Cavoodle

Cachorro Cavoodle

Origem e história

O cão Cavoodle foi “projetado”, criado por seres humanos para ser um companheiro amigável, peludinho (com aspecto pelúcia), não causar alergias e não latir. A ideia de criá-lo foi dos americanos Linda e Steve Rogers, provenientes do Arizona.

Com a intervenção de um profissional especializado em genética e um veterinário reprodutivo, o cruzamento entre as raças Poodle Miniatura e Cavalier King Charles Spaniel, resultou neste pequeno cão que, não importa quantos anos possua, sempre carrega consigo a aparência de um filhotinho brincalhão. Por isso, é conhecido como um “cão híbrido”.

Cavoodle

O cavoodle cão tornou-se especialmente popular no final dos anos 1990, na Austrália, através de programas de cruzamentos. Possui um temperamento excepcional, robustez e tamanho pequeno. Com o passar dos anos, foi ficando cada vez mais popular ao redor do mundo, por ser um perfeito cão de apartamento. Foi criado para se dar bem com todos os tipos de famílias humanas, de idosos a bebês recém-nascidos. Por ser hipoalergênico, é a companhia ideal para qualquer pessoa.

Entre suas características físicas, estão um nariz recortado, orelhas arredondadas, cabeça redonda, rosto largo, cores variadas (como bege, marrom, canela), corpo robusto e proporcional, pelo encaracolado, e com um peso variando entre 4kg e 7kg.

Cavoodle Brasil

O cavoodle ainda é uma raça pouco conhecida no Brasil, não havendo registros de criadouros habilitados.

A primeira notícia sobre esta nova raça saiu nos jornais no final do ano de 2013, referindo-se ao cavoodle como a “nova raça de cachorro que nunca envelhece”.

Cavoodle Cavachon

O Cavachon é uma raça criada através da mistura do Cavalier King Charles Spaniel e o Bichon Frise. Trata-se de um cão muito similar ao cavoodle, mas o cavachon possui sempre o tamanho toy. Também não provocam alergia em seus donos, e possuem largos e expressivos olhos, além de uma aparência bem fofinha. São alertas, animados e brincalhões.

Cavoodle Poochon

O cavoodle também é conhecido como cava-poo-chon, ou poochon. De acordo com seus criadores, esta raça pode viver até 20 anos, o que é atípico para cães de raças mais comuns, que costumam chegar até os 16 anos.

O cavoodle ainda não é reconhecido pelo American Kennel Club (um dos maiores clubes de registro genealógico de cães de raça pura do mundo).

Temperamento

O temperamento do cão cavoodle é amoroso e gentil. Possuindo uma estatura pequena, é uma raça adequada para ser criada ao lado de crianças pequenas, e até mesmo de outros animais de estimação pequenos.

O cavoodle prefere a companhia de humanos a de outros animais, tornando-se fortemente apegados a um tutor específico. É uma raça inteligente, respondendo melhor a orientações gentis do que a uma disciplina rígida e forte.

Cavoodle cachorro

Muito brincalhões, fofinhos e pacíficos, parecem dar bom resultado como cães de terapia. Como perdem pouco pelo, são ideais para visitação de lares de idosos e até mesmo de pacientes em hospitais.

Cavoodle Filhote

Esta raça foi projetada para não dar muito trabalho. Contudo, como todo filhote de raças pequenas, quando jovens, serão muito curiosos e com pouca atenção, embora sejam capazes de aprender rapidamente as regras e expectativas da casa, se treinados da forma adequada.

O filhote de cavoodle parece um ursinho de pelúcia, amável e brincalhão. Contudo, considerando sua criação recente, só o tempo poderá comprovar se de fato este peludinho será tão saudável e possuirá uma expectativa de vida tão longa como prometem os seus criadores.

Cuidados

Cavoodle Como Cuidar

O cavoodle é um cão de pequeno porte, logo, não requer um espaço muito grande para sua criação. Contudo, é importante que o cãozinho faça algum exercício físico, ainda que não seja diariamente, para manter seus ossos fortes e evitar o risco de obesidade canina. Uma caminhada, dia sim dia não, supre bem essa necessidade, além de ajudar na socialização do cavoodle com outros animais e pessoas.

Cavoodle cão

Seus pelos são bem encaracolados e espessos, logo, é importante proceder com a escovação ao menos duas vezes por semana, apenas para garantir que a pelagem morta será removida e evitar que a casa fique com excesso de pelos.

Como todo animal, é importante levá-lo ao veterinário ao menos uma vez por ano, para garantir que todas as suas vacinas estejam em dia, bem como sua vermifugação e anti-parasitários, e, também, para fazer exames de rotina, visando prevenir quaisquer tipos de doenças.

Saúde

Os cães cavoodle foram projetados para serem saudáveis e fortes, logo, não possuem defeitos genéticos conhecidos, nem são suscetíveis a desenvolver alguns tipos de doenças que são comuns em raças pequenas.

Deve-se, contudo, estar sempre atento a seus ouvidos, olhos e pele, para que possíveis infecções sejam diagnosticadas e tratadas com antecedência.

Para o bem do cavoodle, esta raça não deve ser deixada sozinha por longos períodos. É um cão que foi desenvolvido para fazer companhia ao seu tutor, logo, se o mesmo ficar sem ter quem acompanhar, poderá entrar em depressão.

Cavoodle Tamanho

O cão cavoodle é de pequeno porte, menores em tamanho do que muitas raças conhecidas. Sua altura média é entre 25cm a 38cm, a depender do sexo (geralmente fêmeas são um pouco menores do que machos), com o peso variando entre 4kg e 7kg. Um cavoodle saudável não deve passar deste peso.

Alimentação

Pensando na alimentação do cavoodle, a quantidade de ração ideal vai variar de acordo com o peso e tamanho do exemplar. A recomendação veterinária é de que o cão seja alimentado até duas vezes ao dia, com pequenas porções. A alimentação balanceada deve ser aliada a exercícios físicos regulares, mantendo a boa forma do animal.

Como trata-se de um exemplar pequeno, uma pouca quantidade diária de ração já é capaz de deixá-lo satisfeito. Para o bem de sua saúde, é importante que seja alimentado com rações de excelente qualidade, como a Premium ou Super Premium, por possuírem melhor digestibilidade, serem muito bem absorvidas e possuírem uma composição balanceada de proteínas e nutrientes.

Um saco de ração de 3kg deve suprir as necessidades do cãozinho por cerca de um mês a um mês e meio, tranquilamente.

Preço

Cavoodle Preço

Pessoas que desejam comprar o cavoodle devem ter em mente que seu preco varia entre $ 2 mil a $ 3,5 mil, o que hoje no Brasil significaria pagar entre R$ 8 a R$ 14 mil. Não é um exemplar barato de se adquirir, exatamente por se tratar de uma raça recém-desenvolvida, e ainda desconhecida por grande parte dos habitantes de nosso país.

Cavoodle Canil

Ainda não existe no Brasil qualquer tipo de indicação de existência de canis que cuidem da raça cavoodle. Desta forma, o jeito mais seguro de aquisição do exemplar é, de fato, mediante importação.

Em sites de compra e venda, pessoas anunciam diversos tipos de cruzamento entre raças. Isto deve ser observado com atenção, pois o mero cruzamento sem assistência pode ocasionar em filhotes com alta tendência a desenvolver problemas de saúde durante sua vida.

Antes de proceder com qualquer tipo de compra, é importante que se faça uma pesquisa aprofundada sobre o local de onde ele está sendo adquirido, as condições de criação e sua estrutura familiar, tanto para conhecer os pais do cãozinho, quanto para verificar se todos os exemplares criados são bem tratados. De toda sorte, ao menos por enquanto, não há indícios de que esta raça já seja criada em nosso país.

A raça Cavoodle está na categoria Cachorros Pequenos