Cão Lobo de Saarloos

Origem e história

O Cão Lobo de Saarloos é uma raça recente de cachorro criada no século passado na região dos Países Baixos, mais precisamente na Holanda. Tudo começou com o holandês Leendert Saarloos, que realizou uma série de cruzamentos entre um pastor alemão denominado “Gerhard van de Fransenum” com a loba “Fleur” do zoológico de Roterdã chamado Blijdorp Zoo. Não há informações precisas a respeito da origem da subespécie da loba, alguns registros indicam que ela era uma loba russa (provavelmente da raça canis lupus albus), enquanto outros fragmentos da época apontam para a possibilidade de ser uma loba de origem canadense (denominada canis lupus occidentalis ou Canis lupus lycaon).A intenção de Saarloos era tornar os animais mais resistentes a doenças e a problemas genéticos. A primeira ninhada, no entanto, morreu, pois Saarloos não quis fazer as vacinas para os filhotes de Cão Lobo de Saarloos. Em 1937, surgiu a segunda ninhada, resultando em duas fêmeas cinzas e um macho, que acabou morrendo. Uma terceira ninhada foi possível no ano seguinte, gerando um macho de nome Barre, que acabou sendo a matriz para os demais nascimentos e a consequente reprodução desta raça. Esses novos cães cruzaram com outros pastores alemães e, assim, geraram o Cão Lobo de Saarloos.
saarlos cachorro
Idealmente produzido para ser um animal de trabalho, o Cão Lobo de Saarloos tinha, no princípio, a aparência de um pastor alemão mais esguio, semelhante àqueles cães policiais, mas que acabaram não se dando bem como cães de trabalho nem de resgate devido ao seu jeito mais doce. Contudo, o Cão Lobo de Saarloos acabou se sobressaindo como um cachorro de faro e como um excelente cão-guia, tanto que Lendert Saarloos abriu uma escola de cães-guia com essa raça.Lendert Saarloos se empenhou para que o Cão Lobo de Saarloos fosse plenamente e saudável até a sua morte, em 1969. Durante esse processo, foram feitas diversas tentativas para que o Cão Lobo de Saarloos se tornasse uma raça única, sem receber as características selvagens dos lobos, algo que acabou acontecendo, com um animal bem dócil e leal.Em 1975, o Kennel Clube Holandês reconheceu o Cão Lobo de Saarloos e, oito anos mais tarde, a Federação Cinológica Internacional (FCI) também aprovou o padrão deste animal como uma nova raça. O Cão Lobo de Saarloos pode ser preto, bege, marrom, branco. Também é possível o Cão Lobo de Saarloos nas cores azul claro, cinza ou prateado.O Cão Lobo de Saarloos tem similaridades com o Cuvac Eslovaco. Embora o primeiro seja holandês e o segundo eslovaco, há semelhanças em relação ao fato de que ambos são originados de cães de pastoreio. Além disso, há uma raça denominada de Cão Lobo Tchecoslovaco (ou Checoslovaco) muito semelhante ao Cão Lobo de Saarloos, pois também foi criada a partir do cruzamento entre um pastor alemão e um lobo. Até por isso, muitas pessoas podem confundir o Cão Lobo de Saarloos com o Cão Lobo Checoslovaco.

Temperamento

O Cão Lobo de Saarloos tem personalidade forte, sendo muito independente e orgulhoso, obedecendo apenas a sua vontade, ou seja, ele não costuma ser submisso ao seu dono. Porém, é extremamente dócil e possui ótima interação e apego com o proprietário e com as pessoas à sua volta, demonstrando confiança e proximidade.
saarlos cão
Já com estranhos, o Cão Lobo de Saarloos é um tanto quanto reservado e bastante desconfiado. Além disso, ele costuma recorrer ao seu acentuado sentido de fuga, bastante típico desta raça. Por isso, ao se aproximar de um Cão Lobo de Saarloos, o estranho deverá ser avisado quanto a este comportamento reservado, alertand-o que, a qualquer tentativa de aproximação forçada e indesejável levará à fuga do animal.Outra característica muito comum do Cão Lobo de Saarloos é a sua postura vigilante, pois é um animal com boa concentração e que está sempre atento. Ele possui um ótimo olfato, o que o faz ser um grande farejador. Outra vantagem do cão da raça Cão Lobo de Saarloos é que ele quase não late, mostrando-se bem tranquilo e amistoso. Extremamente sociável com o dono e seus familiares, este cãozinho, no entanto, não gosta muito de dividir o espaço com outros animais. Além disso, ele não costuma conviver muito bem com crianças estranhas ao seu cotidiano, então, cuidado quando algum amigo de seus filhos visitarem a sua casa, por exemplo.

Cuidados

Pelo fato de o Cão Lobo de Saarloos ser bastante ativo e enérgico, é recomendável que você tenha bastante espaço em sua residência para poder abrigar um cão desse porte e com todo esse fôlego para brincar, correr e pular. Além disso, é essencial que você faça passeios diários com ele, para que o Cão Lobo de Saarloos gaste toda a energia acumulada e se sinta querido e acompanhado. Essa raça não se adapta à vida no canil e necessita de um dono presente.
saarlos filhote
Agora, como o Cão Lobo de Saarloos é independente e um pouco teimoso, é importante que o dono seja experiente e que possua algum traquejo para lidar com esse tipo de animal, que leva a hierarquia a sério e vai precisar de um proprietário firme para conduzir e fazer o cão respeitá-lo.Deve ocorrer a socialização do Cão Lobo de Saarloos desde filhote e seguir até a maturidade, para que o animal não desenvolva problemas comportamentais, como o medo excessivo. Além disso, se você não der a devida atenção a esse cachorro, ele poderá se entediar e causar um verdadeiro estrago em sua casa, já que ele irá procurar alguma atividade para distrai-lo.

Saúde

O Cão Lobo de Saarloos é um cachorro saudável, que costuma ter poucos problemas de saúde. No entanto, o Cão Lobo de Saarloos pode desenvolver alguns problemas genéticos, advindos de seus antepassados. Entre elas, temos:
  • Displasia no quadril: doença degenerativa que afeta os ossos e as articulações do cão;
  • Nanismo: mutação genética que impede o animal de crescer;
  • Mielopatia degenerativa: doença progressiva e crônica na medula espinhal, afetando a locomoção do animal;
  • Problemas na visão que são comuns a várias raças.
A recomendação é sempre solicitar ao criador do Cão Lobo de Saarloos informações sobre os pais e antepassados do seu bichinho de estimação, para ter a certeza de que eles são saudáveis. Consultas frequentes ao veterinário também são necessárias.
saarlos

Como cuidar

O Cão Lobo de Saarloos precisa de cuidados para manter a sua pelagem bem bonita e saudável. Por isso, escovações regulares são recomendadas. Mas cuidado com os períodos de troca dos pelos que, no caso do Cão Lobo de Saarloos, ocorre duas vezes por ano. Nesse período, o Cão Lobo de Saarloos solta muito pelo, sendo muito comum encontrar tufos pela casa, ainda que sua escovação seja regular.

Alimentação

A alimentação do Cão Lobo de Saarloos é semelhante a qualquer outro cachorro de médio e grande porte. Recomenda-se dar até duas xícaras diárias de ração de alta qualidade divididas em duas refeições. No entanto, cada animal é diferente um do outro, então, para saber com precisão a quantidade a ser oferecida ao seu Cão Lobo de Saarloos, consulte um veterinário.

Preço

Existem pouquíssimos exemplares do Cão Lobo de Saarloos no Brasil, mas é preciso pedir comprovação documental de que são raças puras para não cair em um golpe. Já o valor, não é nada barato. O Cão Lobo de Saarloos tem um preço médio de R$ 5 mil.