Affenpinscher

Cachorro Affenpinscher

Origem e história

De origem controvertida, alguns afirmam que esta raça foi criada na Alemanha, tendo como antepassados os pinchers alemães de pelo duro, terriers que habitavam a Europa entre os séculos XVII e XVIII. Existe ainda uma teoria de que esses cães teriam se originado do conhecido Griffon Belga, isso se cogitou devido à clara semelhança entre as raças, no entanto, essa não é a base genealógica descrita no padrão oficial da raça.

Affenpinscher 3

Os Affenpinschers foram criados para serem hábeis caçadores de ratos, exercendo a guarda em casas, lojas, estábulos, etc. Ocorre que o Pinscher macaco, como também é conhecido, por seu tamanho diminuto, passou à principal função de cão de companhia de senhoras, deixando em segundo plano sua atividade original de cão rateiro.

Em 1879, a raça Affenpinscher foi exibida pela primeira vez em uma exposição canina, tendo se tornado bastante popular pouco antes da Primeira Guerra Mundial; em contrapartida, diminuiu consideravelmente seus exemplares durante o combate, no entanto, após o fim da batalha, em meados da década de 1920, ganhou novamente relevo, tendo sido reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club, em 1936.

Características – cara de macaco e bigode saliente!

O cachorro Affenpinscher tem corpo robusto, com estrutura quadrada, pelagem dura, cheia e arrepiada, com as feições da face muito semelhantes a um macaco, sem deixar de falar no caraterístico topete e no imponente bigode. No geral, esse verdadeiro Pinscher Macaco guarda relação com os primatas não apenas por sua aparência, mas também por sua astúcia e inteligência, além de forte senso de opinião, chegando a ser considerado teimoso.

Affenpinscher 4

Os cães Affenpinscher pesam em torno de 4 a 6 kg, com altura variando de 23 a 30 cm; os exemplares podem se apresentar nas cores amarelada, avermelhada, grisalho ao cinza escuro, preto acinzentado e ainda no exótico Affenpinscher branco, embora o preto puro seja a única tonalidade aceita pelo padrão oficial da raça. A expectativa de vida desses caninos gira em torno de 10 a 12 anos.

Temperamento

Esse macaquinho nanico é sem dúvida uma das companhias mais engraçadas que você já viu. Além de bastante energéticos, ansiosos e alertas, são cãezinhos divertidos, afetuosos, companheiros e muito travessos; ótimos para conviver em família, mas também são bastante territorialistas, o que faz deles cães de guarda exemplares.

Affenpinscher

O Affenpinscher é um cão ousado que gosta de ser respeitado e levado a sério, tanto que, quando encontra pela frente alguém que não entende bem isso, ele não hesita em mostrar os dentes e, quase sempre, parte na defesa do seu ponto de vista sem se importar com o tamanho do seu adversário. Coragem é o seu segundo nome! Sim, ele é pequeno no porte, mas é grande em personalidade!

A natural impaciência de um Affenpinscher chega a ser cômica, quando não o leva a um fim trágico, é claro! Isso porque são muito curiosos e possuem uma “mente própria”, de forma que se torna um pouco difícil convencê-lo do contrário; por isso, inclusive, que o adestrador do Pinscher macaco necessita de uma dose extra de paciência, pois capacidade de aprender ele tem muita, mas ter boa vontade é um grande problema!

Vantagens de ter esse cão de brinquedo

Se você quer um cão vigia, leal e totalmente dedicado à sua família, o Affenpinscher pode ser a opção! Ele é um pequenino realmente destemido e acredita que pode enfrentar qualquer gigante quando o assunto é defesa de seu território, ou seja, defesa de sua família! Portanto, os roedores e demais pequenos visitantes não terão chance com ele.

Quer dar boas risadas? Pare e observe as travessuras e implicância do Pinscher macaco, que não se dobra enquanto não consegue o que quer; o que ele tem de vulnerável, tem de pretensioso, e é nisso que reside toda sua graça. Ele certamente fará você e sua família gargalhar com toda sua estultícia e macaquices!

Affenpinscher 2

Além disso, pelo seu pequeno porte, que confere a ele o apelido de “cão de brinquedo”, esses cães se adaptam muito bem a apartamentos, até porque não soltam muito pelo e, apesar de muito energéticos, não necessitam de uma carga diária pesada de exercícios e atividades, de modo que, para eles, basta uma pequena caminhada ou alguns minutinhos de brincadeiras no quintal e ele já terá se exercitado o suficiente; isso é bom para quem não dispõe de muito tempo!

Mas o Affenpinscher não é só teimosia e travessura, ele também é um companheiro muito amoroso e dedicado, inclusive adora agradar seus donos e protegê-los! Também são considerados cães hipoalergênicos, isso porque soltam pouco pelo, sendo indicados para pessoas que possuem pouca tolerância.

Desvantagens desse amiguinho briguento

Primeiramente, o que é divertido pode se tornar trágico. O Affenpinscher não tem noção do seu tamanho, e paga para não sair de uma briga, não importa quão maior e mais forte o outro seja! Por isso, é preciso ficar de olho nele, para livrá-lo de si mesmo!

O canino dessa raça também é temperamental e costuma ter ciúme de sua comida e de seus brinquedos; além disso, não tolera comportamento violento, ainda que inocente e nem sempre estão abertos a carinhos excessivos. Sendo assim, não é recomendado optar por esta raça se você possui crianças pequenas em casa, elas podem não compreendê-lo e, de igual forma, não serem compreendidas.

Lembre-se de que o Affenpinscher tem um instinto de caça bastante aguçado, isso se deve às suas origens de cão rateiro, de forma que, mesmo com socialização desde filhote, a convivência dele com outros animais menores pode ser bastante conturbada, em especial Hamsters! Aliás, esse Pinscher macaco pode ser bem barulhento, pois ele não deixa passar um ruído sequer despercebido, e faz questão de alertar toda a família, não se importando com a sua vizinhança! Lembra da vantagem de ser pequeno e se adaptar em apartamento? Pois é, nem tudo são flores!

Etapas de crescimento – ele cresce, mas continua pequeno

O Affenpinscher filhote, como a maioria das raças pequenas, apresenta um período de desenvolvimento curto, porém intenso. Normalmente, o crescimento se dá mais rapidamente no período de 8 a 10 meses de vida, já que nos primeiros seis meses os filhotinhos aumentam seu peso em cerca de 20g por dia. Entre o quarto e sexto mês, os dentinhos de leite começam a ser substituídos pela dentição definitiva, quando a alimentação também deve ir sendo adaptada, levando-se sempre em conta que durante esse rápido e intenso desenvolvimento, os filhotes possuem uma alta sensibilidade digestiva.

Affenpinscher 5

Finalmente quando chegam na fase adulta, por volta dos 10 meses, e isso não é percebido tão facilmente dada a personalidade e o tamanho do animal, o Affenpischer já terá alcançado sua maturidade tanto física, quanto sexual; a maturidade física porém, nem sempre é prontamente percebida, isso porque o porte pequeno do animal engana, mas em contrapartida, a maturidade sexual nas fêmeas é observada pela ocorrência do cio, e nos machos pela alteração do seu comportamento, que passa a ser ainda mais dominante a fim de demarcar seu território.

Alimentação e cuidados

Ao procurar por filhote de Affenpinscher venda, deve-se agir de forma cautelosa, pois não se trata de uma raça muito popular e procurada aqui no Brasil; assim, é preciso buscar um Affenpinscher canil especializado, se possível, e verificar de perto a procedência do animal.

É sempre bom dar uma olhada no Padrão oficial da raça e ter em mente que o Affenpinscher filhote não deve ter apenas as características físicas do padrão, até porque filhotes são muito parecidos, de forma que um principiante na raça pode não saber identificar um legítimo exemplar. Outra questão é o preço; é possível buscar anúncios do tipo “Affenpischer preço”, “Affenpinscher valor” mas isso não pode ser determinante em sua escolha, pois se um exemplar legítimo já é bem peculiar em seu temperamento, imagine esta raça misturada com outra desconhecida? Você não saberá o que esperar pela frente... complicado hein!

A título de curiosidade, maldosamente, alguns criminosos virtuais, fazendo analogia ao temperamento difícil da raça, criaram o Affenpinscher vírus. Trata-se de um aplicativo que exibe anúncios indesejados de pop-up em redes privadas.   

Finalmente, quanto à alimentação do seu Affen, é importante oferecer uma ração de qualidade, apropriada para o porte do animal e, sobretudo, em quantidade adequada ao ritmo de vida do cão. Já quanto à pelagem, além de escovados cerca de 3 a 4 vezes por semana, precisam ser submetidos à técnica de stripping, que consiste na retirada de pelos mortos, para facilitar o crescimento dos novos; isso também ajuda consideravelmente que o animal derrame menos.

Por fim, o Affenpinscher tem muita opinião e, portanto, precisa de um dono firme o suficiente para contê-lo mostrando quem manda, do contrário, pode se tornar obstinado e exigente, tendo inclusive ataques de raiva, quando não conseguir as coisas do jeito que quer.

A raça Affenpinscher está na categoria Cachorros Pequenos