Cão Esquimó Americano

Cachorro Cão Esquimó Americano

Pelos longos e brancos, olhar atento e um temperamento doce e carinhoso. Essas são apenas algumas das características do Cão Esquimó Americano, um cão inteligente e muito dócil. Vamos conhecer mais sobre ele?

Origem e história

Apesar do nome, o Cão Esquimó Americano não tem origem estadounidense e sim alemã. Acredita-se que ele tenha descendência da raça Splitz Alemão. Lá, ele era usado como cão de guarda.

Por conta disso, desenvolveu ótimas habilidades como vigia. Tornou-se uma raça bastante territorial, que late ao menor sinal de invasão ou de desconhecidos em casa.

Mais tarde, por volta de 1930, acabou caindo nas graças dos criadores nos Estados Unidos. Por ser um cão bonito e bastante inteligente, era muito usado em apresentações circenses. Essa era uma das formas de entretenimento mais comuns da época, o que acabou tornando a raça muito popular.

Um Cão Esquimó Americano chamado Stout’s Pal Pierre ficou famoso no mundo todo por suas apresentações. Isso porque foi o primeiro cachorro a andar em uma corda bamba.

Atualmente, essa raça ainda tem certa popularidade nos Estados Unidos e no Canadá. Lá, costuma ser adotado como cão de companhia e também cão de guarda. Já no Brasil, principalmente devido ao nosso clima tropical, ele não é tão comum já que pode ter dificuldade em se adaptar em certas regiões.

Temperamento

Antes de adotar um cão, não basta apenas analisar sua aparência. Um fator muito importante, que às vezes as pessoas acabam deixando de lado, é o temperamento do animal. Ele pode ser um fator decisivo para descobrir se a raça é ou não a mais indicada para o tipo e o estilo de vida da família. Portanto, vamos conhecer melhor o temperamento dessa raça.

Cão Esquimó Americano temperamento

O Cão Esquimó Americano é um cão brincalhão e muito divertido. Ele adora todo tipo de brincadeira, como por exemplo correr atrás da bolinha.

Essa raça também é conhecida por ser extremamente inteligente. Ele tem uma facilidade muito grande de entender comandos e ordens. Sendo assim, aprende truques com muita facilidade e costuma se dar muito bem em competições de agility.

Além de ser inteligente, esse cachorro ainda é extremamente educado e obediente, o que é uma grande vantagem. Além de entender as ordens recebidas, ele também as acata muito bem. E costuma fazer tudo para agradar aos donos.

Outra característica marcante de seu comportamento é que ele está sempre alerta e atento a tudo que acontece ao seu redor. Por conta disso, pode até hoje ser utilizado como cão de guarda, função essa para a qual a raça foi desenvolvida.

Apesar de tantas qualidades, o temperamento do Cão Esquimó Americano não proporciona uma convivência tão agradável com crianças muito pequenas ou outros animais. Isso porque ele pode se irritar ou se sentir ameaçado. Portanto, é recomendado apenas para famílias com crianças que já sejam um pouco maiores e tenham noção de limites.

Cuidados

Cada fase da vida do Cão Esquimó Americano exige cuidados específicos. Vamos ver quais são eles a seguir.

Cão Esquimó Americano filhote: cuidados

Quando se adota um cãozinho dessa raça, um dos primeiros cuidados a serem tomados deve ser a vacinação. É preciso dar todas as vacinas em dia para evitar qualquer problema de saúde, pois nessa idade o animal é muito sensível.

Outro cuidado muito importante que se deve ter nessa fase de vida do esquimó é a educação. Apesar de inteligente, ele pode se tornar bastante teimoso se não for educado da maneira correta. Portanto, é preciso treiná-lo com pulso firme e saber dizer não.

E como essa raça tende a ser desconfiada e não se dar tão bem com estranhos, é preciso fazer uma boa socialização desde filhote. É muito importante, se possível, que desde novinho ele conviva com outros animais. Para isso, passeios em parques e praças costumam ser bastante eficientes. E também é importante acostumá-lo com visitas e pessoas de fora da casa.

Cão Esquimó Americano idoso: cuidados

A partir dos oito anos de vida, esse cão já pode ser considerado um cão idoso. Nessa fase, o animal fica com a saúde mais frágil e precisa de cuidados especiais.

É muito importante ficar de olho nos movimentos do animal. Nessa idade, seus ossos e articulações podem ficar mais frágeis. Muitas vezes, o uso de vitaminas pode ser recomendado.

Os olhos e ouvidos também merecem atenção especial. É preciso estar sempre observando se o cão está enxergando e ouvindo direito, e levá-lo ao veterinário ao menor sinal de que algo esteja errado.

Saúde

O Cão Esquimó Americano geralmente é bastante saudável e não costuma apresentar doenças específicas. Porém, é preciso ficar atento a alguns detalhes, principalmente nos períodos mais quentes do ano, como o verão.

Um tipo de problema de saúde que o Cão Esquimó Americano pode apresentar são as doenças de pele. Devido ao excesso de pelos e ao clima quente do Brasil, ele pode sofrer com alergias e micoses. Portanto, é preciso garantir que seus pelos estejam sempre limpos e secos e ficar atento a qualquer sinal estranho em sua pele.

Outro tipo de problema está relacionado ao seu peso. Essa raça costuma ter uma certa tendência à obesidade. Para prevenir isso, é preciso estar sempre incentivando-o à pratica de atividades físicas, com passeios e brincadeiras diários.

Além disso, é preciso manter uma alimentação equilibrada e não oferecer-lhe alimentos de consumo humano, como doces, frituras e industrializados em geral.

Como cuidar

Uma das principais características físicas do Cão Esquimó Americano é sua pelagem, formada por pelos longos, lisos e brancos. Isso o faz ter uma aparência muito bonita, mas que exige muitos cuidados.

Um dos principais cuidados que se deve ser com essa raça é a escovação dos pelos. Ela deve ser diária, para evitar que eles embaracem e retirar os que já estão soltos. Deve-se usar uma escova própria para uso veterinário e pentear com delicadeza para não provocar quedas ou machucar o cão.

Outro cuidado são os banhos. Eles devem ser semanais, com shampoos especializados para pelos claros. E devem ainda ser muito bem secos e escovados em seguida.

Além disso, os pelos crescem em uma velocidade bastante rápida. Portanto, é preciso levar o Cão Esquimó Americano ao petshop pelo menos uma vez a cada dois meses para que sejam aparados, assim como suas unhas.

As orelhas e os olhos também merecem atenção especial. Eles devem ser sempre limpos com soluções próprias para isso, para evitar o acúmulo de secreções e possíveis infecções.

Esse cão é cheio de energia, e ela precisa ser gasta, caso contrário ele pode ficar extremamente agitado dentro de casa. Portanto, os passeios devem ser diários, preferencialmente nos períodos mais frescos do dia, como a manhãzinha e o fim da tarde.

Alimentação

A alimentação é um dos principais cuidados que se deve ter com os cães. No caso do Cão Esquimó Americano, ela é um fator determinante para a saúde geral de seu organismo e para a beleza e aparência de sua pelagem.

O ideal é que toda a dieta do animal seja baseada em uma ração de qualidade, de uma boa marca. Além disso, ela deve ser própria para a fase da vida do cão.

Até um ano, deve ser oferecida a ração de filhotes. Depois disso, a de cães adultos. E quando o cão completa oito anos, pode-se começar a oferecer a ração para cães idosos.

As quantidades de ração por dia vão variar de animal para animal, dependendo de seu sexo, tamanho e peso. O ideal é seguir as recomendações do médico veterinário.

Além disso, a melhor opção é dividir essa alimentação em duas refeições diárias, uma de manhã e outra no início da noite. Assim, o cão não passa muito tempo sem se alimentar e não come demais de uma vez só.

Os petiscos, como biscoitos e bifinhos próprios para cães, podem ser oferecidos para os animais dessa raça. No entanto, isso precisa ser feito com moderação, no máximo uma vez por dia. Além disso, se o cão estiver passando por treinamento, os petiscos podem e devem ser usados nesse momento.

Preço

Cão Esquimó Americano venda

O Cão Esquimó Americano ainda é uma raça muito pouco difundida no Brasil, portanto é um pouco difícil encontrá-los para comprar. Os melhores lugares para se procurar são os sites e fóruns especializados, onde é possível encontrar contatos de criadores. Outra opção é comprar diretamente de pessoas que criam um exemplar em casa e tenham filhotes.

Cão Esquimó Americano canil

Em nosso país, é bastante difícil encontrar canis especializados no Cão Esquimó Americano. Para encontrar criadores de confiança, o ideal é entrar em contato com pessoas que já possuam um exemplar da raça e pedir-lhes diretamente mais informações sobre o canil onde compraram.

Cão Esquimó Americano preço

O preço do Cão Esquimó Americano vai variar dependendo de alguns fatores, como o sexo, o criador e sua descendência. É possível encontrar filhotes dessa raça à venda fora do Brasil por valores que ficam entre 500 e 1.000 dólares, o que dá cerca de R$ 1.500 a R$ 3.000.

Cão Esquimó Americano adoção

Por ser uma raça bastante raça no Brasil, é bastante difícil encontrar cães dessa raça para adoção.

O Cão Esquimó Americano é um animal extremamente bonito, dócil e inteligente. Apesar de pouco popular por aqui, é sem dúvidas uma raça muito encantadora.

A raça Cão Esquimó Americano está na categoria Raças