido quais são as regras da casa e o que é certo ou errado. No entanto, eles precisam de um proprietário que seja firme, mas sem ser rude, grosseiro ou agressivo. Além disso, eles precisam ser socializados desde cedo com pessoas estranhas e outros animais, para aprender a se comportar diante deles.Outro ponto importante é acostumar os filhotes desde novos a serem escovados, terem as unhas cortadas, tomarem banhos ou serem tosadas e frequentar consultar em veterinários. Com isso, quando o Pequeno Cão Holandês for adulto, ele não terá comportamentos inadequados em nenhuma das situações anteriores.

Alimentação

O alimento mais indicado para o Pequeno Cão Holandês é a ração, pois ela garante o desenvolvimento saudável já que contém todos os nutrientes que são precisos para suprir todas as necessidades nutricionais dos cachorros. Além disso, ela ajuda na prevenção de doenças e possui menos calorias do que alimentos feitos em casa.Enquanto o Pequeno Cão Holandês for filhote, ele pode ser alimentado até três vezes por dia, já na fase adulta, ele come duas vezes por dia. A quantidade diária recomendada é de meia a uma xícara da ração seca, para evitar a obesidade e outros problemas de saúde. É importante também manter à disposição do cão uma vasilha com água fresca e limpa.

Preço

O preço médio de um filhote de Pequeno Cão Holandês varia entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00.

Pequeno Cão Holandês preço

O preço do filhote de Pequeno Cão Holandês pode variar em razão do seu histórico familiar e por causa da genética dos seus pais e avós. Os cachorros que possuem características e fissionais mais próximas das descritas nos padrões oficial da raça apresentam um valor mais alto do que outros. Além do mais, muitos cães também são apresentados em exposições e premiações e, se os antecedentes do filhotes conquistaram algum título, o valor dele é mais alto tao ser comparado com outro sem um histórico de premiações na família.

Pequeno Cão Holandês canil

A sugestão para quem quer comprar o Pequeno Cão Holandês é procurar por canis especializados na raça ou em Spaniels no geral, visto que, atualmente há locais que especializam-se em uma categoria específica de cachorros, criando várias raças semelhantes. A sugestão para encontrar esses lugares é buscar em sites da internet, digitando o nome da raça e a palavra “canil”. Com isso, irão surgir diferentes opções e é só escolher a mais cômoda.

Pequeno Cão Holandês doação

Os cães da raça Pequeno Cão Holandês raramente são encontrados para adoção, já que existe um valor alto que é investido na sua criação, que envolve cuidados especiais com a ninhada e com os país. Com isso, os criadores costumam repassar esses valores no momento de comercializar os filhotes.Além disso, quem adquire um Pequeno Cão Holandês raramente busca se desfazer dele. Entretanto, ainda há raros casos de famílias que, por alguma razão, optam por se doar seus animais de estimação. Nesses casos, as informações sobre doações podem ser encontradas em grupos de redes sociais voltados para doação de animais ou em clínicas veterinárias.