Terrier Checo

Origem e história

O Terrier Checo é mais um dos vários representantes do grupo Terrier e que tem sua origem diretamente ligada ao período da Segunda Guerra Mundial. Seu surgimento deu-se na extinta Checoslováquia, que se converteu nos atuais países República Tcheca e Eslováquia. Não por acaso leva o nome de Checo. Também conhecido como Cesky Terrier, o cão da raça Terrier Checo surgiu do cruzamento de duas raças distintas: Sealyham Terrier (macho) e Terrier Escocês (fêmea). A ideia partiu do Dr. Frantisek Horak (um antigo criador de Terrier Escocês), que queria a criação de uma raça que pudesse caçar em bando nas florestas da sua região e que também fosse fácil de criar.
Terrier checo cachorro
Os registros informam que a primeira criação de Horak veio em 1949, com uma raça muito próxima ao que é hoje o Terrier Checo. No ano seguinte, já solicitou o reconhecimento da sua invenção ao Clube Terrier Checo. O reconhecimento oficial, porém, só veio anos mais tarde, em 1963. Apesar de ser uma raça relativamente nova, seus estudiosos entenderam que já na década de 1980 a raça passou a perder as suas características originais. Para resolver o problema, resolveram fazer um novo cruzamento com a raça Sealyham Terrier (um dos seus antecessores) para recuperar a essência. O Terrier Checo chegou ao continente americano no ano de 1987, quando foi enviada pela primeira vez aos Estados Unidos. Sua proliferação, porém, foi bem reduzida e lenta. No ano de 1993, eram contabilizados apenas 150 exemplos da raça dentro do país norte-americano. Se na América não fez grande sucesso, ela é muito presente e popular nos países próximos à República Tcheca (seu país de origem). Longe dos países escandinavos e dos Estados Unidos, Canadá e Austrália também possuem bons registros da espécie. No Brasil, ela é praticamente inexistente.

Temperamento

O Terrier Checo é mais um exemplo do grupo dos Terrier de cachorros com muito companheirismo com seus donos e nem tanta abertura com pessoas estranhas. Dentro de casa e com seus familiares, é muito companheiro e brincalhão, mas é um tanto quanto desconfiado com qualquer um que não conheça ou esteja adaptado a conviver.
Terrier checo cão
É um grande companheiro para seus donos, sendo muito leais, alegres e brincalhões. Assim como outros cães do grupo Terrier, ele adora cavar. Também são ótimos companheiros para viagens. O lado brincalhão não tira o seu lado protetor: é um cachorro muito atento e interessado em defender seu dono sempre que preciso. O Terrier Tcheco é uma grande ideia para idosos e principalmente crianças com quem costumam lidar muito bem. Ele também pode ficar bem e comportado com outros cães e animais, se for socializado desde que é um Terrier Checo filhote. A socialização, inclusive, é bem importante para a própria saúde deles e deve ser feita de maneira contínua por toda vida para garantir que sejam sempre felizes.

Terrier Checo características

Como foram desenvolvidos pensando na possibilidade de ajudar na caça, trata-se de um cão muito musculoso e que apresenta pernas curtas e orelhas caídas. Não são cachorros tão altos, mas geralmente são compridos. O tamanho varia entre macho e fêmea, oscilando entre 27-35 centímetros para ambos os gêneros. O peso fica entre seis e nove quilos. Seus pelos são longos e finos, com pequena ondulação (especialmente na parte inferior do seu corpo). É comum que a parte superior seja mais tosada do que a inferior, principalmente para quem gosta do cão para exposição. Sua pele é ajustada e não possui rugas. Sua cor na pelagem poderá ser cinza-azulado ou marrom claro. Em ambos os casos os filhotes de Terrier Checo nascem com cor mais escura e vão clareando com o passar do tempo, normalmente entre dois ou três anos de idade.
Terrier checo
Seu peito é mais cilíndrico. Essa característica é fruto direto do trabalho do seu criador Horak, que queria algo que facilitasse a entrada em tocas para perseguição das presas nas caças. Seus membros são curtos, mas a movimentação é fluente e resistente. Os olhos possuem expressão sempre amigável e as orelhas são caídas e em formato triangular.

Cuidados

O principal cuidado que se deve ter com o cachorro Terrier Checo está ligado ao seu pelo. Ele deve ser tosado todos os meses – no pior cenário, a cada dois meses – e ela deve ser feita com tesoura (e não com máquina). Esse processo é nomeado de clipping. A escovação deve ser semanal, mas o indicado é que ocorra de três em três dias. O cuidado deve ser de não aparar na região anterior da cabeça, no ventre, na parte inferior do peito e na área inferior dos membros.  No estômago, ao redor do rosto e pernas, o ideal é que essa pelagem fique mais longa. A socialização também não deve ser esquecida. Como é uma raça muito reticente aos estranhos, precisa ser constantemente estimulada ao convívio com pessoas e animais diferentes para ao menos reduzir o estranhamento em relação às visitas da casa. O Terrier Tcheco também não gosta de ficar sozinho e deve ter o máximo de companhia possível. Dentro de casa e com a família, são muito doces e tranquilos, até mais do que os outros tipos de cães do grupo Terrier. O mesmo acontece quando expostos ao convívio com outros animais (evitar roedores, já que eles costumam ser mais agressivos com esse grupo). É importante não confundir a calma com sedentarismo, já que gostam muito de brincar. O ideal é ter ao menos um quintal com gramado, já que a raça gosta muito de cavar. Deixá-los sozinhos dentro de casa sem supervisão pode ser perigoso e ele pode tentar comer alguns dos objetos que encontrar. Além do dano material, engolir esses objetos certamente fará muito mal ao cachorro.

Saúde

O Terrier Checo não costuma apresentar grandes ou graves doenças genéticas no seu desenvolvimento, mas não são imunes a tudo que estiverem expostos. O que eventualmente pode acertá-los é uma luxação patelar e problemas visuais ou cardíacos. Também podem vir a ter problemas de locomoção que são facilmente identificados caso tenham um caminhar estranho. Esses problemas, contudo, não são comuns. A raça quase sempre é muito saudável e pode viver entre doze e quinze anos.

Como cuidar

Assim que comprar ou adotar um Terrier Checo, você precisará focar os esforços em organizar uma rotina de exercícios que sejam minimamente suficientes para garantir que usem bem sua energia e não fiquem sufocados com ela. Apesar disso, eles vivem bem dentro de casas ou apartamentos desde que o seu dono não se esqueça de realizar caminhadas externas sempre que possível. Eles não precisam de horas e horas de exercícios diários, mas também não podem viver sedentários. Dentro de casa são bastante quietos e comportados, mas precisam de socialização e carinho. Atenção dos donos é primordial para que ele se sinta bem. O convívio com outras pessoas e animais vai além do seu comportamento com estranhos: se não passam por esse processo social, podem vir a ficar transtornados e apresentar comportamentos diferentes, como correr desesperadamente. A parte de higiene é importante para um Terrier Checo. As tosas devem obedecer a sua periodicidade e respeitar os locais que devem ou não ser aparados, conforme citado anteriormente. Como gostam de brincar, podem se sujar e pedir um banho de vez em quando. As orelhas também devem ser verificadas para evitar qualquer tipo de infecção que possa atormentá-los. O cão ainda é muito inteligente e pode ser facilmente treinado. Procure fazer o treinamento pessoalmente e desde que ele seja um filhote para tornar o processo mais fácil. Quando treinado mais velho, ele pode demonstrar alguma teimosia em aprender.

Alimentação

O Terrier Tcheco é um cachorro que gosta muito de comer e isso deve ser um ponto de atenção na hora de montar a sua dieta. Dar a melhor ração possível, com os melhores nutrientes e proteínas, certamente fará dele muito saudável. A água deve estar o tempo todo disponível para que ele se mantenha hidratado. Caso seja permitido que ele fique dentro de casa, o cuidado deverá ser redobrado. Ele gosta muito de “atacar” eventuais alimentos deixados sobre a mesa ou a bancada da cozinha. Poderá ficar em pé, apenas sobre as patas traseiras, para alcançar esses alimentos. Conforme mencionado anteriormente, é bem provável que tente engolir pequenos objetos espalhados pela casa também. Evite a todo custo deixar esse tipo de coisa espalhado e esteja sempre supervisionando enquanto ele estiver passeando pela casa – ou então passe a considerar visitas constantes a um médico veterinário.

Preço

Encontrar um Terrier Checo para comprar é uma missão bastante complicada. Seu desenvolvimento em continente americano não foi dos maiores e é uma raça bem escassa. Existem cerca de 600 cachorros desta raça na América e a enorme maioria está nos Estados Unidos.

Terrier Checo valor

Caso você consiga encontrar algum deles à venda no Brasil, considere gastar um valor relativamente alto devido à raridade da raça no país. Em outros locais, o custo mais baixo está na casa dos $600, mas pode superar $1.000. Lembrando que esses valores são em dólares, portanto se cogitar comprar externamente ainda será preciso fazer a conversão cambial.

Terrier Checo canil

Se já é difícil encontrar um Terrier Checo para vender, um canil que trabalhe com a raça é mais raro ainda. São poucas unidades do cão no continente e achar uma versão dele no Brasil é extremamente raro. De qualquer forma, caso encontre, não se esqueça de verificar as suas origens e procedência com documentação formalizada.